Carcereiros

Carcereiros Drauzio Varella

Resenhas - Carcereiros

gabriela 24/01/2022

muito interessante
os livros do drauzio sobre os seus tempos de trabalho voluntário nas prisões são marcados pela narrativa quase impessoal dos casos que ouviu e dos acontecimentos que presenciou.

nessa obra, esperei que, de alguma forma, ele fosse me incomodar com a defesa dos carcereiros e da violência empregada contra os presos, mas não incomoda porque, desde o início, ele quebra com a dicotomia preso x carcereiro. é um livro riquissimo para começar a entender o que se passa dentro das prisões.

adeline. 16/01/2022

Há algum tempo estava com esse livro na estante e, ao ouvir a entrevista do doutor Drauzio ao podcast Modus Operandi, falando sobre o massacre do Carandiru, me senti com vontade de começar a leitura.

Ainda que as histórias sejam menos envolventes que em Estação Carandiru, a escrita imparcial de Drauzio Varella faz com que adentremos novamente nessa realidade das penitenciárias. Ao retratar os trabalhadores do sistema carcerário muitas vezes como anti-heróis, é possível perceber que todos fazem parte desse mesmo sistema que sempre foi e ainda é cheio de falhas.

Ansiosa para ler Prisioneiras, o terceiro livro da trilogia.

William.Camara 14/01/2022

Novamente Drauzio Varella consegue falar sobre assuntos tão polêmicos e que envolvem tantos setores da sociedade de uma maneira justa. O autor não faz julgamentos, se coloca imparcial, como um observador. Quando demonstra a sua opinião não é para culpar bandido, ou endeusar os carcereiros, algo muito comum no que diz respeito a cadeia, crimes e ao lema "bandido bom é bandido morto". Quando expõe o seu ponto de vista é mais uma visão holística do problema endêmico que enfrentamos no país, permeado por falta de políticas públicas e desinteresse dos políticos, falta de acesso à educação, problemas que causam consequências devastadoras na sociedade, sendo a superlotação de presídios uma delas.

Vale apontar o quanto a escrita de Drauzio Varella amadureceu desde Estação Carandiru. Já era muito bem articulado, sem dúvidas, mas agora ele se coloca como um autor e não apenas o médico que relata a sua experiência. A construção dos capítulos e da narrativa é mais complexa quanto comparado ao primeiro livro da "Trilogia do Cárcere".

cl4ndestina 13/01/2022

para além dos muros sociais?
a escrita do dr. Draúzio Varella é delicada, realçada com requintes de emoções vividas e introduz o leitor nesse ambiente tão marginalizado e esquecido socialmente.
não é uma leitura calma pois não se trata de um assunto que requer a perspectiva social comumente utilizada,
é crua, sucinta.

trata-se do cotidiano invisível, em diversas passagens, há menção do esquecimento, da marginalização e suas consequentes intempéries. Há uma visão do encarcerado em contraposição ao carcereiro que é indisposta pela literatura, pelo senso social, pela vida para além dos muros carcerários.

o Draúzio pontua de forma expressa todos os problemas e soluções mas tacitamente está todas as emoções vividas em quase 30 anos de atendimento voluntário no cárcere. Mediante sua escrita, é passível inferir um profissional recluso por sua profissão, refém de circunstâncias sociais e das péssimas condições trabalhistas que lhes é imposta.

parafraseando o [ilustre] autor: ?o homem é o conjunto dos acontecimentos armazenados em sua memória e
daqueles que relegou ao esquecimento.?
e é honrável conhecer pela sua ótica essa escória, expoente de descaso e consequente esquecimento, da sociedade.
Daniel.Miranda 13/01/2022minha estante
Vou por na lista.

Nelise 12/01/2022

A violência ignorada
O livro transborda a percepção de uma realidade composta por dois mundos completamente diferentes. Dráuzio Varella evidencia a banalização da violência cometida dentro dos presídios brasileiros, seja entre os detentos seja por parte do Estado que abandona o funcionário público a própria sorte e não promove ações efetivas para mudança da realidade dentro das cadeias. Gostei muito do livro por ter me mostrado uma outra dimensão e perspectiva a respeito da violência que acontece no Brasil.

vanessa 08/01/2022

Drauzio é realmente muito bom na escrita. Escrita muito fácil, da vontade de ler o livro todo de uma vez só. Indico muito! E pra variar, chorei kkkkkk

juju 03/01/2022

incrível!!
essa trilogia do drauzio, te tira da bolha de uma forma.. é muito doido pensar que isso realmente aconteceu, ler e pensar q isso é a realidade de muitos, amei o livro, releria outras 1000 vezes

Raphael.Costa 25/12/2021

Excelente livro
Drauzio escreve muito bem e relata de maneira simples diversas histórias do seu cotidiano enquanto trabalhou no Carandiru. Neste segundo livro da série, tão bom quanto o primeiro, pude perceber o outro lado da moeda já que no livro Carandiru ele conta sua versão de história sobre os detentos e nos carcereiros ele mostra a versão daqueles que eram responsáveis por fiscalizar e coordenar a rotina dos presos, entre outras funções.
Próximo livro do Drauzio será as prisioneiras, anseio que chegue logo esse momento.

João Paulo 19/12/2021

19/12/2021
Depois de ler Carandiru eu precisava ler Carcereiros e se aprofundar mais nas histórias dessas pessoas que fazem parte do sistema carcerário Brasileiro. E mais uma vez com uma escrita sensível, inteligente, simples e humana o Drauzio conseguiu me envolver do início ao fim e apresentar histórias e experiências necessárias para aflorar nossa empatia e humanidade. E sigo ansioso para ler Prisioneiras!

mariana.vargas.lima 17/12/2021

Livro necessário
O Drauzio Varella é humano, didático e profissional incrível. Carcereiros deveria ser livro obrigatório principalmente para estudantes do direito/criminalistas, para entenderem como lidar com tema tão complexo de maneira mais humana.
Mas não só para pessoas da área, a população precisa entender o que é o sistema carcerário.
Lendo carcereiros você não consegue normalizar o que é o sistema, a politicagem.

Mada 11/12/2021

Esse livro é muito bom! Escrito de maneira envolvente, relata histórias do cotidiano dos trabalhadores da Casa de Detenção.

nanarissa 06/12/2021

Em grande parte, segue a linha de Estação Carandiru, mas tem mais relatos e reflexões de ordem pessoal, além da defesa de alguns de seus pontos de vista. A leitura é fluida, os "contos" são também envolventes, mas gostei mais do Estação Carandiru.

isa 05/12/2021

Em comparação ao livro estação carandiru, esse é bem inferior. As histórias não te cativam e te causam tanta curiosidade, é muito interessante saber sobre a realidade daqueles que convivem diariamente com os detentos, mas os relatos ficam um pouco "sem graça" quando colocados ao lados das histórias contadas no primeiro livro.