Sobre a escrita

Stephen King

Resenhas - On Writing

Caah Lôbo 15/12/2023

Não é Stephen
O livro conta sobre ele, isso é muito interessante, mas não sei se as etapas de escrita são algo que realmente ensinam, tenho minhas dúvidas se alguém seria capaz de escrever apenas lendo as informações aqui. Mas quando ele fala dos 10% e mostra isso, sensacional!

Fernanda 12/12/2023

Simplesmente, Stephen King
A cada página que eu lia, um livro era acrescentado a minha lista imaginária de próximas leituras. Stephen King é não só um brilhante escritor de romances e terror, como também é um amante de histórias e da vida.

King escreve de modo ?simples?, ao mesmo tempo que transmite uma proximidade incomparável com o leitor. Ler este livro me pareceu um momento de conversa com o autor.

ALGO QUE ME MARCOU MUITO: o modo apaixonante como King descreve e fala de sua esposa, Tabby. Me peguei com um sorriso bobo no rosto ao ler sobre o momento em que ele sabia que tinha se apaixonado por ela? não sei porque, mas não esperava isso dele. Acho que o julguei cedo demais.

O livro é dividido em partes. Primeiro ele conta sobre momentos da própria vida que lhe despertaram ideias para novas história; depois fala sobre gramática e escrita (para esta parte, deve-se pelo menos gostar um pouco de escrita e linguagem); e por último, fala sobre o processo de publicação para escritores iniciantes.

A última parte do livro contém 180 indicações de leitura escolhidas a dedo por King. Irei utilizá-la para montar minha lista de leitura dos próximos anos hahah.

Mirla.Trogillo 29/11/2023

O dia que um livro técnico me fez chorar.

Eu jamais acreditaria nisso se eu mesma não tivesse vivido isso.

Quando comprei esse livro meu intuito era entender sobre o que tanto esse homem fala que faz as pessoas venerarem ele.

Por fim acabei cativada e já pensando na próxima vez que irei ler esse livro.

Ao adentrar esse livro eu ri, chorei, dei gargalhadas e fiz diversas menções de: ??Eurecas?, como não pensei nisso antes??

Stephen aborda nele diferentes pontos dos quais nós -ou pelo menos eu- não viu na escola, ou se viu não reparou pois como ele mesmo diz, estávamos ocupados demais pensando se vão rir da gente, por ser ainda ser virgem e ter espinhas no rosto, pensando se o professor iria nos ajudar no fim do bimestre?entre outras babaquices do tempo de colégio.

Somado a isso, ele monta toda sua biografia de vida, ressaltando pontos nos moldes mais profundos possíveis, nos levando a diferentes emoções.

E é bem aí que está a grande sacada do livro.

Mostrar em mínimos detalhes diferentes pontos da história.

Mas calma, nem todos os mínimos detalhes são importantes, alguns precisam ficar ocultos, e até serem excluídos.

Porém, os melhores métodos ?Sobre a Escrita? você só vai saber se ler o livro.

Acho que nem preciso dizer que recomendo ele né?

Guilherme Vechiato 08/11/2023

Conselhos do velho King
King sempre foi meu autor favorito, desde a minha infância assistindo adaptações de seus livros, confesso que algumas são de valores bem suspeitos, passando pela minha coleção de livros, desde a editora Objetiva até agora com a Suma.
Por mais que meu hábito de leitura seja algo recente, o universo e livros de King sempre estiveram comigo. Amo a forma como ele constrói histórias, desenvolve personagens, ele é para mim um mestre mesmo. Se existe uma faísca em querer escrever algo é por causa do Stephen King.
Ler Sobre a Escrita foi fantástico. Literalmente parecia que estava ao lado do King escutando suas histórias e dicas sobre como se tornar um escritor e leitor melhor. São conselhos para tudo na vida, não somente para escrever um livro.
Ele consegue abordar diversos temas, iniciando com uma quase biografia, sobre sua vida, seus problemas pessoais até chegar o momento de seu reconhecimento como escritor. Seguimos para as dicas de escrita que ele foi aprendendo com a vida, amigos e agentes que teve. E por último, detalhando o acidente que quase o matou, que aconteceu enquanto ele escrita este livro.
Ao terminar o livro eu já queria começar a reler imediatamente, é um daqueles livros que você não quer guardar na estante. Recomendo demais.

Tamara Ferraz.As3Artes 07/11/2023

Adorei poder entrar na mente do grande King
Adorei Sobre a escrita! A primeira parte do livro conhecemos a história de King. Sua infância, sua relação em família, e como ele se fez escritor. O livro é uma mistura de memórias, dicas e diário, mas é também uma declaração de amor à sua esposa. Além de tudo isso faz um paralelo de alguns de seus livros com partes da sua vida e nos dá uma verdadeira aula sobre escrita. Adorei poder entrar na mente do grande King e descobrir vários segredos. Ótima leitura!

leonardson 07/11/2023

OBJETIVO
Adorei o livro, sobretudo, por conta da parte que Stephen fala sobre sua vida. Ele é bem objetivo, e prega o óbvio: não existe escritor sem prática e leitura.

guiaffini 06/11/2023

Leitura indispensável para aqueles que, como eu, aspiram a seguir uma carreira na escrita algum dia.

Caren Gabriele 05/11/2023

Inspirador
Que Stephen King é um dos meus autores favoritos da vida, não é segredo para ninguém.

Mas ele esse texto foi bem especial: parecia que estava batendo papo com um velho amigo.

Recomendo para os fãs e para quem é escritor e gosta do estilo com que ele escreve.

Maciel 02/11/2023

É um livro ótimo que ensinar algumas dicas de escrita. Achei que o livro seria muito técnico. Mas é o contrário.

Susannah.Fincannon 01/11/2023

O FUTURO ESTÁ DIANTE DE VOCÊ.
Eu me sinto tendo uma conversa com uma pessoa que me entende 100% e sabe tudo sobre quem eu sou. Um encontro de mentes, de fato. Eu gostaria de poder olhar no fundo dos olhos do meu ídolo e dizer a ele tudo que ele significa para mim.
"Eu jamais abri minha boca, e você jamais abriu a sua. Nós não estamos nem no mesmo ano, quanto mais na mesma sala... mas estamos juntos. Estamos próximos.
Estamos tendo um encontro de mentes."

Meliz.Moreira 31/10/2023

Quantos aprendizados
Incrível! Livro maravilhoso e essencial para quem pretende escrever. Mas também um livro de muitos aprendizados para quem quer permanecer apenas como leitor. Muito, muito bom!

Dayane Nunes 24/10/2023

Omita as palavras desnecessárias
Entender melhor a mente de um dos melhores escritores mundiais é uma super oportunidade para se aprimorar e, principalmente, se apaixonar cada vez mais pelo Rei.

Prático, empático e autobiográfico. O pacote completa para escritores. Recomendo!

Milton 17/10/2023

Ah, bonzinho
Intressante saber como um grande mestre produz suas obras. discordo de muitas dicas e métodos de escrita, mas é fato que muito do que o king disse não é só válido, é verdade pura! além disso, curti muito saber da vida pessoal do autor

Milton 12/11/2023minha estante
sinceramente não me lembro de uma menção exata, com certeza deve ter falado, mas é fato que ele não se aprofundou nisso

Paloma38 13/10/2023

Sobre a escrita
Para quem é fã do grande Stephen, para quem quer saber mais sobre ele. Para escritores e para quem quer começar a se aventurar na escrita.
Nesse livro temos várias dicas de escrita e um pouco da história do Stephen, da sua vida e do seu trabalho! Uma autobiografia magnífica, com grandes ensinamentos.

Louis 09/10/2023

King não precisa escrever romance
Eu sou um escritor que está tentando aperfeiçoar ainda mais a minha escrita e acredito que essa obra, embora não seja um manual de "como escrever igual a um dos maiores escritores de terror da história", é uma viagem sobre o processo criativo de um obra que não te ensina a "como fazer tal coisa" e sim "como montar sua escrita"

Também, a escrita de King aqui se assemelha ao de seus romances, principalmente enquanto ele fala de fases de sua vida pessoal, ora intrigantes, ora dolorosos