A Invenção de Hugo Cabret

A Invenção de Hugo Cabret Brian Selznick

Resenhas - A Invenção de Hugo Cabret

Thamara 06/04/2020

Amei
Li quando tinha apenas 13 anos, e me encantei com os acontecimentos.

Tábata 30/01/2022

Simplesmente fascinante
Livro espetacular com uma reviravolta surpreendente, todo ilustrado, fiquei maravilhada com o enredo da história, uma mistura surpreendente de emoções... Simplesmente fascinante.

Camila 01/03/2012

A Invenção de Hugo Cabret
Não pretendia ler esse livro, mas assim que peguei um exemplar na mão, não consegui resistir! Apesar das suas 533 páginas, o livro é recheado de ilustrações lindíssimas, que ocupam inúmeras folhas e tornam a leitura extremamente fluida!
Hugo Cabret é um órfão, que acaba indo morar em uma estação ferroviária de Paris, junto com seu tio. Seu tio, o relojoeiro encarregado dos relógios da estação desaparece e Hugo assume, secretamente, seu posto. Enquanto mantém os relógios em pleno funcionamento, Hugo realiza pequenos furtos na loja de brinquedos para adquirir peças e consertar um autômato, última peça trabalhada por seu pai antes de morrer num incêndio. Mas Hugo acaba sendo pego pelo dono da loja e então uma grande aventura começa!
Uma história sobre sonhos, sobre saudade, sobre cinema, sobre medo... A Invenção de Hugo Cabret é um livro no mínimo memorável!

www.leitoracompulsiva.com.br

Flavinha 31/03/2012

Resenha: A Invenção de Hugo Cabret - www.chatadoslivros.blogspot.com
ALERTA SPOILERS!!!

Já fazia um tempinho que eu estava querendo ler este livro, antes mesmo do filme estrear no cinema e ganhar vários Oscar (Oscars ?). Estava esperando a semana terminar pra comprar, quando pimba! Ganhei de presente da sogra! Sim sim, minha sogra é um amorzinho, muito diferente das outras sogras que existem por aí. Fiquei tão feliz, tão feliz que li o livro em um dia e isso não é nenhum feito fantástico, porque apesar das 533 páginas, grande parte da obra são ilustrações.

Mas vamos à resenha?

Hugo é um garoto muito simples e humilde que teve a sua vida totalmente transformada quando seu pai faleceu em um trágico incêndio no museu em que trabalhava. O garoto teve que ir morar na estação de trens com o tio, seu único parente vivo que passa mais tempo fora de casa bebendo do que com o sobrinho. Um dia seu tio desaparece e ele tem de tomar pra si a responsabilidade de acertar os relógios da estação, para que ninguém descubra que o homem sumiu sem deixar vestígios.

Apesar da infância conturbada, Hugo vai sobrevivendo como pode, afanando uma coisa aqui e ali e conservando a esperança de que vai conseguir consertar a única coisa que ainda o liga ao seu falecido pai, um autômano que pertencia ao museu, e que seu pai estava restaurando. Hugo guarda como recordação um caderninho, onde o pai fazia as anotações do que era necessário para consertar o robô.

Um dia, quando Hugo estava tentando afanar um brinquedo numa das lojas da estação, ele se distraiu e foi pego no flagra. O dono da loja então, pegou de Hugo aquilo que ele tinha de mais precioso, o caderninho de anotações de seu pai, deixando o menino triste e perdido.

É exatamente nesse ponto do livro que a história começa a se desenvolver de forma criativa e inteligente. O livro é muito bem trabalhado e ilustrado. A grande sacada do autor, foi usar as ilustrações no lugar das palavras, descrevendo o que está acontecendo naquele momento com Hugo.

A leitura é ótima para crianças, em especial para as que tem preguiça de ler, justamente por causa da quantidade de ilustrações que compõem a obra.

Conhecemos um pouco sobre os autômatos, e muito sobre a história do cinema francês daquele período da história, especialmente sobre as obras do cineasta Geórge Méliès que se tornou até um personagem na história.

Mas qual foi a invenção de Hugo Cabret afinal?

Bom, ainda estou tentando descobrir. Acredito que ele tenha inventado um modo de sobreviver à triste realidade que ele tinha, se apegando ao que ele tinha de mais precioso, a esperança. Ele inventou um mundo, em que acreditava ser possível sobreviver a tudo sem ter que desistir de seus sonhos.

Recomendo o livro para crianças, mas para adultos, já acho que seria bem fraco porque deixa muitas pontas soltas, tem muitas informações faltando e o mistério que existe na história não atendeu às minhas expectativas. Eu achava que o segredo de Geórge seria uma coisa trágica, mas no fim, foi bem insosso.

Foi uma leitura que valeu a pena por conta das ilustrações, da quantidade de informações sobre o mundo do cinema e do Hugo, que me mostrou o quanto é importante não desistir dos nossos sonhos.

www.chatadoslivros.blogspot.com

Anna Paula 24/01/2022

Cinema fiel
Sempre demorei a pegar esse livro grandinho e qual minha surpresa que mais da metade do livro são lindos desenhos, então foi uma leitura rápida e muito gostosa, bem em linha com o filme que já tinha visto.

Duarda 21/01/2022

Pensando seriamente em reler A invenção de Hugo Cabret... que livro bom! Saudades dessa leitura que te prende do início ao fim ?

dudis7 26/01/2022

É um livro bom , bem rápido de ler porque a maioria das páginas são imagens. É uma história bem legal, recomendo

Luke 26/08/2016

Incrível
Esse é aquele livro que você lê e se encanta, sente a sensibilidade de uma história, se apaixona pelos personagens, e se envolve em um mistério. Conta de uma forma diferente sobre a história do cinema, nos fazendo entrar na história através das imagens fascinantes, e nos fazendo querer ver mais sobre os clássico.
Sem dúvida um dos melhores livros que li

Kleber 29/08/2016

Amando
Infelizmente assisti o filme antes de ler o livro mas isso não o tornou menos interessante. Na verdade eu fiquei bastante surpreso por ser tão parecido com o filme!

Gabriel 31/08/2016

Apaixonado
Encantador e cativante!
Uma narração leve e direta, com ilustrações trabalhando em conjunto.
Através destes elementos, o leitor sem querer, se pega preso e apegado aos personagens, e ansioso para as proximas paginas, que abrem portas para o desenvolvimento da escrita e leitura, e da admiração da arte. É o tipo de livro que na sua simplicidade se torna esplendido.
Além disso, conta também, com uma historia linda e reflexiva a respeito de pré-conceitos sociais e essência da alma.
Recomendadissimo!

Marcos albino 17/01/2022

Uma leitura rápida, apesar do livro ter 511 páginas possuindo inúmeras ilustrações para enriquecimento da história, e bem leve e confortável de ler a diagramação e muito boa e para quem quer uma história divertida e com mistério este é um ótimo livro e para quem gosta de cinema a invenção de Hugo cabret mistura elementos da história do cinema nos anos 1900.

isaa 28/01/2022

O livro é realmente muito interessante, por mais que seja um livro ?infantil? vc se surpreende em algumas partes e coisas inesperadas acontecem. Por mais que tenha 500 paginas tem varias ilustrações, o que deixa o livro ainda melhor. Li pq a escola pediu, e é um dos meus favoritos da escola. Indico para todas as idades!

BRENA.CHIAVEGATO 14/02/2022

Amo
Uma leitura muito fácil, li qdo era adolescente e me encantei com a vibe cinema q o livro traz as ilustrações. Ótimo pra todas as idades

Nico 28/01/2022

EU AMO ESSE LIVRO
simplesmente o melhor livro que eu já li, ele é muito bom.
recomendo muito.
terminei em uma hora e meia, lendo de madrugada, meus pais me odeiam huahsha