Água Funda Ruth Guimarães

Resenhas - Água Funda

Gabriela 27/04/2024

Causos
Uma grande fofoca. Um antigo morador da região contando causos passados a outra pessoa - possivelmente um habitante novo no vilarejo ou mais jovem - e nós, como se convidados para um cafezinho com bolo de fubá, acompanhando tudo com os mais ricos detalhes.

Não existe muita linearidade: a vida acontece o tempo todo, as histórias são intercaladas, relacionadas, misturadas... assim como na realidade. Parece uma estrada cheia de curvas, retornos e desvios.

Os regionalismos da fala - os sotaques e entonações tão bem descritos que quase é possível ouvi-los durante a leitura! -, as crenças fortes e presentes nos mais diversos momentos, bem como o misticismo com que interpretavam os acontecimentos... tudo muito bem escrito e amarrado.

Eduardo1646 27/04/2024

"A gente passa nesta vida, como canoa em água funda."
Em "Água Funda", é exposto como a vida é: como somos moldados pelos acontecimentos, como nós nos construímos e escolhemos ser, como a vida nos devolve tudo de bom e ruim que fazemos, e, enfim, como nós não temos importância alguma para o universo ? a vida e o resto das pessoas seguem em frente (precisam), apesar de você.

A leitura é muito gostosa, porque a Ruth usa uma linguagem descontraída e divertida, como se tivéssemos ido tomar um chá da tarde na casa dela para fofocar. A história, em si, é uma grande fofoca, uma grande observação sobre o passado. Está presente, também, muito do folclore e crenças do interior do Sudeste, o que torna essa obra ainda mais rica. Enfim, uma delícia de ler e adorei a maneira que a autora terminou o livro.
Eduardo1646 27/04/2024minha estante
P.S.: três resenhas em um dia! ? hoje eu tô impossível.

Camila.Felippio 25/04/2024

Água Funda
Achei a história rasa. Mas, acho q foi dessa forma mesmo q a autora pensou. Os fatos vão se acumulando e se atravessando. Nada segue uma linha reta. Mas, a vida não é linear mesmo. Enfim, no final vc se acostuma. Eh tudo uma grande mistura de histórias, de pensamentos. Vale a leitura!!

Maju 24/04/2024

Água Funda
Uma história tipicamente brasileira!
Embora tenha sido uma leitura confusa, às vezes sem ligação entre os trechos... gostei bastante do livro, retrata com fidelidade o interior e a importância que o folclore e a cultura sobrenatural tem sobre as pessoas.

nay.gba 24/04/2024

Fazenda Olhos D'água
A leitura leve e divertida de Água funda encanta e pede um cafezinho para acompanhar. Precursora do realismo mágico, Ruth Guimarães é uma excelente contadora de histórias.

Outro ponto, é a escolha da narrativa fragmentada tendo o ponto central a geografia e a fazenda Olhos D'água. Dessa forma, sem protagonismo marcante a escrita tornou ainda mais popular.

Além disso, gostei bastante do modo como Ruth usou a loucura para atravessar o romance de Joca e Curiango. Sem dúvidas, uma excelente abordagem de como o medo, a ignorância e uma moral rígida do pequeno vilarejo podem assustar pessoas que não compreendem o desejo de serem livres.

Leitura Recomendada.

Julia4254 20/04/2024

Realismo fantástico é demorado de se ler, mas tem a bagagem emocional que só a fantasia e a magia podem entregar no realismo. recomendo!

Natyvollet 16/04/2024

Obrigada, Emicida!
Quem mais veio parar nesse livro por indicação do Emicida? Bom, estou muito feliz por ter sido uma das pessoas.
Realismo mágico é um tipo de livro que me agrada bastante. Quem gostou de ?Torto Arado?, provavelmente gostará de ?Água Funda?.
O livro se passa no Sul de Minas Gerais na fazenda que tem o nome do livro e o narrador, com seu ?jeitin?, conta os ?causos? que compõem o cenário. Um monte de fofocas contadas para nós leitores fazendo com que a gente devore esse livro.
A Ruth Guimarães trouxe uma escrita simples e muita imaginação. Teve um capítulo específico que contou algo que aconteceu na minha família: a promessa de emprego que o trabalhador já chega com uma dívida enorme e não pode sair de lá. Algo que ocorreu e ainda ocorre com muitas outras famílias. O livro é de um tema atual que não chega nas capitais e cidades grandes, são as coisas das fazendas, da vida rural. Ela é calma, mas é dura e ela cobra muito.
Gostei tanto desse livro que já recomendei para outras pessoas.

Silvia279 14/04/2024

?Água funda? fala de gente. Gente como a gente, gente que depende das orações e tem medo de fantasmas, como a mãe do ouro. A gente sabe que existe alguém que manda. Que é o dono do capital. Mas é do povo que Ruth Guimarães fala, e fala com genialidade, sensibilidade, e até com certa graça. É folclórico. Tem mulher abandonada, homens traídos, pessoas acometidas por doenças mentais. Tem a força da natureza, relações de amizade, regionalismo, e tem muita cultura popular.

Louv.Isaa 14/04/2024

Mega fofoca
O livro é como uma fofoca gigantesca, vai contando vários casos de uma cidade pequena onde todo mundo se conhece, aí tem um plot enorme no final do livro, tem umas refs bem legais . Só achei algumas partes um pouco confusas, o narrador vai simplesmente falando o nome de algumas pessoas e vc fica oi? Quem é esse? Será q eu me perdi em algum momento? mas faz parte da escrita, pq o livro é escrito pra parecer um morador conversando com outro morador contado de fofocas então as vezes fica meio confuso por seguir um fluxo de pensamento que as vezes é desviado como acontece normalmente em uma conversa, e ele cita os personagens sem explicar também pq é como se você leitor fosse da cidade então você conheceria esses personagens. Em suma eu gostei bastante

Ramon 13/04/2024

Fofoca.
O livro me pareceu uma reunião de causos, uma fábula, uma grande fofoca regional. Não é ruim, mas me senti perdido pois pareceu que a maioria dos personagens, tirando os protagonistas, são apenas nomes... A maioria sem descrição, o que causa confusão principalmente pois ao longo da narrativa são muitos personagens indo e vindo. Não foi uma leitura muito profunda e acabei com a sensação de que deveria ter lido com mais atenção, apesar de saber que eu o fiz.

Hannah Monise 11/04/2024

Um tesouro da literatura brasileira
Água Funda é um livro nacional maravilhoso de 1946. E eu amei a escrita de Ruth! Essa foi minha primeira experiência com ela e achei ótima.

É maravilhoso que a escrita do livro é como a de um personagem que conviveu com os outros sobre quem está narrando, na mesma cidade. É praticamente um livro de fofocas, hahaha. Temos casamentos e famílias donas de fazenda, amores, idas à cidade, assombrações. Que delícia! Eu também amei a narração e a escrita falada. A história do cara que enganava as pessoas para trabalharem na construção da estrada é muito boa!

Para mim, essa foi uma leitura leve, que envolve a gente com a história intensamente, mesmo que seja apenas narração da vida no campo daquela época, em que ainda havia escravos. No começo, as histórias parecem confusas, e até são mesmo, mas depois você vai se envolvendo e se divertindo muito com a leitura. Que livro bom!

"A gente passa nesta vida, como canoa em água funda. Passa. A água bole um pouco. E depois não fica mais nada." (Página 53)

Jennola 07/04/2024

Mesmo não sendo o meu tipo de leitura, e eu lendo por obrigação, não senti que foi um sacrifício, eu compreendi a maior parte do livro, e o que eu não entendi não afetou minha experiência, senti que a leitura foi fluida e que eu consegui pegar a essência da história, sair da zona de conforto é muito bom

Maria Amélia 06/04/2024

"Romance de estreia de Ruth Guimarães, uma das primeiras escritoras negras a ganhar destaque na cena literária brasileira, Água funda foi lançado em 1946 ? mesmo ano de Sagarana, de Guimarães Rosa. Mas enquanto o escritor mineiro se valia da plasticidade da fala sertaneja para inventar um léxico novo, entre o popular e o erudito, Ruth fez aqui uma original reconstituição etnográfica da linguagem caipira ? que conheceu pessoalmente em sua infância passada no Vale do Paraíba e Sul de Minas ?, aproximando-a das pesquisas de Mário de Andrade."

Teus 05/04/2024

Sem dúvidas um dos melhores livros que já li na vida, uma narrativa gostosa, fluída, rica. Me senti levado de volta a varanda de minha vó, enquanto ela contava seus causos, simplesmente mágico ??