Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

Isabella 30/06/2022

?And when I awoke, I was alone. The bird has flown.?
Uma história de amor diferente de qualquer outra que já li. Ao mesmo tempo que é uma leitura densa, é fluída. É até estranho dizer que me senti confortável e leve lendo um livro que fala sobre depressão, suicídio e saúde mental, mas foi como me senti. Murakami conseguiu me mostrar como a vida é para muitos e como vivem em uma luta diária para ?se dar a corda? e seguir em frente. A sensação depois desse livro é estranha e talvez a minha conclusão seja muito romântica, mas acredito em um final feliz para Toru. Com altos e baixos, mas é como a vida é.

?Se estamos no escuro, o jeito é passar algum tempo parados, até que nossos olhos se acostumarem à escuridão.?

Felipe 28/06/2022

Gostei muito da trama, apesar dos temas serem em grande parte, suicídio e relacionamentos fadados ao fracasso. Porém, tudo isso escrito de uma maneira leve e em muitos momentos, bem-humorada.
Tem muito da liberdade sexual da época, bem como vários estilos musicais que os japoneses costumavam ouvir, inclusive músicas brasileiras haha.
O livro só não foi perfeito, porque achei o final bem aleatório no que diz respeito a Reiko e ao Toru. Do nada aquilo aconteceu com eles, e eu fiquei meio sem entender, porque foi muito aleatório. Não estava esperando ?

Jéssica Fernandes 23/06/2022

Murakami é sempre muito sútil nas narrativas e com Norwegian Wood não foi diferente. É um livro sobre amor, morte e crescimento.

Como em vários outros livros do Murakami -talvez todos- a história não tem um final. Mas especialmente nesse livro não julguei necessário. A vida é isso, as vezes não tem um porquê, a vida apenas acontece.

?A morte não é o posto da vida, mas uma de suas partes constituintes.?

Lameq 23/06/2022

Essa foi a melhor leitura desse ano. Existe uma sutileza descompromissada que a narrativa parece seguir que soa palpável a ponto de soar visceral que dói. Apesar de ter um começo e fim, não parece haver tanta causa e consequência entre os acontecimentos e a vida é isso, não é um roteiro de filme onde tudo se liga com "e por causa disso", ela apenas acontece. Esse livro me marcou muito.

Renato 17/06/2022

Deixa o coração aquecido.
Já li alguns livros do Murakami, e esse se tornou meu preferido. Acompanhar a história do Toru e mergulhar nas suas memórias e sentimentos me fez refletir sobre muitos aspectos da vida comum, sobre as fases que todos enfrentam de uma forma ou de outra, e sobre luto. Livro muito lindo, leitura muito fluida, o que torna fácil e rápido de ler. Recomendo para quem quer começar a ler as obras do autor.
Tintin 17/06/2022minha estante
Tô ansiosa pra ler esse livro

Marco 13/06/2022

Já perdoa o textão kk
Cara, não sei se é pq eu consumo MT anime ou se é pq meu subconsciente me induziu a assimilar esse livro com animes pelo fato do autor ser japonês. Só sei que fiz essa associação.

Talvez por isso eu ja tenha começado a leitura de forma receptiva independente do q eu fosse encontrar no livro.

Nas primeiras páginas pode até ter sido assim, mas dps eu fui sugado pela história de um jeito que poucas vezes um livro conseguiu fazer antes.

A temática do suicídio do amigo e a depressão que ele causou pode não agradar a todos, é um assunto sensível e pode causar algum gatilho. Mas o livro não é só isso, e a forma que o autor abordou foi bem "real e tranquila" digamos assim, então talvez valha a pena dar uma chance. Eu, pelo menos, não me arrependo de ter lido.

Virei fanboy do Murakami? Com certeza. Não vou parar até q todo mundo que conheço leia esse livro.

Maju 12/06/2022

sobre morte, amor e crescimento.
meu primeiro murakami foi simplesmente encantador. um livro existencialista mas também cheio de esperança. eu fiquei encantada com essa escrita que é às vezes sutil e terna, às vezes um murro na cara.

com a cara enfiada naquelas palavras, quase consegui pisar em tóquio dos anos 60. e que plano de fundo perfeito para essa história! as mudanças culturais, sociais, o urbano, o sujo, os livros, a música, tudo isso adicionou demais à narrativa.

foi sensacional acompanhar as tristezas, amores, sensações, felicidades, irritações e a passagem para a vida adulta do toru, um personagem que é ao mesmo tempo comum e profundo, profundamente real. eu tenho exatamente a mesma idade que ele no final do livro e em muitos momentos senti uma conexão com ele e pelo que ele passava, pensava, sentia. uma estranheza em navegar esse mundo estranho, tentando entender os outros, o amor, a morte, o passado, o futuro. tudo.

chorei ouvindo fool on the hill no último capítulo enquanto reiko também tocava beatles para o toru, chorei não de tristeza, mas por que esse final foi dos mais lindos finais de livro que já li.
escolhi o momento perfeito da minha vida para ler norwegian wood.

jonesygirl 12/06/2022

esperava mais
muito triste por me decepcionar com um livro do murakami (e o mais famoso). eu acho que dá pra entender o porquê de ser tão aclamado, mas ainda assim só não gostei... por inúmeras razões. a história poderia ser maior e melhor, mas simplesmente ficou de uma forma bastante chata.
o que mais me incomodou durante o livro todo foi o sexo extremamente desnecessário e muitas vezes estragando cenas que poderiam ser muito boas por si só. ok que é um livro de adolescente pra vida adulta, mas o desenvolvimento disso no livro foi um horror.
dei uma estrela porque tiveram cenas boas e reflexões legais... mas mesmo assim foi uma decepção.
foi um livro bastante triste, bem doloroso tudo o que o toru passou e meu deus todo mundo que esse homem gosta morre! pelo menos o final foi legalzinho.

brubs 08/06/2022

aquele momento que vc tá lendo e de repente lembra que o livro foi escrito por um homem e aí tudo faz mais sentido
me identifiquei mais do que gostaria as vezes

bruno 01/06/2022

"a morte não é o oposto da vida, mas uma de suas partes constituintes"

terminei este livro a um tempo, mas não conseguia expressar o quanto gostei dele na época, não sei se agora consigo. gostei da forma que ele retratou certos assuntos e como conseguimos se relacionar aos problemas do Toru mesmo com a diferença de épocas.

um ponto que não gostei foi como são retratadas as personagens femininas do livro, e, pelo que eu pesquisei, é um problema que ocorre em outras obras do autor. outro foi o arco da Reiko, fiquei bem incomodado com a história contada por ela e achei desnecessária pro livro.
Sabrina758 02/06/2022minha estante
Ele realmente tem uma questão com personagens femininas!

Amanda 31/05/2022

Indico mt
Perfeito. Acho q é oficialmente meu primeiro romance do Murakami, já que antes só havia lido Do que eu falo quando falo de corrida, e são mais relatos. Um livro forte narrado de maneira leve.

tguedes2 30/05/2022

"People are strange when you're a stranger".
Meu primeiro livro do Murakami e eu simplesmente amei.

A escrita do autor é muito gostosa, ele consegue escrever de forma fluída, mas ao mesmo tempo profunda; o modo como ele descreve os lugares é sempre na medida certa, suficiente para não ser muito vago nem muito extenso. A descrição era tão precisa que eu amava a capacidade que o autor tinha de conseguir situar o leitor nos cenários que ele criara antes da narração das cenas começar, o que fez a leitura ser bem imersiva.

Esse é um livro cheio de sentimento e lirismo. É um livro triste, melancólico ao mesmo tempo que é muito real. O autor consegue, através do triângulo entre Toru, Midori e Naoko, mostrar os percalsos da vida jovem, a incerteza quanto a vida e a opressão da solidão. Eu amei cada linha, me fez refletir e consegui me enxérgar diversas vezes nessas páginas.

Só um ponto me incomodou, a personagem a Reiko. Acho que se ela não tivesse aparecido a experiência teria sido perfeita. A história se sustenta muito bem sem ela. Achei todo o drama da personagem muito estranho e desnecessário.

No mais, amei a experiência. Pretendo ler 1Q84 e Kafka à beira-mar em breve.

Laís 30/05/2022

Norwegian Wood uniu muitos dos meus elementos favoritos: é uma história sobre crescimento, repleta de musicalidade e referencias literárias e escrita por Murakami, um autor que marcou minha adolescência e que, agora, tenho certeza que vai voltar a ser ainda mais presente na minha vida literária.

Com personagens complexos, cheios de dilemas, foi impossível para mim não compreender ao menos a cada um deles ? e no caso de Toru, o protagonista da história, me identificar com alguns pontos. Muitos colocaram a história como melancólica, mas mesmo em meio a tantas perdas, algo que percebi é que todos aqui se esforçam para serem felizes.

Desde o começo da leitura, eu já sabia que Norwegian Wood, essa obra tão sensível e humana, me traria tantas emoções que só um livro sublime é capaz.

Natália 05/05/2023minha estante
FINALMENTE achei alguém comentando sobre a Reiko!!! Muito se fala do machismo (que também é imenso), mas eu sinceramente fiquei chocada com essa situação asquerosa. Minha nota do livro caiu muito por causa disso.