O Beijo das Sombras

O Beijo das Sombras Richelle Mead

Resenhas - O Beijo das Sombras

Naylen0 18/08/2022

Sou suspeita em opinar
Sou suspeita em opinar porque eu li esse livro depois de ver o filme há muitos anos e eu já estava animada para ler para pegar cenas extras que foram deixadas de lado no filme, meu maior interesse nesse primeiro livro não era a trama dele (afinal isso não mudou no filme a trama foi exatamente a mesma) e sim o desenvolvimento amoroso de Roza e Dimitri e agora que terminei o primeiro quero muito ver o desenrolar da história desses dois e as futuras tramas reservadas nos próximos volumes.

MarAlia 16/08/2022

A volta dos vampiros
Com a volta dos vampiros no mundo literario, eu resolvi reler academia de vampiros, pois eu amava o filme e desconhecia o livro e até que gostei.
Achei a adaptação bem fiel ao livro tbm

Luiza.soaress 13/08/2022

Amei
Sempre fui muito fã de vampiros, conhecendo o mundo da Academia de vampiros, me trouxe outro mar de paixão. Eu tinha visto o filme primeiro, vou confessar, eu amo o filme e amei o livro.
Eu amo a Rose, ela é uma das minhas personagens femininas favoritas.

aline 11/08/2022

meia boca??
esperava muito mais dessa história, tem um decorrer interesse e tudo mais porém as vezes acho que a autora esquecia a idade desses personagens... fora o absurdo da protagonista com o dimitri

Sil 11/08/2022

Resenha: O Beijo das Sombras (Academia de Vampiros) | kzmirobooks.com
Olá, leitoras. Como vocês estão?
Seguindo minhas leituras de gêneros que há muito tempo não lia decidi pegar uma fantasia vampiresca para relembrar meus tempos de adolescência. Esses dias vi um trailer da nova adaptação da série de livros Academia de Vampiros e, ao contrário do filme, parece que vai ser boa e com um tom mais sério. Então acabei pegando o livro para ler e ver se iria gostar e dar uma chance, novamente, para longas séries (são 6 livros no total) e vou dizer que não achei de todo ruim.

Rose e Lisa são amigas de infância e possuem uma ligação muito forte. Enquanto Lisa é uma moroi (vampira e da realeza) Rose é uma dampira (metade humana e metade vampira e consegue viver sem beber sangue) destinada a ser guardiã de Lisa quando ambas se formarem na escola St. Vladimir. Elas estavam fugindo dos guardiões da escola por alguns anos, pois após a morte dos pais de Lisa em uma acidente de carro as coisas começaram a ficar um pouco estranhas e inseguras para a única Dragomir ainda viva. Mas como o livro não chama Academia de Vampiros a toa é claro que algo da errado e elas acabam sendo capturadas pelo guardião Dimitri e levadas de volta a escola.

O livro cobra cerca de três meses delas na escola, sendo um período de readaptação e descobertas. Os antigos amigas agora querem saber como é a vida fora da escola e principalmente como Lisa matava a sua sede sem um fornecedor. Claro, Rose acaba sendo sua fornecedora, mas para eles isso não é algo bem visto e Rose acaba sendo até julgada por isso. É quase como se ela fosse uma "p*ta", sabe? Além desses dramas adolescentes adaptados para uma realidade cheia de vampiros as amigas precisam lidar com o que está acontecendo com Lisa e a descoberta do seu dom, já que todos os vampiros conseguem controlar algum dos 4 elementos e ela, até o momento, não consegue controlar nenhum.

A história é narrada por Rose e pela ligação das duas serem tão fortes em alguns momentos acabamos lendo as coisas quase que pela Lisa, já que Rose consegue entrar em sua mente e ver o que está acontecendo ao vivo. Um tanto bizarro e com zero privacidade, mas muito útil nos momentos finais da trama.

Justamente por conhecermos Rose tão bem é fácil gostar dessa personagem. Ela é engraçada e, as vezes, até forçada mas que é perdoável diante das situações que ela se mete ou que acaba entrando mesmo que inconscientemente. Além do mais a sua lealdade com Lisa é bom de ver pela amizade delas, não parece que ela é assim só porque Lisa é da realeza ou algo do tipo. Sentimos que o que elas sentem uma pela outra é maior do que qualquer outra coisa e há preocupações e cuidados. Lisa também é uma ótima personagem, mas eu sempre fico sem paciência para mocinhas muito indefesas e/ou inocentes. Realmente acho que ela acaba mudando ao longo dos livros, mas eu acredito que vou gostar muito mais da Lisa da série do que do livro, já que ela parece mais séria e consciente de suas responsabilidades.

Como todo livro adolescente do inicio dos anos 2000 o romance rola solto, né? Aqui não é diferente. Mas o ponto do positivo, para mim, é que não fica aquela picuinha de triângulo amoroso (eu até já gostei, mas todo livro isso acaba enjoando). Rose, apesar de gostar de dar uns beijos por aí, acaba se interessando por Dimitri que além de ser guardião da escola acaba tornando seu treinador. As interações entre eles são divertidas, mas como uma boa leitora ansiosa que eu sou fico desesperada querendo que aconteça logo de eles falarem que se gostam e dar um beijo, mas né... Dimitri é 7 anos mais velho que Rose e tenta ser responsável em relação a isso. Não da para passar pano para a autora, que deu seus pulos mágicos para fazer esse casal se pegar e deixar as fãs felizes.

Lisa também tem seu interesse amoroso que acaba acrescentando algo mais para a história. Ela conhece Christian, também um moroi mas que possui um passado mais sombrio. Seus pais, voluntariamente, se tornaram strigois (que também são vampiros, acabam perdendo consciencia das coisas, matam outros vampiros, humanos e dampiros... basicamente são malvados). Christian acaba carregando a vergonha de ter uma família amaldiçoada e se isola de todos da escola, exceto Lisa. O mais legal nele é que não há filtros. Ele simplesmente expõe suas opiniões sem medo e acaba mudando ao longo do livro justamente pelo seu interesse em Lisa, mas não como uma coisa ruim e sim que ele vai entendendo os limites de sua língua.

Bom, acho que a resenha já ficou beeem longa, né. Então melhor parar por aqui. Quero ler os próximos livros e como ele é uma leitura rápida vou continuar usando-o como remédio da minha ressaca literária.

site: https://www.kzmirobooks.com/2022/08/resenha-o-beijo-das-sombras-academia-de.html

Alice162 05/08/2022

não sei se esse livro é do tipo que se dá 5 estrelas porque ele é bem simples e bem adolescente kkkkk mas, sendo sincera, gostei bastante de ler. eu tinha vontade de ler (o que ultimamente é difícil dependendo do livro). achei a história legal, os personagens legais (christian ozera, mamma loves you). e é isso kkkkkk nao tem muito que falar. dimitri você é um g0st0s0!!! dei 5 estrelas porque foi um livro muito gostoso de ler, bem rápido e leve.

lilice 04/08/2022

Academia de Vampiros
Não sei muito bem o que eu achei desse livro, acho q talvez eu recomendaria pra pessoas que estão começando a ler agora, eu não gostei muito, única coisa q me motivou a ler foi uns pedaços do romance, mas não foi muito desenvolvido e principalmente uma parte em q o cara tá ferido e quase morrendo e ela simplesmente cura ele é tudo volta ao normal, escrito isso tudo em um parágrafo??? Acho q não foi bem desenvolvido muitas partes, mas é bom pra passar o tempo.

Magic 03/08/2022

tenho críticas a fazer
é óbvio que eu comecei essa leitura especialmente pelos romitri! tendo visto o filme, me interessei muito quando soube que era uma série de livros. logo movida pelo meu amor pelo casal (que é muiro grande pelo fato de: eles têm uma das minhas dinâmicas FAVORITAS!) decidi que com certeza leria os livros em algum momento. o momento foi exatamente dia 27/07/2022, quando comecei a leitura já muito animada e no pique, lendo super rápido.

eu esperava que VA fosse ser uma leitura leve, com um bom casal como plano de fundo e aventuras de adolescentes em uma escola para vampiros, e claro, em grande parte foi isso mesmo que me serviram e foi muito bom de ler! só que muuitas coisas durante a narrativa me pegaram desprevenida de verdade; não sei se é culpa da tradução ? peguei uma bem antiga e feita por fãs, me arrependo agora que finalizei a leitura ?, mas o livro estava recheado do uso de um termo para se caracterizar certas coisas, que em seus contextos fazia com que fosse algo completamente racista. a todo momento que isso aparecia eu revirava os olhos e respitava bem fundo, me perguntando se o uso extremo daquilo era fiel à versão original, e me preocupando caso fosse.

outro ponto que me chamou a atenção foi como a autora retratou a depressão e deixou isso intrínseco ao ato de "se cortar", alegando que aquilo fazia com que a personagem focasse na dor física e esquecesse de seus problemas. sinceramente achei essa uma péssima escolha da autora, ainda mais por ter abordado a "depressão" da lissa com tanto descuido. meu problema nem é tanto com a má forma com que ela lidou com o assunto, apenas por ter ligado isso aos cortes. obviamente não é obrigação da autora desenvolver isso, apenas acho que ela deveria ter parado na depressão da lissa e só.

tirando esses dois pontos, foi uma leitura agradável e serviu o que eu esperava. fiquei bem surpresa pelo tanto que a história diverge da adaptação e achei até melhor em alguns pontos, como ja era de se esperar. enfim, três estrelas. (?????????)

Bia Brasil 03/08/2022

Eu passei por toda uma fase de louca por vampiros na época de Crepúsculo e agora não sei como não conheci essa série na época.

Esse primeiro livro da série tem uma história que te prende muito, os personagens têm química e você realmente se vê dentro da história. Os capítulos extras que vêm nessa nova edição também são ótimos e complementam a história de uma forma incrível!

Recomendo bastante o livro e já vou correr em busca do segundo da série!

Núbia 29/07/2022

O beijo das sombras
Que saudades de ler uma fantasia de vampiros que eu estava, livro bem legalzinho, já tinha lido uns anos atrás e resolvi reler

Clara 26/07/2022

Quentinho
Amei a história, ela é muito boa e emocionante, além de aquecer o coração. O filme apesar de não ter tido uma boa bilheteria, é bastante fiel ao livro. Podem ler sem medo e se emocionem e vivam a história de Lissa e Rose com tanto carinho como eu fiz..

itsmoon 25/07/2022

Que experiência, ao mesmo tempo, avassaladora, fascinante e viajante!

Eu tenho um fraco pra histórias com vampiros então sim, eu amei esse livro. A escrita da Richelle é envolvente e te prende na leitura. Como já tinha visto o filme antes, eu sabia o que esperar do plot e fiquei muito satisfeita com o que li.
Tem algumas falas e ações problemáticas mas como ele é de de 2008, é compreensível que elas existam (mas sem normalizar, é claro)

A Rose é a personagem que eu mais gostei, ela comente várias burradas ao longo da história mas ela é só uma adolescente de 17 anos, então não tem como esperar que ela seja totalmente responsável e aja da maneira racional.

Ele é incrível mas tem que ler sabendo que vc não vai encontrar nada de grandioso ou diferente, é só um livro divertido pra passar o tempo.

sopa de tomate 21/07/2022

?? você foi beijada pelas sombras!?
tem vampiro? to dentro!!

acredito que este primeiro livro foi mais uma história introdutória, antes de tudo. apresentar quem são os personagens, suas personalidades, histórias, a hierarquia que existe nesta sociedade, etc. espero que os outros livros tenham mais histórias inéditas, não ligadas ao passado.

enfim, é um livro super dinâmico e gostoso de se ler (se eu demorei para terminar de ler foi culpa exclusivamente da rose personagem chata do [*****]), só o final que eu achei que foi muito corrido e nem deu tempo de digerir as coisas que estavam acontecendo, foi tudo muito rápido.

ansiosa para o próximo!!