A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Kaike 10/05/2021

Meu primeiro contato com a literatura francesa.
É um livro muito bom, você consegue retirar muitas coisas boa dele que leva pra vida,
Uma história bem interessante das duas protagonistas do livro, que no começo não se conhecem e depois se tornam amigas graças ao novo vizinho do prédio.
Tem um desenrolar no meu ver um pouco lento demais que pra mim se tornou cansativo, até demorei mais do que gostaria para terminar a leitura, por mais que o livro é dividido em capítulos pequenos, vale de uma releitura, pois acho que também não estava muito na vibe de ler esse tema.
Em suma, recomendo é uma escrita muito bonita que a autora tem, bem poética eu diria. Vale dar uma chance a esta experiência.

Sayuri 23/04/2021

Do existencialismo pro choro
Ok, no início pensei que ia ser algo puramente filosófico, bem do estilo dos franceses (pela origem da autora). Mas caramba, que lindo o entrelaçamento da relação entre as duas protagonistas. Muito interessante o contraste entre a grande profundidade no caráter da síndica e da Paloma x uma superficialidade tamanha de uma burguesia que só olha pra si. E o final.......... É um livro para se refletir e se emocionar.
Alice Braga 14/05/2021minha estante
Morri de chorar também, não esperava mesmo esse final

Sayuri 15/05/2021minha estante
Né mana? E ela mesma narrando o fim dela

Emily Amaral @artesdeler 20/04/2021

A ELEGÂNCIA DO OURIÇO - MURIEL BARBERY
Iniciei esse livro com pensamentos grandiosos a respeito de sua história, baseados em resenhas incríveis que vi por aqui. No começo, foi difícil me conectar com o enredo, a linguagem, com o que a autora realmente queria passar? Achei, então, que minhas expectativas para esse livro seriam como uma nuvem carregada com uma chuva que nunca chega a precipitar.

?É então que, sem aviso prévio, a chuva começa a cair.?

A história de luta de Reneé, a tentativa de construir uma história de Paloma, o conhecimento e empatia do sr. Kakuro? todos contribuíram para que eu fosse me apaixonando aos poucos por esse livro. A incerteza e desconfiança de início se transformaram nas lágrimas ao final.

?Toda essa chuva??

A elegância do ouriço é um livro filosófico, satírico, e devastador. É um grande exemplo de como a amizade, o companheirismo, e a empatia podem mudar vidas. A partir dos pensamentos das duas protagonistas podemos extrair infinitas reflexões sobre a eternidade, a vida, o tempo, o amor, a beleza, e muitos outros conceitos.

?Quando me angustio, vou para o refúgio. Nenhuma necessidade de viajar; ir juntar-me às esferas de minha memória literária é suficiente. pois existe distração mais nobre, existe mais distraída companhia, existe mais delicioso transe do que a literatura??

Obrigada, Muriel Barbery, por fazer este lindo refúgio para o mundo.

Pablo Santos 12/04/2021

Catártico, instigante e sofisticado
Pode soar incongruente com os pensamentos de Paloma e Renée, mas esta obra é um culto à aristocracia; no interior dessas páginas, segue: antropologia, literatura, linguística, psicologia, filosofia, cultura asiática e outras áreas do conhecimento. Pensamentos profundos e, diários do movimento da terra, são algo que todos deveríamos ter.

Aninha 11/04/2021

?Pois, por você, de agora em diante perseguirei os sempre no nunca. A beleza neste mundo?
Que livro maravilhoso cara!

Kah 04/04/2021

Em absolutamente nenhum momento deste livro fui capaz de imaginar que teria que catar os caquinhos do coração ao fim.

fae.francine 02/04/2021

A Elegância do Ouriço
Que livro!

Demorei um pouco para entender a escrita, mas depois foi difícil largar.

Mergulhei no universo dos personagens e nos questionamentos que eles trazem. O livro é sarcástico, crítico e elegante... e tem muita lição boa para refletir e levar para a vida.

?A elegância do ouriço conduz seus personagens e seus leitores às questões que nenhuma vida vivida a fundo deveria evitar: o tempo, a eternidade, a justiça e a beleza, a arte e o amor.?

Nivia.Oliveira 02/04/2021

Há muito tempo não sentia uma ressaca literária como tive com esse livro! Terminar de ler e ficar se lembrando das cenas... ruminando a história por uma semana!
Quando comecei a conhecer Renée (a concierge de meia-idade, culta) e Paloma (a adolescente inteligente e introspectiva) pensei que seriam uma única pessoa. Até que no meio do livro o nome da menina fora revelado: ao conhecê-la parecia que ouvia a música Pais e Filhos de Renato Russo ou Como nossos pais de Elis Regina. Nos momentos de abandono em “pensamentos profundos”, não raras vezes me confundi se era uma senhora em crise de adolescente ou uma menina mergulhada numa melancolia madura. Com elegância, elas nos permite invadi-las “para ver o que acontece ali dentro”... sempre de posse de um livro!
O enredo segue em um prédio elegante de Paris (um aquário?) cheio de pessoas vazias, fechadas em seus mundinhos, doentes por ter tanta coisa, reticentes aos espinhos do ouriço mais próximo... Mas recheado de situações que nos fazem refletir sobre a vida, a morte, a família, o tempo, a justiça, a beleza, o amor e a arte...
Ah a arte... “uma das coisas capazes de alimentar a vida humana”. Não por acaso um japonês sensível e decorador (Kakuro Ozu) aparece abrindo os olhos de ambas as mulheres para a sensação... Ora, fora a gravura japonesa que influenciara os pintores modernistas... e Cézanne que mostrou que a essência do belo está na junção do que somos capazes de ver...
E num final brilhante, à mon à vis, as duas se tornam uma, de abelha à borboleta numa linda metamorfose “é preciso que alguma coisa acabe, é preciso que algum coisa comece.”.

Ana Paula 25/03/2021

Não gostei da(s) narradora(s), do enredo, das personagens. Só o que salva é o gatinho da protagonista. Mulher chata que se acha superior a todos, soberba e que vive amargurada criticando todo mundo (mtas vezes com razão). Minha nota foi quase 3/5 pq a escrita não é ruim, porém não consegui simpatizar com nada nem ninguém. É isso.

JuRenault 21/03/2021

Acompanhar a vida de uma concierge em um prédio de luxo parisiense. Só por essa breve frase já forma-se um quê de curiosidade e uma pontinha de vontade. Mais, ao se embrenhar nesse universo, tudo fica mais gostoso.
E que livro.
É até difícil expressar em palavras. Tocante, sensível, belo, espontâneo, natural, poderia ficar adjetivando, mas mesmo assim não encontraria todos os adjetivos para descrever essa primazia.
É uma delícia, não dá vontade de acabar, e ao acabar, a vontade e de recomeçar, e voltar no tempo.
Vontade de voar à Paris, e tomar um chá com Renée e Manuela, jantar com senhor Ozu, escutar música com Paloma.
É um livro sobre a vida em muitos de seus amplos sentidos e visões, e o resultado final disso tudo, é uma sinfonia belíssima, um deleite para a alma.
Indico muito a leitura.

JuRenault 21/03/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li, é fantástico!

Wanessa Braga 18/03/2021

Surpreendente e emocionante
Eu ameeeei a narrativa entrelaçada das duas personagens principais essencialmente diferentes mas com muitos pontos em comum e complementares.

Fiquei preocupada, apreensiva, emocionada e por fim feliz de ter me dado a oportunidade de ler esse romance. ??

Meury3 17/03/2021

[...] eu me maravilhava, com lágrimas nos olhos, diante dos milagres da arte.
Aquele livro que encanta a todos que amam literatura, musica clássica, filosofia e arte. Leitura prazerosíssima, aqueceu meu coração!!

- Quando me angustio, vou para o refúgio. Nenhuma necessidade de viajar; ir juntar-me às esferas de minha memória literária é suficiente. Pois existe distração mais nobre, existe mais distraída companhia, existe mais delicioso transe do que a literatura?

- A Sra. Michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes.

karol 15/03/2021

A arte é a vida, mas num outro ritmo
Uma leitura carregada de sentimentos, de amor, de beleza, de profundidade. Uma escrita refinada, personagens bem construídos.

Eu ri, chorei, me indaguei, refleti. Me despertou muitas reflexões sobre a vida, sobre a morte, sobre a beleza, sobre o simples, sobre a arte.

Que obra magnífica, que dupla incrível essa (uma concierge de 52 anos e uma menina de 12), o que as separam e o que tornam elas tão parecidas?!

O amor pela gramática, gatos, beleza das coisas, o movimento do mundo (pequenos movimentos), pensamentos profundos, camélias, amadurecimento...

Que livro!!
Indico essa leitura para todos.