Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal

Mariana 17/03/2023

O final é, no mínimo, sinistro
Ótimo livro! Surpreende mesmo que uns 60% tenha sido mostrado no filme. Aqui a trama é mais complexa, os relacionamentos mais profundos e um Hannibal mais manipulador e perturbado que no filme. É uma leitura muito boa, mais que recomendado!!

Aline Maia 09/02/2011

Depois de ler 'O Silêncio dos Inocentes' queria ler a continuação, mas ainda não estava com vontade. Demorei um ano pra pegar esse livro e ler.

Gostei bastante do começo. Depois achei que o livro se perdeu em algumas partes. Não imaginava que a distância de um livro para o outro fosse grande e muito menos como estava Clarice Starling. No livro anterior encontramos Starling ainda nova indo se formar, e onde ela tem o momento de 'glória' com o caso do Buffalo Bill. Já em 'Hannibal' logo no começo da história vimos a carreira de Starling decaindo.

Algo que não gostei no livro foi o excesso de descrição. Têm capítulos que mostraam D. Lecter no teatro, ou fazendo algo em casa, sem contar que capítulos como mostrando Margot e Barney malhando são irrelevantes para a história. A segunda parte do livro eu li empurrada, pensei em abandoná-lo, mas ainda bem que continuei, pq o final desse livro é ÓTIMO.

Li imaginando sempre que capturando Lecter, Clarice ia restaurar sua carreira e tudo ia voltar aos seus eixos, até digo que queria que o final fosse esse. Mas me surpreendi muito como a história termina, realmente não esperava que Clarice ia ficar com Hannibal e que este ia permanecer solto. Mesmo preferindo outro final, nuunca que trocaria o final original. Pra mim foi o que salvou e deixou o livro bom!

O livro não tem muito suspense, por isso que tb acho que a leitura acaba sendo cansativa. Não é como 'O Silêncio dos Inocentes' que o leitor fica na espectativa querendo saber se irão encontrar Jame Gumb, se Catherine vai continuar viva e o que D. Lecter irá fazer na cadeia. Em 'Hannibal' é só Hannibal solto e quando que Mason vai encontrá-lo e se Clarice vai encontrá-lo antes.

Achei 'O Silêncio dos Inocentes' BEM melhor que a continuação, ele é GENIAL, lembro que quando li fiquei com saudades do livro. Me decepcionei um pouquinho com 'Hannibal', mas como disse antes, o final salva o livro! Surpreendente e perturbador.
Aninha 27/04/2011minha estante
concordo com você no que diz respeito a margot e Barney, mas se prestar-mos atenção a parte entre os dois fará sentido no decorrer da história,quando Margot faz a proposta de matar o irmão. antes de chegar a esse ponto também achei irrelevante, depois mudei de opinião. Amei o livro e olha que ainda não li o silêncio dos inocentes.

Nilson Gomes 07/02/2013minha estante

lucas 06/04/2010

Ótimo
Mantém o nível do Silencio dos Inocentes.

Aqui, encontramos um Lacter ainda mais maquiavélico e cruel, totalmente despido de sentimentos. E a manipulação continua sendo seu forte.

AlineV 05/04/2014

Hannibal, ainda "the cannibal".
O terceiro livro da série, em ordem cronológica, Hannibal talvez seja o livro com menos suspense e mais horror das trilogia do Dr. Lecter. Destaco positivamente e principalmente as passagens de Clarice Starling lidando com a burocracia política, senti uma extrema raiva e revolta nesses momentos.
É importante ressaltar que nesse livro é demonstrado o lado mais "animal" do Dr. Hannibal Lecter e também sua maneira sofisticada de preparar seus pratos.
Final surpreeendente.

Clara.Beatriz 18/12/2021

Com certeza o melhor por enquanto! O começo foi arrastado, mas a partir de 50% o livro se desenvolve rapidamente. O final...

hammezita 09/09/2021

completamente sem palavras
Eu achei que nenhum livro da saga ia superar O Silêncio dos Inocentes, mas Thomas Harris não brinca em serviço. Vi gente comentando que o livro é arrastado, mas foi exatamente a riqueza em detalhes de Harris que consegue criar essa atmosfera horripilante e atraente, que te traz pra dentro da cabeça e raciocínio desses diversos personagens, todos completamente insanos. E o final, diferente do filme, me pegou completamente de surpresa e quando começou a narração dela eu achei que ia me frustrar mas, ao contrário, só fez com que eu me rendesse à esse livro de vez. Horripilante, sanguinário, apaixonante e de tirar o fôlego. Não é a toa que Hannibal é um dos personagens mais famosos.

Taisa 27/01/2023

Quem viu o filme não conhece o livro
Em boa parte do livro, o filme é fiel.
E aí, de repente, pá! Vira outra coisa.
O que mudou em Clarice? Quem era a Clarice de O Silêncio dos Inocentes e quem é a Clarice de Hannibal?
A mesma pessoa, com sua pluralidade, como todo mundo.

Renata Baganha 08/09/2015

Sensacional
Confesso que no começo achei o livro pouco chato Eu estava esperando aquela Clarice um tanto forte que queria ser "a melhor" esperava que ela já fosse uma agente consagrada,as acho que tanto eu como ela nos surpreendemos ao saber que o mundo da corrupção e "favores" trocados também estáva no FBI. Nesse livro temos um sr Klender(que já teve uma rápida aparição em silêncio dos inocentes) despeitado que já fazia de tudo para fazer a vida dela mais difícil só por ela sempre o rejeitar e por ela ser mulher, também tinha a ambição de entrar para a política sem patrocinador ele acaba trabalhando vendendo informações para Mason Verger e ajudando esse sobrevivente de um ataque do dr Hannibal a se vingar.
Clarice não conta mais com Crawford que está com a saúde debilitada e quase se aposentando (senti falta dele no livro) ela se vê na verdade como um fantoche em outra palavras tudo dando errado rsrs,
eu entendi que ela já estava com aquele pensamento "será que tudo valeu a pena".
Dr Lacter continua obsecado por ela mas do seu jeito sutil que ninguém sabe na verdade se ele gosta de conversar com ela se quer dormir com ela ou quer mata la e come la.
Assim como silêncio dos inocentes sinto que o livro cresce do meio para o final e aí que você sente aquilo de não conseguir parar de ler. Tive que ler o final duas vezes para conseguir entender o porque as coisas aconteceram daquela maneira mas no fim achei sensacional e imprevisível.

Marilia 03/02/2021

Um thriller de arrepiar
O terceiro livro do filme que inspirou o filme com Anthony Hopkins.
Manson, uma das vítimas do psiquiatra Hannibal Lecter usa de todo seu dinheiro e prestígio para caçar o seu algoz.
Enquanto isso a Detetive da Cia Clarice Starling usa sua intimidade com Hannibal para sua própria busca ao Serial killer.

juliana2784 31/12/2020

Confesso que não curti tanto esse livro quanto dragão vermelho e o silêncio dos inocentes, foi uma leitura muito arrastada, eu parei na metade e não tinha vontade alguma de terminar.
O que realmente gostei nesse livro foi o Dr Lecter, um dos melhores personagens já criado, ele tem uma inteligência e sofisticação únicas.
Eu não esperava aquele final, o do filme é bem diferente e o do livro é muito melhor.
Clarice Starling poderia ter uma carreira brilhante no FBI mas Paul Krendler fez tudo para impedir que isso acontecesse, o machismo dele foi algo que me incomodou muito mas não deixa de ser a realidade.

EuGabes 05/03/2019

O final perfeito
Thomas Harris entrega um livro redondinho e o final que eu jamais imaginei para Clarice e Dr. Lecter, vou levar para sempre como uma das melhores trilogias literárias.