Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

fanny.Dyatlov 02/08/2021

Não sei se tenho local de fala, porém gostei
"Uma mulher incomoda
é interditada
levada para o depósito
das mulheres que incomodam."

Alguns poemas são muito mais fortes e bem trabalhados do que outros, mas acho que no geral é um livro bem interessante no que se propõe a fazer, que é colocar algo que tem sido tema de problematizações e conversas sérias num registro mais leve, mas que nem por isso perdem sua gravidade, seu poder de fazer a gente questionar a ordem patriarcal.

Mas o livro é meio complicado pra um livro feminista (Na minha opinião), livros sobre assuntos sociais deveriam ter uma leitura fácil, e consequentemente acessiva à todas as camadas sociais, que não é o caso neste aqui. Parece que a autora joga versos sem sentido no meio de um poema pra "sofisticar" a coisa, mas no fim parece apenas desnecessário mesmo. Os poemas ficam as vezes abstratos demais e a temática principal se perde um pouco. Então, se você espera um livro 100% militante, vai encontrar mais que isso.

O livro também toca em temas LGBTQIA+, como mulheres trans, lésbicas, o que achei interessante. Aliás, todo o livro é bastante inclusivo, representando nos poemas uma pluralidade de mulheres. Há uma grande chance que você se identifique e se sinta representada em algum deles. ??? 3.5

rafadakatniss 19/09/2023

Um livro de poesias, rápido e fácil tanto para ler e quanto para compreender. Alguns poemas específicos te levam para uma reflexão mais aprofundada e tiveram alguns que eu não compreendi muito bem. Mas por ser um livro de mulheres para mulheres, me senti representada em diversos momentos.

Lido para a UFRGS 2024.

Naiara Heres 11/08/2023

Que livro!
Foi meu primeiro contato com a escritora e gostei muito! Ela traz no seu livro poemas voltados para o público feminino nos mais diversos aspectos: homossexualidade, aborto, igualdade salarial, entre outros. Foi um verdadeiro regalo que as leituras obrigatórias do vestibular me proporcionaram. Indico demais!

Dandara 29/05/2023

Um útero é do tamanho de um punho
As poesias da poeta Angélica Freitas retratam as mulheres dentro das suas várias possibilidades de existência.

Tarita.Souza 12/01/2022

O útero deixa de ser silêncio
Conheci Angélica pelas canções em parceria com Vitor Ramil. Primeiro livro que leio e não achei espetacular mas achei verdadeiro, real. Momentos surpreendentes abrem espaços internos para beleza onde antes haviam vazios. Para ler e reler e ler novamente.

Emily.Alcântara 15/12/2021

Meu primeiro poema
Confesso que não entendi muita coisa
Parece que as frases só fazem sentido na cabeça da pessoa que escreveu, mas acredito que seja pq eu não entendo muito de poemas

Não sei se é bom ou não

Jess 24/12/2021

Discussão de gênero e poesia: uma mistura deliciosa
Leitura rápida e leve. Não era nem de longe o que eu esperava do livro. Não li sinopse nem resenhas críticas antes da leitura, então imaginava outro formato. De todo modo, foi interessante.

Gabriele487 26/12/2021

Não sei o que dizer desse livro... nao entendi quase nada, mas a leitura foi rápida e é sempre bom ler uma poesia.
Alguns versos foram bem interessantes até.

Vitória Marcone 17/03/2019

Leitura divertida e tema extremamente importante
O desafio para o mês de março do @_leiamulheres é o de ler uma escritora contemporânea nacional.
"Um útero é do tamanho de um punho" já estava em minha lista de desejos e essa foi a oportunidade perfeita.
Angélica Freitas nasceu em 1973 e é do Rio Grande do Sul. Esse foi seu segundo livro de poesia, lançado em 2012 e escolhido como o melhor livro de poesia do referido ano pela Associação Paulistana de Críticos de Arte.
O livro é daqueles "fininhos" (tem 91 páginas) mas não menos complexo, na verdade, alguns poemas me levaram a um dia inteiro de pensamentos.
A autora traz de uma forma bem humorada a discussão necessária das questões de gênero. Abordando diversos aspectos desse amplo tema.
Padrões sociais, de modo de vida, de corpo, de afeto... Aborto, estereótipos, relacionamentos, a subestimação do papel da mulher nos espaços sociais, de trabalho, padrões de beleza... São alguns dos pontos criticados pela autora.
O que é esperado da mulher é colocado em discussão em diversos espaços, em várias cenas. Senti que alguns poemas não tive como compreendê-los em sua totalidade, em toda a sua potencialidade. Talvez não seja boa em compreender poemas, ou só precise deixá-los para outro momento.
Li e reli e ainda pretendo reler o livro em um outro momento da vida. Uma leitura muito divertida e um tema extremamente importante, que nos faz pensar e refletir de diferentes formas.

#leiturasdavibs @marconevb

Guilherme.Eisfeld 16/02/2023

Um útero é do tamanho de um punho
Angélica Freitas domina o espanto, definitivamente quebra expectativas e constrói poemas que levam para fora do lugar comum, tanto pela temática quanto pela escolha dos termos. Em parte me cativou, mas em outras me gerou desinteresse, seja pelo uso de estrangeirismos ou nomes que não me geraram curiosidade de busca para absorver melhor a obra.

Lipe 21/03/2020

Angélica Freitas tem a mulher como tema central de suas poesias. Poesia de resistência, reconstrução e papel social.

_My 15/10/2022

Como estar dentro da mente de alguém...
como se eu estivesse na mente da autora. Tem algumas muitas referências a mulheres e há uma enorme feminista lutando para se expressar, e as vezes é confuso.

Mah 14/12/2022

Interessante
Gostei do livro, foge bastante dos padrões. Acho que seja importante fazer uma pesquisa breve sobre a obra antes da leitura (ler críticas, estudar a autora, ver comentários, etc), pode ajudar muito a dar mais sentido aos poemas, já que alguns deles remetem a experiências vividas pela Angélica.
A autora quebra com os padrões e faz jogos interessantes com as palavras, critica o patriarcado usando suas próprias ferramentas. Recomendo a leitura, é bem leve e muito rápida.

helo 04/12/2022

não é para mim
esse livro conceteza não foi uma leitura que me interessou e não não uma boa leitura, não recomendo e é isso

Juliana 06/04/2021

Leitura do mês de fevereiro
Livro rápido de ler, porém não é simples. Aborda questões muito importantes e traz reflexões extremamente válidas!