Sobre a escrita

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

Valesca 12/03/2024

Ler muito e escrever muito
Livro interessantíssimo que me fez querer sair lendo todos os seus livros.
Mesmo não sendo escritora, irei aplicar as suas dicas e orientações nas minhas atividades cotidianas.
A do advérbio é genial.
Omitir palavras desnecessárias e/ou óbvias

Vania Graciano 12/03/2024

Sobre a escrita.
Esse livro é um livro de não ficção, do Stephen King. Ele se propôs a escrever sobre seu processo de criação, de escrita. Ela trás muitas reflexões que abrem o leque para escritores iniciantes, assim como, várias orientações.

Gostei do modo que o livro foi escrito, uma mistura de autobiografia, como pano de fundo para ele falar de como se deu essa relação dele com a escrita, com o gosto por ficção e suspense. É interessante observar através da leitura, de como a história de vida dele, tem a ver com o escritor que ele se formou.

Embora o livro seja mais indicado para quem quer se desenvolver na área da escrita, os ensinamentos propostos são inspiradores, e podem serem aplicados a outras áreas da vida e de atuação.

Recomendo a leitura!

Hanna 09/03/2024

Uma aula com o mestre King
Sobre a escrita traz uma mistura de biografia com o amor pela leitura e o ofício do escritor, com direito a exemplos práticos e muita discussão sobre esse maravilhoso muito da escrita.

Um livro para ler e reler.

Juliana Amaro 09/03/2024

Bom livro.
Eleito pela" Time Magazine" um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempose vencedor dos prêmios BRAM STOKER e LOCUS na categoria Melhor Não Ficção, "Sobre a escrita — A arte em memórias" é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.
O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação.
Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: "Carrie, a estranha". Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King.
E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial.
Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, "Sobre a escrita" irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.

Chris Vasconcelos 09/03/2024

Sobre a Escrita de Stephen King
O objetivo do livro é orientar novos escritores, dando dicas valiosas de como escrever, desde se programar com tempo e local para a escrita, a dicas de vocabulários, evitar uso excessivo de advérbios e utilização de simbolismos na obra.
O livro é divido em partes, onde fica claro e separado a sua história e a orientação sobre a escrita, mas sendo a segunda uma mostra de como fazer.
É, portanto, também uma autobiográfica onde o autor conta sobre a sua vida e seus desafios para chegar ao sucesso. Ele conta uma história de resiliência e foco, sem desistir jamais apesar das dificuldades, trilhando o caminho para o sucesso, sendo importante a determinação e clareza do que você quer e realmente e gosta de fazer. Deixando o livro leve e acessível para outros leitores além de escritores.

Marijane2 08/03/2024

" a escrita é para enriquecer a vida daqueles que leem...serve para despertar, melhorar e superar" Stephen King

Renata Tomaz 05/03/2024

A escrita de Stephen King é como uma jornada sinuosa através das profundezas da mente humana, onde cada palavra é habilmente escolhida para envolver o leitor.
Uma construção muito inteligente não só sobre como escrever mas sim como ser uma pessoa atrativa.

Eichelberg 04/03/2024

Sobre a escrita
Gostei bastante da leitura, embora tenha achado umas partes chatinhas. Mas o livro me instigou muito a começar a escrever e a buscar desenvolver minha "potencial escritora". Super indico a leitura!

" A escrita não é para fazer dinheiro, ficar famoso, transar ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita é para enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, e também para enriquecer sua vida. A escrita serve para despertar, melhorar e superar. Para ficar feliz, ok? Ficar feliz. Parte deste livro - talvez grande demais - trata de como aprendi a escrever. Outra parte considerável trata de como escrever melhor. O restante - talvez a melhor parte - é uma carta de autorização: você pode, você deve e, se tomar coragem para começar, você vai. Escrever é mágico, é a água da vida, como qualquer outra arte criativa. A água é de graça. Então beba.
Beba até ficar saciado. "

Mordasi 01/03/2024

Um livro incrível. King não só nos dá aporte teórico sobre escrita, mas através de suas experiências, nos mostra como de fato é ser um escritor. Além de Un livro teórico, este livro é uma carta aberta de King, que pelo menos para mim, me inspirou a continuar na jornada para ser escritor

viihnunes 28/02/2024

Inspirador, para qualquer leitor
Antes desse li apenas 3 livros do autor, tendo começado esse ano com Novembro de 63, e agora já tenho pelo menos mais uns 10 na lista de próximas leituras. Atualmente curso bacharelado em letras e pretendo atuar na área de editoração, acompanhar um pouquinho da vida desse homem foi simplesmente incrível e inspirador.

SocorroBaptista 25/02/2024

Amo Stephen King, embora nem sempre tenha coragem de ler seus livros, pois alguns já me deram pesadelos. Este aqui, sobre a arte de escrever, eu adorei. Muito do que ele fala faz todo sentido para quem escreve ou quer escrever, qualquer que seja o estilo. Bom demais.

hk.liv 23/02/2024

Bao
O livro como é uma biografia não é minha praia mesmo sendo um dos meus autores favoritos. li quase que a metade mas depois foi folheando procurando algo de interessante.

Ri444n 22/02/2024

Deleite da escrita
Esse livro me iluminou em momentos obscuros. É um deleite da escrita para qualquer entusiasta que se lança na pratica de criar historias. Pena que esse livro foi escrito a tanto tempo atrás, parte de mim torce para que o Stephen faça uma nova versão com novos aprendizados, é muito bom aprender com o que aprenderam antes de você.

Marina 19/02/2024

Eu não sou uma aspirante a escritora, nem nada semelhante. Mas este livro, além de dicas práticas de escritas, é também uma espécie de livro de memórias do King. Eu diria que o conteúdo é 50% memórias, 50% sobre escrever. Então eu gostei bastante, acho que para quem é fã das obras do autor, vale a pena, pois além de ter um pouco da trajetória dele, há algumas curiosidades sobre como surgiram as ideias de alguns livros famosos dele.