A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Day! 06/03/2020

Surpreendente
A princípio eu juro que não estava empolgada para essa leitura,

Ano passado, o Rodrigo disse que como janeiro era vez dele escolher um livro para nosso clube, iria escolher uma leitura leve para começar bem o ano. Juro que fiquei muito feliz e ansiosa pela escolha dele, mas quando disse que o livro seria a elegância do ouriço, eu fiquei pensando, ah sério? não parece que vai ser uma leitura tão leve assim. Agora pergunta se eu li a sinopse antes de pensar isso? não, eu julguei pela capa, pq a capa desse livro parece ser de uma historia séria e pesada.

Mas se eu comecei a leitura sem grandes expectativas, juro q lá pelos 30% de leitura eu já estava completamente apaixonada e terminei o livro em prantos, com coração na mão e uma ferida que não vai cicatrizar tão cedo. Esse livro é simplesmente lindo, já favoritei e está nos melhores de 2020 (sim, a lista dos melhores do ano tá começando cedo, 2020 promete!!!)

Nesse livro vamos conhecer a vida no edifício 7 da rue de grenelle, em Paris, onde moram duas personagens maravilhosas, ambas muito inteligentes mas que fingem não ser para não chamar a atenção e não ser incomodadas, uma delas é Renée, a concierge de 56anos e a outra é Paloma, moradora do prédio. A Paloma escreve um diário dividido em duas partes, uma é sobre o movimento do mundo, onde ela fala sobre algumas coisas que viu e fez ela tirar alguns pensamentos interessantes e o diário dos pensamentos profundos, onde ela anota todos os pensamentos profundos que ela teve, eu adoro os capítulos dela pq sempre dá pra tirar várias boas reflexões . Logo no início ela revela que vai cometer suicídio do dia do seu aniversário de 13 anos e vai tacar fogo no prédio.

A história é contada a partir do ponto de vista das duas, e por mais que elas sejam parecidas, só vão ser amigas depois de algumas páginas com a entrada de um novo morador no prédio, e é depois da entrada desse novo morador que a história começa a desenrolar, ficar mais interessante e viciante.
Tanto a Renée qndo a Paloma são personagens bem engraçadas, então o livro acaba ficando muito divertido.

O fim desse livro é arrasador, eu chorei muuuuuuuuito. Não foi como imaginei e nem como queria mas tinha que ser assim, pq só assim o final ficaria perfeito.

Esse ctz vai estar na lista dos melhores livros de 2020. Recomendo para todo mundo, livro fortemente favoritado .
Começando o ano com tudo.

#desafioskoob2020

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

A elegância do ouriço, Muriel Barbery - Nota 9/10
Um romance filosófico extremamente inteligente e carregado de ironia. Ambientado em um edifício luxuoso de Paris, localizado na Rue de Grenelle, 7, a história tem como personagens principais duas moradoras desse edifício: Renée Magritte, a zeladora, e Paloma, uma garota de 12 anos. Renée é uma senhora discreta, ranzinza e muito reservada, mas que esconde dos demais moradores um conhecimento muito vasto do mundo da literatura, música e artes. Já Paloma, diante das dificuldade de se encaixar em sua típica família da alta sociedade, toma uma séria decisão em sua vida: no seu próxima aniversário, a menina irá se suicidar e incendiar seu apartamento. Apesar de suas diferenças, Renée e Paloma acabam encontrando muito de uma na outra e passam a compartilhar suas opiniões e críticas a essa sociedade desvirtuada. É uma história nada comum, mas que, carregada de um humor ácido, traz críticas aos esteriótipos e rótulos empregados de forma tão automática por cada um de nós. E é justamente essa ideia que está contida no título do livro: qual pode ser a elegância em um bicho cheio de espinhos, que se defende o tempo todo e não mostra o seu interior? Ao longo do livro a autora também traz diversas referências a obras musicais, literárias e filosóficas, o que acaba enriquecendo e deixando a leitura ainda mais interessante.

site: https://www.instagram.com/book.ster
Fausto.Mota 04/02/2024minha estante
Broto não leu essa resenha,né? Já coloquei na Lista.

Gabi 19/02/2020minha estante
Meus sentimentos pelo seu pai. Pelo seu comentário super coeso, me deu vontade de conhecer a obra. Quando vemos pessoas escreverem e se expressarem tão bem temos que aplaudir. Coisa rara hj em dia.

Marcelo Rissi 19/02/2020minha estante
Muito obrigado pela gentileza e pelo carinho das palavras, Gabi. Recomendo enfaticamente essa obra! Não deixe de conferi-la e, quando terminá-la, me conte, por favor, o que você achou. Boa noite e boas leituras pra vc!

Gabi 19/02/2020minha estante
Pode deixar! Espero poder lê-la em breve. Uma boa noite tbm, bom descanso e ótima semana.

Rodrigo1001 19/04/2023minha estante
Sinto muito pelo seu pai, muito mesmo. Espero que este livro - que também é um dos meus favoritos - tenha trazido um pouco de alento ao seu coração. Grande abraço e parabéns pelas resenhas (esta e as demais que li).

Marcelo Rissi 19/04/2023minha estante
Muito obrigado, meu caro!! Um abraço!!

dtabach 14/02/2020

Da importância das camélias para a sanidade mental
Duas inusitadas narradoras, uma zeladorta letrada e uma pré-adolescente superdotada, que são de certa forma, a mesma personagem (alter egos da autora?), em fases de vida e classes sociais diferentes. Ambas superinteligentes e observadoras, cada uma dá o seu jeito de lidar com a pobreza de espírito no meio da riqueza material que as circunda.

A mais velha, conformada em levar uma vida externa medíocre, compensa isso com uma vida interior clandestina enriquecida com toda a arte, cultura e filosofia que sua condição social permite acumular. Essa idossincrasia é o caldo para uma miríade de observações ácidas sobre as relações intersociais, mesmo entre indivíduos que, teoricamente, sabem lidar de forma madura e justa com as questões de classe.

A mais nova simplesmente desiste de viver, mas quer dar um mínimo de significado para o seu projeto de se matar, relatando, com sua visão simples e intuitiva, profundas questões existenciais, além de crônicas divertidas sobre os costumes da alta classe francesa.

Em suas elucubrações, ambas nos brindam com insights interessantíssimos, que vão desde resenhas de entretenimento (colocar na playlist: Chuva Negra, Dido e Eneas, As irmãs Munekata...), até belas reflexões sobre o significado da vida, a passagem do tempo e a importância das camélias para a sanidade mental, além de um guia bastante esclarecedor para apreciar naturezas mortas holandesas!

Sou um chorão inveterado em salas de cinema, mas isso não costuma ocorrer com livros. O final deste Elegância do ouriço quebrou a regra. Ótima leitura, muito instigante e tocante!

Jordanah 17/01/2020

Muito mais que arte pela arte
O livro a princípio pode ser subestimadamente visto como arte pela arte - ele descreve pinturas, filmes, músicas... Ele discute filosofia e propõe que desfrutemos as belezas da vida. Vida essa que, por mais sem sentido que pareça, está repleta de momentos lindos e únicos.
Desde que comecei a ler o meu universo expandiu, e isso é muito mais que arte pela arte. Produziu em mim catarse, uma vontade de viver e de chorar e de rir e de ser...
Com certeza um dos melhores livros que já li na vida.

nathaliart 15/12/2019

Que livro!
A princípio, não imaginei que A elegância do ouriço fosse me prender. E muito menos pensei que fosse encontrar o que encontrei: grandes reflexões sobre a vida, algumas lições de filosofia e, é claro, muita referência literária.

Em alguns momentos ele pode parecer difícil, principalmente pra quem sabe pouco de filosofia (meu caso), até confuso. A personagem Paloma às vezes se mostra bem chata, o que é plausível, visto que é uma adolescente de 12 anos.

Mas nada disso tira o valor dessa história recheada de boas sugestões de livros, músicas, filmes e obras artísticas. Ouso dizer que esse livro é, de certa maneira, uma espécie de homenagem à Arte (como diz Reneé).

Por fim, a leitura é bastante fluida, capítulos curtos... É possível terminá-lo rapidamente. E o final é devastador, e surpreendente! Recomendo!

Raquel.Lemos 14/12/2019

Livro tocante...
Se tornou um dos meus livros favoritos... pura filosofia que cativa e nos prende. Eu amei demais!

Babi.Dias 16/11/2019

Livro chato e pedante, com um final razoável.
Vanessa.Almeida 27/11/2019minha estante
Concordo. Me indicaram como sendo ótimo, mas achei chato e pedante apenas. Além disso as personagens são extremamente pessimistas e retratam sempre o lado ruim das coisas

Maiara.Alves 15/11/2019

Filosofia em forma de agradável prosa!
Trata-se de um livro com um delicado e envolvente clima filosófico. Uma concièrge, que por trás de sua função humilde em um edifício de luxo em Paris, viaja entre conceitos filosóficos, preconceitos, orgulhos e singelezas. Evitando os ricos moradores, encontra serenidade e respeito em um deles!
Amei o enredo, os personagens e o lugar.
Um livro acolhedor, com várias pitadas filosóficas do cotidiano, que nos ensina a ter um pouco de empatia, humildade e compaixão.

Mariana 09/11/2019

então, uma camélia
A Elegância do Ouriço fala da vida no edifício do número 7 da Rue de Grenelle, em Paris. Neste condomínio de ricos, em que convivem várias personalidades unidas pelo fato comum de terem muito dinheiro, surgem nossas duas narradoras: Renée Michel, de 54 anos, a concierge do prédio, e Paloma Josse, de 12 anos, criança superdotada e moradora do prédio. As duas nos apresentam suas percepções e vidas dentro daquele mundo francês-cartesiano-burguês-safado que se apresenta na Rue de Grenelle.

De cara nas primeiras páginas, uma curiosa contradição nos é posta: a concierge, filha de camponeses, nascida na miséria, é extremamente apaixonada por literatura, se interessa por filosofia, artes, e tudo aquilo que é digno de atenção dentro da cultura erudita formal. Faz análises sobre a luta de classes e enxerga com clareza as hipocrisias dos moradores do prédio, assim como sua incapacidade de ver além de suas próprias crenças narcisistas:

"Como sempre, sou salva pela incapacidade dos seres humanos de acreditar naquilo que explode as molduras de seus pequenos hábitos mentais".

A sra. Michel tenta ao máximo corresponder à crença social associada à sua profissão de governanta/zeladora do prédio. A sua máxima é que sua existência é mais uma das milhões de engrenagens que alimentam a ilusão universal de que a vida tem um sentido.

Já a menininha, a srta. Josse, esta pretende se suicidar no próximo mês de junho. De ar grave e recluso, extremamente debochada, é encantada com a cultura japonesa e crê com todas as forças que sua família extremamente rica é um completo desastre.

"Entre as pessoas com quem minha família convive, todas seguiram o mesmo caminho: uma juventude tentando rentabilizar sua inteligência, espremer como um limão o filão dos estudos e garantir uma posição de elite, e depois uma vida inteira a se indagar com pavor por que essas esperanças desembocaram numa vida tão inútil."

O livro é escrito em primeira pessoa pelas duas, como forma de registro do cotidiano e desabafo. A autora é filósofa e por isso, imagino, o livro é emprenhado de reflexões e críticas. Algumas mais sérias, outras gostosas de se ler por conta do tom de chacota.

"Nesses dias, em que soçobram no altar de nossa natureza profunda todas as crenças românticas, políticas, intelectuais, metafísicas e morais que os anos de instrução e educação tentaram imprimir em nós, a sociedade, campo territorial cruzado por grandes ondas hierárquicas, afunda no nada do Sentido. [...] Nesses dias, precisamos desesperadamente da Arte."

As divagações das personagens percorrem assuntos como a farsa das elites, a gramática, as tradições japonesas, o darwinismo, o consumismo, a falsa intelectualidade, a fenomenologia e as banalidades do dia-a-dia. Além disso, presta sincera homenagem à beleza da arte em meio ao absurdo da vida.

"Refletindo sobre isso, esta noite, com o coração e o estômago em migalhas, pensei que, afinal, talvez seja isso a vida: muito desespero, mas também alguns momentos de beleza em que o tempo não é mais o mesmo."

Narrativa inteligente, debochada, bonita. Foi o meu melhor livro de 2019 até agora (e olha que já estamos em novembro), não necessariamente por sua qualidade técnica/literária, mas porque li no momento em que devia ter lido. Lindo livro.

Renata.Firpo 01/09/2019

Maravilhoso!!!!
Acho que um dos melhores livros que li nos últimos tempos! Quanta sensibilidade, sentimentos e reflexões sobre a vida e seu sentido. Pra mim foi um divisor de águas. Essa leitura causou um profundo impacto sobre mim. Inesquecível!

Cleuzita 15/07/2019

Acabei de ler "A Elegância do Ouriço" e só consigo repetir mentalmente o quanto esse livro é profundo, bem escrito, emocionante. Com certeza já está no grupo dos livros favoritos da minha vida, daqueles que vou recomendar pra todo mundo. S2 S2 S2
Aline Maciel 29/05/2022minha estante
Estou curiosa para lê-lo. Em breve priorizarei a oportunidade

Cleuzita 31/05/2022minha estante
Meu exemplar está à sua disposição. ??

Aline 09/06/2019

Excepcional
Avassaladora. Quem lê a sinopse, entende tratar-se de uma história singela, contando as agruras de uma zeladora. Simples assim. Só que a vida não é simples. Personagens maravilhosos, histórias emocionantes. Terminei a última página do livro chorando copiosamente e enxergando a vida e principalmente as pessoas de uma forma totalmente diferente.

Ely Varella - terapias que iluminam 08/06/2019

Que grata surpresa. Esse livro te envolve com reflexões deliciosas. Vale a pena ler!

Jalu 12/05/2019

...um sempre no nunca.