Sobre a escrita

Stephen King

Resenhas - On Writing

Almofadinhas 15/07/2023

King é o rei
Muito bom! É o livro que chega mais perto de uma autobiografia do autor. Ele é um dos meus escritores favoritos e talvez o meu favorito. Por que se eu tivesse que ir pra uma ilha deserta e so pudesse levar um livro pra ler por toda eternidade, não duvidaria em ir até a estante e pegar algum dele - provavelmente seria o Iluminado- à questão é que esse livro aborda algumas facetas de como escrever melhor e as pedras no meio do caminho de qualquer escritor.

E o King é um cara incrível. Durante o livro, ele parece um professor que te ensina e fala da vida dele. Ele fala sobre como e porque ele começou a escrever e suas dificuldades e ensina também à persistência. Fala também do processo de criação das suas histórias, como determinada ideia surgiu para culminar naquele livro, tipo quando ele fala do seu livro Misery, ele fala como foi criar os personagens, e como esses personagens ganharam outros rumos ao longo da escrita.

Ele fala também da importância de sua esposa, Tabitha King, que foi crucial para a publicação de Carrie, seu primeiro livro. Todos nós devemos agradecer a ela, por que foi ela que retirou o manuscrito do lixo e motivou o King a continuar escrevendo a história.

É um livro que vira e mexe sempre estarei pegando ele da estante pra dar uma folheada, grifei quase o livro todo. Eu apoio a ideia do King escrever uma biografia de quase 2 mil páginas, leria facilmente as histórias da sua vida, mas em seus livros, como ele mesmo fala, são uma forma autobiográfica.

Então temos muito King pra ler daqui pra frente.
Bru 17/07/2023minha estante
eu leria até a lista de compras desse homem, ele o maior

Wander.Santos 12/07/2023

Achei que o tom didático ia ser chato, mas o King e legal demais pra deixar isso acontecer. Que cara legal pqp, um conversa com ele deve ser algo único! E o relato final é emocionante.

Josiani3 07/07/2023

Se você tiver muita sorte (a ideia é minha, não de John Gould, mas acredito que ele assinaria embaixo), mais gente vai querer ler a última versão do que a primeira.
Um livro interessante que proporciona um mergulho na biografia do autor e revela como os eventos de sua vida o conduziram ao mundo literário. Embora contenha alguns ensinamentos valiosos para aqueles que desejam seguir a escrita como profissão, essa parte não chega a ser a maioria do livro. As lições acabam se diluindo entre as muitas idas e vindas da vida do autor. Mesmo seus conselhos sobre como se tornar um autor conhecido não abrangem completamente a realidade atual.

No entanto, a escrita do autor é fluida e cativante. Ele utiliza exemplos de obras de outros autores renomados, incluindo o próprio Stephen King, para ilustrar as diferenças entre bons e maus diálogos, técnicas para tornar o texto mais conciso e direto, e como identificar um texto prolixo, entre outros aspectos.

Em suma, é um bom livro de não ficção para aspirantes a escritores. Ele reforça a máxima de que só é possível aprender a escrever bem por meio da leitura abundante.
Ivanildo16 07/07/2023minha estante
Muito bom. Um mergulho na vida do mestre do terror.

Josiani3 07/07/2023minha estante
Sim, não imaginava que ele tinha uma autobiografia tão interessante. Ele tem uma forma de escrever muito boa.

Ivanildo16 08/07/2023minha estante
Verdade. Um incentivo a mais para quem um dia quer ser um escritor.

BiaBozo 13/06/2023

Um bom livro para quem está buscando este assunto específico
Primeira resenha com o novo sistema de avaliação:

? Qualidade do Enredo: Como sempre, acredito que Stephen King conseguiu criar uma história envolvente, mesmo com um assunto tão fora do seu estilo. Fez uma boa mescla entre sua história pessoal e o ensinamento que tinha sobre a escrita. 1 estrela.

? Fluidez da Leitura: Um livro com uma leitura fácil e dinâmica. Nesse caso, como o autor conta sua própria história, existe uma conexão que torna a história mais simples e flúida de ser lida. 1 estrela.

? Originalidade: Uma história que fundiu com sucesso uma breve autobiografia e falar sobre a escrita. Meia estrela.

? Efeito chiclete: Até certo ponto do livro é muito interessante ler sobre as opiniões do autor e até detalhes sobre sua vida. A medida que o livro caminha para um olhar mais técnico, esse efeito de querer saber cada vez mais se quebra. Nenhuma estrela.

? Final satisfatório: O livro acompanha um ritmo organizado, te fazendo chegar ao final com excelência, mas a finalização da história acontece em duas partes e as duas são de forma abrupta. Apesar de ter respondido todas as perguntas deixadas e cumprido com o que prometeu, o final nos deixa com a sensação de que essa finalização foi feita impulsivamente. Meia estrela.

? Potencial Apelativo: O livro promete uma autobiografia de um autor muito famoso ao mesmo tempo em que trata de forma breve e completa o seu processo de escrita. Acredito que a proposta chama atenção do seu público alvo com sucesso. Uma estrela.

Nota final: ????

Pedro Aires 03/06/2023

Uma aula!
Maravilhoso! Além de conhecermos mais sobre a vida do King, desde sua infância pobre até o início como escritor, também conseguimos entender como é o processo de trabalho dele. Suas dicas são ótimas. Ele também explica como surgiram várias ideias que deram origem a livros famosos de sua obra como: Carrie, Salem, Dança da Morte, A Zona Morta e outros. No final, ele ainda recomenda vários livros que leu.

Brielo 03/06/2023

Sobre a escrita
Stephen é o melhor autor disparado para mim, mesmo não sendo um livro de ficção é descrito de uma maneira formidável. Inicialmente, tive minhas dúvidas sobre a qualidade do livro, pois a primeira parte, intitulada "Currículo", traz um resumo da vida de King, abordando eventos que levaram ao seu sucesso como escritor. No entanto, ao mergulhar mais fundo na obra, fui agradavelmente surpreendido.

"O Currículo" é um capítulo essencial para entender a jornada de Stephen King até se tornar um autor renomado. Ele compartilha detalhes pessoais que moldaram sua carreira e influenciaram seu estilo de escrita distintivo. O leitor é levado em uma viagem pela infância de King, explorando suas experiências e desafios, que se revelam fontes de inspiração para suas histórias envolventes.

Além disso, o autor não se limita a simplesmente descrever sua vida passada. Ele fornece insights profundos sobre os momentos cruciais que o impulsionaram para o caminho da escrita. King discute suas primeiras incursões no mundo da literatura, desde suas primeiras histórias escritas na infância até suas experiências como estudante universitário, revelando os desafios que enfrentou e as lições valiosas que aprendeu ao longo do caminho.

A abordagem sincera e autêntica de King cativa o leitor, pois ele revela tanto suas vitórias quanto suas lutas ao longo dos anos. Ele compartilha momentos de rejeição e frustração, mas também mostra como sua paixão pela escrita o ajudou a superar obstáculos e perseverar. Essa honestidade confere uma camada adicional de profundidade e empatia à narrativa, aproximando o leitor do autor.

Além do aspecto autobiográfico, "O Currículo" também oferece valiosas reflexões sobre a arte da escrita. King compartilha suas opiniões sobre técnicas literárias, a importância da leitura voraz e a necessidade de perseverança e disciplina para alcançar o sucesso na escrita. Essas observações são enriquecedoras para aspirantes a escritores, mas também são fascinantes para qualquer pessoa interessada (como eu) no processo criativo e na mente de um autor prolífico como Stephen King.

bia jordem 01/06/2023

Rs
Amei,mas só farei resenha quando o skoob deixar de ser vacilão e passar a dar os créditos pelas resenhas que eles roubam e vendem pra outros sites.

migueuangelu 31/05/2023

Sobre a Escrita (Stephen King)
"Escrevo porque é algo que me completa. (...) A escrita não é a vida, mas acho que, algumas vezes, pode ser um caminho de volta para ela."

Sobre a Escrita é um prato cheio pra quem é fã do King! O livro é, basicamente, dividido em duas partes: Na primeira ele faz uma espécie de mini-biografia, narrando sua história como escritor, desde suas primeiras histórias para revistas até se tornar um escritor best-seller. Já na segunda parte ele dá alguns conselhos para escritores iniciantes, com base em suas próprias experiências e rituais. Tudo isso carregado de uma escrita super fluída e engraçada. Literalmente, dei risadas em vários momentos, como se o próprio Stephen estivesse sentado comigo, batendo um papo, e contando algumas histórias da sua carreira e algumas piadas sobre o processo de escrita dele mesmo.
Comecei a ler Stephen King quando ainda estava no Ensino Médio e, de lá pra cá, já li e reli vários livros dele (muitos desses são favoritados até hoje). Sobre a Escrita serviu para que eu pudesse: 1) conhecer melhor um dos meus autores favoritos e, consequentemente, me apaixonar ainda mais por sua escrita; e 2) entender melhor alguns aspectos na escrita de outros autores/as que me fazem gostar ou não de seus livros. Por isso, mesmo sem pretensão de me tornar um escritor, a segunda parte do livro foi válida pois mudou a forma como eu leio ficção (advérbios não são amigos!! não vou esquecer!).
Uma leitura extremamente prazerosa, divertida e super enriquecedora. Definitivamente entrou para minha lista de favoritos de 2023.

Karina Paidosz 28/05/2023

Após ler it, ao qual dei ????? pois é uma obra incrível, os demais de King comecei a dar notas menores não por o livro não merecer, mas pq achei que se o que mais gostei dei 5, os demais não deveriam levar, porém, retomei minha estratégia:
Cada livro é único e merece ser avaliado por si só.

Sobre a escrita é um livro totalmente diferente do que já vinha acostumada a ler de King, dei boas gargalhadas com a sua história e trajetória como escritor.

Não saí daqui querendo virar escritora, apenas mais encantada com o dom que os escritores têm de nos fazer felizes e nos trazem como facinio e prazer de nos deleitar em momentos só nossos com nossos livros.

Vida longa ao mestre.

Bia 24/05/2023

Favoritei
Eu AMO ler/escutar escritores falando sobre seu processo de escrita. Gosto ainda mais quando eles explicam seu contexto e como chegaram onde estão porque nada é por acaso. Se a vida de Stephan King tivesse sido simples, normal, tranquila e bonita, talvez ele não teria tanto a dizer nem tanta criatividade.
O livro não tem firulas, como ele se comprometeu desde a página um. Não tem segredos na hora de escrever e ele não poupou dicas.
Cada página que eu lia tinha vontade de começar a escrever meu livros. Quem sabe esse ano sai.

Kleber 23/05/2023

Manual de um autor experiente
Sobre a Escrita é ao mesmo tempo um manual sobre escrita para escritores iniciantes, escrito por um experiente autor de sucesso; e um pedaço de autobiografia que nos permite conhecer um pouco mais da vida e da mente de Stephen King. Mesmo tendo demorado tanto para ler este livro, devido a uma fase longa de ressaca literária, foi uma leitura excelente, que super recomendo.

May 21/05/2023

Bem legal
O livro é muito bom, é uma auto biografia mas do tipo que te prende e é engraçada (que pra falar a verdad, eu achei que nem existia) recomendo!

Robremir 17/05/2023

Como se faz um escritor
Como surgem os escritores?
O que eles têm de diferente?
Que combustíveis eles usam?
Que motivação os guia?
Como se tornar um?
Será que todos têm chance?
Algumas respostas sinceras.
Algumas metáforas bem construídas.
E a certeza de que é um dos egos mais maravilhosos da indústria literária ( e que tem motivos para ser assim) repassando/ respondendo estas perguntas.
Maravilhoso.
E ainda vem com extras
Dicas de próximas leituras.
Os detalhes sobre aquela história que menciona muitas vezes.
Os cortes iniciais de 1408. ( Que virou o belo filme com o John Cusack)

Não tem como não amar.

Natália | @tracandolivros 14/05/2023

Mais um livro favorito do King • Sobre a Escrita
Um livro que fala sobre a arte de escrever misturado com biografia, esse é um bom resumo do que se trata o título "Sobre a Escrita".

King inicia contanto sobre sua vida, o que me deixou completamente grudada no livro, pois todos os fatos foram importantes e mostraram, primeiramente, que ele usa momentos da vida em sua parte criativa.

O amor e apoio de sua esposa Tabitha é um dos pontos fortes para mim, eu amei todas as partes que ele narrou sobre ela e como ela sempre serviu como incentivo para ele, e como ele comemorava todas as conquistas com ela.

King também mostra ser gente como a gente, filho de mãe solteira, que passou por vários perrengues na vida como marido e pai, tentando sustentar a família com mais de um emprego enquanto tentava a carreira que tanto almejava.

Em sequência ele dá diversas dicas de escrita, que ele as vezes segue, as vezes não; mas que são úteis e até mesmo eu que não pretendo ser escritora consegui absorver e usar várias delas no dia a dia e aqui no instagram mesmo.

"Sobre a Escrita" se tornou um dos meus favoritos do autor e que com certeza irei indicar para potenciais escritores e também para quem precisa de um empurrãozinho para focar na carreira dos sonhos.

site: https://www.instagram.com/p/Cr_72R1rIit/

Monique | @moniqueeoslivros 12/05/2023

On Writing
{Leitura 06/2023 - ?? Estados Unidos}
Sobre a Escrita - Stephen King
"Quando escreve, você quer se afastar do mundo, não é? Claro que quer. Quando você escreve, está criando seus próprios mundos". Esse é o tom do livro de Stephen King, Sobre a escrita, uma espécie de aula acerca da arte de escrever, com um dos mestres da literatura contemporânea.
King começa contando sobre sua vida, sua infância, seus primeiros trabalhos como escritor e a paixão pela literatura desde criança. Você dá boas risadas com o jovem Stephen e seus percalços. Depois, numa segunda parte, ele aborda os vários elementos de uma narrativa - enredo, personagens, tempo/espaço - de forma simples e cheia de exemplos (inclusive exemplos do que não fazer). O livro também dá conta do atropelamento que o autor sofreu, quando quase morreu, e, por último, traz uma lista de leituras indicadas pelo próprio Stephen King.
Uma das partes mais interessantes, na minha opinião, é quando ele conta que sua escrita é feita em dois momentos: com a porta fechada, e com a porta aberta. Com a porta fechada é a primeira versão da história, aquela em que até o celular fica do lado de fora; ninguém participa do processo, além de você. Depois o texto descansa e aí sim é a hora da porta aberta, pra você mostrar às pessoas que confia, e que vão poder lhe dar uma opinião sincera. E então o texto ganha, enfim, o mundo.
Essa é uma leitura valiosa para quem tem curiosidade com o processo de escrita e quer escrever (ou seguir escrevendo) mais e melhor. Eu só aconselharia você a ler com lápis e marca-texto do lado, ocupando as bordas, porque esse é um daqueles livros de, vejam só, ler escrevendo.