Um útero é do tamanho de um punho

Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Luísa 05/11/2019

"Quando lembro do corte revivo a ferida"
Tinha um tempo que eu não lia poesia e estou num momento de vida que estou precisando desse tipo de leitura que não exige um ritmo regular, mas que é capaz de tocar e transportar com poucas palavras. Acredito que fiz então uma boa escolha ao pegar esse livro da Angélica Freitas e saboreá-lo aos poucos.

Eu leio muito pouco poesia, mas, toda vez que leio, penso "puxa, eu deveria ler mais poesia", e não foi diferente com esse livro. Eu adoro os jogos de palavras dos poemas e as possibilidades que eles apresentam, e a Angélica traz esses jogos de forma muito única e várias vezes bem humorada.

Uma das coisas que mais me encanta nesse gênero é não haver a necessidade de racionalizar tudo que está sendo lido, já que o que considero mais importante são os sentimentos que as palavras despertam e a posterior reflexão sobre esses sentimentos. Um útero é do tamanho de um punho me proporcionou vários momentos de sensibilização e reflexão, o que me agradou muito.

Como em todo livro de poesia, alguns poemas não me agradaram tanto e outros eu confesso que não entendi bem, mas até dessa possibilidade de terminar um livro sem ter entendido tudo, mas captando a essência da obra eu gosto rs.

priscillacarriel 27/11/2019

Com uma capa maravilhosa e um nome incrível, esse livro tinha tudo pra ser bom, mas foi a minha segunda decepção de 2019. Primeiro achei que por não gostar muito de poesia, eu estava me precipitando, mas depois li outras críticas e percebi que realmente a maioria dos poemas não têm nexo, devo dizer que alguns são medianos e outros começam bons, mas parece que no meio do caminho a autora se perde e começa a usar várias palavras que juntas não fazem sentido nenhum e você acaba ficando com uma sensação de ter lido algo incompleto. Em algumas partes, a autora chega escrever na ?língua do i? e parecia que eu tava lendo um poema infantil. Uma pena, pois além de decepcionada, fiquei triste e só terminei de ler porque o livro tem apenas 93 páginas, mas apesar dos pesares, um deputado do PSL apresentou uma moção de repúdio ao livro, visando que ele fosse retirado da lista de leitura do vestibular da UFSC. Infelizmente não recomendo.

Andresa 09/12/2019

Não funcionou comigo...
A primeira coisa que me chamou a atenção foi o título do livro, que achei criativo e muito forte! Eu esperava encontrar essa mesma força em seu conteúdo, mas infelizmente tive uma experiência ruim.

É um livro bem curto e super rápido de ler, como outros dessa categoria. No entanto, mesmo que eu não tenha me identificado 100% com os títulos que li anteriormente, um ou outro poema conseguia me tocar. Porém, esse é o livro desse estilo mais desconexo que já li. Nenhum poema fez sentido pra mim e eu só achei tudo confuso e vazio.

Sem dúvidas esse estilo não combina comigo, mas pelo menos agora posso dizer que li uma quantidade suficiente de livros do gênero para identificar que não se trata de mera implicância. Não deixo de recomendar, no entanto. O que não funciona pra um leitor pode ser o tesouro de outro!

site: https://umdiamelivro.com/2019/12/15/resenha-um-utero-e-do-tamanho-de-um-punho-de-angelica-freitas

Bete.Aragao 30/01/2020

Necessário!!

Bibi.NhatarAmiak 15/02/2020

Um livro um tanto diferente do que eu costumo ler. É um livro rápido, li ele em algumas horas. Teve partes que achei muito boas, outras nem tanto, e algumas eu me perdi, mas recomendo.

Lipe 21/03/2020

Angélica Freitas tem a mulher como tema central de suas poesias. Poesia de resistência, reconstrução e papel social.

Tainá 03/04/2020

Eu não sei avaliar poesia
Eu definitivamente nunca sei dizer exatamente o que achei de livros de poesia, talvez a falta de costume de ler esse gênero me prejudique. Mas definitivamente alguns dos poemas me tocaram, me fizeram rir e balançar a cabeça em concordância com as questões abordadas.

Ailauany 22/06/2020

tantãs da cabeça
ataduras banhos frios
descargas elétricas

são porcas permanentes
mas como descobrem os maridos
enriquecidos subitamente
as porcas loucas trancafiadas
são muito convenientes

interna, enterra?

Laiz 27/06/2020

- eu só gostei de dois poemas
- ou eu sou muito insensível pra poesia, ou......

Erica.Donelli 10/07/2020

Sobre a mulher
Varios poemas que falam explicitamente sobre a mulher e suas vivencias, com todos seus sentimentos e des-sentimentos perante o mundo e as expectativas que nos impõem.

Quel 28/07/2020

Esperava mais,alguns poemas são bacanas mas não senti um linearidade no livro.

Comunista e fanfiqueiro 30/08/2020

Só entende quem deseja entender.
Uma
Uma mulher
Uma mulher suja
Uma mulher suja incomoda muita gente.

Uma mulher suja escrevendo incomoda incomoda muito mais.

Sancha 21/09/2020

"A mulher é uma construção." " Kahlo na sala de espera
Meir dos óvulos de ouro
Quitéria de modess na guerra
Pizarnik de certo com tampax..." "Um útero e do tamanho de um punho" O Livro tem uma abordagem sobre ser mulher, mas não a mulher que é vislumbrada em poesias que falam de beleza e de lábios, mas a poesia da mulher real, aquela que se desdobrar para ser dona da sua própria vida e do seu próprio corpo e como é crucial este olhar como ela mesmo coloca, não fazendo distinção de gênero, mas que ficamos entre a degeneração e a generosidade e que tudo de certa maneira está ligada ao útero, já que nele cabe qualquer pessoa.
"quem pode dizer que conhece alguém
quem pode dizer que conhece a degeneração
quem pode dizer que conhece a generosidade
só alguém que sentiu tudo isso
O útero é do tamanho de um punho." Forte demais !

Jessica.Amario 26/09/2020

Eu não sou muito adepta a poesia e alguns poemas soaram muito confusos para mim. Porém alguns realmente me tocaram. Vale a pena a leitura.

Nat 28/10/2020

ou ele é muito complexo e eu não entendi ou ele é muito chato. Tem alguns poemas muito bons e que me pegaram mas outros que não entendi bulhufas da sua proposta