Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Pheriannath 19/03/2022

Tocante, comovente e brilhante.
Uma das histórias mais tocantes que já li, me fez compreender tudo aquilo que minha avó passou no fim de sua vida. Porque ela achava que minha mãe era sua melhor amiga da escola, e eu era sua irmã mais nova. Me fez perceber que o que podemos fazer é amar, incondicionalmente.

Dri 08/03/2022

Livro emocionante
Ja havia assistido ao filme há alguns anos, mas o livro é ainda mais tocante.
Um forte retrato sobre o processo de demencia, sofrido por pessoas com Alzheimer.

É um retrato realmente forte e emocionante, ver uma pessoa adulta, inteligente, ativa, professors, amante da leitura, palestrante, uma referencia em sua área. Simplesmente ter Tudo que sabe e conhece sendo apagados da sua memória.

Vale muito a leitura, livro envolvente demais.

alinetiemi 27/02/2022

Emoção pura. Uma história linda e muito realista. Não tem como não se emocionar com Alice.
Uma doença tão triste que devasta uma vida e uma família.
Vivi um caso de Alzheimer na minha família, então ler esse livro me fez relembrar todos os momentos que enfrentamos juntos com o meu avô, hoje já falecido.

giovana.born 18/02/2022

Impecável
Esse livro superou minhas expectativas em todos os quesitos, ele tem uma escrita séria porém fluída, uma trama tocante e uma história emocionante, conforme você acompanha Alice a protagonista que se descobriu com Alzheimer precoce você revê seus conceitos sobre a preciosidade da vida, do tempo e das memórias.O livro é simplesmente genial e enquanto lê você sofre a perda da personagem em sua própria vida junto com ela tornando o livro não mais palavras sob o papel e sim uma experiência, eu não acho que consiga exprimir em palavras o quanto esse livro me tocou, por favor leiam

Maria.Eduarda 02/02/2022

Para sempre Alice
Se for analisar a proposta de entregar uma narrativa que eduque o leitor sobre o Alzheimer (como ele ocorre, o que a pessoa sente ao longo do processo, e os desafios de quem a sofre) o livro é perfeito.
Contudo, se for analisar o livro como uma história literária ele já não é tão bom, pois apresenta alguns desconexos na narrativa. Apesar disso, vale a pena ler.

Prico 27/01/2022

Forte
Uma história muito forte de uma doença muito triste. Várias vezes o livro leva a reflexão do que somos feitos , onde está guardada e do que é feita a nossa personalidade. Afinal somos a somatória dos nossos feitos , as nossas lembranças ou o que construimos durante a vida? Vale a pena a leitura

nattygracci 25/01/2022

Uma leitura necessária!
Lisa Genova nos trás um olhar totalmente diferenciado de uma doença que está, cada vez mais, presente no nosso cotidiano. Aqui o mal de Alzheimer é apresentado no ponto de vista do diagnosticado e não dos familiares. Alice, do início ao fim, nos leva pra dentro de sua mente e de suas sensações, nos fazendo vivenciar seus dias dias bons e seus dias ruins.
Enfim, Para Sempre Alice, é pra rir, chorar, sentir raiva e compaixão. E você ainda aprende como lidar com uma pessoa que está passando por todas essas dificuldades. Porque não é porque elas não se lembram que elas não sentem!

Mendes 24/01/2022

Muito bom nossaaa!!!!A escrita dele pode incomoda um pouco pq é cheia de informação,mas vale a pena insistir nele.É um livro cheio de emoção e construção da história é maravilhosa.

Fonsinho 24/01/2022

"Estou sentindo amor."
O livro Para sempre Alice é uma primorosa obra que fala sobretudo de darmos valor e amor a cada momento feliz da nossa vida. Alice vai demonstrando isso a cada agravamento da doença, mesmo não retendo todos os "hojes", ela valoriza e se empolga por cada um. Sente-se honrada por cada agradecimento e carinho que recebe seja por seus filhos, marido, amigos ou ex-alunos, mesmo já não lembrando de quem se trata ou da importância que tem em sua vida.
A construção do mal de Alzheimer soa um pouquinho romantizada ao longo da leitura, mas prefiro entender que se trata da personalidade da Alice. Entretanto, há momentos de raiva e consternação que se mostram uma ótima representação de quem sofre com a doença. Mas, Lisa Genova deixa bem claro durante o percurso da leitura que o divisor de águas, o amor, é realmente transformador.

warstranger 18/01/2022

Borboletas para Alice
Eu sempre quis entender o motivo da capa original ser a borboleta e agora faz todo sentido.
A leitura é muito empolgante porém em certos pontos um tanto confusa, mas isso é normal já que acompanhamos de perto a desorientação cada vez maior da personagem. Achei muito interessante a forma como tudo foi tratado, alguns aceitando com mais facilidade outros não, pois acredito que realmente é assim mesmo na vida real.
Queria o grupo da Alice sendo mais desenvolvido acho que é a única coisa pra falar aqui q eu senti falta.
De resto a leitura é linda e comovente você realmente acaba se colando no lugar dela e sentindo todas as emoções dela e a confusão tbm.

Melissa.Aparecida 17/01/2022

Muito interessante.
Esse livro te dá uma visão direta de como o alzheimer pode ir te destruindo com o passar dos meses. Costumamos ver a perspectiva do lado de fora, do quanto os parentes sofrem, mas, dificilmente tentamos ver pelo lado do paciente.

Você vai passando pelos estágios junto com a Alice, você consegue sentir as aflições e os medos. A própria história começa a se tornar perdida ao seguir os pensamentos confusos da protagonista, e eu achei isso o máximo, tão real e marcante.

Uma coisa interessante, é que a Alice ama o seu colar que tem uma borboleta. E bom... Devido ao Alzheimer precoce, ela terá uma vida curta, mas, assim como a vida das borboletas, terá sido uma vida incrível.

Leu 12/01/2022

A dor do esquecimento?
Neste livro eu não vi grandes eventos,
nem plot twists cheios de reviravoltas.
Que bom que é assim.

Eu pude acompanhar o processo doloroso do
esquecimento sob a perspectiva de uma mulher com Alzheimer. Compreendi o quão difícil é esquecer como pôr o sutiã; esquecer as palavras; esquecer quem se ama; se esquecer.

Quem seríamos sem os signos que aprendemos a decifrar desde a infância? Como vivem e o que sentem as pessoas que têm essa doença? Como podemos acolhê-las de forma digna?

Letícia Serrão 12/01/2022

Para Sempre Alice aborda o mal de alzheimer de maneira muito sensível e delicada. Lisa tem uma escrita linda e consegue, por meio de suas palavras, nos fazer sentir a aflição que Alice está sentindo.