Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

Jacy Coelho 16/04/2014

Desafio Literário Skoob 2014 - Abril (Livros escritos por mulheres)
♫ Para ler ouvindo:https://www.youtube.com/watch?v=CvBfHwUxHIk ♫

Eu sou dependente de um bom personagem principal, por quem torcer ou odiar, tanto faz, mas preciso de um pra poder gostar de um livro. Demorei muito pra engrenar Morte Súbita, justamente por não saber quem era o personagem principal. É muita gente em torno da mesma história, sem que nenhum seja mais ou menos importante que outro.

Daí, que demorei um pouco pra entender (e talvez eu esteja viajando) mas o tal personagem principal que eu tanto senti falta é a própria cidade. Tudo gira em torno dela, da sua perfeição, dos moradores da periferia, se a clínica deve fechar ou não.

O livro é super bem escrito, e foi isso que me motivou a continuar a leitura, porque ainda não existe nada que supere uma história bem escrita. A Rowling sabe ligar todos os pontos em torno do falecimento de Barry Fairbrother muito bem. Como todos na cidade, amigos ou rivais foram atingidos, de uma forma ou de outra, pela sua morte. As transições de um personagem pra outro são ótimas, e o que eu mais gostei, foi a maneira como ela descreve o psicológico e as emoções de cada um, às vezes num mesmo evento. Eu nunca li Harry Potter, não conhecia a escrita dela, então, foi bem agradável para um primeiro encontro.

Infelizmente, não há muito o que dizer a respeito. O livro não tem altos e baixos, não tem grandes surpresas, nada. É uma escrita linear muito bem feita. Li muitas opiniões negativas sobre Morte Súbita, mas não consegui concordar com nenhuma. Achei uma leitura bem agradável, rápida e direta.

“No clouds in my storms”
Liliane Damico 20/04/2014minha estante
Ainda estou tentando terminar de ler o livro. Não sei, são muitos personagens e a autora quer definir um a um e o enredo acaba ficando em segundo plano. Talvez por se tratar de uma narração estilo realista em que não se espera grandes emoções é que eu esteja com tanta dificuldade em lê-lo. Mas é muito bem escrito, mostrando que Jk domina a arte.

Luciana 25/04/2014minha estante
Eu já tenho esse livro há tanto tempo, porque sou fã de HP, mas as criticas negativas me desanimaram a iniciar a leitura. Sua resenha me ofereceu uma luz no fim desse túnel.

Morgana 15/06/2016minha estante
Leitura rápida e direta? Oi?

Gabriela M. 29/03/2013

É ótimo, ótimo mesmo.

Demora um pouco para lembrar todos os nomes e entrar no ritmo, mas assim que tu supera esses fatores - que são comuns em histórias com tantos personagens -, a leitura flui muito. O leitor tem todas as perspectivas do que acontece na pequena Pagford, e isso é inovador! Além disso, se depara com a realidade de que as pessoas não estão felizes sempre, que têm defeitos e segredos, que são humanos (!); isso é apaixonante em relação a uns personagens e repulsivo a outros.

Os capítulos finais são extremamente emocionantes. J. K. mais um vez está de parabéns. Ela consegue de um jeito limpo e claro contar uma história banal mas com emoção, contar toda uma história a partir de um acontecimento. Ela é demais e o livro recomendadíssimo!!

Resenha de um jeito diferente: http://tomorrowwaitsforyou.tumblr.com/post/46613036919/resenha-1-morte-subita-j-k-rowling
Bruna 30/03/2013minha estante
Estou na página 123 e ainda estou esperando essa estória ficar interessante... Sem falar no bombardeio de personagens a todo momento!

Gabriela M. 02/04/2013minha estante
Bruna, demora um pouco, mas os personagems por ai já pararam de surgir, não? Porque agora são só as teias se formando... Nããão desiste que fica bom :D

Bruna 06/04/2013minha estante
Já pararam de aparecer sim. Eu vou continuar sim, mas estou meio desmotivada. Quero muito saber onde isso tudo vai parar...

Thai 03/04/2018

Impactada
Que início de livro arrastado, misericórdia. Mas que final impactante, senhor. Só tia J.K. mesmo para fazer isso. Até chorei no final do livro, achei bem triste
DEIA 01/05/2018minha estante
Concordo muito com vc. Achei as primeiras 150 ou 200 páginas muito difíceis de serem lidas. Muitos detalhes, vc perde um acha que não conhece mais ngm do livro. Bate a vontade de abandonar. Mas que final. Caracas!!
Chorei muito e fiquei mal ainda no dia posterior. Caracas!!

Thiago.Leite 10/05/2018minha estante
Quando cheguei por volta da páginas 200 não consegui.. Aqui quem vai ter morte súbita é o leitor, mas depois me disseram que depois da página 200 é que melhora... Quem sabe um dia eu volto a ler ele!!

Bianca Daoud 18/08/2018minha estante
Quando eu li passei pela mesma coisa nas primeiras 200 páginas. Cheguei até a abandonar o livro um tempo porque me perdi em meio a tantos personagens. Mas peguei pra continuara leitura e acabei me envolvendo e surpreendendo com o desfecho.

luisa 22/05/2021

o livro tem uma escrita acessível, é diferente, a idéia é legal, etc. mas passei mais tempo achando o livro chato e devagar do que realmente gostando.
não li com expectativa alta, nem achando que seria algo parecido a harry potter, apenas não consegui gostar do livro. talvez possa ter sido pq estava lendo em uma leitura conjunta e acabei lendo quando não estava no clima pra esse tipo de narrativa...
consigo entender um pouquinho o pq algumas pessoas gostam, uma grande parte ainda é um mistério.
May 23/05/2021minha estante
Eu abandonei esse livro, achei ele muito lento. Tô pensando em tentar novamente.

luisa 24/05/2021minha estante
infelizmente não foi um livro que eu gostei! mas da metade pro final o livro vai ficando um pouco mais interessante, então talvez te agrade. o começo é bem lento mesmo!!

May 24/05/2021minha estante
As vezes criamos expectativas de mais

Lai Rocha 25/04/2020minha estante
Já iniciei a leitura desse livro várias vezes e não consigo continuar

Gihwest 25/04/2020minha estante
boa sorte, espero que não seja tão decepcionante quanto foi pra mim.
Depois me conta o que achou ;)

Lai Rocha 25/04/2020minha estante
Quando (se) eu conseguir ler, conto sim

julia 28/01/2013

Não me sinto preparada para ler esse livro.
Não esperava ler nada tão chocante dessa autora,por isso me surpreendi com a tematica do livro.
Cheio de palavrões a torto e a direita,situações sobrias na forma de viver dos personagens que me deixam meio nauseada.
Não me levem a mal..não sou hipocrita,tambem falo palavrões as vezes, mas é horrivel quando leio um livro onde todo mundo fala a maior parte do tempo,me sinto..como expicar?...agredida mentalmente..irritada.
Depois de HP nunca imaginei que a autora pudesse fazer algo tão..diferente.
De universo magico ela passa a descrever o pior das pessoas,é como se descesse ao inferno.
Não posso deixar de pensar que é um contraponto da Rua dos Alfeneiros em HP..
Não gosto muito disso,de toda essa sociedade que ela retrata.E não consigo definir com honestidade se o problema sou eu por preferir uma tematica mais suave ou se realmente é o livro.
As resenhas desse livro foram muito boas por ai,parece que todos gostaram mas a mim que aliais li as duas ultimas paginas em busca de um fio de esperança de que a historia melhore simplesmente despertou o pior dos meus sentimentos.
Por ora passo essa leituta adiante..após quase dois meses tentado a duras penas seguir adiante.
Lu 10/02/2013minha estante
Gostei da sua resenha pela franqueza. Se eu fosse vc, esperaria um ou dois anos até pegar esse livro novamente. Não é uma leitura fácil como HP, mas eu achei uma leitur abem interessante.

Fabiola 02/07/2013minha estante
Jamais entenderei gente jovem e conservadora o.O

julia 09/07/2013minha estante
se todo mundo pensasse igual o tempo todo isso seria uma droga..
agradeço por ter uma mente que sabe se abrir as possibilidades mas que não acolhe tudo o que escrevem de braços abertos.
posso amar ou odiar uma escrita, posso adorar este livro talvez vindo de outra autora mas nunca vindo dessa pois não fecha com a ´´personalidade´´ que ela criou após seus outros livros.
Posso ser conservadora em opiniões sobre alguns livros mas ao mesmo tempo liberal em outros..
Tudo depende de como se escreve, da maneira como o autor me seduz..
E definitivamente não me senti seduzida por cada palavra que li dessas paginas..
senti aversão.. acho que essa é a palavra que mais descreve meus sentimentos em relação a esse livro, contudo sei que nem todos pensam igual..

Ju 23/01/2013minha estante
Fábio, estou na página 80 e desisti de ler!
Eu tento mas não consigo. Ele não me prende, acho todo mundo muito chato. Leio uma página inteira e só depois vejo que não prestei atenção em nada! Não consigo me concentrar! Acho que vou abandonar de vez!

Fábio 20/02/2013minha estante
Pois é Juliane...n aguentei tbm...kkkkk

Fernando 24/02/2013minha estante
EU li porque sou teimoso. Não via a hora de acabar... Pensei que ele fosse engatar, mas não... Enfim...

Carolx 03/12/2020

Péssimo?
Chato, chato, chato. Demorei séculos para ler, achei extremamente arrastado e entediante. Só o final me emocionou um pouco e por isso as duas estrelas.
Carol Amaro 03/12/2020minha estante
Chato demais mesmo!

Morg 10/12/2020minha estante
Também estou achando chato! Estou quase abandonando ?

Garcia 14/03/2021minha estante
Foi um erro abandonar :)

Jess 23/02/2024

Uma bomba
É a segunda tentativa que fiz com esse livro, e em 10 anos eu enfim consegui terminar. Mas não recomendo.

Eu lembro de todo o marketing quando o livro foi lançado, e como eu adolescente que acompanhava o universo Harry Potter tinha tido vontade de conhecer mais essa história da autora que prometia ter uma proposta diferente. Sim, a proposta é BEM diferente. Mas nem por isso é bom.

Vou começar dando o ponto positivo que eu vi no livro que são os adolescentes. A gente sabe que adolescente faz besteira, boa parte do tempo só pensa em sex0 ou depressão, então eu achei os adolescentes bem críveis e diversificados. O problema está em todo o resto kkkk

Talvez a Rowling tentou tanto, com tanto afinco se desprender da literatura infantil de Harry Potter, que acabou ficando forçado demais. Conotações sexuais e palavrões são tão constantes e em momentos tão aleatórios que chega a ficar desconfortável. Eu já entendi que a fulana tem peitos grandes, não precisa fazer dois parágrafos de analogias sobre isso, vamos evoluir? As questões pesadas e gatilhos também, como aut0mutilaçã0, bullying, su1c1dio, abuso de dr0gas e tudoo mais, todos temas válidos de abordar são praticamente alongados a ponto de não serem mais temas sensíveis e, aparentemente, só algo usado pra cumprir um check-list.

Falando em evoluir, isso é algo que a trama em si não faz. São personagens em excesso e mesmo assim não parece ter uma história muito bem definida pelo menos até, no mínimo, a página 300. Eu não consigo me importar o suficiente com personagem nenhum pra sofrer com derrotas ou comemorar vitórias. Foi uma experiência bem sofrível.
Marina.Bueno 21/03/2024minha estante
Nossa, teu comentário resume totalmente a minha frustração. Estou tentando ler pela segunda vez, 10 anos depois... E sinceramente, não sei se vou conseguir terminar, não me prende em nada, confusão de personagens e assunto chato. Enfim, vamos ver se eu sobrevivo a isto xD

Jess 21/03/2024minha estante
Se não aguentar e abandonar tá tudo bem também, é saúde mental que vc poupa kkkkkk

Marina.Bueno 23/03/2024minha estante
Decidi priorizar minha saúde mental e abandonar este livro pela segunda vez ?

Gabriela Kauer 21/01/2013

Muito bom!!
Mortes, pedofilia, cenas de sexo, drogas, estupro... realmente o novo livro da J.K Rowling não tem NADA a ver com Harry Potter... Com um final surpreendente, valeu a pena!!
Ju 23/01/2013minha estante
Gabi, estou na página 80 e não consigo mais ler! Achei mtooooo parado. Começa a ficar melhor em +- qual página?! Quem sabe eu me anime para continuar!

Gabriela Kauer 23/01/2013minha estante
Oi Juliane!!
Realmente esse livro dela é bem diferente do normal, no início tive um pouco de dificuldade de entrar na história, porque são muitos personagens ao mesmo tempo. Mas depois achei que foi melhorando, e me interessei pelos segredos de cada personagem, que vão se revelando ao longo da história. Do meio do livro pro final eu li em praticamente um dia de tão interessante que ficou.
Talvez não seja teu estilo, mas sugiro tu ler mais um pouco, talvez não a história de cada personagem não tenha se desenvolvido bem ainda. :D

Ju 25/01/2013minha estante
Pois é, tbm achei mtos personagens ai tenho que ficar tentando lembrar quem é, com quem mora, quem conhece... Acho que por isso não gostei tanto! Ontem acabei um outro, vou ver se tento retomar a leitura! Beijos e obrigada!

Danielle Gonzales 21/02/2018

Surpreendente
"Um livro com personagens muito bem construídos, que vao se conectando e se relacionando a cada pagina, criando laços, sejam eles de amor, de ódio, de apatia, ou quaisquer outros sentimentos. No inicio o livro é totalmente descritivo, pra voce se situar mesmo sobre o local e as pessoas, de um jeito que so a maravilhosa J. k. consegue fazer, nos transportando para cada cantinho. E quando a historia começa a se desenrolar, e voce começa a entender a situação de cada um, ai sim é que voce se prende e quer terminar para saber qual sera o "fim" de cada personagem. Fiquei imensamente triste no final, e cheguei a chorar, novamente J. k. conseguiu me causar aquela mesma tristeza de quando perdemos Sirius, Dobby, Dumbledore e outros." Nota: 5
Lari 22/02/2018minha estante
Esse livro é sensacional né? E o final? Corta o coração de tanta tristeza...

Danielle Gonzales 22/02/2018minha estante
Totalmente Lari, nossa e o final é tao real ne :(

DEIA 01/05/2018minha estante
Achei o livro muito bom. Chorei e chorei muito. Ainda fiquei mal pensando naquilo que li. Muito real ne, infelizmente.
Achei o começo do livro muito difícil de ser lido, devido à quantidade de informações dadas, mas agora que acabei a leitura, tudo faz muito sentido.

Lucas 19/05/2014

O que uma morte pode ocasionar...
Muito interessante como a autora utiliza um personagem principal ausente... Podemos notar pelo desenrolar da história se Barry Fairbrother não tivesse morrido a "vida" de alguns personagens seria diferente.
A história nos mostra uma realidade bem atual da sociedade em que vivemos atualmente. Podemos facilmente comparar PAGFORD com nossa cidade, Bairro, comunidade. A autora mostra claramente: Bullying, traição, drogas, favoritismo, preconceito etc... Problemas que afetam o mundo atual.

Vale a pena ler e saber o que acontecerá com os inúmeros personagens criados pela brilhante J. K. ROWLING
Maurício Oliver 18/01/2015minha estante
Dizem que é chatinho...mas eu gostei um pouco...

Lucas 10/02/2015minha estante
Então cara, eu curti! haha

Thiago275 06/01/2013

O Fim da Magia
Harry Potter foi e continua sendo minha saga favorita de fantasia. J. K. Rowling, com sua linguagem simples e sua história cativante, me encantou e a meus amigos por toda a adolescência. Sendo assim, foi com muita ansiedade que, 5 anos após o fim da saga, comecei a ler o primeiro “livro para adultos” da minha amada escritora, sem saber o que esperar.
E que grata surpresa!
Primeiro, tudo aqui é diferente de Harry Potter, a começar pelos personagens: perfeitamente normais, “trouxas” no melhor estilo, porém o que mais chama a atenção é que, pelo menos para mim, nenhum é cativante, não há um protagonista bem delineado (exceto, talvez, o próprio morto e uma outra personagem, mas de qualquer modo isso só fica visível da metade para o fim do livro);
Temos também adolescentes aqui, mas são a completa antítese dos alunos de Hogwarts: falam (bastante) palavrão, usam drogas (lícitas ou não), sexo sem compromisso, praticam bulling, desrespeitam os pais, enfim, deve ser por isso que o romance é para “adultos”.
E os adultos da história também não ficam atrás: relacionamentos infelizes, adultério, hipocrisia, violência doméstica, todos problemas tão modernos e presentes que é impossível não se identificar com pelo menos um deles.
Assim, pelo modo como nos conta a vida dessas famílias do interior, a autora nos faz refletir durante a história se isso não pode estar acontecendo com nossos vizinhos, amigos e se nos importamos com isso ou fingimos não ver.
A crítica social e política aqui é também muito presente, assim como em Harry Potter (toda aquela história de Ministério da Magia, e Fudge é um exemplo de como não governar).
O que mais me surpreendeu, porém, foi que o livro é, em suma, triste. Isso eu não esperava. Mostra o que a negligência do governo e da sociedade, somada à impotência das famílias e à rebeldia e liberdade excessiva dos jovens podem causar.
Enfim, J. K. Rowling, como eu acreditava, não me decepcionou. O livro, seja pela história (um personagem morto desencadeia os fatos justamente por não estar mais lá), pelo modo como foi contada ou pelos personagens tão medíocres como todos nós, mostra a evolução da autora, que comprovou ser uma exímia escritora. Para crianças ou adultos.
Carol 08/01/2013minha estante
Eu tava na duvida se lia ou não..Depois do que vc falou vou correndo comprar o meu *-*

Thiago275 01/05/2013minha estante
Hehehehe Espero que goste!