Um útero é do tamanho de um punho

Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Bárbara 07/09/2020

Forte, impactante e verdadeiro. Angélica Freitas traz aqui uma coletânea de poemas que marcam cada mulher de diferente maneira, mostrando as nossas vivências no mundo e dificuldades enfrentadas (ou não). É uma leitura bem forte mesmo, porém necessária.

brisa 06/11/2020

o útero é do tamanho de um punho.
peço perdão a autora, mas não gostei de muita coisa. é verdade que eu estou começando agora a ler poesia/similares então é provável que eu não tenha pegado o time ainda. bem escrita, mas me perdi no sentido do texto. algumas coisas não me fizeram sentido. nota sete.
interessante a perspectiva que ela tem sobre as mulheres.

Rebeca 13/12/2020

você que lute pra entender
Ou eu criei expectativa com esse livro ou eu que não entendo de poesia. Ou os dois!
Acredito que a autora tenha muita riqueza de informação e experiências sobre a temática, mas não me identifiquei com a escrita e fiquei meio perdida. Gostaria de ler outra coisa da autora mas esse livro não indico.

luvnoronha 29/05/2023

Achei o nome do livro tão foda, esperava mais. Tem alguns poemas bons sim mas muitos que não me pegaram muito.

Gabriele487 26/12/2021

Não sei o que dizer desse livro... nao entendi quase nada, mas a leitura foi rápida e é sempre bom ler uma poesia.
Alguns versos foram bem interessantes até.

Natalia.Bousquet 15/01/2021

Poesia contemporânea com temas importantes como a construção de subjetividades,,- questão de gênero, corpo ideal. Os poemas possuem um viés de resistência interessante. Boas reflexões!

Tarita.Souza 12/01/2022

O útero deixa de ser silêncio
Conheci Angélica pelas canções em parceria com Vitor Ramil. Primeiro livro que leio e não achei espetacular mas achei verdadeiro, real. Momentos surpreendentes abrem espaços internos para beleza onde antes haviam vazios. Para ler e reler e ler novamente.

Jess 24/12/2021

Discussão de gênero e poesia: uma mistura deliciosa
Leitura rápida e leve. Não era nem de longe o que eu esperava do livro. Não li sinopse nem resenhas críticas antes da leitura, então imaginava outro formato. De todo modo, foi interessante.

Literatura e Acessibilidade 01/02/2022

É um livro de poesias que centra no feminino e seus entrelaços com o útero, que tornou-se uma prisão que regra os gêneros e impõe a binariedade. A autora questiona as convenções a respeito das identidades de gênero e, ao meu ver, se O Segundo Sexo de Beauvoir fosse um livro de poesias, seria esse.

-Brenda Fernandes

Carolina 15/02/2021

O título é bom.
Se propõe demais, entrega pouquíssimo.

"a mulher basicamente é pra ser um conjunto habitacional
tudo igual tudo rebocado só muda a cor
particularmente eu sou uma mulher de tijolos à vista".

"eu durmo comigo às vezes de óculos/ e mesmo no escuro sei que estou dormindo comigo/ e quem quiser dormir comigo vai ter que dormir ao lado".

Lua 16/02/2021

Esse livro é um grande experimento. Uma pena, não pra mim. Não me empolguei, ou me toquei pelo livro, e acho que essa é uma grande decepção se tratando de poesia, seja contemporânea ou não. O que mais me empolgou, foi o título, pena que parou por ai.
Não sei se exatamente recomendo, mas, tenta, vai que contigo funcione!

Gab 22/02/2021

A triste historia do livro de capa bonita que eu não gostei
De fato, a jogada da capa e do nome do livro ajudaram muito pra que eu comprasse. To bem decepcionada, infelizmente. Apesar do tom de crítica, achei o discurso bem esvaziado em alguns momentos. Não recomendo.

vickvigarista 22/02/2021

Um Útero é do Tamanho de Um Punho
Algumas poesias são interessantes, apesar de poucas. A maioria pareceu confusa ou sem muito sentido.

Rosália Salvatore 25/03/2021

Confuso
Venho procurando por livros de poesia que me prendam, em buscas pela internet pensei que esse poderia finalmente ser o que eu estava procurando, infelizmente ele não funcionou comigo da forma como eu gostaria.
Apesar de ter tido alguns poemas da qual eu gostei bastante a grande maioria não me agradou, ou não me causavam emoção alguma, outros não fizeram o menor sentido pra mim, queria muito ter amado esse livro, acho esse titulo sensacional só que ele não chegou nem perto do tipo de sentimento que quero sentir ao ler um poema.
Talvez o problema esteja com a temática, a grande maioria dos livros de poema que venho lendo com essa temática feminista vem me decepcionando bastante, os poemas se parecem todos iguais de certa forma, o que me frustra bastante, depois de ter tido mais uma decepção com livros desse tipo vou passar um tempo sem ler nada desse tipo.