Sobre a escrita

Stephen King

Resenhas - On Writing

Fernanda 18/02/2024

Adorei!
Em primeiro lugar, gostei muito de conhecer mais sobre a história de um dos maiores escritores da atualidade. stephen king teve uma jornada incrível no mundo da escrita, e considero suas dicas extremamente valiosas. recomendo!

Hickenbick 11/02/2024

"... Livros são uma magia singularmente portátil."
Adorei, mesmo que o público alvo seja escritores, é simplesmente incrível entrar na mente criativa do mestre do terror, na verdade o mestre contador de histórias, já que seus livros vão muito além do terror. Sou fã de King e esse livro faz a gente se sentir não só mais próximo dele, mas tbm nos faz conhecer um tiquinho da mente dele.

Talitasda 08/02/2024

Boas dicas
Acho que ele trabalhou bem as dicas mas com certeza falou muito mais do que disse que ia falar. mas ok.

alvsalmeida 05/02/2024

E se?
Em meio as sua memórias, mergulhamos no mundo de Stephen King. Como ele deixa claro desde o início que de uma forma breve, quanto mais curto o livro, menos baboseira teria. E se tem algo que esse livro não tem, é baboseiras. Já que omitir palavras desnecessárias se enquadra nas regras de linguagem que ele nos ensina, seu livro enxuto mais completo trás os princípios que regem suas manhãs estipuladas em diversão enjaulada (como sugere a capa).

Sinto que estive sentado em sofá de sua sala de escrita, próximo da mesa apoiada na parede debaixo do teto inclinado. Outros momentos estive em seu pequeno quarto, em uma cadeira perto das cartas de rejeição penduradas na parede. Claro, nesse caso a porta estava aberta, já que Stephen nos convida a ouvir suas experiências da vida que se encarrega de formar a consciência que ensina.

E não é que agora só imagino quantos fósseis estão por aí? Quantos fósseis pela metade ou quantos fósseis que nunca serão desenterrados das mentes destreinadas e sem prática da leitura e da escrita? Por esse motivo me vi motivado a escavar até os ossos, mesmo que com pequenos pincéis ou escovas de dente, para descobrir os esqueletos mais complexos que possam haver nos terrenos (des)habitados da minha mente.

E como todo bom diálogo, também tive que discordar. Não que julgo sua experiência (já que não tenho uma para comparar), mas há detalhes que funcionaram bem para ele como servem de partida para a minha, como há técnicas que ele odeia mas que tira suspiro das minhas.

Mas se tem algo que esse seu livro causou, foi o desejo e começar. Praticar. Ideias não faltam, mas incentivo e disposição, coragem e determinação para a partida era o que estava na negativa.

??você pode, você deve e, se tomar coragem para começar, você vai.?

Myhh 04/02/2024

Amei
Sobre a Escrita pode ser considerado como uma de suas maiores publicações. Um livro fácil de ser lido, direto ao ponto e que ainda consegue fazer você rir e aprender muito sobre a carreira. É um livro útil para quem deseja publicar textos profissionalmente, mas também é uma obra gostosa de ser lida por quem tem como hobby a leitura ou escrita.

Matheus Prudencio 19/01/2024

Um livro que te faz ser amigo do Stephen King
Enquanto lia cada capítulo, me senti como se estivesse batendo papo com um amigo. Ele me conta as suas histórias e como é o seu processo de escrita. Simples assim!
Não tem nenhuma enrolação, nem métodos mirabolantes. Ele faz questão de contar, de forma bem simples, como e o que é a escrita. Repara alguns erros que escritores iniciantes podem ter e te impulsiona para praticar.
"Se você quer ser escritor, existem duas coisas a fazer, acima de todas as outras: ler muito e escrever muito"

Eric Moss 10/01/2024

Essencial
Acho q esse é um livro básico pra qualquer um que tenha interesse em escrever ficção. mas, tenho certeza que vau ser muito mais incrível pros fãs do mestre. kingo??

Eduardo 05/01/2024

Obra em que o Stephen King fala com a gente diretamente, em vez de por trás de uma história. Aqui ele nos conta o básico de sua rotina como escritor e dá uma espécie de passo a passo como escrever bem e entrar no mercado editorial. Além disso, ele inicia o livro contando um pouco de sua vida, como uma biografia curta, e você passa a conhecê-lo melhor e criar mais conexão.
No fim do livro, temos ainda sua perspectiva de quando ele sofreu um acidente em 1999 que quase tirou sua vida, e é muito interessante ler isso do ponto de vista dele, visto que ele reproduz até diálogos que teve com a pessoa que o atropelou e com os médicos.

Acredito que na parte das instruções, muitas coisas sejam muito específicas e pessoais; além disso, outras são um pouco escritas numa perspectiva meio privilegiada, visto que para conseguir fazer o que ele sugere, se necessitaria estar numa posição extremamente confortável pra de dedicar totalmente à escrita, o que não é uma possibilidade pra muitas pessoas, ainda mais pra escritores independentes do Brasil. Apesar disso, conta com inúmeras dicas e lições que acho que se todo escritor iniciante tivesse contato, daria um bom avanço na qualidade da escrita destes.

Luiz.Leduino 01/01/2024

Fantástico
Recomendo muito para quem precisa ou pretende escrever, seja um conto, uma crônica, livro, tese... uma aula sensacional!

David 31/12/2023

A vida e obra do rei do terror
Sendo um aspirante à escritor, é impossível não amar esse aqui. Stephen King condensa tudo o que se precisa saber para se contar uma boa história. Dicas honestas, sem aquelas baboseiras genéricas que se encontram por aí. Além de falar sobre os momentos mais marcantes de sua vida pessoal e carreira. É como uma conversa de bar com alguém mais velho e experiente, que sabe muito sobre a vida. A última leitura do ano, e também uma das melhores!

Carolina FAAM 30/12/2023

Escrever não é só inspiração
Ao qvaliar a carreira de um autor como Stephen King, tenos a ilusão de que os autores de livros e artistas são seres mágicos que sentam e sai um livro, quando na verdade exige técnica e diversos perrengues.
King de uma forma autobiografica nos mostra que nem tudo é um mar de rosas e que mais do que inspiracão é necessario dedicação.

msdiego 29/12/2023

A escrita associada ao autor
Como na maioria das vezes, temos uma expectativa, uma ideia pré-formada sobre o que esperar de um livro antes mesmo de olharmos suas primeiras palavras. Com este a coisa não foi diferente. Eu esperava que Stephen King - ainda mais sob o título "Sobre a escrita" -, fosse abordar nada além de conceitos técnicos sobre como escrever.

Eu estava enganado. A primeira parte do livro (se não, todo o livro), aborda a vida do autor. Diversos episódios que ele acredita fazer parte do que o tornou o escritor de sucesso, narrados através de uma perspectiva extremamente pessoal. A narrativa é construída de forma a nos aproximar dele e, por fim, nos convencer de que não somos tão diferentes assim de King.

Escreva, experimente, tente, conte suas histórias que carregam todos os elementos que te fazem um escritor único. Mas não se esqueça das normas do seu idioma e de como técnicas essenciais (como as apresentadas por "Elements of Style" de W. Strunk e E.B. White), podem te ajudar a escavar as mais interessantes narrativas.

E se você me perguntasse meu trecho preferido... Ah, sem pensar muito eu diria que é o relacionado à infância de Stephen. Ele considera a TV um fator limitante na sua história, e de que sem ela a sua geração poderia ter mudado o mundo. Isso me fez, no momento que eu lia e vários dias depois, ver uma correlação direta com o momento que vivemos hoje. A TV não é mais a rainha dos lares, a detentora de toda a atenção de seus habitantes. As telas diminuíram de tamanho, mas seu poder de impedir que façamos a diferença no mundo aumentou de forma inversamente proporcional. Quantas gerações mais serão necessárias para que tenhamos de volta todo nosso potencial de mudar o mundo? Se é que o teremos de volta, um dia...

Ana Paula 26/12/2023

"Você pode, você deve e, se tomar coragem para começar, você vai."
Para quem deseja ser um futuro escritor o livro tem muito a ensinar.

Romulo.Fergutz 20/12/2023

Aprenda com o rei
Um gostinho sobre o que faz e motiva o velho a escrever. Pra quem quer se aventurar na escrita, é uma ótima ferramenta. Pra quem tem curiosidade sobre a forma de trabalhar do mestre, é uma ótima leitura. E ainda de quebra mais de 100 dicas de leitura. Perfeito!