Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal

Gabriela Paulino 23/11/2020

Sem palavras para descrever. Procrastinei por alguns anos a leitura da sequência de um dos meus livros favoritos. Sempre tinha desculpas: o preço exorbitante por uma edição tão descaprichosa era a principal. Quando achei uma promoção e comprei, ainda procrastinei por alguns meses. Tinha medo que fosse ser um livro ruim, uma daquelas continuações desnecessárias, sem sentido.

Felizmente não tive nenhuma dessas sensações durante a leitura, muito pelo contrário: estava em êxtase com a qualidade dessa obra. Thomas Harris fez jus à fama de bom escritor que advinha d'O Silêncio dos Inocentes. Dias depois da leitura, continuo sem palavras. Devorei numa velocidade impressionante e quando terminei entrei num estado de torpor que não havia experimentado antes ao finalizar leituras. Perfeito, e agora um dos meus favoritos também. Mil vezes melhor e mais adequado que o final dado ao filme. Recomendo.

hammezita 09/09/2021

completamente sem palavras
Eu achei que nenhum livro da saga ia superar O Silêncio dos Inocentes, mas Thomas Harris não brinca em serviço. Vi gente comentando que o livro é arrastado, mas foi exatamente a riqueza em detalhes de Harris que consegue criar essa atmosfera horripilante e atraente, que te traz pra dentro da cabeça e raciocínio desses diversos personagens, todos completamente insanos. E o final, diferente do filme, me pegou completamente de surpresa e quando começou a narração dela eu achei que ia me frustrar mas, ao contrário, só fez com que eu me rendesse à esse livro de vez. Horripilante, sanguinário, apaixonante e de tirar o fôlego. Não é a toa que Hannibal é um dos personagens mais famosos.

Maína 29/04/2020

Um livro espetacular, de uma grandeza de detalhes que para alguns poderiam ser cansativos, mas ao meu ver só engrandece a obra.
Uma escrita perfeita, passagens de acontecimentos que dão frio na espinha. E o final é sensacional!!!

Clau Melo 06/05/2020

Com um gostinho a mais...
Livro 3 da Quadrilogia Hannibal
Adorei Dragão Vermelho e O silêncio dos inocentes, porém Hannibal foi totalmente surpreendente!
Dr. Lecter é genial!!! O final realmente foi inimaginável. Amei e favoritei.
Já tinha assistido ao filme em 2001 mas não me lembrava de nada... Depois que terminei a leitura assisti novamente e adorei! Embora o final do filme seja mais plausível, gostaria muito que o Diretor Ridley Scott tivesse filmado o final como no livro!!!
Ansiosa pelo livro 4 - A origem do mal.

Flavio 06/05/2020minha estante
Li este livro também há muito tempo. Gostei bastante. Não sabia que tinha um quarto livro! Obrigado pela dica!!

EuGabes 05/03/2019

O final perfeito
Thomas Harris entrega um livro redondinho e o final que eu jamais imaginei para Clarice e Dr. Lecter, vou levar para sempre como uma das melhores trilogias literárias.

Dany 10/08/2017

Hannibal
Coloquei para tocar Goldberg Variations enquanto pensava sobre o livro. O encaixe com a história e mais precisamente com o personagem Hannibal Lecter ganhou vida por si próprio. Transpassou as páginas dos livros, ganhou forma com o Anthony Hopkins e se tornou uma figura fictícia conhecidíssima. Mesmo que não se conheça a história, o nome é conhecido: Hannibal Lecter.

O livro se passa sete anos depois de O Silêncio dos Inocentes. Era de se esperar que Clarice Starling evoluísse em sua carreira no FBI, mas as coisas para o lado dela estão mais complicadas do que o esperado.

Hannibal aqui é uma presença constante. Com isso, pude descobrir mais sobre a vida dele, seus gostos, um pouquinho de sua infância e também o que se passa em sua mente. E é claro, seu lado sádico. Todos os detalhes são essenciais. Não fica margem para nenhuma ponta solta. Até mesmo algumas coisas do outro livro foram explicadas.

Temos muitos personagens, inclusive conhecemos a primeira vítima do Dr. Lecter. Mesmo tendo sobrevivido Mason Verger está completamente desfigurado, sua forma física é assombrosa e apesar disso, sua personalidade deturpada não se extinguiu. A obsessão dele pelo Dr. Lecter e o desejo de vingança são o que conduz a história. Até o Brasil é citado, mas sem muitos detalhes.

As últimas palavras do livro são sensacionais. Genial para ser mais precisa. Depois de concluir a leitura e repassar tudo, não tem como não ficar satisfeita por ter lido algo tão brilhante. Hannibal Lecter apesar de tudo é um dos personagens mais incríveis que tive a sorte de ler.

Todos os detalhes são essenciais para a história. Ir catando cada pequena coisa, cada sutileza que constituem o personagem. É quantas coisas que eu até queria contar, mas não posso pra não estragar a surpresa de quem ainda vai ler. Cada cena bem detalhada, cada personagem bem estruturado, não sendo nem de todo bom nem “mal”, mas, na falta de palavra melhor, “humano”.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2017/06/hannibal-hannibal-lecter-3-de-thomas.html

Lucas Muzel 09/07/2009

Ao contrário do livro anterior, o famoso psiquiatra está a solta, e enfrenta alguém tão perigoso quanto ele. A horrível trajetória de Clarice Starling também é mostrada em doses homeopáticas.

Barbara M Giolo 03/04/2020

Um doce amargo de se provar
Esse livro foi uma surpresa inesperada pra mim, ganhei ele de aniversário da minha mãe e confesso que não estava ansiosa para ler. A história era batida pra mim pois meus pais são grandes fãs dos filmes. Eu não gosto de ver o filme antes de ler o livro, acho que minha imaginação fica limitada, os personagens já possuem uma imagem e características pré-definidas em minha mente. Mas não foi bem assim, o livro vai bem além, é muito mais inteligente, complexo e muito mais sórdido.
Não li os livros anteriores, mas neste aqui o autor nos conduz majestosamente pelas idéias capciosas de Hannibal numa viagem fascinante profunda pela psique humana. Já Clarice enfrenta um momento crítico em sua carreira. Sua profissão está indo por água abaixo e sendo empurrada por seus colegas de trabalho. O ponto alto do livro pra mim foi uma descrição muito bem feita do autor a respeito das dificuldades encontradas por Clarice em sua carreira profissional, no meio de todas as preocupações e problemas na polícia o machismo se destaca, ela muitas vezes é desmerecida e minimizada simplesmente por ser mulher. Ele pinta um retrato muito realista e atual sobre o assunto.
O livro nos mostra um ambiente onde os papéis estão invertidos e o assassino parece ser a pessoa mais sensata e os policiais que deveriam nos proteger estão no lado obscuro. É Hannibal é um ótimo entretenimento para qualquer momento. Já quero ler os outros!

Kakau 01/06/2019

Personagens:
Dr. Hannibal Lecter

Thaiiiiixxx 26/03/2018

Um final incrível para uma saga incrível
Se você conhece "Hannibal" apenas pelo filme de Ridley Scott, consiga imediatamente uma cópia desse livro e leia.

Sete anos após o desfecho de "O silêncio dos inocentes", Clarice Starling e Hannibal Lecter voltam a ter seus caminhos cruzados. Agora, Starling é uma agente veterana, cuja carreira no FBI nunca decolou por causa do misógino e invejoso Paul Krendler, do Departamento de Justiça. Enquanto isso, Lecter vive em Florença, na Itália, gozando de sua liberdade. No entanto, Mason Verger, a única vítima de Lecter que sobreviveu, quer vingança pelo seu rosto e corpo destruídos e não hesita em usar Starling como isca para atrair o famoso canibal para uma morte lenta e dolorosa.

O livro se divide em três pontos de vista: o de Starling, o de Lecter e o de Verger, que convergem para um final inesperado (bom, pelo menos, para mim). Vale muito a pena a leitura

Gabis 14/10/2017

O final inesperado ou diria mais esperado
A narrativa desse livro não difere dos outros em quesito de detalhes e as coisas acontecerem bem devagar, mas os clímax são muito bons. Ele começa com a policial Starling entrando em uma missão que acaba sendo um desatre iniciando assim a queda profissional dela na polícia mesmo assim ela continua atrás do Dr. Hannibal em contrapartida Lecter leva a vida que sempre desejou na Itália mas de praxe pensando no próximo passo e é claro em Clarice Starling. Os eventos se desenrolam pra ambos enquanto suas vidas ( mais especificamente sua morte no caso do doutor Lecter) são planejadas por uma das vítimas do doutor, o milionário da indústria suína Mason Verger com a ajuda asquerosa do policial Krendler que deseja se vingar de Clarice Starling desde que ela capturou Búfalo Bill. Num dado momento os acontecimentos fazem com que Clarice e Hannibal Lecter se encontrem novamente e somente aí é que suas vidas mudarão para sempre.

Creio que o final não foi o que muitos imaginaram, inclusive eu, mas mesmo mesmo assim vale muito a pena mergulhar nessa trilogia que começa com "Dragão Vermelho", passa pelo famoso "O Silêncio dos inocentes" e finaliza com "Hannibal".

BiaVasc 14/03/2024

QUE FINAL FOI ESSEEEE??????
Totalmente chocada. Super surpreendente e envolvente do começo ao fim.