Carcereiros

Carcereiros Drauzio Varella

Resenhas - Carcereiros

Luiza144 05/02/2024

Mais uma obra incrível do Dr Drauzio, mostrando o que a sociedade se nega a ver. O crime também está no cárcere de 20 homens em celas que cabem 5, na fome, na doença, na miséria. Todo ser humano merece dignidade.

Vanessa Aragao 24/01/2024

Trabalhando no porão
Carcereiros retrata a dura realidade dos trabalhadores que ficam nos bastidores dos presídios, recebendo salários pífios, ambiente insalubre e em condições péssimas. Virando plantões, visitando a família, se entregando a bebida e muitas vezes as drogas e em meio ao caos tentando manter a sanidade. Drauzio Varella deixa o lado médico e apresenta neste livro o lado homem, humano, relatando as mazelas vividas por estes que nem sempre são lembrados mas são odiados pela massa carcerária.

sirlani.lopes 30/12/2023

Top!
Terminei a trilogia e como sempre ótima leitura! E li muito rápido como sempre! Foi ótimo ver os relatos do sistema prisional.

Andreia515 28/12/2023

Trilogia Sistema Prisional
Drauzinho - fofo, humano, empático - narra um relato simples de homens comuns, seus problemas familiares, traumas e vivências, porém com um emprego desafiador e que ninguém sabe como é: ser carcereiro.

Samantha.Facincani 27/12/2023

Aqui, a prisão é simbólica!
Nesse segundo livro da ?trilogia do cárcere?, Dr Drauzio Varella conta como é o encarceramento penitenciário do ponto de vista dos funcionários que cuidam dos prisioneiros. Um ponto interessante é que aqui, a prisão tem todo um simbolismo, pois mostra como os funcionários são ?escravos? de seus próprios empregos e como eles precisam escolher e abdicar de muitas coisas em detrimentos de outras.
Aqui temos uma visão ainda mais humana, pois retrata as amizades e as cumplicidades criadas ao longo dos anos de convivência entre o Dr Drauzio e os funcionários da Casa de Detenção.
Nessa obra, temos contato com o cotidiano dos carcereiros e as situações perturbadoras impostas pelo ofício, que eles tentam resolver da melhor maneira possível, ou até mesmo com bom humor.

Vicky.Schneider 24/12/2023

Mais uma obra sensível e bem escrita, apresentando as diversas visões sobre um problema endêmico: a violência e a massa carcerária do Brasil.

Eledir Gonçalves 23/12/2023

O Dr. Drauzio Varella conheceu no seu trabalho, como volta em presídios brasileiros, os dois lados da história. Os detentos e suas histórias, as quais ele relata no livro Carandiru, e também centenas de agentes penitenciários, que trabalhando em condições rigorosas e muitas vezes colocando a vida em risco, administram a população carcerário.

Leitorconvicto 22/12/2023

Um depoimento
O cotidiano de quem vê bem de perto uma realidade que muitos preferem não ver. Humanização de rostos anônimos de uma tragédia nacional. Um sistema carcerário que prepara bandidos

ms_andressa 21/12/2023

Mais um livro excelente do Dr. Drauzio
Como sempre, a forma que o Dr. Drauzio narra as histórias é uma delícia. É como ouvir uma fofoca, um amigo te contando algo.
Assim como Estação Carandiru, o livro proporciona uma visão muito interessante não só daqueles que estão inseridos na vida carcerária, mas também da visão da sociedade. Humaniza aqueles que convivem naquele espaço e você passa a entender porque pessoas agem de determinada forma, mesmo que não concorde com as ações das mesmas.

Joao 11/12/2023

Carcereiros, de Drauzio Varella
A segunda obra da trilogia cárcere de Drauzio Varella, é uma imersão intensa no universo pouco explorado dos agentes penitenciários, aqueles que têm a difícil tarefa de vigiar e controlar os reclusos das prisões brasileiras. Diferente do foco em Estação Carandiru, este livro lança luz sobre os profissionais do sistema, homens que carregam consigo a forte missão de enfrentar diariamente a convivência com criminosos em troca de salários modestos e uma carga emocional profunda.

A narrativa de Drauzio foge do formato tradicional de relato, apresentando as histórias desses agentes de uma maneira que os humaniza. São indivíduos simples, imperfeitos e excessivamente humanos, cujas vidas se entrelaçam com o caos das prisões. Ao compartilhar essas experiências, destaca a coragem desses homens que, após enfrentarem o desafio diário das prisões, buscam retornar à rotina cotidiana de suas casas.

Os relatos revelam homens que, movidos pela necessidade, enfrentam o dilema ético de trabalhar em condições adversas, muitas vezes precisando de mais de um emprego para evitar a corrupção que permeia as instituições prisionais. A obra não nega os atos moralmente questionáveis que alguns cometeram, lembrando-nos de que nem sempre as escolhas são claras quando o contexto é marcado pela complexidade da violência e da sociedade.

E além de tudo, a narrativa é repleta por uma ironia fina, característica marcante da escrita precisa de Varella.

Ótima leitura! Recomendo.

Jé Andrade 30/11/2023

Livro muito bem escrito, você consegue imaginar as cenas descritas nele. Fico impressionada em como nós, sociedade, não fazemos a menor ideia do que acontece dentro de uma cadeia (pelo menos quem nunca teve contato como eu).
Já tinha lido Carandiru, e é muito bom a forma como o Dr. Dráuzio relata e escreve esses livros.

Milena 01/11/2023

Mais uma vez Dráusio trás a tona um mundo que é desconhecido pela maioria mas que é de fundamental importância, caso desejemos uma sociedade com menos violência.

Laurita Blasius 28/10/2023

O livro trás a tona um recorte da nossa sociedade que muitas vezes está distante de nós. É interessante poder ter uma noção de como é o dia a dia dentro dos presídios brasileiros do ponto de vista de quem trabalha lá. Ter esta visão, contribui muito para entender como as condições do encarceramento são tão desumanas e a forma como isto afeta a vida de uma série de tipos diferentes de personagens que permeiam este tipo de complexo.

Denis 17/10/2023

As profundezas dos presídios
A palavra que resume esse livro é: ESPETACULAR. Drauzio mostra em sua obra uma realidade pouco conhecida da população em geral: o sistema carcerário brasileiro. Através de relatos pessoais e de terceiros, ele descreve como funcionam os presídios a partir da perspectiva dos carcereiros. O livro é um tapa na cara da sociedade, confesso que a leitura foi pesada para mim, em vários momentos fui acometido por tristeza profunda. Drauzio transpira empatia e solidariedade. O livro escancara as injustiças sociais, as falhas do sistema carcerário, as dificuldades enfrentadas pelos funcionários dos presídios e conjectura que a tragédia do Massacre do Carandiru fez com que os presídios brasileiros fossem tomados pelas facções.

Marcianeysa 12/10/2023

Maravilhoso
Além de um ser humano incrível e médico respeitado, Dr. Drauzio escreve muito bem. Gostei bastante do livro, tem histórias maravilhosas e reflexões sobre a falência do sistema carcerário brasileiro.
Daniela 19/10/2023minha estante
Escreve mesmo. A leitura flui com facilidade!