Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Ximbinha 06/01/2022

Alice mas nem sempre
A impactante história de Alice, uma Phd. em psicologia que leciona na universidade de Harvard prende o leitor, através dos olhos de Alice vemos como o Alzheimer pode corroer até a melhor das mentes, depois de descobrir que tem a doença de instalação precoce, e que isso acompanha seus gens, a dra. Alice começa a desbravar um mundo onde não poderá contar mais com se talentoso e capaz cérebro, possuidora de altas habilidades a mulher tem uma luta ainda maior com a demência que chega independentemente de sua vontade.
É emocionante, é envolvente e delicado mesmo que assustador, ver o mundo através dos olhos de alguém que está aos poucos desaprendendo a viver.

Literattus 31/12/2021

Tava querendo muito ler, porque eu sabia que tinha o filme, então queria fazer o avaliando a adaptação pro nosso perfil no insta, e então, nesse mês eu finalmente li.
Conta a história de uma professora universitária de psicologia de Harvard, a Alice, e a descoberta dela com Alzheimer precoce. Após isso, a história vai mostrando as dificuldades que ela enfrenta e como a família dela vai lidando com tudo junto com ela. É uma história muito presente na vida de muitas pessoas, tanto de quem tem Alzheimer como das pessoas que cuidam destas.
A narrativa flui muito bem, tornando o livro algo fácil de se ler, e também muito explicativo pra quem não conhece muito bem sobre o Alzheimer, tanto que a autora tem um Ph.D em neurociencia, então ela sabe sobre o que está falando, por isso, é possível perceber que existe uma abordagem bem completa sobre o Alzheimer no livro.

yanca 28/12/2021

A escrita do livro é simplesmente uma das mais interessantes que já vi. Ela muda de acordo com o avanço da doença, então, no começo, os filhos, por exemplo, tinha seus nomes apresentados quando participavam dos acontecimento e no final eles eram tratados apenas como "a atriz" ou o "a moça que chorava". A história também é incrível e bem emocionante. Não costumo chorar lendo livros, mas nesse acabei chorando em um monte de partes kkkkkkk Acabei de ler e passei um bom tempo pensando no quanto o Alzheimer é uma doença cruel, tanto pra quem vive ela na pele, quanto pras pessoas que rodeiam quem a tem. As informações científicas do livro sobre a doença aparentemente foram adicionadas com supervisão de especialistas e eu simplesmente amei isso!!!!!!!!!!! Ah, fui ver o filme depois de ler e odiei. A experiência da leitura foi mil vezes mais interessante e não acho que é por falta de fidelidade do filme ao livro. Na verdade, eu achei até que bem fiel, mas sei lá, não me prendeu (e eu odiei que tenha colocado a Alice como professora de outra faculdade sem ser Harvard).

Ina 12/12/2021

O esquecimento nu e cru
A realidade que a escritora nos traz a partir dessa narrativa é dolorida e ao mesmo tempo extremamente reveladora! Não tinha ideia do que as pessoas que sofrem com o mal de Alzheimer tinham que enfrentar e suas angústias em uma luta que não há vencedores.
Ver a história de Alice, cada dia que sua mente e sua memória definhava mais um pouco é, no mínimo, um choque. Um livro escrito com maestria sobre uma realidade pouco abordada!!
Recomendo muito S2

Lurdynha_ 05/12/2021

Fazia um tempo que esse livro estava em minha lista de leituras e só esse ano consegui ler, mesmo depois de ter visto o filme. Me trouxe muitas reflexos e não consigo parar de pensar nas alices que existem.

Debora.Oliveira 02/12/2021

Envolvente, triste e emocionante!
Esse livro me conquistou de uma forma incrível! Aborda o tema do Alzheimer precoce, uma condição que desconhecia e me surpreendeu saber mais detalhes. Traz os difíceis estágios e lutas de quem possui a doença. Emocionante, triste e necessário para conhecermos mais sobre essa realidade. Recomendo demais!

Tha 02/12/2021

que livro perfeito!
Não tenho nem palavras para expressar o quanto esse livro me tocou, foi de longe um dos melhores livros que já li, não sei como eu demorei tanto pra começar ele.

A história é extremamente envolvente, a cada capítulo você se sente mais conectado com a história da Alice. A escrita é muito fluida e bem construída, não tem pontos sem nó.

Uma das coisas que eu mais gostei foi que durante o decorrer da história a autora relatou tão bem o mal de Alzheimer que você mesma sente que está esquecendo as coisas. A cada esquecimento da Alice, a cada desilusão, parece que é você que está sentindo. Você fica extremamente conectado com isso. Apesar de não ter Alzheimer você consegue sentir como é ter.

Recomendo demais, está na minha lista de favoritos agora.

Camila 30/11/2021

Acabou comigo
Li esse livro faz, provavelmente, dois anos e até hoje não consigo parar de pensar nele as vezes.
Mesmo sendo muito triste, foi uma leitura necessária.

casteloale 19/11/2021

Um livro marcante!
Neste livro acompanhamos a vida de Alice, professora titular do curso de Psicologia da Universidade de Harvard.

Com inúmeras pesquisas publicadas, um livro que escrevera em parceria com seu marido e vários orientandos de pós graduação sob sua coordenação, Alice encontra-se no auge de sua carreira como professora e pesquisadora.

E é nesse momento que ela recebe uma grande rasteira da vida. Alice descobre que é portadora do Mal de Alzheimer de Instalação Precoce, e que mesmo tendo apenas 50 anos, em pouco tempo ela sequer vai se lembrar da vida que tinha antes da doença.

Acompanhamos a evolução do Alzheimer de Alice e como ela vai piorando com o tempo, como ela deixa de reconhecer coisas simples e até mesmo as pessoas de sua família.

Eu praticamente devorei esse livro, a história é envolvente demais e não tem como ler um único capítulo e simplesmente parar. Acompanhar a jornada da Alice foi algo angustiante demais e que me fez refletir bastante sobre como todos nós estamos suscetíveis a essa doença.

Alice foi deixando de ser ela mesma, foi perdendo sua personalidade e se tornando um ser que mal conseguia distinguir quem era seus filhos. Uma mulher brilhante, que dava palestras e pesquisava sobre linguagem, aos poucos foi perdendo a capacidade de simplesmente formular uma frase ou entender o que estavam lhe dizendo.

Eu teria dado cinco estrelas facilmente para esse livro que já tem um lugar guardado no meu coração, não fosse pelas duas expressões racistas que encontrei logo no começo do livro e que me incomodaram muito.

É um livro que te apresenta a doença do Alzheimer de forma nua e crua, sem rodeios, mostrando o drama real de quem é obrigado a conviver com esse mal.

leticiamariacg 27/10/2021

Para Sempre Alice
O leitura faz você se envolver muito na história, e acompanhar a luta da Alice com o alzhaimer, a família, os dias bons e ruins, tudo foi emocionante. Além de tudo, aprendemos muito sobre a doença. Recomendo Demais.

Raquel.Furlaneto 06/10/2021

Lisa mais uma vez me deixou muito emocionada! Alice é uma mulher encantadora e muito inteligente, daquelas q a gente quer ter como amiga. Eu sofri desde o seu diagnóstico de Alzheimer até o fim do livro, na esperança de que seria uma ficção e ela seria curada! A cura não veio mas essa é a realidade dessa doença ?