Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Gisele Alves 16/08/2020

O Autor conseguiu fazer um livro ainda melhor que o primeiro da Trilogia O Século, Queda de Gigantes. Nesse ele relata a 2a. Guerra Mundial aos olhos dos filhos dos personagens do 1° livro. As atrocidades cometidas por Hitler, o papel da União Soviética para derrubar os nazistas, a participação dos Estados Unidos e dos outros países. A luta vivida pelas mulheres fortes é de uma descrição impecável. Valeu cada página lida.
Fran 12/09/2020minha estante
Tão feliz que você gostou... É uma leitura incrível.

Rafaella270 12/08/2020

É uma leitura intensa como o primeiro livro, queda de gigantes, mas não tanto quanto.
A comparação é inevitável, a pesar de fazer parte da mesma triologia é um livro independente que permite ao leitor entender e aproveitar a leitura mesmo que nao tenha conhecimento do seu predecessor, porem acredito que nao com o mesmo entusiasmo. O vislumbre dado a vida dos personagens que tanto nos apegamos é um frescor muito bem vindo.

Claudenice 11/08/2020

Só amor.
Este autor ganhou meu coração.
Não vejo a hora de pegar para ler 3° livro.

Carool 09/08/2020

Ótimo
É um livro muito bom. O mais interessante é que você consegue ter uma visão bem completa do que acontecia em cada um dos países e grupos políticos que existiam na época

Nanda 04/08/2020

Inverno no mundo
Amor, ódio, desafios, princípios e virtudes... Todos postos a prova, numa Guerra que sem piedade, mundou o mundo.

Gabriela 02/08/2020

Não dá vontade de largar
O livro é arrasador! Não dá vontade de parar de ler, e em meio a tantas tragédias e reviravoltas, no mostra personagens que poderiam sim ser pessoas reais, como tantas outras que enfrentaram os horrores da Segunda Guerra Mundial!

Ana Paula 11/07/2020

Inverno do Mundo
Segundo livro da Trilogia do Século
Neste livro continua a história das 5 famílias e sua próxima geração, passando pela 2°Guerra mundial e a Guerra Espanhola.

Ebenézer 30/06/2020

Enfim, li a trilogia inteira:
- Queda de Gigantes ( 908 pg)
- Inverno do Mundo ( 874 pg)
- Eternidade Por Um Fio (1069 pg)
É inegável a sobeja criatividade de Ken Follet no manejo de tantas personagens num longuíssimo enredo na cruzada bem sucedida de abarcar um recorte amplo da história contemporânea.
Numa boa mistura de ficção e realidade Ken Follet levou a bom termo seu objetivo de cativar o leitor por um tempo bastante generoso.
O foco de Ken em sua trilogia é a dramatização de muitos momentos históricos destacando aqueles de maior impacto na humanidade e que transformaram completamente a nossa sociedade. Follet procura evidenciar na sua narrativa as possíveis vivências das famílias que participaram daqueles eventos contextualizando e tornando verossímil cada situação.
Ainda que muitas personagens sejam ficcionais, há um elenco de nomes reais de pessoas (estadistas) que fizeram parte efetiva daqueles instantes. Nesse sentido Follet contribui excepcionalmente para um aprendizado histórico.
A força narrativa de Follet é bastante vigorosa uma vez que consegue transportar o leitor para o centro das tensões a que o momento se reporta. E muitos desses eventos são excruciantes e narrados com muita propriedade.
Dar conta da leitura da trilogia inteira é um exercício comparado a realizar uma corrida de longa distância, uma Maratona: o leitor/atleta tem a clara noção do que lhe está reservado.
É necessário muita paciência e persistência para vencer o longo trajeto.
Tal como numa Maratona, o princípio é leve e festivo; na metade do percurso aparece um evidente cansaço; no último quartel o corredor já questiona a sua sanidade mental...
Esse fenômeno da exaustão também fica evidente na trilogia: lentamente aparecem os indícios da perda da potência narrativa. E para manter o fio condutor do enredo e sustentar desperta a atenção do leitor o autor exagera um tanto no recurso recorrente da exposição das intimidades sexuais de seus personagens vertidas, muitas vezes, em cores escatológicas.
A comparação não é exagerada: à medida que se aproxima da Linha de Chegada é natural que o maratonista extenuado e de corpo exaurido, que já é um outro atleta totalmente diverso do início da peleja, se exaspere pelo momento que o arremate da trilogia com a Eternidade se mostre logo no horizonte.
Se valeu a pena ler a trilogia? Claro que "tudo vale a pena se a alma não é pequena".

MariBreyer 30/06/2020

Segundo livro da trilogia e continua excelente.
Achei um pouco mais denso do que o primeiro.
Muito bom rever os personagens do primeiro livro já mais velhos e acompanhar a saga de suas famílias.
Maravilhoso!!

Paulera 25/06/2020

Assim como o anterior, narra com boa interpretação os acontecimentos por trás da guerra que estamos acostumados a conhecer nas aulas de História. Porém, senti que em comparação ao primeiro volume, este perdeu a energia. Talvez por não ter grandes novidades na fórmula de escrevê-lo, ou por algumas vezes se prender a detalhes insignificantes para o desenvolvimento, tornando a história arrastada.
É um livro maravilhoso para se ler enquanto vivemos essa situação política no país. Mesmo que tenha muita ficção no meio, podemos entender como ditadores extremistas conseguem manipular seu povo de uma forma que os fazem lutar por um ideal desumano.
clichesliterarios 25/06/2020minha estante
nossa eu sou apaixonada nessa trilogia! mas se você já achou esse devagar, o terceiro é mais ainda...

Paulera 25/06/2020minha estante
Hahahaha. Tristeeee ?

Vou encarar mesmo assim ?

clichesliterarios 25/06/2020minha estante
sério, vai na fé! o terceiro em relação as personagens eu não gostei tanto mas a tensão da guerra fria em Cuba e toda a luta dos direitos civis é perfeita!

robespierr3 14/06/2020

Bom!
Muito bom, eu recomendaria. Eu li ele bem rápido. Eu gostei.

Mayara Dias 04/06/2020

O segundo livro da Trilogia O Século, Inverno do Mundo, é tão rico e detalhes quanto o primeiro. A forma como Ken Follett escreve no leva a viajar até o local dos acontecimentos, nos faz viver os sentimentos de raiva, tristeza e alegrias.
Uma aula de história de maneira dinâmica e de fácil entendimento, com personagens ricos e envolventes.
Agora vamos partir para o último livro da Trilogia.

Barbosa 31/05/2020

Um livro e mil lágrimas
Eu simplesmente considero como o melhor romance que já li.
A trilogia é sensacional, mas esse livro em questão, é sensacional.
Essa foi a leitura que mais me arrependi por ter lido tão rápido, no fim da história o que senti foi saudades da escrita, historia, dos personagens. Enfim, sensacional!

Larissa 02/05/2020

Excepcional
Nunca aprendi tanto sobre a história da segunda Guerra Mundial. Pra quem já leu o primeiro, sabe com que genialidade Ken Follet sabe equilibrar e misturar de maneiras muito sutis a realidade com a ficção. Personagens fictícios encontrando-se com personagens históricos, dizendo suas falas históricas em momentos de fatos históricos.
O livro nos permite ver e sentir de perto os mecanismos e horrores da segunda guerra. Distinguir quem foram os culpados, quem foram os inocentes. De modo generalizado aprendemos na escola como os nazistas foram os vilões, mas com os detalhamentos históricos nesse livro conseguimos ver que não só eles foram culpados, mas que muitos outros cometeram terríveis atos. Conseguimos ver como muitos pró-facismo foram inicialmente dissuadidos pela propaganda facista, mas logo viram os verdadeiros horrores do regime.
Através dos personagens de Ken Follet conseguimos entender isso, conseguimos compreender um pouco como foi viver naquela época, do ponto de vista de cidadãos alemães, ingleses, americanos, russos.
Enfim, eu recomendo esse livro porque ele nos dá esse vislumbre e ainda nos permite entender a tudo que levou a essa guerra e outros acontecimentos durante e após a ela.

Letícia 29/04/2020

Inverno do mundo é o melhor título para essa fase da humanidade, um período de atrocidades, que sempre fico me perguntando, mesmo já sabendo da História: 'como pode?'

Follett nesse segundo livro da trilogia, nos apresenta os filhos crescidos dos personagens do primeiro livro, quem eles são, o que vão enfrentar, suas dores e desafios. Assumo que um lado meu ficou chateado por não ter os personagens que tanto curti no primeiro livro como principais no segundo, mas ao longo das páginas vamos entendendo que só iria funcionar se fosse desse jeito.

A Segunda Guerra Mundial sempre mexe comigo, a capacidade do homem ser mal, de objetificar o outro. No livro apesar de ser ficção, é muito inspirado pela História oral, devido as muitas narrativas, pessoas que tiveram suas vidas destroçadas devido decisões de uma meia duzia de homens. Apesar de não ser uma leitura fácil, imagina: assassinar alguém apenas porque não concorda comigo, é uma leitura necessária, para que possamos observar o quão frágil é a nossa humanidade.

Um ponto muito interessante no livro é o fato de não ter heróis, Follett nos apresenta as narrativas e nós decidimos, cada personagem tem suas opiniões e erram muito, toda hora. Alguns tem sua rendenção outros são muito ruins para ter algo assim.

Teve uma morte que me doeu muito, um personagem idealista, sonhador, mas que foi massacrado por falar em voz alta que o nazismo estava matando inocentes. Ao mesmo tempo que doeu, fiquei me perguntando se eu teria a mesma força para colocar a própria vida em risco em prol do bem coletivo, eu não sei.

Por fim, é de dar medo algumas semelhanças do tempo presente do as vesperas da 2a Guerra, é de dar medo ver eco de discursos fascistas no tempo presente.