Água Funda

Água Funda Ruth Guimarães

Resenhas - Água Funda

Di 02/08/2023

Demorou para engrenar
Achei uma leitura confusa, demorei para me adaptar com a escrita (é simples, mas muitos devaneios). Gostei.

Luana 31/07/2023

Ficção brasileira de uma escritora incrível
Não conhecia a leitura e provavelmente não leria se não fosse pela escola. Mas agradeço a escola por me ?obrigar? a ler esse.
Uma leitura tranquila, linguagem fácil, livro rápido de ler e que representa muito bem a cultura caipira da região do interior e suas superstições e expressões. Representa muito o nosso país na época e a escritora merece todo destaque possível por essa obra e sua importância. Conseguia ouvir coisas que meu avô costuma dizer enquanto lia, fico muito feliz de conhecer algo fora da minha zona de conforto de uma escritora mulher brasileira.

itsmarianita 25/07/2023

Folclórico: caipira e misterioso
Livro excelente, único, inovador! Primeira autora negra brasileira a ganhar destaque, lá em 1946, Ruth Guimarães inovou com essa obra que representa o interior paulista. ?Água Funda? é escrito de maneira envolvente e intrigante em que o leitor é instigado a querer conhecer mais sobre esse misticismo, esse folclore da narrativa. O livro é composto de maneira fragmentada, orações curtas e vocabulário interiorano, mas simples. Gostei bastante.

babalu 05/07/2023

Então li porque é leitura obrigatória, mas não leria por conta própria além de não ser o estilo que eu goste, era muito confuso e tudo mais

Rianne.Brito 26/06/2023

Gostoso de ler
Uma leitura gostosa, como mineira entendo bem o modo de falar! Me identifiquei muito! Amei, merece ser mais divulgado.

Sophia 23/06/2023

Mais uma leitura de vestibular, confesso que achei essa bem mais difícil de entender, muitos nomes de personagens, muitos enredos em um livrinho curto, com o final eu consegui acertar a história certinha na minha cabeça.

Bruna2478 01/06/2023

Li pra escola (já começamos mal) mas até que não achei tão ruim, o livro é confuso por causa da escrita diferente e a quantidade de personagens, tanto que tinha lido 1/3, não tava entendendo nada aí, recomeçei prestando bastante atenção e dps a leitura fluiu na forma do possível, e aí percebi que a história não era ruim, só não da forma q eu estou acostumada.

Josy 30/04/2023

O mundo caipira
Com uma capa dessas só poderia esperar uma descrição magnífica do mundo caipira mineiro. Nele aparecem p descrições lindas da geografia e dos costumes tão íntimos de nós mineiros. Em Água Funda, a autora, que até então eu desconhecia, apresenta os costumes e os valores do mundo caipira junto a transição de um mundo essencialmente rural para a chegada no meio rural das grandes modernidades do capital, uma usina de beneficiamento de açúcar, algo tão vivido no interior de Minas Gerais e São Paulo. Também se apoia no realismo mágico, algo tão mineiro, como as crenças e o folclore. Amei o livro!

Anninhalissie 15/03/2023

? Água Funda- Ruth Guimarães
Água Funda, Ruth Guimarães, é considerado um clássico brasileiro.

O livro obrigatório da lista da FUVEST, retrata a vida do interior no sudeste brasileiro.

A história se passa no final do século 19 e começo do século 20, e nos apresenta os costumes da época.

"Água vem, água vai, fica tudo no mesmo outra vez".

Apesar de ler várias críticas positivas, não consegui entender muito bem o desfecho da história, além de achar que vários pontos não foram conectados.

STATUS: não favoritado
LIDO #3

iasmin 15/03/2023

Meu primeiro livro de vestibular!
Confesso que foi difícil ler, mas não é uma leitura difícil e é realmente bastante interessante, o que me surpreendeu! só achei bem confuso

Daiane.Mazzetto 10/03/2023

Aconchegante
Fui transportada para o interior de São Paulo... com o sotaque caipira, uma narrativa densa e folclórica a história trás um quentinho no coração.

sara 09/03/2023

Não esperava nada e nao recebi nada.

o desenrolar da historia é até interessante, mas a leitura é cansativa e chata
a forma como muda os personagens e a epoca em que se passa, tao rapidamente é muito confusa

Pedro 08/03/2023

QUE SURPRESA FANTÁSTICA! Água Funda se tornou um dos meus livros favoritos da vida, caramba, é até difícil encontrar palavras pra expressar o que senti e sinto por essa obra-prima de Ruth Guimarães. É como se eu estivesse reunido com meus avós e eles estivessem me contando os casos de nossos antepassados. O romance se passa todo no universo caipira e por eu ser desse mundo (interior goiano) me vi no meu meio, que delícia é a sensação de pertencimento com um livro... Com toda certeza irei ler mais Ruth Guimarães pois fiquei realmente apaixonado pela escrita dessa mulher, estou em êxtase!!

O Garrancho 02/03/2023

Uma estreia literária que causou um benfazejo alvoroço
Na literatura brasileira, poucos foram os autores que souberam aproveitar o nosso folclore como matéria-prima quando da escritura de suas obras ficcionais.

Simões Lopes Neto, com “Contos Gauchescos” (1912), Mário de Andrade, com “Macunaíma” (1928) e Guimarães Rosa, com “Sagarana” (1946), inquestionavelmente deram moldura artística de primeira grandeza à parte substantiva do folclore nacional. Esses representantes do nosso cânone, como membros de um distinto “Clube do Bolinha”, se não estivessem abertos a bem-vindas novidades, se sentiriam de certa forma ameaçados por Ruth Guimarães (1920-2014), pois “Água Funda”, seu romance de estreia, publicado quando a escritora tinha apenas 26 anos, causou um benfazejo alvoroço entre críticos e leitores – maravilhados por um texto que recupera com maestria elementos folclóricos e com linguagem caipira.

A narrativa se estabelece a partir da contação de um narrador anônimo que, num arco temporal de meio século, tenta com seus “causos” apresentar a seu interlocutor – frequentemente chamado de “moço” – ocorridos que marcaram a vida de Sinhá Carolina, proprietária da Fazenda Olhos d’Água, e de Joca e Curiango, casal de trabalhadores que, como vários outros personagens, caem em desgraça.

Lendo esse que já é considerado um clássico da literatura de autoria afro-brasileira, me lembrei das palavras de Joaquim Nabuco quando escreveu que “a escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil”. Tal verdade – que nos envergonha e entristece – não aparenta infelizmente que vá caducar tão cedo neste país, haja vista o recente caso de trabalho análogo à escravidão ao qual cidadãos oriundos da Bahia eram submetidos em vinícolas do Rio Grande do Sul, mais precisamente na Serra Gaúcha.

Pois não é que eu li pela primeira vez esse valioso legado literário de Ruth Guimarães justamente nesse período em que tal crime repercute não só aqui mas no mundo? A autora, que com seu livro antecipa traços do realismo mágico latino-americano, denuncia – sem beirar o panfleto – as consequências dessa chaga histórica que jamais poderá ser esquecida.

“Eu não contava muito com a vida e me contento com pouca coisa. Mas aquilo lá não é vida, é morte. E até pior do que a morte. É um ermo que espanta. Mato fechado, tudo, tanto que é preciso abrir picada com facão e foice. Arranchamos num claro e ficamos trabalhando. Mosquito, febre, calor, isso nem conto. Em qualquer lugar há isso. O pessoal é que não prestava. O patrão tinha uma ganância! (...) Tinha partes com o diabo, eu acho. E, quando a gente parava um pouco, para limpar o suor, ou beber um gole d’água, lá vinha ele: ‘Tenho um contrato assinado por vocês. Quem não quiser trabalhar vai para a cadeia como vagabundo’. Aquilo doía na alma. (...) Não havia mistura. Estava dando maleita no pessoal. Mas pior do que a maleita era ter que comprar no armazém. (...) Pagam em vales. E os vales são aceitos só no armazém lá deles. Uma tramoia desgraçada. O que eles querem é trabalhador para trabalhar de graça.”

Não foi à toa que Antonio Candido assim se referiu à obra de Dona Ruth Guimarães: “Quem começa desta maneira irá, certamente, muito alto na carreira de escritor”. Vaticínio que se revelou o mais correto, contrariando uma das passagens mais famosas da produção de Ruth: “A gente passa nesta vida, como canoa em água funda. Passa. A água bole um pouco. E depois não fica mais nada”.

Como a literatura pode mudar os leitores e os leitores podem mudar o mundo, leiamos mais Ruth Guimarães!

site: https://www.youtube.com/@OGarrancho

skuser02844 01/03/2023

Socorro
Ao contrário de muitos clássicos, que são interessantes e legais mesmo sendo antigos, esse livro é INTANKÁVEL. muito detalhista, confuso e cheio de personagens que vc n sabe quem é quem - e pior, personagens com o mesmo nome ?
não é um livro que eu recomendo, de maneira nenhuma, até pq de vc quiser conhecer melhor o folclore brasileiro e afins (o tema retratado no livro), tem muitas coisas mais interessantes pra você consumir do que essa obra. admiro quem leu e curtiu, mas eu não gostei não ?