Selvagens

Selvagens Don Winslow

Resenhas - Selvagens

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Psychobooks 15/10/2012

Quando recebi o release do livro, logo me interessei pelo título, ao conferir a sinopse logo já pensei: Esse livro vai ser cheio de sangue! E ao conferir o primeiro capítulo fiquei extremamente animada para me jogar em um enredo diferente dos que estou acostumada a ler e embarcar nessa aventura um tanto louca.

Ben é um botânico excepcional que criou diversas misturas de maconha, até chegar na hidro, uma erva muito especial que pode ser moldada de acordo com a vontade do usuário, ela pode proporcionar relaxamento mas mantém os instintos alertas, ou pode causar um relaxamento profundo induzindo ao sono. O que você estiver a fim, é só pedir que a hidro faz.

Chon é um ex-mercenário, que já foi integrante do SEAL (força de elite da marinha americana) e hoje ganha dinheiro ao lado do seu melhor amigo Ben no mercado de maconha de Laguna Beach. Enquanto Ben aplica seu tempo e dinheiro em projetos filantrópicos e ecológicos no terceiro mundo, Chon mantém os negócios em pé, distribuindo a hidro para sua seleta clientela, subornando policiais e usa a força quando necessário.

Ophelia odeia seu nome desde que descobriu o significado e prefere ser chamada simplesmente de O. Companheira e confidente dos garotos, filha mimada de uma mulher rica, mas que não admite envelhecer, O. passa por aquela fase de crise de identidade, ela não sabe o que fazer da sua vida, nada lhe interessa, a não ser sexo e erva.

O Cartel de Baja, do México, precisa expandir seus negócios e acreditam que Laguna Beach é um bom lugar para isso, que a hidro seria um ótimo produto, logo eles exigem que Ben e Chon trabalhe para eles, mas a responda de Chon é: 'Vai se foder.' Sua decisão e escolha das palavras irritou um pouco (muito) o Cartel de Baja que decidiu usar O. para obter a colaboração dos garotos.

A narrativa é feita em terceira pessoa, não consegui identificar o narrador, por vezes parecia um dos personagens e em outras alguém que estava de fora dos acontecimentos principais. A leitura a princípio é um pouco estranho, por não ser linear e um tanto quanto peculiar.

Adorei a forma como eu não sabia para onde estava sendo levada, a cada momento uma nova descoberta, uma reviravolta e o final arrasador. A construção dos personagens é inerente ao enredo cru e debochado.

Leitura recomendada para quem gosta de se aventurar por novos enredos e narrativas, gosta muito de sangue e não se incomoda em ver os personagens se drogando, fazendo sexo e falando palavrão. Sei que não vai agradar a muitos leitores, por isso, tenham em mente as características que mencionei antes de se jogarem na leitura ;)

Literatura 23/11/2012

Metal frio e sangue quente
- Vai se foder. – Assim começa a obra de Don Winslow, que é ex-detetive particular, além de autor de vários outros livros, dentre eles A morte e vida de Bobby Z. Mas dessa vez DW caprichou, criando seu melhor livro!

A história gira em torno de Ben, um pacifista e filosófico garotão na casa dos vinte, mas muito maduro, sensato, racional e expert em química, produtor do melhor baseado dos EUA. Junto com ele, temos Chon, ex-seal (marinha americana). Ele é frio, cruel, experiente na guerra e sem dó, só violência, ou quase. Os dois tem a mesma namorada, a garota mimada, rebelde e tarada, Ophelia, a quem eles chamam de O. A combinação perfeita, um trio e tanto.

Ben e Chon entram em encrenca quando um cartel poderoso quer tomar o mercado deles e reduzir seu lucro com a maconha. Ben diz: Chega dessa merda. Ele só quer sair, pois odeia guerras e conflitos. Chon diz: Vai se foder. É o “malportamento” dele de sempre! E quanto a O.? É sequestrada pelo violento cartel, que não aceita não. E agora? Rendição?

Nunca! Ben e Chon aceleram, assim como Don Winslow, que enfia o pé no acelerador até o talo e nos dá uma obra que reinventa o sentido de eletrizante! DW é um mestre do gênero no auge de sua carreira, como disseram os críticos, e eu digo mais, ele é excelente e trouxe a tona um livro de tirar o fôlego!

Assim como a leitura, que é rápida e você não consegue largar até o fim ou desgrudar os olhos e torce para que os planos deles deem certo, sentindo a adrenalina no melhor estilo Highway to hell!

Veja resenha completa no site:

Gina 06/11/2012

Selvagens
O livro tem uma história diferente e interessante, que logo me chamou a atenção, não apenas por se tratar sobre o comércio de drogas, mas pelo fato de que os personagens tem um relacionamento a três, totalmente sem clichês ou romance demais.
Um dos melhores pontos dos livros, além dos personagens, que são envolventes e bem desenvolvidos, é a maneira como foi escrito. o autor usa uma linguagem simples, porém não boba ou infantil, e escreve de um modo totalmente diferente; fazendo com que a história flua e fique ainda mais interessante.
O livro é muito recomendando para qualquer um que procure por uma história diferente e bem escrita.

M! 12/12/2012

Incentivo tipo Nike, Just do it!
"Entendeu?
Não, a não ser que você seja maconheiro, você não entendeu!"

Estava louca para sair da minha rotina literária e não podia ter feito em melhor estilo!
Selvagens é um dos melhores livro que eu li esse ano e recomendo muitíssimo.

Don Winslow criou personagens fortes e interessantes, carismáticos, cruéis, selvagens.

"Para um budista de meia-tigela, Ben pode ser rancoroso de tigela inteira!" (Chon)

Eu me apaixonei por Ben, apesar de Chon e seu "malportamento".
O. é o retrato da mulher moderna e sem pudor, mas sem aquele mimimi puritano. O. assume seu papel muito bem, obrigada.

Seus diálogos, apesar de poucos, são naturalmente fantásticos e despreocupados.
Uma leitura que não deve ser dispensada, com um enredo ágil e sangrento, meticuloso e contemporâneo.

O livro pra mim foi impecável e o final surpreendente, pois por mais que você saiba o óbvio, você torce para que o óbvio não aconteça!

Isabel 01/12/2012

Essa coisa de ficção que fala de gente rica demais me irrita um pouquinho. É algo tão fora da realidade que as vezes é preferível ler um livro de fantasia bem viajado, como As crônicas de Nárnia, a algo cujo protagonistas, contrariando a tendência de quase todos os mortais, não precisam perder seu sono graças ao vil metal.

Esse foi o único defeito que encontrei em Selvagens, porque, de resto, o livro é basicamente impecável. Chon, Ben e Ophelia (doravante chamada de O. – ela detesta o fato de ser xará de uma personagem que se matou afogada) são amigos de vinte e poucos anos curtindo a vida no sul da Califórnia. Chon é ex-fuzileiro naval e uma máquina de matar; Ben é formado em botânica e administração por Berkeley e tem mais projetos sociais que Angelina Jolie e O., bem, ela é muito boa em fazer compras.

Além da grana de família, Ben e Chon sobrevivem com um negócio bem pouco ortodoxo entreos bem-nascidos: venda de maconha. Graças ao maravilhoso “paladar” de ambos e a habilidade de Ben com as plantas, a combinação das espécies sativa e indica de Ben&Chonny’s faz um sucesso estrondoso entre a nata dos mauricinhos, artistas e festeiros do sul da Califórnia.

A vida é linda até o Cartel de Baja entrar na jogada: os poderosos traficantes, que já controlam boa parte do México, querem expandir seus negócios para El Norte – e é bem mais fácil comprar o negócio de Ben e Chon do que montar um do nada.

Com seu estilo de escrita, Selvagens me lembrou muito um filme holywoodiano (dos bons): avassalador e sufocante. Os períodos são curtos e a ironia cavalar, explorando de forma profunda a relação conturbada dos americanos com seus vizinhos do sul.

Fiquei pensando por algum tempo se O. seguiria o estereótipo da Manic Pixie Dream Girl – sabe, aquele ser descerebrado, sem trajetória ou personalidade próprias, cuja única função na história é mostrar ao personagem masculino como a vida é legal e divertida.

E durante algum tempo ela foi sim, mas lá pelo meio da história – ergam as mãos ao céu – esse erro do escritor é corrigido, e sabemos mais sobre O. Sim, ela não deixa de ser meio que uma patricinha inútil – mas é uma patricinha inútil com uma vida e razões para ser assim. Considerando o quão preconceituosa a produção cultural mainstream é, só isso já é um alívio – Don Winslow ficou a um milímetro de estragar o livro inteiro graças a um tropozinho.

Não assisti a adaptação cinematográfica ainda (a capa acima é igual ao pôster de divulgação do cinema) mas pelos trailers, promete. Alguns livros, a primeira lida, soam inadaptáveis, mas Selvagens foi o contrário: é como se ele estivesse gritando para ganhar as telas.

Publicada originalmente em http://distopicamente.blogspot.com.br/

Joles 09/01/2013

UAU!
É só o que consigo pensar depois de ler este livro. UAU!

Confesso que achei bem massante e difícil de prender a atenção na história no começo, mas ai vai ganhando corpo, e seguindo um rumo total e completamente diferente do previsto e UAU!

Esse final é digno de um prêmio. (minha opinião)

Não digo que a leitura seja difícil, mas não é tão fácil.
Mas realmente parece que o narrador fumou MUITA maconha, porque ele divaga sobre certas coisas e depois volta.

Quando chega a reta final: não consegui parar de ler até a ultima linha. A partir da página 243 em diante, fiquei tipo :O
Recomendadíssimo

Vick Ibrahim 31/01/2014

Resenha: Selvagens

O livro é praticamente todo narrado por alguém que acompanha a história de fora, apresenta também os diálogos entre os personagens. Ele conta a história de Ben e Chon (um ex-mercenário) que comandam um negócio de drogas em Laguna Beach, onde tem um clientela muito fiel. Chon sempre foi o responsável por eliminar tudo que ameaçasse seu negócio porém, desta vez o assunto é diferente.

Eles se deparam com Cartal de Baja, do México, que quer dominar a área e tomar posse das plantações de Ben e Chon. Eles se recusam a ceder e por isso o cartel sequestra Ophelia, ou melhor O. (interpretado pela Blake no filme), companheira de ambos. Após o sequestro de O. o livro desencadeia um sequência enorme de negociações, ataques aos criminosos e retaliações que nós deixam ansiosos para chegar ao fim.

Selvagens é um livro que mistura suspense e o romance policial. Com uma infinidade de personagens é um livro perfeitamente elaborado e com uma história emocionante. Ah, devido ao grande número de personagens eu indico que vocês vejam o filme primeiro e depois leiam o livro, fica bem mais fácil de compreender e associar os acontecimento. Vocês podem assistir ao filme aqui.

Avaliação: Capa: 8 (gostaria de algo mais criativo, sem os atores do filme) ; História: 10 ; Edição: 10; Linguagem: 6 (Tem umas partes em espanhol, com palavras que eu não conhecia e digamos que uma linguagem meio pesada, que eu nunca tinha visto em livros); Custo 10
Média: 8,8

site: http://vickibrahim.blogspot.com.br/2014/01/livro-de-cabeceira-selvagens.html

Jeniffer 03/05/2013

Quando solicitei Selvagens de cortesia para a editora já sabia que seria uma leitura diferente, mais 'pesada' já por ter lido a sinopse, mas queria algo diferente mesmo e não me decepcionei com a escolha. Por mais que esse tipo de livro não traga um enredo que sempre me atraia ou que esteja entre os meus preferidos, a leitura foi muito boa, de um livro muito inteligente.

Ben e Chon são grandes amigos, compartilham o amor de O., na verdade, Ophelia. Eles são jovens, ricos, e tem personalidades diferentes: Ben o pacifista, o zen, o budista. Chon, ex-mercenário, cara de poucos amigos e que tem uma filosofia muito mais simples do que Ben. E O. a garota com tatuagens de golfinho, que não recebe aprovação e atenção de Rupa, Rainha do Universo Passiva-Agressiva, sua mãe, que não se chama assim na verdade. Eles, Ben e Chon, estão no mercado da venda de maconha, mas uma maconha diferente das demais, produto bom já que Ben é biólogo e entende do assunto; mas agora precisam enfrentar o Cartel de Baja, do México que pretende fazer 'negócios' com os dois e caso não ocorra um acordo, cabeças irão rolar. Literalmente.

Coisas ruins vão acontecer, a questão é saber quando. Deveriam bordar isso na bandeira.

Selvagens tem um enredo simples, mas com personagens nada superficiais e uma narração também nada superficial. A narração na verdade é bem simples, fora as referências que é contida ao longo da trama, que me deixou algumas vezes confusa por não entender, mas no geral, a narrativa é simples contendo muita informação, meio paradoxal?! Talvez.

Ao longo da narrativa conhecemos mais de cada personagem envolvido e também sobre o ambiente em volta deles. O autor parece nos explicar de uma forma bem humorada e várias vezes sarcástica a forma como tudo ali funciona. Em relação à venda de drogas, ao Cartel, ao negócio de Ben&Chon, à fronteira, ás diferenças entre americanos e mexicanos e nos faz ter uma leitura mais aprofundada sobre tudo isso, fazendo-nos ver de perto o que pode e está errado nisso tudo.

Não é um livro leve, mas em algumas partes é até divertido. Por incrível que pareça, no meio disso tudo, ainda encontramos 'romance', de um jeito diferente, claro. As reviravoltas em relação ao sequestro e ao o que os dois amigos precisam fazer para resgatar O. das mãos do Cartel é o ponto alto da trama e a apreensão é grande para saber como tudo isso irá terminar.

Enfim, Selvagens é mais do que recomendado a quem quer uma leitura diferente, inteligente e com ação, não de um filme hollywoodiano clichê. A edição está perfeita, a editora não deixa erros ortográficos e a capa com o cartaz do filme facilitou a leitura na hora de imaginar alguns personagens, não todos, claro. Dou ênfase à narração mais uma vez, é diferente de uma forma muito boa.
É um livro selvagem, sobre selvagens.

Publicado originalmente em: http://mon-autre.blogspot.com.br/2012/10/resenha-selvagens.html

Saleitura 15/05/2013

by Marcelo Daltro
Em uma engenhosa combinação entre o suspense carregado de adrenalina e a reportagem policial, Selvagens é um thriller eletrizante com críticas afiadas ao estilo de vida americano e a questão dos imigrantes mexicanos. Sexy e provocante, a ficção de Don Winslon foi eleita um dos melhores livros do ano pelo New York Times e inspirou o filme homônimo dirigido por Oliver Stone, com Benicio del Toro, Aaron Johnson, Taylor Kitsch, Salma Hayek, Blake Lively e John Travolta no elenco."

Algumas vezes o título consegue realmente sintetizar a obra. No caso de Selvagens de Don Wilson, este é o caso. O ritmo da narrativa é fácil, veloz, e prende a atenção do leitor, você nem percebe e já terminou a leitura. Entretanto, o tema apresentado não é simples. Uma mescla de thriller policial, violência, sexo e drogas, drama "shakesperiano", uma crítica ácida ao modo de vida americano/californiano/mexicano e uma análise social da conturbada relação histórica entre EUA e México e dos próprios imigrantes legais ou não.

O livro não é maniqueísta, as falhas de caráter que assinalam a própria humanidade dos personagens, é o que nos cativa. A espiral que eles se encontram ao longo da trama, a decadência de uns e a ascensão de outros, depois do sequestro de O., quando o "mundo perfeito" deles rui ao enfrentar uma oposição severa e determinada, o "mundo real", nos prende e ficamos na expectativa da resolução da negociação do impasse, que a partir deste ponto passa a ser o destaque principal, rumo ao embate decisivo.

O final, selvagem, mesmo não sendo surpreendente, não chega a ser previsível. É emocionante, sendo uma escolha bem acertada do autor com a trama apresentada.

Um excelente livro, que agradará inclusive os leitores que não são fãs habituais do gênero.

Resenha by Marcelo Daltro

link post na Saleta de Leitura

Cris 21/05/2013

Pulp Fiction Para o Século XXI
Só violência, ação, palavrões e putaria.
E precisa de mais alguma coisa? Perfeito!

Jacqueline 15/10/2012

Publicado originalmente em www.mybooklit.blogspot.com.br
Ben, Chon e O. são melhores amigos, e parceiros sexuais de personalidades completamente distintas. O domínio em botânica de Ben, e o "malportamento" de Chon, se unificaram e renderam o maior comércio da melhor erva de Laguna Beach.
O negócio que rende muito lucro, e tem sua clientela fixa, chama atenção do Cartel de Baja, que possui uma proposta irrecusável: Ou eles trabalham para o CB, ou sofrem uma morte brutal.
Ben e Chon decidem recusar tal proposta, pensando até em sair desse ramo, para abrir uma empresa de energia alternativa.

Só que o Cartel não aceita não como resposta, e o líder do Cartel - La Reina - descobre o ponto fraco dos dois, e ordena que sequestrem O., para que ambos se rendam.
Porém, Ben e Chon tem outro plano em mente. Eles decidem ir contra o Cartel, sabotando várias operações, a fim de resgatarem O.

"Chon sempre soube que há dois mundos:
O selvagem
O menos selvagem.
O selvagem é o mundo da pura força bruta, da sobrevivência do mais apto, dos cartéis de drogas e esquadrões da morte, dos ditadores e homens-fortes, dos ataques terroristas, das guerras de gangues, dos ódios tribais, dos assassinatos em massa, dos estupros coletivos.
O meenos selvagem é o mundo do puro poder civilizado, de governos e exércitos, multinacionais e bancos, companhias petrolíferas, doutrinas militares de choque e pavor, genocídio, estupro econômico em massa.
E Chon sabe...
Que ambos são o mesmo mundo." (pág.130)

Don Winslow é autor aclamado de 12 romances, entre eles The Power of the Dog e The Death and Life of Bobby Z, sendo este último adaptado para o cinema. Selvagens, foi eleito um dos melhores livros do ano pelo New York Times, pela Entertainment Weekly e pelo Chicago Sun-Times, e foi adaptado para o cinema, e dirigido pelo consagrado diretor, Oliver Stone.
Nunca tinha lido um livro do autor, apenas assisti o filme A morte e a vida de Bobby Z, e quando descobri que o filme era adaptação de uma de suas obras, fiquei na maior expectativa.
Selvagens é a perfeita combinação de ação, suspense e adrenalina, em uma visita alucinante ao mundo do crime e da guerra contra o narcotráfico.

O livro é narrado em terceira pessoa, embora o narrador pareça um velho amigo nos contando uma história agradável de se ouvir. Os capítulos são curtos e diretos, explorando cada personagem em sua totalidade, e olha que eles são numerosos. Winslow não negligencia nenhum deles.
O estilo é completamente diferente de tudo o que já li. Don usa e abusa de digressões e frases soltas, que a princípio podem parecer ter sido jogadas ao acaso. Seu ritmo é frenético, arrebatador e impactante. Um livro para ser devorado em questão de horas, e acredite em mim, quando você começar a ler, não vai mais querer parar.

A trama é imprevisível e recheada de reviravoltas. No entanto, o que mais me chamou atenção é a forma como o autor explora e desenvolve cada personagem, em especial Chon e Ben. Você sabe que o que os dois fazem é errado, no começo pode até torcer para que eles se estrepem no meio do caminho, mas no momento que eles decidem arriscar tudo para salvar O., você começa a torcer para que o trio se dê bem.
O contraste entre Ben e Chon, ressalta a singularidade com a qual Don constrói seus personagens. Ben é um pacifista. Ben não gosta de violência. Ben quer fazer o bem, e ajudar o mundo. Ben é honesto, até lidando com um negócio "desonesto". Ben eliminou 99% da desonestidade e violência de seu negócio. O 1% restante é onde entra Chon, que entrou para a Marinha, e após ser submetido a constantes sessões de torturas no oceano, não demonstrando nenhum tipo de resistência, foi mandado para o Iraque. Todo esse sofrimento, deu origem ao seu "malportamento". E entre os dois, temos O. Ophelia não gosta de seu nome, e prefere ser chamada apenas de O. Não possui nenhuma habilidade, nenhuma ambição, apenas passa seu tempo dividindo-se entre seus dois homens: Ben e Chon.

Apesar de ser uma ficção, o enredo de Selvagens não está longe da realidade. A guerra entre os cartéis mexicanos, a violência na fronteira EUA/México e a corrupção de muitos agentes destinados a combater o narcotráfico, são retratos atuais.
Don consegue genialmente contrabalancear a selvageria do crime, com a história de amor do triângulo. Ben e Chon são capazes de fazer qualquer coisa para salvar O., e eu gostei da forma como o amor é tratado como combustível para que as mais diversas loucuras sejam cometidas.
Selvagens é uma obra-prima, que indico veemente.

Mey 22/08/2013

Sem puritanismo!
"Selvagens" não é o tipo de livro que eu compraria sozinha, não é muito o estilo que eu costumo ler (sou fã de fantasia e romances), por isso quando ganhei ele fiquei com o pé atrás, mas depois de ler a sinopse e ver o trailer do filme (vou falar dele, espere mais um pouco) eu decidi dar uma chance pro livro de Don Winslow. E posso dizer que não me arrependi.

A escrita do Don Winslow é bem diferente é como se o narrador estivesse conversando com o leitor, ele não narra os fatos em ordem cronológica, mas nada que prejudique a história. Pelo contrário, achei que esse estilo de contar a estória deu leveza ao livro, já que o mesmo tem uma temática "pesada" (isso mesmo, se você tem problemas com sexo e drogas é melhor escolher outro livro). O vocabulário utilizado por Dow Winslow também não é muito certinho ele utiliza de gírias e muitos palavrões, detalhe que gostei, acho que isso dá um toque realista aos personagens. E o livro já começa com uma frase que, pra mim, inicia perfeitamente a estória de Chon, Ben e O.: "Vai se foder"

Gosto muito dos personagens de "Selvagens" na maneira como o autor conta seus precedentes para apresentá-los, eles são um pouco caricatos, mas a junção de todos eles é uma explosão de autenticidade. Em quesito personagens eu posso dizer que o triângulo principal, Chon, Ben e O., são demais, gosto muito do jeito filantropo do Ben e a maneira como ele ama as pessoas, gosto do explosivo Chon e seus ataques violentos e sou muito fã da O. ela é claramente apaixonada pelos dois, é divertida e inteligente, gostei muito das partes em que seus pensamentos eram revelados pelo autor. Como já disse anteriormente, eles são uma bela junção.

"Selvagens" é um livro com uma temática pesada, mas não é pesado, ele é fácil de ler e muito divertido também, consegui ler ele em 3 dias. Tem um final um pouco trágico, mas um ótimo final. Não li mais nada do Dow Winslow, mas se seus livros tendem a ser escritos dessa maneira, pode ter certeza que irei lê-los. Indico o livro, mas alerto aos "santinhos" de que tem que ler sem puritanismo.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/2013/03/selvagens.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6