Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal

Lina Inverse 02/07/2013

Achei que o autor exagerou nas descrições o que deixou a leitura arrastada em vários momentos. Outro ponto fraco do livro, que aliás pra mim foi o que mais irritou, é que os inimigos do Lecter são todos extremamente maus, tão maus que chegam a ser caricatos, mais parecidos com vilões de novela mexicana. Aquilo do Mason beber as lágrimas de criancinhas foi o cúmulo! O Krendler, absurdamente escroto e misógino... a impressão é que o autor quer mostrar todo mundo tão malvado para que se torne mais fácil que simpatizemos com Lecter, o que é uma bobagem já que isso não é necessário, pois ele é uma personagem atraente de qualquer forma.
Achei interessante o caminho da Clarice. Sete anos se passaram desde O Silêncio dos Inocentes e aquela jovem determinada sofreu um choque de realidade e ficou completamente desiludida com a carreira no FBI, toda a politicagem e jogos de interesse. Triste, porém ao meu ver, bastante realista.
Outro ponto que achei positivo foi que nesse livro o Lecter é mostrado mais da forma como eu o imagino (e que mais me agrada), que é de um ser maligno e quase sobrenatural, que assim como um vampiro, é perigoso e ao mesmo tempo sedutor. Aliás, agora acho que vou parar minha maratona e deixar Hannibal Rising pra lá, pois tentar dar um motivo pra tudo que o Dr. Hannibal Lecter é, pessoalmente não me agrada... Quem sabe mais tarde eu leia, mas por enquanto quero ficar com o gostinho (muito bom, diga-se de passagem) que os três primeiros livros me deixaram. :)

Julia.Ferraroli 22/03/2021

Meu deus que livro foi esse?? O começo achei meio arrastado mas o final me surpreendeu muuito! To até agora sem palavras

Julia.Miquelini 15/10/2020

Surreal
Diferente do final do filme, e mil vezes melhor! Esse livro até agora foi o que mais me impressionou! Fico até agora pensando como alguém consegue imaginar essas coisas todas, tão cruéis! Acreditem esse livro é bom demais!

Flávia Danielle (@flavia90danielle) 09/06/2021

"Os elementos mais estáveis, Clarice, aparecem no meio da tabela periódica, mais ou menos entre o ferro e a prata."

Lili Machado 06/04/2012

Lembra do Dr. Hannibal Lecter? Um cavalheiro..., um gênio..., um canibal.
Sete anos se passaram desde que o Dr. Lecter escapou da prisão. E por 7 anos ele tem estado livre para saborear os aromas e gostos de um mundo sem algemas.
Mas... alguns intrusos surgem em seu mundo, perseguindo sua nova identidade, sentindo o mal que o cerca.
Para um multimilionário, para um policial italiano corrupto, e para a agente do FBI Clarice Satrling, que já esteve frente a frente com Lecter e que nunca mais foi a mesma... - a caçada começou.
Todos, cada um a seu tempo e local, querem encontrar o Dr. Lecter E todos vão conseguir o que querem. Mas somente um viverá o bastante para saborear a recompensa...
Na trilogia de Thomas Harris, o primeiro livro: O Dragão vermelho (resenha no blog: http://houseofthrillers.wordpress.com/2012/03/24/o-dragao-vermelho-red-dragon-thomas-harris-serie-hannibal-lecter-2/), filmado como Manhunter, Hannibal ajuda o FBI a capturar um fascinante serial killer. No segundo livro: O silêncio dos inocentes (resenha no blog: http://houseofthrillers.wordpress.com/2011/02/12/o-silencio-dos-inocentes-thomas-harris/), ele serve de consultor para a agente do FBI, Clarice Sterling, e acaba por realizar uma fuga brilhante, apesar de sangrenta.
Anos depois, fazendo-se passar pelo acadêmico Dr. Fell, curador de arte, Hannibal vive uma vida de prazers em Florença, sem matar quase ninguém... só uns poucos para não perder o hábito e não chamar atenção.
A agente do FBI Clarice Sterling não tem a mesma sorte: ela sobrevive a um tiroteio mas é suspensa por comportamento policial truculento. É quando ela recebe uma carta de Lecter.
Quando Mason Verger era um adolescente que sequestrava e estuprava crianças, sua enorme fortuna o salvava sempre da cadeia. Tudo o que ele precisava era de sessões de psicoterapia... com o Dr. Hannibal Lecter.
Graças ao tratamento,Verger encontra-se, no momento, ligado a aparelhos respiratórios, paralizado quase que integralmente. Só lhe resta movimento numa única mão. Sua obssessão é lançar Lecter para seus animaizinhos de estimação o comerem vivo. E ele pagará qualquer coisa a qualquer um, para trazer Lecter vivo.
O conflito apresentado é entre dois monstros: um atraente (Lecter) e outro odioso (Verger), numa das mais irônicas tramas de Harris.
O policial que confronta Hannibal é um italiano chamado Pazzi, que está querendo receber a recomensa pela captura de Lecter. O que acontece quando o policial italiano, se vê sozinho com Lecter?
Como é que a relação de Clarice com Lecter, se torna cada vez pior?
Se você pensa que os fatos são terrivelmente macabros, você está certo – mas os horrores são descritos com bom gosto.
Descobrimos que o que o monstro quer é ordem, e não, o caos – Hannibal pode ser louco, mas aos olhos dos leitores, também é uma espécie de herói.
O livro é repleto de fatos interessantes sobre medicina, história, ciência forense, zoologia, literatura medieval, arte, gastronomia, música clássica, enologia, sobre a cidade de Florença e a lingua italiana – tudo apresentado com o toque de elegância de Thomas Harris.
A loucura de Hannibal começa a ter explicações – o que torna sua história menos misteriosa.
E depois de descobrirmos as razões do canibalismo de Lecter, quase nos sentimos próximos a ele, numa empatia por este homem descrito por todos como monstruoso. O trauma na infância de Lecter explica a preferência dele por carne humana.
O final do livro é controverso e surpreendente. É chocante e inesperado. Nem todos os leitores irão gostar. Mas todos irão pensar nele por muito, muito tempo – eu gostei de cada linha do texto...
Todos os personagens do livro podem ser definidos como da cor cinza – tanto maus quanto bons. Isso não te faz pensar em que cor você pode ser descrito?
Também, não podemos nos esquecer que autor Thomas Harris não precisava ter escrito este livro. Ele estava no auge de sua popularidade com o sucesso do filme “O silêncio dos inocentes”. Já tinha escrito 3 best-sellers sobre o personagem – todos adaptados para o cinema. E estava vivendo no bem-bom na Itália, sem nenhum problema financeiro por todo o resto de sua vida.
Este livro foi, portanto, um presente de Thomas Harris para seus leitores fiéis em todo o mundo.
Um presente que eu gostei muito de ganhar, diga-se de passagem...
Nilson Gomes 07/02/2013minha estante
GOSTEI DA SUA RESENHA, MAS FIQUEI INTRIGADO COM O TRECHO QUE INFORMA SOBRE AS RAZÕES DO CANIBALISMO DE LECTER.

Lili Machado 07/02/2013minha estante
Nilson - só lendo o livro para entender. hehehe

Nilson Gomes 29/03/2013minha estante
LILI MACHADO:
Opino o que foi relatado não aponta para as razões do 'canibalismo', seria preciso mais informações não esqueça que HANNIBAL LECTER é um especialista nato em guarda suas emoções,certamente que constantemente divagar em seu Palácio da Memória mas conjecturar que é um ato inconsciente é uma afirmação precipitada.

Rayssa 06/12/2021

Um desenvolvimento lento que vale a pena
A maior parte do livro é desenvolvido de forma lenta e sem pontas soltas, até chegar ao climax que é fantástico e se desenrola em um final bem longe dos clichês, muito bem construído e nada previsível. Na minha opnião, o melhor entre os 3 primeiros.

Zombief 27/05/2022

"Silêncio dos Inocentes" é um clássico, história muito boa, e personagem muito interessantes. Legal que é um dos poucos casos que o livro é escrito em segunda pessoal (não muda nada, mas legal).

Agora nesse livro senti que ele cagou na cabeça dos personagens, parece que não entendeu o que fez as pessoas gostarem dos personagens pra começo de conversa. Poderia funcionar se não fosse tão abrupto, me lembrou tipo aqueles filmes tipo Pânico que alguém do grupo diz ser o assassino e muda a personalidade de normal pra louco de uma vez.

Agata 10/12/2022

Q plot
Tava super ansiosa para ler este livro, no começo eu tava sem entender e achando q ia me decepcionar, mais gnt, foi tombo atrás de tombo. Primeiro leia dragão vermelho e dps o silêncio dos inocentes, para vc n ficar perdido. Mas vai na fé q todos são muito bons

Mad Jr 07/05/2011

Após o banho de sangue que Hannibal causou ao fugir do presídio, ele consegue fugir primeiro para o Brasil, onde consegue bons documentos falsos e depois para a Itália, onde, com nova identidade e novo rosto, tenta começar uma vida nova, sendo o curador de um Museu. Mas o vício não o abandona tão facilmente...

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o FBI não desistiu de prendê-lo, usando a agora Agente Clarice Starling, que já tem um bom conhecimento sobre o caso e está em maus lençóis depois de uma operação policial mal feita.

Mas o maior problema de Hannibal não é a polícia! Acontece que uma de suas primeiras vítimas, o rico e inescrupuloso Mason Verger, que foi completamente desfigurado pelo Dr. Lecter, só pensa em vingança. Além de um parafuso a menos, ele sempre está um passo a frente do FBI e sabe que seu objetivo está mais próximo que nunca de se realizar, com uma vingança, que pode ser considerada no mínimo, surpreendente e bizarra!

Agora, parece que o Dr. Lecter, de caçador, passa a ser a caça. Vai ser preciso muito mais que seus dentes para se safar dessa rede.

Thomas Harris conseguiu fechar essa saga com chave de ouro. Brilhante, bizarro e absurdo, como descreveu o Publishers Weekly sobre o livro, é além de tudo, um aprofundamento na vida de Hannibal: seus gostos, sua infância, sua família...

Vale o sacrifício de ler as suas 443 páginas!!!
Andinho 10/12/2013minha estante
clássico!

Chester 09/01/2022

Visceral e "romântico"
Confesso que dos três livros lidos até agora (Dragão Vermelho e O Silêncio dos Inocentes) este foi o menos estimado por mim.
Claro que é uma obra inevitavelmente esplendorosa e o Harris quer dar um "gran finale" para sua jornada.
Lembro de ter lido em algum lugar que a Jodie Foster, que interpreta a Clarice em O Silêncio dos Inocentes, não quis retornar ao papel em Hannibal por motivos pessoais e por não concordar com o curso da personagem.
O final é surpreendente, de fato. Diria até que inesperado.
No decorrer da trama entramos bastante na cabeça do Dr. Lecter e é interessante observar o quanto sua mente vai do psicopata ao erudito, ou melhor, mescla o médico ao monstro. Seria uma referência moderna ao Dr Jekyll and Mr Hyde?
Espero que vocês tenham mais admiração pela obra do que eu. Mas reforço que gostei porém não o suficiente para concordar com o fim da jornada que vinha sendo traçada durante todos esses anos.

Gladstonier 15/05/2020

Fantástico
Ler Hannibal é viajar pela mente de Thomas Harris, o autor tem uma forma bem particular de conduzir a história dos personagens, fazendo uma trama muito bem construída e criando um ambiente em que o leitor pode sentir os detalhes das cenas, como se estivesse presenciando com seus próprios olhos. Hannibal Lecter é um personagem muito interessante, um psicopata muito acima da média (um estereótipo hollywoodiano que não condiz com a realidade, mas que encaixou muito bem no personagem), com particularidades que fazem dele único. É preciso cuidado para não se render aos encantos do Dr. Lecter e se ver torcendo pelo vilão.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 06/08/2019

Já Li
"Hannibal" foi publicado em 1999 e a estória se passa sete anos depois dos acontecimentos de "O Silêncio dos Inocentes". Os primeiros capítulos mostram a decadência da carreira de Clarice Starling, que havia ficado famosa e popular depois de capturar o serial killer Buffallo Bill. Claramente vítima de misoginia, Clarice é acusada injustamente de ter assassinado "uma mulher segurando um nenê no colo" que, na realidade, era uma traficante de drogas que tentou assassiná-la e transmitir AIDS ao bebê.

Em paralelo, sabemos que Hannibal escapou da prisão e matou mais algumas pessoas no período. Agora refugiado, o FBI não consegue encontrá-lo. Porém, uma de suas vítimas, Mason Verger, quer vingança e está rastreando cada passo de Hannibal.
Aqui vale uma ressalva em relação a Mason.
Fica claro que Thomas Harris quis construir uma personagem ainda pior que Hannibal, de forma que o leitor engolisse o final esdrúxulo que ele havia planejado para seu protagonista. Assim, Mason é um amontoado de bizarrices que não me convenceram: ele é deformado (não tem pálpebras nem lábios, não se mexe, etc.), é rico, abusava sexualmente da irmã quando era criança e abusa de menores de idade órfãos, transformou sua mansão em um hospital e tem contatos/bandidos espalhados pelo mundo afora, todos eles violentos e psicopatas.

Num dado momento do livro, quase desisti da leitura. Grande parte do enredo é a caça a Hannibal, que foge sem nem suar, com cenas arrastadas e pouco emocionantes em Florença, que mais me lembraram o Inferno, de Dan Brown (que pelo menos era interessante de se ler).
E é óbvio que o Hannibal vai se safar das emboscadas de Mason e, por isso, não há a emoção que Thomas Harris esperava criar. Não há tensão e nem mistério, tampouco.

Comecei a ler esta trilogia no Desafio 12 Grandes Livros com Grandes Mulheres por causa da Clarice Starling. De fato, no início da estória, lá no primeiro volume, Clarice foi uma personagem muito relevante para o movimento de empoderamento. Thomas Harris escreveu uma protagonista feminina longe dos clichês da literatura, e Clarice logo me conquistou com seu jeito tomboy, suas piadas sarcásticas e seu zero fucks given. Por isso, logo que comecei a leitura de "Hannibal", me senti contente por reencontrá-la e estava muito curiosa para saber qual seria o fim do seu arco. Porém, Thomas Harris me decepcionou - e muito. A cada capítulo, Clarice vai ficando mais e mais apagada na trama, dando espaço a bandidos manjados e desinteressantes, até chegar ao ridículo ponto em que ela se torna o interesse romântico de Hannibal. Nunca na minha vida vou engolir esse final da Clarice. Nunca. Ainda mais pelo tom "e foram felizes para sempre" que o Thomas Harris deu ao romance dela com Hannibal. Jamais, nunca, vou aceitar isso. Um desperdício de uma grande personagem.

Por tudo isso, não é uma leitura que eu recomendo.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2019/08/ja-li-98-hannibal-de-thomas-harris.html
Aline Fraenkel 15/08/2019minha estante
Caraca, o final desse livro não faz sentido nenhuuuum!

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 15/08/2019minha estante
N E N H U M. Foi uma perda de tempo. ):

Carol 06/03/2021minha estante
Tô com um quentinho no coração de ler sua resenha. Acabei de ler e tô sentindo um ódio tremendo desse final.

P. 05/03/2009

Virei fã do Hannibal Lacter, nesse livro temos tripas, sangue e ao final um banquete canibal!

Muito bom ver o futuro de Clarice e do Hannibal.

Claro que Hollywood teve que colocar as mãos no livro e sumir com um monte de coisa, e pior, mudar o final de maneira tão drastica!

Se você quer saber oque realmente acontece com nosso amado Hannibal Lecter, esse livro deve ser lido!
@julianapena.books 21/05/2012minha estante
Pois é, na minha humilde opinião, Hollywood estragou o final do filme. :O Prefiro a do livro.