Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Marcela115 25/12/2023

Eu amei esse livro e não sei resumir bem o porquê. Me fez pensar sobre a vastidão do universo e da psicológica humana. Amei.

Luan 18/12/2023

Diário de impressão da obra Solaris, de Stanislay Lem
18% (06/12/2023)
Confesso que tive que reler o começo várias vezes pra entender o que estava acontecendo. Encontrei um erro de tradução.

50% (10/12/2023)
Ok, ficou interessante.

58% (12/12/2023)
Depois de um começo turbulento, confuso e mal escrito (talvez tradução?), o livro me fisgou. Agora, depois de elogiar e gostar, o autor simplesmente me apresenta o capitulo mais INTRAGÁVEL de toda a literatura. Uma verborragia desinteressante, desnecessária e esteticamente horrorosa. Dá vontade de pular e desistir. Imagino que intenção era dar profundidade descritiva (quase acadêmica) e filosófica para a passagem, mas só conseguiu irritar e fazer dormir. Vamos ver o resto do livro.

78% (16/12/2023)
Tá difícil. A escrita é simplesmente enfadonha, apesar do enredo interessante. Mas não vou desistir.

100% (17/12/2023)
Amém, terminei. Assim, eu entendo o motivo desse livro ser um clássico. Ele realmente trouxe algo de novo e fascinante para à ficção-científica de primeiro contato. Influenciou muita gente boa (recomendo muito o episódio 3 da terceira temporada de Love, Death and Robots). No entanto, a escrita do autor é horripilante. É como se um professor de física que nunca leu literatura na vida resolvesse escrever um romance. Alonga parágrafos inúteis, acrescenta advérbios e adjetivos como se fosse sucrilhos em uma tijela de leite e demonstra total inaptidão para fazer metáforas. Praticamente antipoesia.

Nota:2/10

lele 01/12/2023

Comecei devorando o livro, nessa primeira parte me deu até um medo de uns acontecimentos, já na segunda achei um pouco massante, isso foi mais sobre o capítulo em que ele explica sobre os fenômenos do oceano. ele tem uma boa construção e também traz reflexões sobre nós como indivíduos, o final foi mais pra esse lado, não é um acontecimento uau que doido, é mais pra refletir.

?o homem saiu para encontrar outros mundos, outras civilizações, sem saber nada sobre seus próprios recessos, ruas sem saída, poços e portas bloqueadas e escuras.?

Jaqueline 29/11/2023

Um livro bem interessante, sobre Solaris, um planeta que por toda a sua superfície há um oceano que parece ter vida e consciência. E que acaba criando pessoas já mortas a partir de lembranças.
Uma história interessante, mas confesso, que um pouco cansativa.
Não tem muito ritmo e quase na desenvolve os personagens, se atendo muito a descrições teóricas sobre o oceano. Esperava mais. Mas pra que gosta de ficção científica, acho que vale a pena a leitura.

RafaelLeles 26/11/2023

Vigésima quinta resenha: Solaris
Se você veio por conta dos filmes, tenho uma péssima notícia pra você.
Aqui você encontrará mais perguntas do que respostas. A leitura é muito descritiva, com parágrafos longos e sem diálogos.
Não recomendo

Zeli Giovana 10/11/2023

Uma ótima ficção científica. Um planeta hostil, uma estação espacial com problemas e um viajante que chega nesse cenário e tem que lidar com a situação. A história vai sendo revelada pouco a pouco e isso vai prendendo a atenção do leitor.

Mikani 06/11/2023

Tinha tudo pra ser excelente, mas fica chato no final
O livro começa muito bem, primeiros capítulos são incríveis e criam uma atmosfera de terror que eu não esperava ver nesse livro

O problema é quando o livro para pra explicar conceitos de Solaris através do personagem lendo livros, essas explicações ficam muito maçantes e, apesar de ser uma ideia relativamente inteligente, os textos precisavam ser muito mais reduzidos pra não dar a sensação de perda de tempo

Além disso, depois dos 50% o livro tem muitas partes que te fazem sentir que foi só encheção de linguiça que fez com que minha nota caísse drasticamente

Enfim, poderia ser um livro incrível, mas pareceu um conceito bom até a metade

Rafa 29/10/2023

Começou tão bem, me dando calafrios e despertando muito minha curiosidade mas depois ficou taaao chato, parecendo um livro didático. O final foi um ponto positivo, gostei, além do livro ser muito bem escrito mas no geral achei chatinho :/

Alison 28/10/2023

Uma obra incrível
Uma característica notável deste livro é a sua abordagem única em relação aos seres alienígenas. Ao contrariar a representação comum de humanoides em obras literárias, filmes e outras mídias, o autor demonstra sua incrível criatividade. Esse 'ser', se é que podemos chamá-lo assim, é algo que transcende a compreensão humana. Mesmo com os notáveis avanços científicos relacionados ao planeta Solaris, os pesquisadores lá instalados acabam por obter um conhecimento mais profundo sobre a própria natureza humana, ao invés de chegarem a uma conclusão definitiva sobre Solaris.

O início é praticamente uma história de suspense ambientada em um planeta alienígena, devido aos mistérios e acontecimentos que elevam um pouco a tensão. Conforme a narrativa avança, o ritmo diminui, mas, em contrapartida, o leitor é conduzido por uma exploração cada vez mais profunda de questões filosóficas.

Na minha opinião, vale a pena conhecer essa obra, especialmente se você já é um entusiasta de ficção científica.

Andre 18/10/2023

Imagine que o primeiro contato humano com uma forma de vida alienígena não seja com uma civilização humanoide, nem tão pouco encontrando um planeta com monstros, animais, vegetais, micro-organismos e etc.

O que encontramos é uma forma de vida tão diferente e além de nossa compreensão que sequer há concordância se realmente se trata de algo vivo.

Solaris parte dessa premissa, onde décadas depois de ser descoberto o planeta ainda gera muito mais perguntas do que respostas e talvez a pequena tripulação de uma estação de pesquisa consiga, pela primeira vez, fazer contato com o único habitante daquela planeta, porém a um alto custo pessoal e psicológico.

Raphael.Prista 17/10/2023

A gente realmente ama alguém? Ou ama uma versão dela que criamos na nossa mente? Criamos uma pessoa amável para não nós sentir sozinhos?

Qual o motivo de ficar buscando outros planetas? Qual motivo de responder respostas que na prática não muda nada em nossas vidas? Temos problemas na Terra que precisam da nossa atenção e simplesmente ignoramos.

Solaris seria uma espécie de Deus?

🤬 #$%!& esse livro da pra ficar horas falando e falando e falando que coisa linda.

Natalia Reis 16/10/2023

Arrastado!!!
O livro tem uma premissa boa, um ritmo bom até metade dele. Mas chega um momento que eu só não via mais as páginas passando. Não serviu para mim essa ficção cientifica puxada para o lado filosófico.

Laura 15/10/2023

Impossível mensurar o quão reflexiva esse livro me deixou. Tenho apenas elogios à abordagem do autor, ao cuidado com a parte científica, porque foram páginas e páginas debruçadas na descrição. A complexidade da trama é fascinante. Há tempos uma história não me prendia assim.

Lilian_89 15/10/2023

Muito lento
O livro começa muito bem, a estória parte de uma premissa super interessante, a descoberta de uma possível forma de vida totalmente inesperada e estranha em outro planeta longícuo num tempo em que os humanos criaram uma tecnologia capaz de fazê-los viajar grandes distâncias no espaço.

Entretanto, mais para o meio do livro a narrativa começa a se arrastar demais, essa forma de vida estranha parece ser capaz de reproduzir a vida humana criando cópias baseada nas memórias dos que ali interagem com ela. Em um dos casos, a ex namorada de um pesquisador é recriada por essa forma de vida alienígena, e é interessante ver a interação dos dois, especialmente por que a humana original havia morrido, portanto essa interação entre uma "réplica" e o humano que conviveu com a original alterna entre gostar e odiar a sua presença ali.

A interação entre esse ser alienígêna é bastante interessante, porém a narrativa nessa parte se arrasta demais e algumas coisas ficam sem explicação. O final é ainda pior, parece que não chegamos a lugar nenhum. Um livro que tinha tudo pra ser perfeito, porém a lentidão na narrativa e o final pouco explicativo me fizeram não gostar tanto assim da obra.