Cartas de um Diabo a seu aprendiz

Cartas de um Diabo a seu aprendiz C. S. Lewis

Resenhas - Cartas de um Diabo a seu Aprendiz

1980 encontrados | exibindo 106 a 121

Naty 23/01/2022

Cartas que falam das tentações de forma clara?
O livro é escrito de pequenas cartas entre dois demônios um mais experiente vulgo Maldanado e outro novato vulgo Vermelindo (o nome deles são os melhores KKKKKK). O objetivo das cartas é ensinar vermelindo a corromper um humano do caminho de Deus que é conhecido como paciente e assim acontece o enredo da história. Lembrando que Vermelindo é sobrinho do Maldanado.

De forma geral é um ótimo livro com uma escrita mais rebuscada, mas de forma clara e leve. Sinceramente me senti sem maturidade para ler esse livro e provavelmente lerei novamente no futuro. Acredito que as demandas desse livro não se encaixaram com o que estou vivendo, mas achei muito interessante como o livro retrata as tentações e teve uma parte que me marcou que fala sobre a Ondulação em que sempre viveremos enquanto o nosso coração bater:

"Eles experimentam a constância apenas em meio à ondulação ?o retorno repetitivo a um nível do qual frequentemente se desviam, uma série de altos e baixos. Se você tivesse observado seu paciente cuidadosamente, teria visto essa ondulação em todos os aspectos de sua vida ?seu interesse pelo trabalho, sua afeição pelos amigos, seus apetites físicos, todos têm seus altos e baixos. Enquanto seu humano viver sobre a Terra, os períodos de riqueza e vivacidade emocional e física se alternarão com períodos de entorpecimento e de pobreza."

E depois completa com o que Deus espera de nós quando ele fica em silêncio vulgo o período em que ficamos para baixo:

"Ele quer que eles aprendam a andar sozinhos e deve, por isso, retirar a sua mão. E se o que restar for apenas a vontade de andar, ele ficará satisfeito até mesmo com seus tropeços."

Por fim super recomendo esse livro :)
Barroso 23/01/2022minha estante
Parece ser um livro interessante ?

M Ferreira 18/01/2022

Há muito tempo eu não lia um livro tão interessante, inteligente e intrigante como esse. C.S. Lewis é um autor conhecido por suas obras, mas essa é simplesmente incrível.

Com uma leitura rápida e leve, mas nem por isso menos perturbadora, o autor nos convida à refletir sobre a conduta humana em relação às tentações da vida na caminhada cristã.

Os capítulos são curtos e representam cartas de um demônio, em um cargo administrativo, enviadas à seu sobrinho, um demônio aprendiz. Dessa forma, acompanhamos a perspectiva dos demônios em relação às tentações e a fé cristã.

Por vezes, a leitura é cômica e bem descontraída. Em outras, é extremamente profunda e nos obriga a parar a leitura para digerirmos o que está sendo dito.

No capítulo final, o demônio que escrevia as cartas faz uma palestra na "formatura" dos novos demônios tentadores. Nesse discurso, são abordadas questões sociais e políticas muito interessantes, sobre individualismo, democracia entre outros.

Fiquei muito satisfeito com esse livro. Superou as minhas expectativas. Recomendo fortemente a leitura não só para cristãos, como também para as pessoas que não professam a fé cristã. As reflexões são muito interessantes e válidas.
Mariana113 18/01/2022minha estante
quero muito ler esse!!

Ramon.Barcelos 25/11/2021minha estante
Um livro que vc quer devorar no mesmo dia!!!!! Muito boa a leitura.

sofia.vicctoria 17/03/2022

Lewis e sua infinita inteligência...
"O diabo... esse espírito orgulhoso... não suporta ser alvo de chacota" - Thomas More

Se tem uma coisa que eu posso dizer sobre as leituras de C. S. Lewis que fiz é: esse homem foi uma fonte de sabedoria. É impossível ler qualquer coisa que ele escreveu e não sair com a cabeça explodindo ? Mas acredito que nesse livro ele se superou... é incrível a naturalidade como flui a leitura e o asco com que somos tomados ao perceber certas artimanhas do inimigo, como se estivéssemos mergulhados em seus próprios pensamentos.

Geralmente de linguagem difícil, os livros de Lewis demandam bastante esforço e concentração. Entretanto acredito que, por ser permeado de ironia, Cartas de um Diabo a seu aprendiz, é o livro de mais fácil entendimento do autor, é uma recomendação excelente para que eles que querem começar a conhecer o pensamento de C. S. Lewis. A leitura realmente oscila entre pontos mindblowing e outros mais "fracos" ou arrastados, mas de maneira geral a obra é excelente. O capítulo final nem se fala.. Lewis como sempre genial.
Fahrenheit 17/03/2022minha estante
Excelente resenha ????

isabele198 11/02/2022

Simplesmente incrível
Ao contrario de alguns , não achei nem um pouco engraçado . Foi uma leitura lenta ( na verdade ainda falta o prefacio) .
É sim um livro muito interessante e foi meu primeiro contato com o Lewis. Acho que em questão de crenças discordo de algumas coisas. Mas retenho sempre o que é bom pra mim . É uma leitura super valida .
Skyy0 11/02/2022minha estante
custei tanto pra terminar esse livro, é bom, mas acho que não tô acostumado com a escrita do Lewis

Wes 18/08/2022

Cada carta um tapa na cara
Cada carta do diabo parece um tapa na cara de tanto confronto que esse livro traz. Faz refletir sobre questões na sua vida que você vê o quanto você é imaturo
Bah 20/08/2022minha estante
"cartas e uns tapas na cara". ?

Renato.Germanny 25/04/2022

Cartas de Maldanado para todos.
Através de poucas cartas, o escritor das epístolas mostra o quão o ser humano é perdido quando não reconhece sua própria força. Andando no medo interno de todo ser humano, sondando as principais razões que nos fazem temer até mesmo de conversar a exemplo: uma família "bagunça", uma vida sentimental duvidosa, as formas receosas que esperamos o futuro, os devaneios destrutivos que podem nos engolir, os pequenos pensamentos que deixamos para lá, mas que podem ser grande fonte de dor mais a frente na vida, entre outros conselhos.

Alguns dizem que o livro destinados para os jovens (por questao da idade do 'paciente' na estória), mas as coisas que o Maldanado (demônio tio) envia para o seu sobrinho Vermelindo (demônio sobrinho), não apenas atinge o leitor jovial, atinge a todos os que tem uma ideia concreta sobre se mesmo ou sobre seus valores.

Não é um livro apenas que ensina, ele também questiona se o caminho que estamos seguimos é certo, ou se o final dele realmente valha apena.
alyveloso 25/04/2022minha estante
Uau, resenha perfeita!

Kéren 24/11/2021

Lewis é maravilhoso, essa leitura só reforçou toda a minha já admiração!! Excelente livro!!! Recomendo, mil vezes recomendo!
Chel 20/02/2022minha estante
Excelente msm. Leia "A anatomia de um luto" dele, é muito bom!

Cristiano.Pedroso 04/04/2020

Lúdico e tocante
Como alguém pode ler C. S. Lewis e não desejar sua maestria em escrever tão fluida e graciosamente, sendo por vezes cômico sem perder a qualidade de falar diretamente ao entendimento e ao coração.
Confesso que à primeira vista este livro não me causou interesse. Fui totalmente preconceituoso.
Mas, a casa linha, uma descoberta do profundo senso e realidade de seu autor me cativava. De modo que não parecia ler um conto, antes, parecia ler minha vida.
Gabrielle 04/04/2020minha estante
Esse livro é sensacional. Nunca havia lido algo parecido.

tori20 11/02/2023

Maior tapa na cara de um cristão
Eu nunca levei tantos tapas na cara como nesse livro. me mostrou o quão falha e pecadora eu consigo ser, quantas brechas conseguimos abrir com apenas uma palavra nossa.
Maria3592 12/02/2023minha estante
Bvj

Amanda Souza 30/12/2022

Recomendável
Essa é uma leitura mais que recomendável, tem uma escrita boa e o tema é intrigante, a forma que o Lewis inverte todas as posições e quão reais são as falas, é de se arrepiar, haja post-its.
Foi difícil me acostumar no começo e é bem desconfortável ler pelo ponto de vista assim que é escrito mas é muito forte e real.
Algumas partes confesso que foi de difícil compreensão e interpretação para mim mas foi a minoria, pensar que esse livro foi escrito a anos atrás mas ele é tão atual.
Com esse, é o segundo contato que tenho com o autor, e posso dizer que gostei bastante, pretendo ler outros.
Tatah 30/12/2022minha estante

Misael Neves 17/04/2020

O Adversário é incansável
Vermelhinho é um diabo jovem aprendiz que recebe cartaz instrutivas de seu mentor consagrado, o diabo Maldanado. Tais cartas tem por objetivo direciona-lo a tirar seu primeiro paciente (um servo do Senhor), dos caminhos do Inimigo (Deus).
A trama tem como pano de fundo a guerra na Europa. E apesar de ter sido a obra publicada em meados de sessenta, é muito atual.
Brilhantemente, Lewis, expõe como nosso Adversário trabalha audaciosa e incansavelmente tentando-nos em todos os níveis.
Pude perceber no decorrer da leitura o quanto (as vezes, ou quase sempre ?) sou presa fácil do inimigo cedendo as tentações sem resisti-las com insistência.
A obra me fez refletir muito. Buscarei fortalecer alguns pontos em minha vida cristã que são vulneráveis a fim de agradar Aquele que por muito empenho salvou a minha alma.
Sandra452 30/03/2022minha estante
O meu preferido de Lewis!

Melissa.Casagrande 23/08/2022

Fenomenal
O livro é esclarecedor e fenomenal. Enquanto lia foi possível perceber de forma única as tentações do dia a dia, além do perigo da rotina. É bom ler com calma para refletir. C.S Lewis sempre muito bom!
Ray_Brito 23/08/2022minha estante
Mt bom

Mari 26/03/2023

Um chamado diferente para Despertar
Ao ler o livro, com certeza não esperava que a linguagem usada fosse tão clara e ao mesmo tempo tão sombria quanto está descrita no livro. Meu primeiro pensamento foi "como alguém que se diz cristão, pode escrever um livro assim?!", fiquei horrisada.

Sempre me perguntei qual era o objetivo de alguém ter escrito algo assim e um dia vi uma frase que esclareceu tudo: é mais fácil saber como se defender numa guerra, quando você sabe como o seu inimigo irá atacar.

Cartas de um diabo a seu aprendiz, nos mostra a realidade do mundo espiritual. Neste livro, C.S Lewis consegue descrever perfeitamente as tentações e as dificuldades que um cristão passa para se manter na presença de Deus. Mas a grande diferença está em ele mostrar estas dificuldades no ponto de vista do próprio diabo e seus demônios!

Fiquei perplexa, mas não com as palavras e sim comigo mesma. Diversas vezes pensei "Meu Deus, como o diabo muitas vezes conseguiu me enganar! Quantas vezes eu caí em coisas óbvias e pequei contra o Senhor por nada". Este livro me deu outra perspectiva sobre o mundo espiritual. Sem dúvidas, uma leitura obrigatória para todo o cristão. Que o Senhor abra os nossos olhos para a realidade e nos ajude a nos firmar verdadeiramente nEle!
Zaqueu 26/03/2023minha estante
Uma das melhores leituras de CS Lewis.

Fontesco 04/11/2021

LIVRAÇO!!!
Esse livro mudou minha visão sobre o reino espiritual!
não tem outra, ele literalmente abriu meus olhos em relação a como nós estamos cercados por alguém que nos odeia e quer nosso mal a todo custo. E me fez enxergar muita coisa que eu faço de errado. Foi meu primeiro livro do C.S de muitos que virão. é isso!!
klfeijolle 04/11/2021minha estante
muito bom mesmo em