A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Ingrid.Visentini 18/07/2021

A elegância do ouriço
O livro tem diversas referências da filosofia, o que torna a leitura mais densa. Outro fator é que, pela escritora ser francesa, a escrita é um pouco mais rebuscada.
A história é uma só, contada pelo ponto de vista de duas personagens ao mesmo tempo. Renée é a concierge de um prédio abastado em Paris. Paloma é uma pré-adolescente moradora desse mesmo prédio. Entre as duas personagens surge uma amizade. Cada uma delas narra seu cotidiano, com suas diferenças de classe. Os seus pensamentos e reflexões sobre a vida tem embasamento de assuntos ligados à filosofia, o que enriquece muito a leitura, pois constantemente algum autor é citado ou lembrado pelas personagens.

mimperatriz 04/07/2021

A elegância do ouriço
Um livro elegante de Muriel Barbery que contém ironia, crítica, humor, reflexões profundas e filosóficas, arte, amor e amizade.

Demorei um pouco para entender a escrita, mas me entreguei e me deliciei com a leitura. Fiquei instigada pela história, pela maneira dela ser contada e pelos personagens, mas não achei uma leitura leve, até mesmo pela forte parte filosófica.

Vale dizer que não ser um livro leve, na minha opinião, não tirou em nada o seu brilho. Pelo contrário, já que boa parte do seu brilhantismo vem exatamente da filosofia e da arte retratadas na vida das pessoas.

Duas histórias contadas ao mesmo tempo e que se fundem em diversos momentos dão o tom do livro.

Tais histórias são contadas por Renée e Paloma. A primeira é a concierge de um prédio abastado em Paris e a segunda é uma pré-adolescente moradora do prédio em questão.

Cada uma delas narra seu cotidiano (com as grandes diferenças de classe), seus pensamentos e suas perspectivas sobre a vida - perspectivas essas que mudam claramente com a chegada de um novo morador no prédio.

A narrativa de Renée é muito diferente da narrativa de Paloma, embora sigam para um mesmo ponto, o que deixa a leitura agradável e especial - até mesmo nos momentos mais filosóficos que exigem um pouco mais de concentração.

É um livro incrível e amei, amei ter lido!

A Rue du Bac nunca mais será a mesma! Haverá, com certeza, camélias sobre ela. ?

Meline 03/07/2021

Lindo
Um livro com lindas mensagens. Achei um pouco difícil no começo, e é todo filosófico em todo o enredo, às vezes, parei pra ficar pensando e até mesmo pra entender? Me apaixonei pelas sutilezas, pela delicadeza. Um dos preferidos da vida.

Pequena Cyn 19/06/2021

Um dos melhores livros que li no ano. Mistura uma trama incrível com reflexões profundas e maravilhosas. Deixou-me realmente envolvida com a história e com os personagens. Estou extasiada com a leitura e a experiência. Incrível! Nota mil!
Lara 20/07/2021minha estante
Que comentário elegante, amei!

Jamon 09/06/2021

Fazia tanto tempo que não lia um livro tão rápido quanto esse, me senti tão imerso na história, tão envolvido e nada me distraiu, um livro diferente do que leio, com muitas reflexões, realmente apaixonado com o que li

Larissa 06/06/2021

Livro surpreendente, não é para todos já vou avisando. Início lento e duvidoso, mas a medida que avança me surpreendeu. Aprendi muito além de vocabulário rico e vasto aprendi também a não julgar.

EduardoCDias 01/06/2021

Respire fundo?
Uma história, aparentemente comum, no universo de um prédio residencial de alto padrão, em Paris, contada por duas vozes: a zeladora do prédio e a filha, adolescente, de um dos casais moradores. Grandes amizades se desenvolvem, mesmo com a futilidade e distanciamento dos envolvidos e, essas duas personagens principais, de uma forte emocionante, descobrem o valor de uma verdadeira amizade, descobrindo novos sentidos para a vida.

Fer 29/05/2021

Prazeroso
Pena que acabou !!! E olha que é difícil eu não querer terminar um livro.

Livro para refletir, rir, cheio de referências

Muriel 28/05/2021

espere por algo cult
O livro é algo que eu não esperava. Talvez se tivesse lido uma resenha antes saberia que o que me aguardava é um mergulho profundo em um existencialismo filosófico redigido em belas - mas confusas - palavras.

A história em si é interessante. Conta como Renné, concierge de um residencial de luxo na capital francesa, e Paloma, pré-adolescente moradora do edifício, entrelaçam suas vidas.

Renné é um personagem que se propõe a ser o que ninguém espera dela e conta seu cotidiano através de relatos preenchidos por ácidos comentários sobre a burguesia que a cerca. A personagem Paloma, por sua vez, não colou. Simplesmente impossível imaginar uma pré-adolescente que pense, aja e fale como ela (mesmo justificando com as inteligência acima da média).

A história em si é criativa e diferente. O último terço dela é gostoso de ler e o final apresenta uma surpresa - mas triste e um pouco apressada. Em alguns momentos, os devaneios filosóficos são tocantes, belos. Porém, para mim, a dose de reflexões é em exagero - me sentia muitas vezes em uma roda de faculdade de filosofia onde pessoas falam de um jeito intangível sobre coisas triviais. Isso empacou minha leitura e fez com que eu pensasse em desistir da história.

Então, esteja preparado pra algo cult, filosófico, existencial. Um mergulho nas Artes, na literatura, no cinema. Mas também uma reflexão sobre a estrutura social, sobre a alta sociedade e sobre como significar e vida através dos pequenos acontecimentos.
Pedro Moreira 28/05/2021minha estante
Ótima resenha! ?

lordope 23/05/2021

Fiquei sabendo desse livro por indicações que tem em livro didático. Na época li só uma parte da sinopse que me chamou atenção e me deu uma imensa vontade de ler essa história. Queria muito saber como que uma menina de só 12 anos pretendia se suicidar caso não encontrasse um sentido para sua vida.
Mas o livro é muito mais que isso. Primeiro é que a menina não é protagonista, o livro é divido entre os devaneios dela e de outra personagem, de fato a protagonista. Em duas realidades diferentes vivendo no mesmo prédio(a filha de pais ricos e a zeladora desconhecida) elas compartilham seus pensamentos e reflexões sobre a vida, a Arte, os sentimentos, a morte, a sociedade entre outros numa espécies de diário.
O livro tem referências conhecidas como Blade Runner e outras que nunca tinha ouvido falar, como o romance russo Anna Karênina. Com palavras e expressões francesas, é ótimo para conhecer um pouco da língua e cultura da França.
As reflexões filosóficas são de fato um prato cheio aqui, com passagens tocantes sobre a vida. Mas devo dizer que algumas delas são um tanto complexas demais, tanto na escrita como na idéia o que deixou a leitura cansativa algumas vezes, pelo menos para mim.
Quanto ao final, ainda estou devastada. Pensando sobre achei que a autora não sabia como terminar o livro e tirou essa solução do nada, porque realmente não esperava por essa. Mas talvez seja essa a reflexão do livro, como a vida é um mistério afinal e nós, seres humanos que tendemos a achar que somos superiores a tudo, não compreendemos e não temos poder sobre ela, e é isso que a torna tão bela, preciosa e assustadora.

Nathi Gudolle 20/05/2021

Muito bom!
Pra mim a palavra que define esse livro é Sensibilidade. O que mais poderia unir uma concierge de um prédio de classe alta francês, uma menina de 13 anos com uma tendência suicida e um rico japonês?

Tem um pouco de filosofia nele, me perdi um pouco nisso, rsrs, mas é tão sútil que a leitura vai fácil.

O que se esconde e o que se mostra na vida de cada um, como as aparências e os papéis que são exercidos em um sociedade podem nos moldar são algumas questões que encontrei nele.

Julia Oneda 15/05/2021

Posso começar avisando que este é um romance COMPLETAMENTE filosófico. O livro é narrado por duas personagens que moram no mesmo condomínio, ambas possuindo a sensação de não pertencer a nenhum grupo de pessoas, porém com uma diferença significativa: não são da mesma classe social ? Uma é a cocierge do prédio, que camufla uma sua identidade como alguém com pouco intelecto e cultura, e outra é integrante de apenas 12 anos de uma família que reside no prédio de alta classe social, autodidata e que disfarça seu QI elevado para poder se relacionar com pessoas de sua idade. Ao longo da história, as duas narradoras irão cruzar seus caminhos, intermediado por um terceiro morador, que possui uma visão do mundo muito similar à visão delas. Muito além desse simples cenário, o livro traz diversas reflexões sobre o comportamento humano, sobre a tendência da sociedade em jogar todos para uma vida comum, sobre os poucos olhares sensíveis existentes no mundo para arte, literatura e até mesmo para o ser humano, sobre depressão e tudo isso com um olhar filosófico. Foi um livro que me identifiquei demais com as personagens, com o modo questionador de cada uma.Após um ano como 2020, se você quer um livro que te faça refletir ainda mais, se deseja ter um outro olhar para a vida e as coisas ao se redor, esse é o livro!
Além disso, uma das personagens principais é grande fã de Tolstói, e durante todo o livro é feito referência às obras dele, principalmente Anna Karenina.
A Elegância do Ouriço possui uma grandiosidade que não cabe em uma resenha. Favoritado e com certeza entrou para um dos melhores livros da vida.

Alice Braga 14/05/2021

Sem palavras para descrever, ainda de ressaca digerindo os acontecimentos do livro. Gostei bastante, tiramos muitas lições com a leitura que para mim foi leve e envolvente.