A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Vivian 14/03/2021

Sensível
Linda história, muitos pontos legais que podem ser destacados, críticas sociais com sensibilidade, um final que toca.

Bella 08/03/2021

Chuva de verão
Acho que é a perfeita descrição desse livro: chuva de verão
Um livro que traz reflexões sobre a vida, o tempo, as razões e faz a gente rever tudo o que pensamos, queremos e somos. Lindo!

Sil 07/03/2021

Resenha de @kzmirobooks
A Elegância do Ouriço é um livro que estava em minha de leitura há alguns meses e pensa na minha tristeza após a finalização desse livro me dar conta que eu demorei demais para inicia-lo? Ficou estranha frase, né? Mas acho que deu para entender.

Esse livro é incrível. Posso ter falado isso de outros livros e juro que foi de coração, mas agora sei que poucos livros superam esse livro que eu vou categorizar como "dramédia". Pode parecer meio boba assim, mas vai por mim, A Elegância do Ouriço é tipo de livro que irá fazer o leitor rir e se sentir triste por saber o quanto a elite é ridícula, preconceituosa e presunçosa (não que não saibamos disso, mas parece que não nos importamos no dia a dia).

O livro é narrado por duas personagens: Reneé, a concierge de um condomínio de luxo em Paris e Paloma, uma jovem de 12 anos que mora nesse condomínio. Reneé é uma mulher extremamente simples, mas muito, muito inteligente. Ela ama ler romances, livros de história e filosofia. Uma mulher extremamente culta, mas que esconde isso de todas as pessoas que moram no condomínio. Ela quer que eles a vejam apenas como a porteira, a mulher de recados, e não se imagina nem perdendo tempo com essas pessoas que são tão mesquinhas que nunca nem imaginariam que ela é mil anos mais inteligente do que todos eles juntos; Assim como Paloma, que com apenas 12 anos se faz de débil para seus familiares e na escola pois sabe que a sua inteligencia ali naquele meio só irá chamar a atenção das pessoas de uma forma errada, além do mais pelas suas observações acredita que a vida adulta é extremamente chata e desprezível e por isso planeja se matar no dia de seu aniversário de 13 anos.

A Elegância do Ouriço vai falar sobre como a elite acredita estar no topo da cadeia alimentar e que claramente, principalmente por meio da narração de Reneé, estão longe de ser isso. Reneé vê aquelas pessoas diariamente a tratando como nada somente por ela ser uma funcionária do codomínio; pedem para ela fazer trabalhos que não lhe pertencem e até em horários que ela esta fora de trabalho, sem falar que vão toda hora no apartamento dela para tratar de assuntos irrelevantes. Honestamente, se eu fosse Reneé eu teria dado no pé ao invés de ficar aguentando aquelas pessoas, mas apesar dos pesares ela gosta da sua vida ali e tem por perto uma amiga muito querida, com quem compartilha seus pensamentos sem medo de ser feliz e apesar de Manuela não entender muito das coisas que ela fala as duas se dão super bem.

O ponto em que a história vai para um novo caminho é quando um novo morador se estabelece no condomínio e atiça a curiosidade de todos ali. Paloma ama cultura japonesa então vê essa oportunidade de conversar com alguém que pode compartilhar desse mesmo gosto (o novo morador é japonês) e Reneé, que inicialmente não demonstra interesse no homem acaba deslizando em seus disfarces e descobrindo ai uma nova amizade, que por sinal se torna uma amizade muito linda entre os três.

Uma obra que me emocionou e me alegrou, que me botou para refletir sobre o quanto a vida adulta é um pouco chata e principalmente em como gostamos de achar que sabemos mais do que realmente sabemos sobre as coisas. Além de ser muito rico em cultura e diálogos divertidos.

site: https://www.kzmirobooks.com/

Marcela.Lauar 07/03/2021

Incrível! Livro lindo! Faz reflexões da vida maravilhosas, destaca a importância do amor no sentido da vida de uma forma muito sensitiva. O começo foi um pouco arrastado e difícil pra mim, mas definitivamente valeu a pena. Não são todos os livros que tocam nosso coração. A autora está de parabéns ??

Lívia 06/03/2021

Renne ??
Eu tinha expectativas altas em relação ao livro, foram superadas.

Narrativa de delicadeza ímpar com pontuações cirúrgicas à estereótipos sociais.

Lucas.Romano 05/03/2021

Que livro delicioso! Confesso que demorei pra engrenar completamente na leitura, a autora traz vocabulários robustos e reflexões que empacam um pouco a leitura por motivos de... parar para pensar na vida rs A historia é muito simples com referências incríveis e detalhes surpreendentes. O livro é uma riqueza deslumbrante de minuciosidades e beleza! Vale a oena refletir sobre a luta de classes e como há um espaço do SEMPRE, no NUNCA! Adorei

Jessica 25/02/2021

"tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes".

Um ode à beleza da arte, da literatura, da filosofia e da amizade.

Um requiém.

Um final abrupto, de partir o coração.

Tali41 24/02/2021

"Ela tem a elegância do ouriço"
Adorei conhecer esses personagens, apesar de ter ficado um pouco confusa em algumas partes acho que vale sim a pena. Tem como tirar várias lições da história, se algum capitulo não te fez refletir pelo menos te fez rir. O livro me surpreendeu muito no final, me deixou indignada, depois muito triste e emocionada, além disso também fiquei um pouco brava com o rumo que a história tomou mas acho que o último capitulo narrado por paloma fez tudo fazer sentido e valer a pena

karinacardoso 21/02/2021

Envolvente e instigante
Impossível parar de ler, mesmo nos momentos em que parece estar maçante. Ótima narração e descrição dos fatos e ambientes. Personagens complexos e cativantes.

Gisele Gusmão 12/02/2021

A elegância do ouriço, Muriel Barbery
Duas histórias de duas mulheres que questionam a sociedade em que vivem e suas famílias. Renée é uma concierge de um prédio luxuoso em Paris que se comporta como uma pessoa ignorante como é padrão esperado pelos ricos moradores do prédio escondendo seu profundo conhecimento sobre artes e literatura. É uma leitora voraz e observa os moradores com um olhar crítico. A menina é muito inteligente e é filha de uma família rica que ela considera ser desajustada. Escreve diários com ?pensamentos profundos? em que procura um sentido para continuar vivendo. Surge na história um japonês que modifica a vida das duas.

Carine 08/02/2021

♥ "Mas, se tememos o amanhã, é porque não sabemos construir o presente e, quando não sabemos construir o presente, contamos que amanhã saberemos e nos ferramos, porque amanhã acaba sempre por se tornar hoje, não é mesmo?"

♥ "Quando me angustio, vou para o refúgio. Nenhuma necessidade de viajar; ir juntar-me às esferas de minha memória literária é suficiente. Pois existe distração mais nobre, existe mais distraída companhia, existe mais delicioso transe do que a literatura?"

Jessica Alves 03/02/2021

A elegância do Ouriço conta a história de Reneé (Concierge) e de Paloma (uma adolescente), que moram no número 7 da Rua Grenelle, um prédio em Paris, onde moram famílias de classe alta. Ao longo do livro os capítulos são escritos alternadamente entre as duas personagens, que nos contam sobre as suas vidas e reminiscências. A história vai realmente acontecer quando aparece um novo morador, o senhor Kakuo. Por ter muitas reflexões, o livro se torna diversas vezes maçante, mas o final vale a pena. Me peguei refletindo sobre diversas frases e apontamentos realizados pelos personagens e gosto de livros que me permitem essa experiência.

Amanda.Cavalcante 29/01/2021

Uma solidão que ocupa os espaços
No número 7 da Rue de Grenelle, em Paris, conhecemos a baixinha e ranzinza concierge (zeladora) Renné. Em um dos prédios riquíssimos conhecemos também Paloma, de 13 anos. Pouco em comum? Só nas aparências. As vozes das duas são paralelas durante o livro até se entrelaçarem por um ponto em comum. As duas filósofas são, cada qual a seu modo, invisíveis. Inclusive uma para a outra. Até não serem. Prefiro não detalhar muito e deixar que quem leia, se deixe levar pelo livro como eu me deixei.

Até escrever sobre esse livro me deixa emocionada. Demorei meses para escrever qualquer coisa, ou mesmo explicar algo além de "esse livro é incrível, nem sei o que dizer".

Nas palavras de Paloma, Reneé tem a elegância do ouriço: “por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza [...] dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes".

A elegância do ouriço traz melancolia, adolescência, questões de saúde mental e sobretudo uma solidão que ocupa os espaços com uma presença intensa. A injustiça e a eternidade conversam nessa história.

É um dos livros que nunca deixarão de morar em mim.

site: https://www.instagram.com/emcadapalavra/

Michel Pinto Costa 28/01/2021

Um Crescendo
O livro começa sem maiores promessas.
Mas, ele vai num crescendo no desenvolvimento dos personagens.
E o final é poderoso!

Jude 20/01/2021

chorei de lavar a alma.
no momento penso ser o livro mais lindo que li. o mais triste e feliz ao mesmo tempo. um livro de esperança, de afetos, de amizades, de amor, de eternidades. pra refletir a vida, os relacionamentos, nossa velocidade, onde colocamos energia... a maior lição que fica é a de capturar um sempre no nunca. "[...]pensei que, afinal, talvez seja isso a vida: muito desespero, mas também alguns momentos de beleza em que o tempo não é mais o mesmo. é como se as notas de música fizessem uma espécie de parênteses no tempo, de suspensão, um alhures aqui mesmo, um sempre no nunca. sim, é isso, um sempre no nunca. [...]de agora em diante perseguirei os sempre no nunca. a beleza neste mundo."