Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Raquel.Furlaneto 06/10/2021

Lisa mais uma vez me deixou muito emocionada! Alice é uma mulher encantadora e muito inteligente, daquelas q a gente quer ter como amiga. Eu sofri desde o seu diagnóstico de Alzheimer até o fim do livro, na esperança de que seria uma ficção e ela seria curada! A cura não veio mas essa é a realidade dessa doença ?

kaka 04/10/2021

Vamos abrir as portas e comportas para ele entrar.... O alzheimer.
Entrar? Sim por quando ele entrar ,vai nos marcar a todos nós para sempre....
Para sempre Alice...
Para sempre eu....
Para sempre meu pai....
Para sempre a família...
Para sempre milhares de Alices.... Cillas....E milhões e milhões de seres humanos.
Sim essa resenha trata-se não so da história de Alice, mais também da minha história de vida.... Da vida da família da Alice... da Karina... Anas... Marias.... Joses....
Alice foi um presente que autora nos deu. Através dela entramos na mente de um paciente de alzheimer e vemos como ele se sente, suas angústias, suas ansiedades, seus medos, aflições, o saber que sua mente nunca mais será a mesma...que você se perderá de si mesmo se tornando uma entranha, para si e para todos ao seu redor.
Assim Alice nos é apresentada, uma mulher de uma inteligência imensurável , uma mente brilhante sempre em exercício... O que isso nos torna mais indignado com a doença. Como pode um cérebro com um grau acima da média ser acamado por uma doença que é taxada de, so ter ela quem não exercita, quem deixa o cérebro preguiçoso.
O livro só nos mostra que o alzheimer não escolhe, classe, cor, legado, posses e capacidade mental. Ele entra sem ser convidado, invade nossa privacidade, desastibiliza quem cuida e quem tem que ser cuidado.
A autora não mascarou a realidade. Ao contrário nos mostrou ela nua e crua e mostra que nem sempre todos que estão ao seu redor aceitarão a doença e se conformarão. E as vezes aquele familiar que lhe parece mais fraco é o que vai ter toda força para enfrentar o desconhecido chamado alzheimer.
Recomendo essa leitura, para abrir os olhos para a doença em si, para saber que ela pode estar geneticamente em suas raízes familiares e que ela também não escolhe idade. Que é que ocorre com nossa protagonista que só tinha 50 anos quando a doença se manifestou...
Leia esse livro com mente aberta e coração preparado para sofrer, rir e chorar com essa personagem incrível que é Alice.
Enfim dedico essa leitura, para os pacientes de alzheimer e principalmente ao meu pai....que foi um grande homem, um grande cérebro e que infelizmente perdeu a luta para o alzheimer.
De Karina para papai....
?Reseha do livro para sempre Alice de Lisa Genova

Lika.Tanaka 01/10/2021

Adorei o livro. Chorei algumas vezes. Com certeza indicaria o livro, principalmente para familiares q estão passando pelo msm problema

resenhasdakin 30/09/2021

Emocionante
As histórias da Lisa Genova sempre me transportam para o cenário e me faz imaginar exatamente onde a história acontece.
Foi emocionante ver a luta da Alice no desenvolver da sua doença. Ao mesmo tempo que nos envolvemos na história, aprendemos muito sobre o Alzheimer.

ada 27/09/2021

impactante e maravilhoso
Não existem palavras melhores pra ele do que essas, esse livro vai te situar da mentalidade de uma pessoa que tem demência, do quanto que elas sofrem não só pela doença mas também pelas pessoas, achei lindo ver a aproximação dela com a lydia e fiquei muito revoltada com o John em diversos momentos, esse livro é uma opção ótima principalmente se tem histórico de Alzheimer ou qualquer tipo de demência na sua família ou na sua vida, e eu sei que esse é um tema muito delicado e por isso mesmo eu o recomendo, além da doença ele também mostra uma protagonista humana, que erra, é muito orgulhosa, inteligente e sábia ao mesmo tempo.
PERFEITO

-Koraline 23/09/2021

#SpringRead - Time Coelho - Rosa Branca - Um livro com uma capa majoritariamente branca.
Para Sempre Alice é uma narrativa sobre uma professora universitária diagnosticada com Alzheimer precoce, e relata várias situações que transitam entre lucidez e esquecimento. A história se passa em um período aproximado de 2 anos, desde a descoberta da doença até a perda quase completa de sua memória, e algumas partes são realmente muito emocionantes, uma pena que tudo é narrado de forma tão apressada. Além disso, durante a leitura senti falta da autora em explorar os sentimentos de Alice, e em descrever como ela sentiu nas várias situações que recobrava a sanidade. Foi uma ótima leitura, e adorei descobrir mais sobre um assunto tão pouco abordado.

Matheus656 22/09/2021

Para sempre Alice
Foi o primeiro livro que li com esse tema, e estava gostando bastante, mas em algum momento, o meu interesse nele caiu e demorei para terminar, o que também afetou minha nota. Não que seja um livro ruim, em certo ponto achei um pouco cansativo, apesar de entender o motivo da escrita ter sido do modo que é.

Amanda 19/09/2021

Desidratei
Chorei tanto no final que nem conseguia ler!! Leitura perfeita, uma história muito real e emocionante. Indico de olhos fechado!

Araujo20 17/09/2021

O que você não pode esquecer?
Para sempre Alice é, com toda certeza, a melhor e mais marcante leitura do meu ano.

A história de uma brilhante professora de Harvard, que é diagnosticada com Alzheimer de instalação precoce e tudo o que isso significa em sua vida é simplesmente emocionante.

Um livro tão instigante, mas ao mesmo tempo triste. Um enredo chocante e desesperador, mas impossível de se deixar de ler após o início. Uma narrativa única em que ouvimos a voz do acometido pela doença.

Uma experiência maravilhosa!?Uma leitura inesquecível.

Ratinha de Biblioteca 13/09/2021

Muito instrutivo!
Ao mesmo tempo que aprendemos sobre o mal de Alzheimer, acompanhamos o drama familiar de Alice que, aos 50 anos, descobre que tem a doença em sua forma precoce.
Como disse, instrutivo, delicado, angustiante... Muitas emoções são despertas. Mas o principal: que haja uma cura para essa, e tantas outras, doença e que possamos ser seres humanos mais acolhedores com as dificuldades alheias.

Ádina 05/09/2021

INCRÍVEL
INCRÍVEL. Fala sobre a doença do Alzheimer, mas também do amor de uma família, de luta, de dias bons e ruins. Alice amou e foi amada. E eu amei a leitura. Li e quero reler!

Bruna 30/08/2021

O valor das memórias
Um dos presentes que me dei esse ano foi a leitura de Para sempre Alice, de Lisa Genova. A obra trata sobre a professora universitária Alice Howland e sua trajetória a partir da descoberta do mal de Alzheimer. Tendo assistido o filme, com o mesmo título, há alguns anos, e me emocionado muito, não foi uma surpresa ter me apaixonado pela história de Alice.

Ao longo da narrativa, é possível acompanhar de uma maneira muito humana e bastante precisa a caminhada de Alice rumo à perda da memória devido ao diagnóstico de mal de Alzheimer de instalação precoce, já que a protagonista tem apenas 50 anos. Por meio da perspectiva da própria Alice, é possível sentir as diversas sensações vividas pela personagem ao descobrir-se portadora da doença. Desespero pelas consequências em sua vida pessoal (casada, mãe de três filhos adultos) e profissional (brilhante professora de linguística e pesquisadora em Harvard); negação; uma grande preocupação pelas proporções que a inevitável progressão da doença podem tomar; um esforço intenso para manter as lembranças; aceitação com a leveza possível. Esses e outros sentimentos são facilmente acessados ao longo da leitura, pois a escrita é de uma sensibilidade ímpar. Além disso, por partir das percepções da própria personagem, é possível identificar a confusão mental que aos poucos vai se instalando em Alice por meio das referências que faz às pessoas e aos objetos (quando aos poucos esquece dos filhos e dos nomes das coisas, por exemplo).

Outro importante aspecto de Para sempre Alice é a precisão quanto aos estudos clínicos, pesquisas, testes e medicamentos, bem como a rotina acadêmica, o que torna a obra verossímil, e demonstra a preocupação da autora em não tratar levianamente o assunto.

Para sempre Alice foi uma obra que me emocionou muito e que recomendo para quem tem (ou quer desenvolver) sensibilidade para se colocar em uma situação que não gostamos de imaginar.

Gaby 25/08/2021

Resenha de para sempre Alice!
Esse livro conta sobre Alice, uma mulher casada, tem 3 filhos e é professora na universidade de Harvard. Ela é super inteligente, faz palestras em diversas faculdades, mas agora nos seus 50 anos, Alice desenvolve o mal de Alzheimer, uma doença sem cura que muda toda sua vida. A leitura desse livro é importantíssima! Ele conta como alguém com essa doença se sente e como ela afeta as pessoas ao seu redor, também mostra o preconceito das pessoas com os que possuem o mal de Alzheimer. A escrita dele é um pouco lenta, mas valeu super a pena insistir.
Nota(0-5): 4,5 ??