Carcereiros

Carcereiros Drauzio Varella

Resenhas - Carcereiros

@Vicahelena 11/01/2017

"O vírus da violência contamina o ambiente prisional."
Carcereiros é o segundo livro de três sobre os presídios brasileiros. O primeiro é o "Estação Carandiru" e o terceiro, ainda não lançado, é o "Prisioneiras".

Assim como o livro anterior, Carcereiros é igualmente envolvente. Te leva pra dentro do presídio e te faz viver as historias contadas por Drauzio Varella.
Esse livro, ao contrario do anterior, retrata a visão do presidio, dos presos e das rebeliões pelos olhos dos carcereiros. Mostra como que eles, apesar de seus deveres e sua realidade, levam a vida com bom humor e simpatia.
Conta os motivos pelos quais esses homens resolveram seguir essa carreira profissional. Uns tinham essa vontade latente desde infância, outros caíram nesse mundo sem ao menos imaginar. Mas todos aprenderam e cresceram nesse ambiente, viraram verdadeiros psicólogos, amigos, sábios, experientes no mundo da malandragem. "O homem é o conjunto de acontecimentos armazenados em sua memória e daqueles que relegou ao esquecimento".
Apresenta situações e suas resoluções. Negociações que os carcereiros tiverem que enfrentar, quase todas bem-sucedidas apenas pelo dom da conversa e do "entrar na mente". A atitude e a psicologia do carcereiro pode influenciar ou mudar a mente do preso.
Também expõe as manias e superstições que os funcionários acabam adquirindo com o passar do tempo, e que apenas a fé que os movem a passar todos os dias pro lado de dentro do portão dos presídios. "Cadeia é um lugar povoado de maldade."
Como disse um dos carcereiros: "Violência é doença contagiosa". Por mais que o homem seja de bom coração, boa índole, o ambiente prisional contagia o ser humano de uma forma imperceptível. A violência toma conta e a pessoa acaba sendo refém do ódio. A cadeia modifica até o mais nobre homem. "A perversidade no mundo do crime não conhece limites".
Carcereiros é excelente e transmite muita informação e reflexão. Análise sobre o sistema carcerário, analise sobre as atitudes dos presos e palpites sobre melhorias nessa área. Praticamente um livro de sociologia que traz muito aprendizado e conhecimento.
"Sabendo levar, a vida é uma festa maravilhosa."

@lidcomisso 14/09/2016

Impressões
Um livro que trata da realidade. E da realidade de pessoas que não costumam ser protagonistas nas histórias de ficção. Ainda não li "Carandiru", mas depois desta leitura, quero e muito!rs Destaque para os textos "Hulk" e "Fábrica de ladrões". "A convivência diária com a brutalidade da cadeia e com a falta de respeito à vida é que os contamina e transforma."

site: https://www.instagram.com/lidicirilo/

Carol.Amaral 12/09/2016

O que aprendi com Carcereiros
Há dois tipos de carcereiros: os que gostam de estar ali e os que não não veem outra opção.
O livro significou muito para mim, que embora não fosse carcereira, me mostrou que quando não gostamos de nossa profissão, estamos encarcerando a nós mesmos.

Livreira 27/05/2016

Carcereiros, Drauzio Varella
Carcereiros é daquelas obras para quem gosta de mergulhar em experiências e acontecimentos reais muitas vezes alheios a própria vida cotidiana. Há quem prefira não conhecê-los e certamente não estou entre tais pessoas. Um banhozinho de realidade me faz muito bem.
A obra é publicada 13 anos depois de Estação Carandiru. Este retratava a visão dos presos da antiga Casa de Detenção Carandiru acerca da chacina, tragédia, fatalidade ou seja lá como você leitor veja o acontecimento, ocorrida em 1992, com resultado nada mais nada menos que 111 mortos.
Carcereiros traz a visão dos agentes penitenciários em relação à vida nas cadeias. O autor há anos é médico voluntário no sistema prisional e através da obra revela a vida daqueles que se dedicaram a cuidar da ordem e vida nas prisões.
A narrativa é interessantíssima. O médico enquanto narrador organiza o texto relatando as experiências vividas por cada personagem, personagens estes reais mas retratados cautelosamente por Drauzio com outros nomes. Ao contrário do que se pensa os relatos não opõem-se aos expostos na obra Carandiru. Diria até que se complementam.
As histórias de vida dos carcereiros nos leva a crer que poucos de fato escolheram "por livre e espontânea vontade" exercer o oficio. É perceptível que os problemas socioeconômicos direcionaram essas vidas para ocuparem tais posições. Uma vez dentro do sistemas eles vão se apropriando das rotinas, práticas e hábitos dos quais talvez não se orgulhavam mas que eram necessários para a própria sobrevivência no meio em que trabalhavam.

"Já a origem social é semelhante: praticamente todos pertencem a familias em que os filhos começaram a trabalhar cedo. A motivação que os levou às cadeias foi muito mais a segurança do emprego público do que algum apelo vocacional. Até o primeiro dia de trabalho a maioria deles jamais havia imaginado pôr os pés numa prisão. "

Carcereiros é um livro despreendido de julgamentos. Não existe aquela preocupação em culpabilizar os personagens por suas ações ou escolhas. Há a pretensão de expô-las e muitas vezes de até justificá-las, o que não diminui o brilhantismo da escrita já que o precursor "Estação Carandiru" também se assemelhava nisso, só que com o olhar dos presos.
Drauzio inicia o livro apresentando seu interesse pela "bandidagem" desde a infãncia e fecha a obra expondo as contradições do universo das cadeias e as vidas que lá dinamizam certa realidade e a própria vida e suas rotinas familiares. Essa abordagem cativa de vez o leitor uma vez que consegue elucidar a conexão entre a leitura e a vida do médico.
A obra cumpre com deu papel de entreter, informar e transformar o olhar do leitor. Fui transformada e espero que mais pessoas leiam e se apropriem da leitura.

site: http://suhlivreira.blogspot.com.br/2016/05/carcereiros-de-drauzio-varella.html

Marcel 02/03/2016

Triste realidade
Dr. Drauzio, nos traz a triste realidade dos presídios, apesar de eu ler no ano de 2016 e o Carandiru (uma das maiores experiências do autor) ter sido implodido e ainda, por eu não trabalhar nesta área, não posso dizer os dias atuais para tenho a certeza que deve continuar nos mesmos moldes ou pior.

O autor conta a vida do presidio e do sistema carcerário como um todo no prisma do carcereiro, seu dia a dia, seu trato com o colega de trabalho e com os detentos.

Pra quem leu Carandiru (outro sucesso do Dr. Drauzio) tem que ler Carcereiros também!!

Nena 13/02/2016

Carcereiros é o segundo livro da trilogia sobre presídios, escrito pelo Dr. Dráuzio. Nesse o relato é sobre os profissionais q lidam diretamente com a população carcerária, antes e depois da implosão do Carandiru. Com relatos surpreendentes, comoventes e até engraçados. Gostei dos dois livros. Agora espero q saia logo o livro "“Prisioneiras"”, terceiro e último da trilogia da vida no cárcere.

Jully 15/11/2015

Desejo, promoção e prensente
Li Estação Carandiru e por isso comecei a me interessar muito mais pelo tema prisão além de acompanhar os passos do Drauzio Varella. Na faculdade tive um ótima optativa sobre sistema prisional, que abriu meus olhos para outro tipo de educação. Eu já estava desejando o livro a um bom tempo, mas a verba estava baixa e estudante vive de promoções. Num dia, passando por uma feira de livros e mexendo aqui e ali eu o achei e de quebra ainda o ganhei de presente da minha mãe e maior insentivadora.

Gustavo 05/04/2014

CONHECENDO O OUTRO LADO DA PORTA
Livro encorajador, mostra o outro lado da montanha, onde todos deveriam saber o que realmente acontece, de onde vem toda a violência que estamos vivendo hoje em dia nos presídios e na sociedade brasileira, um revelador livro que escancara a falha do nosso estado e ele ser o principal disseminador da violência.

Ju Furtado 30/03/2014

Para entender o que há de errado no Sistema prisional brasileiro
Pra começar, o livro é como uma grande conversa. Acostumada com as reportagens sobre medicina tão veiculadas, não foi nada difícil ler o livro "ao som" da voz do Dr. Dráuzio Varella.
Isso, por si só, já seria suficiente para despertar interesse em qualquer pessoa que tenha sede de conhecimento. Minha admiração pelo médico já era imensa.
Com este livro, Dráuzio complementou minha admiração pelo homem, que nasceu quando li "Estação Carandiru".
A sensibilidade, o despudor e a total ausência de julgamentos (pré ou pós) com que ele apresenta o ambiente prisional trouxe-me um ponto de interrogação gigante, que me acompanhou por toda a leitura, e que vai, certamente, permanecer por muito tempo: quando vamos assumir nossa parcela de responsabilidade pelo que acontece no submundo da criminalidade?
Ele desmonta com argumentos simples e diretos clichês há muito incutidos na mente de uma sociedade acostumada a criticar o que não conhece e a ter soluções prontas na ponta da língua e beeeeem longe de uma atuação efetiva.
Esse livro nos mostra a dimensão real da importância de qualquer profissão, do valor que se deve dar a qualquer pessoa. É um livro acima de tudo humanitário ao extremo.
Com sua visão ímpar, sua maneira igualmente especial de ver além do que todos querem ver, Dráuzio me fez pensar no quanto erramos todos os dias, e fez nascer em mim algo que eu julgava impossível: admiração pelos profissionais que realizam o trabalho na carceragem com uma coragem inimaginável.
Livro mais que recomendável, obrigatório para quem se sente cada vez mais inseguro com a violência que assola o país.

Janice 26/01/2014

"Uma cadeia obedece a leis e códigos de conduta próprios, e um tênue equilíbrio de forças mantém a ordem entre os dois lados das grades. De um lado, os presos, frequentemente apinhados em condições subumanas, esquecidos pelo poder público. De outro, os agentes responsáveis por vigiá-los.”
Como não se emocionar lendo Carcereiros? Ao mesmo tempo em que me deixava tensa ao acompanhar relatos de briga, impossível não dar gargalhadas (“Calma, meninos, calma, meninos.” – página 47).
O livro impressionou-me várias vezes através das demonstrações de solidariedade, companheirismo, crueldade, corrupção, ódio. Assim como me deu cutucadas ao tratar de assuntos como tortura (bandido bom é bandido morto) e trabalho prisional (que empresa tem interesse em empregar presos?).
Drauzio Varella nos leva novamente ao submundo do sistema prisional brasileiro e nos coloca no lugar daqueles que sem usar arma de fogo conseguiam manter a ordem e controlar mais de mil prisioneiros sob sua responsabilidade.
Cinco estrelas. :)
LUA 01/02/2014minha estante
Nossa, Janice deve ser muito interessante.
Gosto de relatos verdadeiros.
Ótima resenha,
bjs,

Jucimara 01/11/2013

Continuando a me aventurar em outras vertentes literárias, resolvi ler um livro do médico e escritor Dr. Drauzio Varella, do qual estava muito curiosa. Depois que eu assisti Carandiru, filme do qual foi baseado o livro Estação Carandiru, fiquei muito intrigada com as histórias mostradas. Quando me deparei com o segundo livro, Carcereiros, movida pelo mesmo sentimento, não pensei duas vezes e resolvi lê-lo.

Neste livro ele relata as histórias dos carcereiros com os quais ele trabalhou durante seus 23 anos de trabalho voluntário nas penitenciárias, como são suas rotinas, medos, anseios, seus atos heroicos e covardes, a dedicação ao próximo, a humanidade dentro de cada um deles e os seus momentos de deslizes com algumas atitudes desumanas. Enfim, toda a realidade por trás dos muros de uma penitenciária dos quais, muitos de nós ainda bem, não tem a menor noção do que acontece.

A história nos leva além da reflexão, mostrando a dura realidade dos presídios. Não estou dizendo que quem cometeu algum crime, mesmo ele sendo hediondo ou não, merece uma vida mais “fácil”. O que cada preso fez e se ele tem ou não passar por tudo isso, vai da interpretação de cada leitor. Porém, o que acontece depois dos muros, relatada pelos “olhos” dos próprios carcereiros, que estão lá desempenhando o seu ofício, não é de todo um “mar de rosas”.

Alguns relatos chegaram a me tocar profundamente, ora por raiva, ora por tristeza. Tristeza porque vemos pessoas chegarem ao fundo do poço e não se darem conta, por diversos motivos dos quais desconhecemos. E raiva de algumas que sabem e tem a consciência de que nada daquilo que estão fazendo é certo, porém, mesmo assim se arriscam. Não sei se conseguiria ser imparcial, como muitas vezes o Drauzio Varella demonstra ser. Mas, temos que partir da consciência que a vida é de cada um, e só eles podem decidir o que fazer com elas.

No enredo, diversas experiências são relatadas, mas em todas somos capazes de perceber o quão difícil e mal remunerado é o trabalho do carcereiro. Muitos são desvirtuados pelos presos devido aos salários aviltantes que lhes são pagos. Infelizmente essa é uma grande realidade do nosso país. Em outros momentos somos levados a histórias cheias de temores e perigosos. Com vidas sendo encurraladas por uma lâmina de uma faca ou o cano de um revólver em meio a uma rebelião. Correndo o risco de ter a vida ceifada definitivamente. Esse é o preço que alguns têm que pagar quando decidem querer a estabilidade instabilidade do serviço público.

site: http://corujinhaleitora.blogspot.com.br/2013/07/resenha-carcereiros-drauzio-varella.html

Ricardo 04/08/2013

Detenção
Esse é um livro curioso, menos pelo relato do dia a dia de um presídio, e mais pela percepção da admiração do autor por esse ambiente. O livro não traz maiores revelações do que as que já conhecemos pela mídia, mas impressiona a existência de pessoas dispostas a trabalhar em contato com o que a maioria das pessoas quer distancia.

Edu Ribeiro 29/07/2013

Um universo paralelo, mas muito real.
Assim como o primeiro livro do Drauzio Varella ("Carandiru"), este leva o leitor para um universo que não conhecemos e que parece parte de uma outra dimensão, mas que existe e é muito real. Me impressionou várias vezes e recomendo a leitura para que possamos deixar de ser tão superficiais em nossas opiniões.