Carcereiros

Carcereiros Drauzio Varella

Resenhas - Carcereiros

Laura 08/10/2023

Muito bom!
Um baita livro que mostra os vários lados da vida dos carcereiros e do sistema penitenciário brasileiro. O livro trás fatos bem pesados em vários momentos, mas também reflexões muito importantes. Recomendo muito a leitura, é um livro bem atual mesmo que tenha sido publicado há alguns anos.

Ana Luiza 21/09/2023

Carcereiros
Pergunte a um estudante de Direito o que ele pensa sobre o sistema penitenciário brasileiro e as mazelas sociais e você obterá diversas e polêmicas opiniões. Seja o viés “popular” e conhecido: “bandido bom, é bandido morto”, seja o argumento obtido através de um olhar crítico, aquele que preza por condições humanas, sem olhar a quem.

Pergunte a um médico renomado a quem a rotina e as escolhas e caminho trilhados levaram a 23 anos de vivência carcerária e ouça o que ele diz; pergunte a um carcereiro, e observe o que ele vê.

Ao longo de 23 anos de vivência diária dentro do sistema penitenciário, Drauzio Varella presenciou e conheceu diversas histórias, observou diversos seres humanos enquanto encaravam uma realidade muito distante daquela vivida pelo Dr. ou por qualquer um que estivesse do lado de fora dos muros. Isto, é um fato por si só, fascinante.

Contudo, o livro se dispõe a narrar as vivências daqueles que por muitas vezes se misturavam aos presos, que conviviam diariamente com as mazelas impostas a um ser humano que se dispunha a viver entre os muros de uma casa de detenção. Muitas dessas experiências, narradas em reuniões em bares da zona norte de São Paulo, parecem não carregar o fardo que carregam, em meio à nostalgia, o saudosismo e o pesar velado.

Uma das experiências narradas remete à implosão do que a muito conhecemos como Carandiru, um dos maiores presídios da cidade, e à tão conhecida história do massacre do 9º pavilhão, em 1992.

Um relato tão chocante quanto fascinante.

“Depois de 23 anos frequentando cadeias, não faz sentido especular como eu seria sem ter vivido essa experiência; o homem é o conjunto dos acontecimentos armazenados em sua memória e daqueles que regalou ao esquecimento.” - Drauzio Varella.

annacsfraccaro 15/09/2023

Violência é doença contagiosa
Drauzio Varella é um profissional e escritor incrível. Ele consegue abordar temas pesados e polêmicos com uma visão sensível e sem preconceitos.
No início pensei que a visão dos carcereiros seria bem diferente dos prisioneiros, mas no fim não o é, o que muda é o lado da grade.
Os carcereiros, muitas vezes, não trabalham na prisão porque querem, mas sim por necessidade. Trabalham em um ambiente totalmente hostil, convivem com violência, sofrem violência e ameaça e ganham super pouco.
Foi incrível mais essa experiência, abrir os olhos para uma realidade que quase não é conhecida. Ninguém se preocupa em olhar dentro da prisão, nem para os funcionários e nem para os prisioneiros. A prisão é um mundo esquecido e ignorado por todos.
Joao 16/09/2023minha estante
Terminei de ler 'Correr do Drauzio', e fiquei encantado com a maneira como ele conta as histórias. Com certeza, vou pegar os outros livros dele também. Parabéns pela resenha!

Fabio 18/09/2023minha estante
Adorei a resenha, Anna!!

Paloma 23/09/2023minha estante
Em breve lerei. Gostei da resenha.

annacsfraccaro 06/10/2023minha estante
Joao, já li dois livros dele e gostei bastante, o Drauzio escreve numa linguagem para todos, mesmo um tema específico

annacsfraccaro 06/10/2023minha estante
Fabio, que bom que gostou

annacsfraccaro 06/10/2023minha estante
Paloma, pode ler sem medo porque realmente é espetacular

Julianne.Santiago 31/08/2023

Drauzio Varella é simplesmente sensacional. Que escrita perfeita, quanta delicadeza e respeito no olhar para com aqueles indivíduos, e muita sensatez ao escrever sobre cada um.
Drauzio nos permite, nesse segundo livro da trilogia, mergulhar no mundo dos carcereiros.

Eu achei que seria uma visão muito diferente da dos prisioneiros, mas depois eu percebi que, pode até ser o outro lado da moeda, mas continua sendo a mesma moeda.

São trabalhadores que vivem traumas diários, e que precisam voltar para suas casas com a cabeça tranquila, como se nada tivesse acontecido, para jantar com suas famílias e fingir uma vida normal.

Wanessa Ribeiro 29/08/2023

Drauzio consegue ser impecável em todos os seus escritos. Carcereiros, assim como Estação Carandiru, é um retrato chocante de uma parte da vida nos presídios, dessa vez sob a ótica dos agentes penitenciários. Recomendo a leitura e pretendo ler Prisioneiras em breve.

Carla566 29/08/2023

Mais que necessário
Drauzio fala, de forma simples e certeira, sobre a realidade carcerária do Brasil nas décadas de 80 e 90, só que dessa vez, sobre os agentes carcerários, retratando o que de fato acontece. Através de diversas histórias reais, ele retrata esses funcionários que precisam de muita habilidade e jogo de cintura para lidar com um presídio superlotado e péssimas condições, habilidade não digna de qualquer um. Recomendo esse livro para qualquer pessoa, mais que necessário. Drauzio escreve muito bem e sabe conduzir as histórias muito bem.

Erika.Oliveira 16/08/2023

Ótimo
Eu amei a escrita do Drauzio e como ele conta toda a história que foi mt marcante na história do nosso país. Quantas vida foram perdidas e marcadas pela casa de detenção e pelas pessoas que trabalharam pra? Só leiamn

jeyreadss 03/08/2023

CARCEREIROS
Demorei mas terminei!! Embora eu tenha demorado um século pra terminar de ler, o livro é incrível, com histórias relatadas pelos próprios ex agentes penitenciários, com a narração de Drauzio Varela, onde ele conta como é a vida de quem está atrás das grades e quem os supervisiona do lado de fora.
Histórias emocionantes e algumas extremamente caóticas e repleta de pontos importantes que mostram como o Sistema carcerário pode ser falho e corrupto, e as situações desumanas em que os detentos são expostos.

francezju 31/07/2023

Nesse livro aqui o Drauzio conta sobre aqueles que também vivem o cotidiano da prisão, mas que a deixam no fim do expediente: os carcereiros (como já sugere o título).
Bem como os presidiários, os funcionários que trabalham por lá também vivem uma dura realidade que inevitavelmente traz um grande impacto pras suas vidas - como o alcoolismo, em diversos casos. Apesar de ser muito bom, os relatos desse livro não me prenderam tanto quanto os do estação Carandiru, só por
isso que não dei cinco estrelas.

Mari 20/07/2023

Vivemos uma vida tão privilegiada (alguns mais, outros menos) que muitas coisas óbvias que ocorrem na nossa sociedade passam despercebidas pelos nossos olhos.
Carcereiros escancara uma dessas realidades que é a vida daqueles que estão em contato direto com a violência, por isso esse livro não é nada fácil e nos deixa com sentimentos dúbios. Em alguns momentos senti piedade pelas histórias dos carcereiros, em outros, nem tanto e o mesmo vale para os momentos dos relatos das agruras sofridas pela massa encarcerada. Como sentir piedade de gente tão violenta e como não sentir dadas as condições que o próprio livro relata?
A evocação de sentimentos tão conflituosos, a narrativa com cenas tão pesadas, o enredo digressivo (que alterna entre relatos, opiniões pessoais e dados históricos) e a diversidade de personagens, tornam a leitura difícil. Entretanto, Dr. Drauzio escreve de maneira primorosa e, como escutei o audiobook narrado pelo mesmo enquanto lia o livro, minha experiência com essa leitura foi muito legal.

Gil 17/07/2023

CARCEREIROooo
Gosto demais da escrita do tio Drauzio, fluida e respeitosa. A forma como ele conta é incrível, parece que tá só contado umas histórias pra uns amigos.
É massa essa visão de mundo, de alguém que poderia trabalhar em alto de privilégios, mas que se dispõe a entender e vivenciar uma realidade tão dura.

Leandro 27/06/2023

Mais um excente livro escrito por drauzio varela. Aqui ele nos conta a história vivida de muitos carcereiros no sistema prisional paulista especialmente no carandiru, durante a época que trabalhou como médico voluntario.
Vale muito a pena a leitura.

Letícia 27/06/2023

É extremamente fascinante e curioso o olhar do Drauzio para os carcereiros e as reflexões feitas sobre uma parte da sociedade que nosso olhar foge - de propósito- e ver o cotidiano de homens comuns junto com criminosos e os acontecimentos que precederam o massacre do Carandiru e seus personagens participantes.

clarinha66 28/05/2023

Um relato incrível da massacre carandiru só que dessa vez, do outro lado da moeda. esse livro adicionou muita coisa que eu nao sabia sobre a tragédia.