Sobre a escrita

Stephen King

Resenhas - On Writing

Bruno1107 05/10/2023

A mente de um rei
?Sobre a Escrita? é um livro de não-ficção do mestre Stephen King. Na obra, é abordado muitos assuntos importantíssimos para quem quer embarcar no mundo da escrita.

O livro também nos traz um pouco sobre a história do autor, que é bastante interessante. King aborda sua intensa história de vida e como foi escrever seu primeiro livro.

Acredito que se você quer embarcar no mundo da escrita, esse livro é perfeito para você. Entretanto, acho também um livro bom em caso de que você queira conhecer um pouco mais o autor, se sentir um pouco mais próximo dele.

Taylor 01/10/2023

Mais uma conversa do que um livro
Esse é o primeiro livro de Stephen King que leio (e tá bem longe de ser o tipo de livro pelo qual ele é reverenciado, veja só). Lembro de ter visto, não sei se na sinopse ou em outro lugar, que esse livro era obrigatório para qualquer fã de Stephen King (ainda não era o meu caso) e para qualquer um que quisesse ser um escritor (agora sim).

Isso me deixou um tanto desconfiado; normalmente quando algo promete demais, às vezes a gente se decepciona. Pois bem, não foi o caso. Sobre a Escrita é um excelente livro que, longe de ser um manual de escrita (nem se propõe a isso), é mais uma conversa divertida e agregadora entre um dos escritores contemporâneos mais renomados e o leitor.

No começo, algumas reflexões interessantes são despertadas em meio a memórias do próprio autor ? uma espécie de autobiografia reflexiva, talvez? Da metade do livro em diante, dicas valiosas e alguns puxões de orelha (tão importantes quanto) vão surgindo aos montes.

Posso dizer, sem dúvidas, que esse livro mudou bastante o jeito com que eu via a escrita.

Icaro.Morbeck 28/09/2023

Um mestre pavimentando o caminho para as futuras gerações
Similar à experiência que tive com ?Arte importa? de Neil Gaiman, sinto que este livro me livrou me muitas frustrações que viria a encontrar em minha jornada artística. A verdade é que Stephen King dá um tapa na cara de muitas coisas que achávamos saber sobre o ofício de escritor (Ou o fazer artístico geral, por assim dizer), com direito a dissertações sobre processo criativo, ferramentas de escrita, conceitos narrativos e estilísticos, e até mesmo sobre o funcionamento do mercado literário.

Impossível não se empenhar ao trabalho chegando ao fim desta obra. A escrita íntima de Stephen King convida o leitor à uma experiência que, mais parece uma conversa direta com o autor do que uma ?aula?, por assim dizer. Entender como um dos escritores mais prestigiados da história enxerga o ofício é, pra dizer o mínimo, extremamente libertador. Como se, até este ponto, houvesse uma nuvem cinzenta em sua mente, que agora foi dissipada pra que vejamos as coisas com clareza.

Agradeço à King por ter me livrado de todas as eventuais dores de cabeça, e noites em que perderia o sono tentando encontrar as respostas que me foram entregues nesta obra. Certamente fará total diferença em minha vida de hoje em diante.

Leticia 27/09/2023

Pesquisa para o TCC
Um dos melhores livros de não ficção que já li.
Busquei dicas para vencer o medo de escrever meu tcc e achei dicas, puxões de orelha, dicas de gramatica, dicas de leitura e uma historia de vida contada de forma tão direta e bem humorada que li sem sentir que estava lendo. Foi como ouvir alguém falar direto comigo.
O livro é muito motivador, para quem quer escrever literatura ficcional então, ouso dizer que é importante ler.
Ótima leitura.
Na página 147 ele propõe algo muito legal de se tentar... Não tentei, mas vc deveria.

James R. Ford 25/09/2023

Obrigatório para qualquer Storyteller
Sem dúvidas, esse livro é uma ferramenta fundamental para qualquer autor/escritor iniciante. Te diz muito do que fazer e do que não fazer, embora você perceba que muitos autores renomados praticam o contrário (Algo que mostra que sua identidade textual é importante).
Recomendo e com toda certeza vou reler.

Janice 10/09/2023

Um livro...
Ótimo pra quem pretende escrever, mas não sabe como começar. Até mesmo para aqueles que já escrevem e queiram aprimorar seu estilo. Altas dicas e um pouco da história do autor.

Andre.Lessa 09/09/2023

Leitura obrigatória para todo escritor
King ensina escrita até mesmo narrando suas próprias experiências. A leitura mostra que a escrita é para todos que a buscam, que ainda que seja dificil, não é impossivel chegar ao objetivo. Mesmo que o fim não leve a fama e ao sucesso, terá valido a pena quando se há paixão e diversão na escrita. Os ensinos passados através de uma escrita leve e fluída batem forte!
Sem falar nas recomendações de leitura...
Todo escritor deveria ler esta obra!

Léo 28/08/2023

Sincero e extremamente pessoal
King, nessa curta, mas admirável obra, não se propõe a revelar a fórmula para ser um bom escritor. Ao contrário, ele fala daquilo que funciona para ele, sem meias palavras ou frases motivacionais. Como em sua ficção, King escreve de forma direta, quase crua, o que não significa que não dê boas dicas para aqueles que querem se aventurar nesse mundo. Um livro excelente.

Dominoni 13/08/2023

Livro para escritores
Comprei ele na curiosidade, pois admiro muito o King, saber sobre sua vida e seus métodos de escrita e como ele consegue escrever tanto me inspira ??

Vitor 09/08/2023

O King de 2023!
Todo ano eu planejo ler um livro do Stephen King. Depois de algumas investidas na ficção e no terror, chegou a vez de entender a mente do Rei por suas próprias palavras e estratégias de escrita.

Como alguém que escreve, mesmo que não Literatura, foi muito legal enxergar como o autor cria e destrói, suas técnicas e artimanhas.

No fim, dá vontade de encontrar uma revisão atual do material, com o King contando mais detalhes das outras obras e a relação que ele tem com a escrita nessa etapa tão gigantesca da carreira.

apaolacunha 08/08/2023

Para quem gosta de escrever
Ótimo livro! King traz muitos ensinamentos e o principal deles: a caixa de ferramentas que todo escritor(a) deve ter. Super indico para quem deseja se aventurar na escrita criativa ou ainda trabalha com jornalismo.

Freires 04/08/2023

Obrigatório pra quem escreve, ou quer se aventurar! Vale mais que muito cursinho chocho de escrita criativa que tem pela internet; incomparavelmente mais enriquecedor.

Taty Novaes 26/07/2023

King, verdadeiro e engraçado
Que livro rápido, fluido, empolgante. Poderia ser um ?auto ajuda? não só para escritores, mas para qualquer um que tenha alguma meta estabelecida que precise de disciplina. King fala dos fracassos antes do sucesso, contanto sua história, vemos um pouco dele em toda a sua longa biografia de livros escritos. Um livro que todos deveriam ler!

Milene Wi 18/07/2023

Sobre a Escrita
O livro é excelente, bem interessante para jovens escritores e fãs, recheado de lembranças que o escritor conta sobre sua infância, juventude, casamento, para que o leitor possa entender como foi a formação de sua escrita e, também, a contrução de alguns personagens. Stephen King também comenta sobre sua rotina de escrita e sobre muitas de suas obras (há spoiler sobre Angústia, Zona Morta e Carrie) e traz detalhes de seu acidente (li com atenção esse trecho do livro, lembrando muito de A Torre Negra). Adorei a leitura. Stephen King é um grande contador de histórias.

Lucas.Rocha 17/07/2023

Portas Abertas
Se você assim como eu, ainda não leu '' A zona Morta '', '' Misery '', '' 1408 '', '' O Iluminado '' e '' Carrie '' aviso que em determinadas partes desse livro, Stephen King entrega vários spoilers, principalmente de Misery e de A zona Morta. Baita spoilers, na verdade.

King conta praticamente o final dos livros. Mas fazer o quê? A culpa é minha que não li as obras do mestre antes.

Por meados da década de 1990, lembro-me de ter visto vários filmes, adaptações de King, na velha TV, na casa de minha tia, em um dia de chuva. Bem, não é segredo para ninguém que Stephen King é um mestre moderno da escrita, o homem é um ótimo escritor, vende edições aos montes e possui várias adaptações de suas histórias, que saem das páginas direto para as telas. King sem dúvida alguma é um mestre da literatura, pelo menos no nicho em que escreve.

Nesse livro ele nos presenteia com uma breve biografia, relata acontecimentos de sua trajetória, como começou a escrever e porque começou. Explana sobre como conheceu sua adorável esposa Tabitha e como essa mulher lhe apoiou em todos seus projetos. Não há dúvida, que sem Tabitha King, não teríamos nosso Stephen. Digo isto, baseado em seus relatos de como sua esposa foi companheira em seu trajeto e como ela o ajudou em situações tão difíceis e delicadas que ele viveu, como as rejeições no início da carreira, os vícios e o acidente em 1999.

Em (Sobre a Escrita) o autor nos presenteia com valiosas lições, ele nos dá várias dicas, na verdade, várias aulas. Esse livro é bastante esclarecedor, para quem tem muitas dúvidas e dificuldades em escrever. Dificuldades que depois que você ler esse lindo manual de como prosperar na arte da escrita, vão ficando cada vez menores.

Stephen King com uma linguagem clara, divertida e objetiva, nos dá macetes sobre como escrever de verdade, como usar a escrita com maestria, sem muitos floreios e enrolação. O autor autoridade no assunto, deixa claro que para que se possa escrever bem, tem que se ler bastante. Também diz que o aspirante a escritor, não precisa dominar todos os aspectos de sua gramática, porém deve conhecer o mínimo. Isso nos esclarece e muito.

Eu como ando me aventurando na escrita, tinha obrigação de ler este livro. E lendo ele, percebi que escrevo de forma errada, mas não fiquei decepcionado, pelo contrário. Isso me ajudou e muito, a tornar minha escrita, pelo menos aceitável. Como o autor relata, não se deve escrever por montes de dinheiro, mas sim por amor e diversão. Quando criança assistindo Carrie, a estranha em uma noite chuvosa na casa de minha tia, não fazia ideia de que aquela adaptação seria de um livro de Stephen King, que segundo o autor, os rascunhos e manuscritos foram salvos por Tabitha da lata do lixo. Mas uma vez afirmo, sem dúvida, sem Tabitha, não teríamos nosso Stephen King.
Silvia Cristina 17/08/2023minha estante
Gostei , bom saber dos spoilers.

Lucas.Rocha 18/08/2023minha estante
Sim, ele dá vários nesse kk

Mayara 20/08/2023minha estante
Obrigada pela linda resenha