Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Roberta 12/05/2021

Ken Follett nunca erra.
A certeza que eu tenho quando começo a ler um dos livros desse autor é de que não tem como ser ruim.

Ken é um exímio escritor, mas, neste livro, o segundo da trilogia O Século, julgo que ele deixou a desejar em diversos pontos.
Muitas histórias apressadas, personagens secundários um tanto quanto mal construídos, diferente do que ocorreu em Queda de Gigantes, onde até mesmo aqueles que compunham o pano de fundo tinham histórias incríveis.

Depois de usar a criatividade para criar a personalidade dos norte-americanos, britânicos, alemães e russos do primeiro livro da trilogia, neste os filhos desses personagens acabaram sendo inferiores.

De todo modo: isso é Ken Follett! É história. É segunda guerra mundial. Para quem pretende ler a trilogia completa vale a pena!

Ana Paula 09/05/2021

Nesse segundo volume da trilogia O Século, acompanhamos a segunda geração das famílias apresentadas no primeiro volume enfrentando os horrores de um dos períodos mais sombrios da humanidade: a segunda guerra mundial e o avanço nazista pela Europa, matando milhões de judeus.
Mais uma vez, o autor nos presenteia com uma trama bem narrada, onde mescla fatos e personagens históricos com fictícios. E o resultado é um livro envolvente que entra fácil para a lista de preferidos da sua estante.

Paula.Graziela 05/05/2021

Livro muito bom, passado na época da segunda guerra, com histórias de várias famílias de países diferentes que se cruzam, relatando vários fatos história da época.

gabi 04/05/2021

Maravilhoso
O livro é dividido em 3 partes, e começa apresentando e reapresentando os principais personagens e as famílias que irão aparecer ao longo do livro. Depois passa o desenvolvimento de todos dentro do contexto da segunda guerra mundial e então o fim dela, e início de uma guerra fria.
Achei que o livro teria mais ação e partes da guerra em si, como no primeiro livro da trilogia, principalmente pelo primeiro capítulo já começar tenso demais! Mas esse foi mais focado na vida dos personagens, assim como na parte de espionagem e política.
A descrição e escrita do autor é muito boa, flui muito bem e traz diversas informações históricas importantes junto ao romance.
Achei uma leitura maravilhosa e recomendo a trilogia para quem se interessa sobre história.

Josimar.Nunes 23/04/2021

Segunda parte da trilogia que narra a história do século 20, nesse volume, acompanhamos os eventos pelos olhos dos descendentes das 5 famílias do primeiro livro.
Tão bom quanto o primeiro, essa história tem de pano de fundo os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

Ana 23/04/2021

Boa leitura, mas um pouco menos empolgante que o primeiro volume. Nessa continuação ainda existem personagens femininas interessantes, embora não tão cativantes quanto Ethel e Maud. Como o próprio título diz, esse livro é mais sombrio que o primeiro e vai focar bastante na ascensão do fascismo na Europa e a posterior eclosão da Segunda Guerra Mundial. Narrativa ótima, mas que em certos momentos pede uma pausa para a "digestão" dos acontecimentos

esmp 26/03/2021

Muito bom!
Como não poderia deixar de ser, mais um livro muito bem escrito do Ken Follet, que faz com que a imersão nesse período tão negro da história mundial seja ao mesmo tempo angustiante e de compaixão.

Deveria ser leitura obrigatória para os estudantes... só acho... pois eu que sempre detestei estudar história estou devorando os livros agora.

Monica.Fusco 13/03/2021

Inverno do Mundo
Segundo livro da trilogia o Século, trata do período da segunda guerra mundial com detalhes impressionantes e personagens cativantes.

Matheus.Silva 13/03/2021

Excelente!
Leitura obrigatória para os amantes dos relatos históricos no período da segunda guerra mundial. Em todo o livro cria-se odeio por governos totalitários e opressores, o sentimento de medo é criado e é possível sentir repulsa por certas ocasiões relatadas.

Tati Ricci 22/02/2021

Não é um livro fácil de ler... o tema é pesado... e a pior parte é saber que é real.
Mas... é um ótimo livro. Vc se envolve. Sofre, fica com raiva e chora. Mas tb fica feliz ... se envolve totalmente com os personagens, seus medos, alegrias e dificuldades.

Ver a realidade estampada em romance, você se sente fazendo parte da Segunda Grande Guerra é... difícil.

LOSK 20/02/2021

Tem problemas
Dou 5 estrelas porque o que o livro faz bem ele faz extraordinariamente bem, mas ele tem problemas. O livro segue narrando as vidas das cinco famílias ao redor do mundo durante o século XX e assim como no primeiro livro, a família inglesa é um tédio de clichês muito novelesco, fica claro que eles são os heróis e os favoritos do autor mas acompanha-los é um tédio.
Ainda bem que eles são só uma parte do romance e as outras famílias são muito mais interessantes e apaixonantes. O relato sobre a segunda guerra é uma aula histórica, e o maior trunfo de Follet na trilogia é sua primorosa pesquisa daqueles tempos, é com muita facilidade que ele transporta o leitor para tempos tão obscuros da humanidade.
Se cada livro que eu leio parece um filme, cada livro dessa trilogia parecem 3 temporadas de uma série, são muitos acontecimentos, são muitas páginas...
Eu adorei.

Taty 03/02/2021

Segunda Guerra Mundial
Mais um livro incrível da coleção TRIOLOGIA DO SÉCULO escrita por Ken Follet.
Follet conta detalhada e historicamente toda política responsável pelaa 2 guerra que aterrorizou o mundo.
Todos os personagens criados para o primeiro livro (sobre a primeira guerra) participam deste, porém os protagonistas são seus filhos.
Russos, Americanos, Alemães, Britânicos... Todas as famílias revivendo mais um inferno em suas vidas.

Esse autor é incrível. Indico sempre para quem gosta de contos históricos. Muito bom MEEEESMO!!!!

Bia 29/12/2020

Envolvente
Mais uma vez fico surpreendida com a capacidade envolvente de Ken Follet. Neste segundo livro da Trilogia do Século, o autor nos conduz por meio das barbáries ocorridas na Segunda Guerra. Livro maravilhoso!! Ansiosa pelo próximo e último volume dessa série!