Sobre a escrita

Sobre a escrita Stephen King

Resenhas - On Writing

Pittspin 11/05/2023

Escrita..
Termino está leitura com uma sensação de um dia aventurar se a ser um escritor ..
A escrita é para enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, é também para enriquecer sua vida .
A escrita serve para despertar, melhor e superar. Para ficar feliz..( Stephen King)

Kizner 10/05/2023

King de pertinho!
Essencial pra quem curte King. Saber um pouco mais da vida do autor, assim como suas inspirações e métodos de escrita, só faz te apaixonar mais ainda por esse baita contador de histórias!

Super recomendo.

Piromal 10/05/2023

Eu tenho uma certa vontade de escrever, mas por não ser uma paixão muito latente eu sempre deixei de lado, mas quando soube desse livro e li ele, acho que essa vontade aumentou.

Na primeira parte Stephen King nos contará uma parte da vida dele e várias das coisas que ele passou, ele conta de forma tão sincera, divertida e não sei, arrebatadora? Que você realmente sente como se conhecesse ele, e talvez conheça, de uma forma ou de outra.

Na segunda parte ele nos conta sobre o processo de escrita dele, sobre coisas que ele faz quando vai escrever e dicas sobre coisas que funcionam com ele e que, talvez de certo com a gente também.

Eu gostei muito, espero ler mais obras dele!

JuuzouRed 09/05/2023

Uma arte
Não sou muito fã do Sthepen King pelo tema das histórias dele, porém é fato que sabe escrever muito bem, levanta pontos muito interessantes pra quem gostaria de começar a escrever, além de no final ainda fazer uma demonstração de como é a etapa crua da escrita pra 2ª versão de maneira muito interessante, nós faz exergar de maneira bem clara esse processo e como podemos réplica-lo enquanto não criamos uma estrutura própria

h4gatha 06/05/2023

Gosto muito de saber como os autores enxergam a própria escrita e o processo de escrever em geral

acho que qualquer aspirante a escritor devia ler esse do king, ele tem muita coisa a acrescentar sobre essa arte e o jeito dele de narrar as coisas é incrível

Bruno1204 03/05/2023

Nunca havia lido um livro de king, mas sempre soube que ele e muito bom. Comecei logo pelo livro sobre a escrita. E a forma que ele escreve e muito fluida. O que fez eu querer ler seu livro.
DHPCarn 03/05/2023minha estante
Tenho que ler esse ainda.

Emilly1397 26/04/2023

Amei!
Gostei muito da forma que o stephen aproximou o leitor da sua vida pessoal e passou seus ensinamentos de forma tão familiar quanto um pai ou um avô. senti-me em uma conversa direta.

Rayssa6 25/04/2023

Um dos melhores livros que já li
Meu primeiro livro do Stephen King começou como uma escolha tímida, dessas que a gente faz quando não quer ler nada e ler qualquer coisa ao mesmo tempo, e terminou sendo uma das experiências mais íntima e maravilhosa que já tive com um livro. Eu não esperava chorar (em minha defesa, tem coisa ali que juro que foi essa a intenção) rir, me apaixonar pelas descrições de Tabby ? sinceramente, acredito que todo escritor precisa de sua própria versão dessa mulher incrível ? ou ficar tão envolvida em cada parágrafo a ponto de esquecer de anotar, e olha que tinha muita, mas muita coisa para anotar.

Surpreendentemente, não foi uma leitura cansativa e, em contrapartida, pareceu enorme, mesmo com as poucas páginas e promessas do King de que o livro seria curto. A verdade é que, o livro tá abarrotado conteúdo, mas é tudo tão emaranhado com uma escrita maravilhosa, interativa e fluída que a leitura parece rápida e meio mágica. Inclusive, acho que nunca "escrita fluída" encaixou tão bem.

Fico querendo ler o livro de novo e de novo, ainda que não seja dada a releituras, porque, sério, é incrível.

iamgabsgomes 24/04/2023

Sobre a Escrita [Resenha]
24/04/23

Sobre a Escrita - Stephen King

???

Sinopse: Uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte de escrever. O livro não deixa de lado também as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever ajudou em sua recuperação.

????? + ??

???

"Escrever me faz feliz, porque nasci para isso."

???

Se fosse para resumir este livro em apenas uma palavra, eu diria: APRENDIZADO.
Porque as dicas, os ensinamentos e os conselhos que Stephen King nos deixa aqui são certeiros. Senti como se ele estivesse ao meu lado enquanto lia, e as lições como "Escreva com a porta fechada" ou "Fale somente a verdade" foram importantes para me ajudar a desenvolver a minha própria escrita. Além disso, ver que um escritor tão renomado como Stephen King também passou por muitas dificuldades desmistifica a ideia de que ser um escritor é fácil. Não tenho muito o que falar (fiquei totalmente sem palavras para elogiar essa obra de arte), além de que este é um ótimo livro para quem é ? ou quer ser ? escritor.

Nielle 21/04/2023

Sobre a Leitura
Nunca fui fã do Stephen King. Porém este livro mudou minha opinião, ele tem uma escrita incrível que te prende do início ao fim. Este livro vá me servir muito para praticar minha escrita, o li ro é rico em detalhes..
Sensacional ??

E já comprei um outro livro dele????

Raulatatab 16/04/2023

Não sou fã de livros de não-ficção, mas estou na de ler todos os livros do Stephen King e este livro eu confesso que gostei

É impossível você ler este livro sem sair com vontade de escrever, eu quero ser um escritor e o Stephen King é minha inspiração

O livro trás ótimas dicas sobre a escrita e erros que até escritores ?veteranos? cometem

Ele também mostra muito sobre a vida do escritor, tem partes muito interessantes, porém tem partes cansativas por isso 4 estrelas e não 5

loh.miquelanti 09/04/2023

? King é um dos meus autores favoritos, amo suas narrativas cheias de mistério, amo o quão metódico ele parece ser (particularidade de quem tem sol em virgem) e ?sobre a escrita? é um livro que é um deleite pra quem é fã de Stephen e necessário para os que amam escrita. O livro é completamente diferente das narrativas mais famosas do autor, é delicioso a forma como ela viaja em suas memórias apenas pra nos transmitir seu fascínio por escrever e pela arte em geral. Em dos capítulos ele compara a escrita com a telepatia, e quanto esta fornece uma viagem de mentes e é emocionante ler a forma como ele nos transmite essa concepção.

? O livro começa com um relato íntimo e honesto das memórias e experiências de Stephen King, desde a infância até a carreira literária, passando pelos vícios em drogas e por um acidente quase fatal. Essa narrativa autobiográfica introduz com perfeição os conselhos de King sobre a profissão de escritor, já que contempla os livros e filmes que o influenciaram na juventude, seu processo criativo de transformar uma ideia em um novo livro, os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso e muito mais. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, o autor ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, construindo uma obra essencial sobre a arte de contar uma história em palavras.

? King como um bom virginiano se mostra ser um cara com um olhar muito sensível às artes, porém é um ser extremamente crítico, o que me leva a pensar o quão crítico ele deve ser com suas obras.

Luana 07/04/2023

Autobiografia + dicas de como escrever
Primeiro livro do King que leio (sou muito medrosa pra ler os romances dele) e eu simplesmente amei. Eu não imaginava que ele seria tão sem filtro e engraçado. E que fofinho quando ele fala da Tabitha ?????? As dicas de escrita realmente são valiosas (quem escreve deve confirmar melhor do que eu). E que legal saber que ele era uma pessoa como a maioria de nós (cheio de problemas, dificuldades financeiras, pobre, vícios ...) Mas que conseguiu superar. E a lição mais importante é: escreva pra se sentir feliz!

Maria7598 02/04/2023

Um Genuíno Guia Sobre a Escrita
Stephen King não traça um caminho tão claro para conseguir escrever, ou talvez trace e nós apenas não queiramos escutar: é lendo muito, escrevendo muito, e dando tempo ao tempo para refinar a arte que se torna um melhor profissional (caso leve a escrita a sério). Nos livros de ficção, King usa da experiência para tornar a narrativa mais convincente, e faz o mesmo em um livro de não-ficção. É praticamente impossível não acreditar que, mesmo que não se soubesse do seu sucesso estrondoso, ele tem propriedade no que está falando.

Gosto da abordagem que o Stephen King adota pra quase tudo. Esse é um homem sem tempo pras bobagens pedânticas de outros manuais. Em vários momentos quis grifar ou escrever na testa alguns tapas na cara que ele dá e que quem escreve sabe mas ignora (kkk). Sei que voltarei a ler Sobre A Escrita—integralmente ou em consulta, entre outras coisas, à enorme lista de livros ao final, verdadeiro dever de casa que aos poucos farei.