Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal

Gláucia 26/10/2010

Torcida pelo Mal.
Hannibal Lecter está solto e além do FBI há outro perseguidor, muito mais terrível: trata-se de uma vítima que sobreviveu ao ataque do canibal mas foi deformado e perdeu a capacidade de se mover. E que dará toda sua fortuna por uma vingança a altura.
Este sobrevivente é tão asqueroso e cruel que não há como não torcer pelo sofisticado e brilhante Hannibal Lecter, um dos mais sensacionais personagens já criados.

Mad Jr 07/05/2011

Após o banho de sangue que Hannibal causou ao fugir do presídio, ele consegue fugir primeiro para o Brasil, onde consegue bons documentos falsos e depois para a Itália, onde, com nova identidade e novo rosto, tenta começar uma vida nova, sendo o curador de um Museu. Mas o vício não o abandona tão facilmente...

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o FBI não desistiu de prendê-lo, usando a agora Agente Clarice Starling, que já tem um bom conhecimento sobre o caso e está em maus lençóis depois de uma operação policial mal feita.

Mas o maior problema de Hannibal não é a polícia! Acontece que uma de suas primeiras vítimas, o rico e inescrupuloso Mason Verger, que foi completamente desfigurado pelo Dr. Lecter, só pensa em vingança. Além de um parafuso a menos, ele sempre está um passo a frente do FBI e sabe que seu objetivo está mais próximo que nunca de se realizar, com uma vingança, que pode ser considerada no mínimo, surpreendente e bizarra!

Agora, parece que o Dr. Lecter, de caçador, passa a ser a caça. Vai ser preciso muito mais que seus dentes para se safar dessa rede.

Thomas Harris conseguiu fechar essa saga com chave de ouro. Brilhante, bizarro e absurdo, como descreveu o Publishers Weekly sobre o livro, é além de tudo, um aprofundamento na vida de Hannibal: seus gostos, sua infância, sua família...

Vale o sacrifício de ler as suas 443 páginas!!!
Andinho 10/12/2013minha estante
clássico!

ArthurmalariA 15/11/2023

Hannibal é o quarto livro publicado de Thomas Harris e o terceiro que trás seu personagem mais conhecido: o dr. Hannibal Lecter. Acompanhamos aqui uma Clarice Starling mais velha e mais experiente, porém descreditada por uma ação que resultou num tiroteio, perseguindo o dr. Lecter que fugiu para a Europa. Incitada por um sobrevivente do dr. Lecter que busca uma vingança pelo seu sofrimento, Clarice persegue Hannibal na tentativa de redimir seu nome dentro do FBI. Acho que esse é o livro mais gráfico dessa série de livros, com direito à descrição de como sobreviveu e como pretende matar o dr. Lecter, além da icônica cena do cérebro, que quem viu o filme já sabe do que se trata. Nesse livro o dr. Lecter tem também muito mais espaço, e podemos estar mais próximo dele e de suas ideias. O livro termina de uma forma genial, eu me fascinei bastante por esse personagem... ele é tão grotescamente vilanesco ao mesmo tempo que é inteligentíssimo e sensível em alguns momentos... Acho, inclusive que maior que sua crueldade é apenas sua inteligência. Não me lembro o quanto a adaptação é fiel ao livro, mas com certeza irei reassistir ao filme. 10/10

MaJu.Simplício 18/03/2023

Gostei muiito do livro, até... chegar ao final!
Foi bom entender melhor o Lecter, a história com a Misha, mas sinto que a Starling se perdeu!
Apocalipse literário 26/05/2023minha estante
Querendo ou não o autor deu a entender que Starling também tinha uma certa obsessão por Lecter, não sei se beirava a paixão, mas também fiquei confuso pq eu achava que o Lecter via a Clarice como a irmã dele e não beirando um relacionamento de pessoas com um passado conturbado

Juliano.Ramos 16/03/2022

Bom livro policial, em alguns capítulos ele engata, em outros há uma certa lentidão que deixa o leitor desmotivado, de qualquer forma eh uma boa história.

Vih 10/02/2022

Hm...
Assim, eu gosto muito da construção do Hannibal e amei ver mais dele nesse livro. Contudo, achei o final muito sem noção e, sinceramente, muito superficial. Pro final fazer sentido, o autor tinha que ter desenvolvido mais, aprofundado (algo que a série fez com maestria). Também achei os outros personagens muito jogados e nao teve tanta emoção quanto o livro anterior. Mas foi bom. Valeu a leitura.

Jaime.Nichols 08/06/2022

Excepcional
Esse livro é para mim o ápice do talento de Thomas Harris. Esqueçam o filme, esse livro é muito mais complexo e denso.

Leandro423 12/02/2024

Contém possíveis spoliers
Me decepcionei com esse livro e achei uma fechando muito abaixo da expectativa para o doutor Hannibal Lecter.
O livro ate que andou muito bem, mas no final ficou um enrolação, um lenga lenga, quando vc nao vê a hora de saber o que acontece e fica se arrastando, e página é mais páginas que não acrescenta nada a história só serviu pra dar volume...
Depois de O silêncio dos Inocentes, esperava no mínimo que o desfecho fosse equivalente.

A única surpresa que tive em relação ao filme foi que explicou mais detalhadamente o que aconteceu com o Policial Pazzi.

opaulofelipe 30/06/2014

Hannibal: o fim?!
A narrativa de Hannibal é a mesma construída pelo autor em Silêncio dos Inocentes e Dragão Vermelho, com apenas uma diferença: o dr. Hannibal Lecter está solto! E acredite: isso faz uma enorme diferença. Quem leu os dois primeiros livros sabe como é ter a sensação de que, mesmo preso, Hannibal tinha inteligência e meios de influenciar de alguma forma a história, ajudando ou prejudicando os personagens. Agora imagine ele solto por aí, com um rosto modificado e com dinheiro aparentemente ilimitado! Nesse terceiro livro, temos uma Clarice prestes a fazer 33 anos, mais madura, entretanto incapaz de alcançar os altos escalões do Bureau apesar do apoio e elogios do chefe de seção da Ciência do Comportamento, Jack Crawford. Este, por sua vez, está para se aposentar. Velho e com saúde debilitada, não aparece tanto quanto eu gostaria.

A razão de Clarice não conseguir crescer na carreira tem um nome: Paul Krendler. Personagem que já fez breve aparição em Silêncio dos Inocentes, Krendler é do Departamento de Justiça e sua antipatia por Clarice é tão intensa que aos poucos ele se utilizou de seus contatos no FBI para manchar a ficha da agente, impedindo-a de progredir na carreira policial, deslocando-a para ações de campo, desperdiçando o talento de Clarice como investigadora.

Krendler pretende se lançar como deputado nas próximas eleições e precisa de um financiador. Aí é que entra na história o megaempresário do ramo de frigoríficos, Mason Verger. Uma das duas vítimas que sobrevivera a um ataque de Lecter a outra fora Will Graham Mason tem o rosto completamente inexistente, apenas um olho e a única coisa que consegue mover é o braço direito. Planejando por anos sua vingança contra Lecter, o homem conta com a ajuda de um enorme aparato tecnológico e patrimônio financeiro para encontrar o homem que o deixou naquele estado. Usando Krendler e diversos outros contatos, Verger segue a pista de Hannibal depois de sua fuga, planejando captura-lo vivo e tortura-lo de forma extremamente cruel, a qual eu não entrarei em detalhes aqui. Enquanto isso, Clarice tem que enfrentar os problemas com a imprensa e seu algoz Krendler, que faz de tudo para prejudica-la.

Com ótimas sequências de Lecter mais sanguinário e inteligente do que nunca - disfarçado na Europa e diálogos extremamente desconcertantes de Mason Verger o personagem mais repugnante da série de Harris - com outras pessoas que passam pela sua cama, achei a trama do livro mais instigante que a dos anteriores, entretanto, não gostei do final. Deste, eu só não posso reclamar de uma coisa: ele é tudo, menos previsível!

Carol Kowalski 08/01/2022

Até aqui a série Lecter só foi evoluindo.
Meu deeeeeuuusss, que livro maravilhoso!! Bem diferente do filme. A parte erudita do Lecter é ainda mais apaixonante. O Verger tem uma irmã e uma treta familiar enorme. O Krendler é zilhão mais [*****] com a Clarice. A parte dos porcos até o jantar é muito melhor. E o final, muito diferente.
Quem viu o filme, viu um resumo do que é a profundidade do livro.

jc matias 06/12/2019

Este livro é horrível. Os filmes do Hannibal são melhores que os próprios livros, o que é muito raro de acontecer.
A escrita do autor é sempre enfadonha, cheia de enrolação, nada é interessante de ler.
Mas aqui ele se superou, porque, além disso, ele fez um final horrível em todos os sentidos. Graças a deus o final do filme foi diferente, 10x melhor. Este livro é uma bosta, um caldo de lixo.
Carol 06/03/2021minha estante
Não digo que o livro seja um "caldo de lixo", mas tenho que dizer que estava preocupada em só ver resenhas boas aqui enquanto pra mim o livro é retrocesso na construção de personagem da Clarisse e o final simplesmente NÃO FAZ SENTIDO com a personalidade apresentada até o meu mento. Afeeee! Tô indignada.

jc matias 16/03/2021minha estante
Nossa, sim, o que ele fez com a Clarice foi muito revoltante pra mim também haha

Juju 17/02/2024

Caça, Ausência & Moralidade
Sete anos se passaram desde que Clarice Starling teve seu primeiro contato com o sádico Dr. Lecter ainda aprisionado em uma instituição de máxima segurança e com seu auxílio foi a responsável por capturar o assassino em série Jame Gumb, vulgo, Buffalo Bill. Era de esperar que a carreira de Starling como agente especial do FBI tivesse decolado e a mesma se consagrado de uma forma gloriosa, mas a verdade figura em um âmbito bem distante deste e de fato ela está prestes a enfrentar mais um fracasso magistral. Hannibal Lecter, por sua vez continua foragido, longe dos holofotes desde sua fuga há quase uma década, mas há quem diga que o doutor foi avistado em diversos cantos do mundo. E descobrir sua localização exata é mais do que uma obsessão para Mason Verger. Tal qual uma necessidade vital que o assombra dia e noite, um dos únicos sobreviventes do psiquiatra canibal, Verger fará de tudo para obter sua doce e saborosa vingança. E é em meio a este complexo quebra-cabeças que reúne passado, presente e um futuro incerto que os destinos de Clarice Starling e Hannibal Lecter se cruzarão mais uma vez em reviravoltas surpreendentes.

Este é, em tese, o último volume da série Hannibal. O quarto livro que o sucede é um resgate ao passado do psiquiatra, portanto, nós não temos informações novas sobre o futuro de Lecter ou dos demais personagens como Clarice Starling. E esse é também o livro que eu menos aprecio, ainda que não possa ser considerado de forma alguma uma obra ruim ou descartável. O fato é que desta vez Clarice Starling não está envolvida em nenhum tipo de investigação recente, na verdade ela está perseguindo um rosto conhecido do passado e tentando conhecê-lo melhor justamente para ser capaz de capturá-lo: Hannibal Lecter. Em paralelo, nós temos o arco dos irmãos Verger - Mason e Margot - e curiosamente para quem já assistiu aos filmes, vai notar que a irmã do sobrevivente de Lecter não existe na adaptação para as telas. Essa foi uma
decisão dos produtores bem como a alteração do desfecho da obra, por motivos que eu julgo extremamente válidos e compreensíveis, sensatos até - mas eu ainda vou chegar lá! Margot é interessante e eu acho que agrega profundidade, nos permite conhecer um pouco melhor a faceta terrível de Mason Verger, um degenerado completo e predador de crianças. Mas eu creio que tenha sido deixada de fora do filme, pois não era exatamente a personagem mais relevante dentro do livro e acrescentá-la serviria somente para tomar mais tempo de tela, correndo o risco de tornar a produção muito longa e cansativa. Ainda assim, eu particularmente gosto de Margot e gostaria de vê-la sendo interpretada por uma atriz competente.

A obra é dividida em 6 partes, creio que para torná-la mais fluída e seccionar de forma satisfatória os pontos-chaves que levam ao ápice final . Esse é de longe o livro mais descritivo e repleto de detalhes do autor Thomas Harris, o mais longo também, o que algumas pessoas podem enxergar como algo enfadonho. Eu penso que é o livro mais preciso, completo e bem escrito. A riqueza de detalhes em cenários, características físicas, aromas, locais, pensamentos, devaneios e reflexões nos permite conhecer melhor a psique do maior e principal personagem dessa obra que nos desperta extremo fascínio desde Dragão Vermelho: o Dr. Hannibal Lecter. Sobre o desfecho: eu consigo entender, porque o autor é competente ao correlacionar o passado do psiquiatra e suas lembranças a respeito da irmã morta - Mischa - com o que ele enxerga e projeta na agente Clarice Starling, as expectativas que possui em relação à ela que o levam a persegui-la mesmo anos depois (antes mesmo do último volume, Hannibal: A Origem do Mal, alguns detalhes sobre a infância de Lecter aparecem neste livro). Desse modo entendemos o grande interesse do doutor e a suposta clemência que ele demonstra em relação à Starling. Porém, tendo dito isto, eu não gosto do final. Eu não acho apropriado considerando que Hannibal Lecter é sobretudo um psicopata incapaz de nutrir sentimentos de qualquer estirpe. Não vou entrar em muitos detalhes, porque não quero estragar a experiência com o uso de possíveis spoilers, mas a mim soa incoerente e um tanto irreal esse desfecho, ainda que de um ponto de vista psicológico eu possa compreender que o tipo de relação existente ali é justamente baseada em benefício próprio e mútuo. Tanto Lecter quanto Starling projetam um no outro as ausências, os vazios que possuem dentro de si e os preenchem de uma forma bastante disfuncional, a própria Starling abrindo mão da própria moralidade apenas para dar um sentido à própria vida. Só não sei se isso seria possível mesmo em um cenário dentro da nossa realidade, portanto, permaneço cética e um tanto desgostosa. Enfim, acredito que a decisão dos produtores do filme ao alterarem o final do filme foi bastante acertada em vários níveis, não creio que um final semelhante ao do livro teria sido bem recebido pelo público em geral. Em resumo, foi esse o motivo que não me permitiu dar as 5 estrelas para Hannibal, todo o resto me foi extremamente satisfatório.

Novamente agradeço à editora Record por esse box incrível que me permitiu reviver essa série que tanto estimo em grande estilo.
gabspittol 17/02/2024minha estante
Eu senti que ele criou esse final para agradar a alguns fãs. Não sei se gostei ou não kkkkkk mas o resto da trama eu gostei bastante

Juju 17/02/2024minha estante
Faz sentido mesmo. Eu particularmente não gosto não. O restante do livro é incrível, mas o final não me desce ?

gabspittol 18/02/2024minha estante
Não faz sentido né? Kkkkkk

Priscila 11/02/2022

Decepcionante
O Livro é muito bem descrito e tem um jogo psicológico facinante.
Em certos capítulos a leitura é bem cansativa. Mas o problema todo foi o final. Não tenho palavras agradáveis para o final.
Eu lamentei muito o fim do livro. A união feita é absurda e, mesmo sabendo "até certo ponto" não é possível digerir.
Enfim, de modo geral, vale a pena ler, porém aconselho aos leitores que se preparem para o fim, talvez vocês sintam a mesma indignação do que eu.
Dizem que a adaptação para o final revoltou até o Diretor, por isso o fim no filme é diferente do livro.

AlineV 05/04/2014

Hannibal, ainda "the cannibal".
O terceiro livro da série, em ordem cronológica, Hannibal talvez seja o livro com menos suspense e mais horror das trilogia do Dr. Lecter. Destaco positivamente e principalmente as passagens de Clarice Starling lidando com a burocracia política, senti uma extrema raiva e revolta nesses momentos.
É importante ressaltar que nesse livro é demonstrado o lado mais "animal" do Dr. Hannibal Lecter e também sua maneira sofisticada de preparar seus pratos.
Final surpreeendente.