Água Funda Ruth Guimarães

Resenhas - Água Funda

Elane.Medeiross 28/02/2023

Ruth Guimarães trouxe uma obra incrível, com uma escrita muito característica, que fascina o leitor. A premissa aborda temas muito essenciais como escravidão, Folclore,superstições e o Brasil do sertanejo.

Mari_Cardinho 26/02/2023

Água Funda
Por incrível que pareça foi um livro da escola que eu gostei de ler. Neste livro a autora conta a história de diferentes personagens, em diferentes tempos de uma comunidade rural. No início do livro acompanhamos como principal a Sinhá Carolina, dona de uma fazenda importante da região, e conforme a história se desenrola e o tempo passa acompanhamos Joca e Curiango nessa mesma comunidade, só que anos depois.
O livro acompanha nesse decorrer o desenvolvimento dessa região, a mudança da população e suas crenças sobre o que acontece na comunidade.
Achei o livro com uma linguagem muito fácil de ler e uma narrativa legal que deixa a pessoa que está lendo curiosa pelo próximo capítulo.

antuan_reloaded 18/02/2023

[8/10]
De todos os aspectos que compõem uma narrativa, acredito que a linguagem seja uma das mais desafiadoras de se construir. Digo isso, pois é a responsável por envolver e cativar todos os tipos de leitores.

Em "Água Funda", esse aspecto se sobressai, fazendo com que seja uma de suas maiores surpresas. Ruth Guimarães mimetiza de forma ímpar a essência da linguagem da região sul de Minas, onde viveu sua infância.

Em vários momentos, é como se o leitor estivesse sentado com anciãos que, misturando suas vozes, contam a história:

"A morte não é castigo, e Deus que poupou o Joca, à toa não foi. Alguma coisa ele tem para pagar [...]. Mas é melhor contar as coisas direito, sem pular para a frente, senão não se entende"

Nesse sentido, o narrador é outro aspecto fundamental para a riqueza dessa obra. Nota-se que a história é contada sob o ponto de vista de anônimos, uma espécie de voz coletiva.

No entanto, essa voz coletiva é formada por pessoas que viveram e conhecem aquela região e que somando um fato a outro vão compondo o imaginário polular dali:

"Onde mora? Mora no fundo da terra [...]. A gente enxerga um minuto só aquilo, avermelhado no ar. Depois some. Eu já vi. Vi com estes olhos que a terra há de comer, a Mãe de Ouro se mudando de Olhos D?Água."

Apesar desses pontos, senti que no final a escrita ficou meio perdida, assim como boa parte dos personagens. Consequentemente, as soluções dadas para cada um deles me pareceram um pouco previsíveis: todas trágicas.

De toda forma, isso não é capaz de tirar o brilhantismo de "Água Funda". Este é um romance para ser lido rápido e que, sem dúvida, tem o seu valor, seja para o imaginário popular, seja para a literatura brasileira.

Aniram 26/12/2022

Uma leitura obrigatória
Água Funda é um dos melhores livros que já li na vida e, definitivamente, foi a melhor leitura que fiz no ano. Ruth Guimarães foi capaz de tecer um cenário ao mesmo tempo realista e fabuloso através de uma narrativa poética e fluida, feito água corrente; seus personagens trazem sabedorias populares, ancestrais, e suas tragédias individuais ilustram um longo processo histórico de mudanças sociais, tecnológicas e coletivas. Os elementos de realismo fantástico em nada deixam a desejar para autores como Gabriel García Márquez e Isabel Allende. Além disso, o romance faz críticas profundas às políticas falhas e racistas adotadas pelo governo brasileiro após o fim do regime escravocrata. São tantas as camadas! É preciso ler e reler Água Funda muitas vezes para, de fato, absorvê-lo. Leitura obrigatória para todo fã de literatura brasileira. Um verdadeiro clássico.

Rakuê 07/12/2022

"Água vem, água vai, fica tudo no mesmo outra vez”
Um livro diferente do que eu normalmente leio, mas valeu a pena. Ele não possui uma linguagem mto difícil então é foi mais tranquilo de ler e tbm, é uma leitura bem gostosinha de ser ter.

A história, mesmo sendo escrita e publicada em 1946, ela é bem atual. Esse livro é composto por duas personagens e tempos bem distintos, mas que possuem uma lição “moral” muito parecidas, as personagens são bem opostas, mas mesmo assim possuem suas semelhanças.

Elas, através de suas escolhas, tiveram suas consequências, algumas que as levaram a loucura e outras que tiveram suas vantagens.

Esse livro me ensinou que como as minhas escolhas podem me afetar no futuro e como minha frieza pode interferir nas minhas relações sociais, além do preconceito que eu possa ter de alguém, como ele me priva de ter uma vida mais leve e menos solitária. Aprendi também que mesmo no desespero, não me prender e não olhar para mais nada, e sim, me mante alerta; porque são nessas horas que eu posso me enfiar em um erro imenso e não ter mais volta.

Mesmo que esse livro tenha sido lido para o vestibular, irei levar essa história para as minhas próximas escolhas, Além de indicar mesmo que a pessoa não seja uma vestibulanda

fev 23/11/2022

Espetacular
Fascinado pela escrita. Uma linguagem e uma narrativa sem igual. Não tem como um grande causo, como é Água Funda, ser algo ruim. Apesar de ter gostado mais da primeira parte, o conjunto final funciona é espetacular. Ruth Guimarães faz com destreza ao que se propõe: contar uma história com folclore e elementos regionalistas. É maravilhoso. Recomendadíssimo. Já passe o cafezinho para iniciar a leitura.

Anna 08/10/2022

"Alguma coisa guia os perdidos para o caminho de casa"
Esse livro eu tive que ler lra escola, e todo mundo que já leu livro que a escola pediu, sabe que é chato, e que o livro nunca é tão bom. Mas eu realmente gostei desse. Ele é tão diferente, tão único, que tinha uns momentos que eu só parava pra pensar sobre. Ele é tão poético.
Parte disso, e da cultura do livro (mais do interior) me deixou um pouco (MUITO) confusa na leitura, eu tive que voltar algumas vezes pra entender quem era o personagem, mas, apesar disso, só me fez amar e me surpreender com a leitura.

Beto | @beto_anderson 27/09/2022

Narrativa muito fluida
Demorei a pegar esse livro na estante com receio de ter uma obra truncada, de linguagem difícil, rebuscada, ou coisa que valha. Mas o que mais chamou atenção na obra é justamente a linguagem simples, fluida, sincera. A primeira parte da história para mim é a que mais me agradou, já a segunda, quando entram as histórias dos várias pessoas da região não me agradou tanto, talvez porque esperasse uma continuidade da história inicial. Só por isso não dei uma classificação melhor de estrelas. Mas vale muito a pena a leitura.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Ratinha de Biblioteca 16/08/2022

Escrita fluída e rica
Este é o livro de estreia de Ruth Guimarães, publicado em 1946. Mistura folclore, "causos" e o jeito de falar do interior. Não há um personagem principal, há o lugar, a fazenda Olhos d'água e aqueles que passaram por ela.
Lembrou-me "Grande Sertão: Veredas" por ambos terem estilo de conversa, como se o narrador estivesse sentado ao nosso lado, tomando um café e contando a história.
Margô 21/08/2022minha estante
O comentário me animou a ler a obra... parece que a narrativa tem um tom de " prosa"...rsss
Bom, muito bom.???

Ratinha de Biblioteca 22/08/2022minha estante
Sim, bem isso, Margô! ??

Margô 22/08/2022minha estante
?????

Mayara 26/07/2022

"Nunca existiu alguém como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá (...)'
Um livro que trata de assuntos importantes como escravidão, abolição, folclore brasileiro e muito mais. Rico em detalhes, porém detalhes que são importantes, retrata a vida do sertanejo mas não de uma maneira debochada, mas sim no intuito de mostrar para o Brasil de que era assim que funcionavam as coisas.
Uma leitura que te deixa curioso do início ao fim, te faz não querer parar de ler, pois ele fica indo e voltando nos diferentes tempos que se passa a história: um durante a escravidão e o outro durante o começo da abolição e do trabalho "assalariado".

aline203 18/07/2022

A linguagem que o livro é escrito nos leva a outros tempos do passado, entendo que da escravidão até meados dos anos 30.
Mesmo não sabendo quem nos conta a história, sei que está por lá vivenciando tudo que acontecia na Fazenda Nossa Senhora dos Olhos d'Água...A troca de patrões, o entrelaço entre moradores e trabalhadores. O livro é narrado de forma muito agradável e fácil de ler.

@eu_rafaprado 21/06/2022

Incrível! Leia Ruth Guimarães
Ruth Guimarães

Com esse romance, Ruth Guimarães inicia sua carreira sendo considerada uma das primeiras escritoras negras a ganhar destaque na cena literária brasileira, Água funda foi lançado em 1946.

A história se passa em uma comunidade rural na Serra da Mantiqueira.

Ler essa história é como sentar aos pés de uma avó muito querida e escutar causos de uma época sofrida e rica em cultura popular, cheio de ditados populares e realismo fantástico.

Personagens como Sinhá Carolina, Joca e Curiango, são essenciais pro desenrolar da história mas quem rouba mesmo a cena é a Mãe de Ouro.

A história se passa do regime escravagista até os anos 1930, e com uma voz potente em meio a uma narrativa cultural, Ruth denúncia abusos de uma época opressora, seja pela escravidão ou pela exploração da mão de obra ?remunerada?.

?A gente passa nesta vida como canoa em água funda. Passa. A água bole um pouco. E depois não fica mais nada?.

Está foi a leitura do mês de Março do clube Lendo Mulheres Nacionais com a curadoria da @silmarapereira_ que também fará a mediação do encontro que será dia 10/04 as 19:00 pelo Meet.

Nota 10/10 ??

#lendomulheresnacionais #ruthguimarães #aguafunda #literaturanacional #clubedolivro

Glauber 10/06/2022

Uma obra-prima da nossa literatura
Um grande achado deste ano! Não só o livro como a autora.

O livro conta duas histórias paralelas, no mundo rural do Vale da Paraíba, entre Minas e São Paulo, onde a autora passou alguns anos da infância.

Acompanhamos a história de uma Sinhá do auge à decadência, mas também de um casal que vive na fazenda 50 anos depois. O que há em comum entre ambas as histórias? A atração da fatalidade do destino, que tanto pode ser lida como manifestação fantástica e folclórica, quanto um fato banal.

A autora nos mostra, de maneira vívida, a imaginação e a linguagem caipira, imergindo na realidade local como só a verdade artística consegue.

Ruth Guimarães foi contemporânea de Mário de Andrade e Guimarães Rosa, sendo uma autora de destaque desde o seu primeiro livro, que foi seguido de outros, entre ficção e não ficção, todos enriquecidos por pesquisa sobre cultura e folclore da sua região e do Brasil. Quero ter todos, quando puder fazer minha biblioteca!

"A gente passa nesta vida, como canoa em água funda. Passa. A água bole um pouco. E depois não fica mais nada.

E quando alguém mexe com varejão no lodo e turva a correnteza, isso também não tem importância.

Água vem, água vai, fica tudo no mesmo outra vez"

Nado 10/04/2022

Uma obra que merece ser lida e divulgada. Ruth Guimarães era uma escritora desconhecida para mim, eu tive a grata surpresa de conhecer a autora e esse clássico da literatura nacional, infelizmente abafado pelos hypes e pelo que as editoras consideram um título de mercado. A escrita de Ruth é acolhedora e você a sente sentada na sua frente, lhe contando uma linda história com brilho nos olhos. Recomendo fortemente a todo amante da nossa literatura brasileira.
Pâm 07/05/2023minha estante
Perfeito comentário. Eu achei o livro assim, por acaso. E, me encantei com a sinopse. Estou lendo como alguém que me conta a história, é muito fascinante.

Nado 07/05/2023minha estante
É muito bom. Tenho certeza que vai gostar até a última palavra.

Gabrielli.Quadrado 25/09/2023minha estante
Onde eu vou para conseguir ler?

rafa_._cardoso 24/01/2022

Ruth Guimarães produziu um clássico!
Água funda conta casos que acontecem da comunidade rural do sul de Minas Gerais, na fazenda Olhos D´Água. Em especial, são contadas as histórias da Sinhá Carolina, dona da Fazenda Nossa Senhora dos Olhos d’Água, e do casal Joca e Curiango, trabalhadores e moradores do entorno, histórias que se passam em períodos diferentes, que vai da época da escravidão até os anos 1930.

Tudo isso com um toque de realismo fantástico e um trabalho de linguagem muito bem enredado. Visões, superstições, simpatias, casamentos desejados, maldições, fofocas etc., são fortes pontos nesse livro.

Há na narrativa uma realidade socioeconômica e política do interior do Brasil que é contada de forma excelente (falar sobre seria Spoiler).

Ruth Guimarães produziu um clássico!