Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Maria 23/01/2021

Tolkien!!

Cartas de e sobre amor por seus filhos!
Para ler na época do natal!

Tiago 04/01/2023

Leitura repleta de muito carinho...
Essa foi uma das minhas leituras de natal de 2022, essa época de natal é muito peculiar pra mim, pois revejo dores, alegrias e fechamentos de ciclos. Nesse livro aqui, Tolkien escreveu cartas para os seus filhos, como sendo o próprio Papai Noel. Eu acho incrível todos os detalhes que ele pensou para fazer isso, como por exemplo, a letra tremida como se escreve no frio já que o Noel mora bem longe, seguia todo um ritual de entrega e coleta e até mesmo a selagem e endereços. Tolkien deu para os seus filhos, algo que talvez todos nós queríamos quando criança, sermos embalados pela atenção do bom velhinho trazendo seus mimos de natal. Nunca tive uma lareira, até porque nosso clima quente não permite muito, rsrsrs, mas se eu tivesse uma, teria lido esse livro ao pé dela. Usando aqui uma alegoria, sem mexer no Verdadeiro Natal, quem sabe o bom velhinho surgisse quando desse meia-noite...

Anne208 29/12/2021

Muito fofo que o Pai se importou o suficiente para escrever cartinhas como se fosse o Papai Noel.
Dá para notar que ao longo dos anos os filhos vão crescendo e não escrevem mais para o Papai Noel, mas o pai nunca esquece de mencionar os filhos já crescidos na carta dos menores.
Seria legal que o livro tivesse incluindo algumas cópias das cartas dos filhos também

Jú Alves 05/01/2022

que sensabilidade desse pai! ? o natal com certeza era mais mágico e incrível para essas crianças por conta dessas cartas.
achei lindo ver ele escrevendo sobre os filhos mais velhos, mesmo depois de eles pararam de escrever para o papai noel.

Raquel1459 18/01/2022

Meu sopro de alegria
Em um momento de crises de ansiedade e ressaca literária, resolvi pegar esse livro, mesmo que já tenha passado o natal.
E foi um sopro de alegria, esperança e a inocência infantil.
Um livro lindo, engraçado e muito lindo e lúdico.

Thais.Oliveira 26/04/2022

Quero fazer isso com meus filhos kkkk
É um livro extremamente fofo, principalmente por que nele é possível ver a interação do Tolkien com os filhos. Ele cria histórias super divertidas, alternando entre o personagem do Papai Noel e do Urso Polar, cheio de aventuras e trapalhadas. Como o título da minha resenha sugere, quero muito fazer o mesmo com meus futuros filhos.

EvertonJOB 21/05/2022

Mágico
Livro muito bonito, tanto o conteúdo quanto esteticamente. Com a criatividade q Tolkien tinha, com certeza ia escrever algo sobre o natal pros filhos. É muito legal acompanhar a forma carinhosa q ele escreve para os filhos com o passar dos anos.

jonathanrausch 16/06/2022

Um relato histórico
Muito mais que uma história infantil se desenvolvendo em suas cartas do Papai Noel & Companhia para os seus filhos e filha até o momento que param de se interessar para com a realidade de tais personagens, é um relato histórico dos acontecimentos que permeiam a vida de Tolkien, mesmo que minimamente, e do que acontece a humanidade ao redor nos anos que foram escritas as cartas. A guerra é plano de fundo junto da miséria, e Tolkien mostra a importância de uma boa educação para as crianças junto de sua fonte de entretenimento principal para com elas, que cativa tantos a cada nova leitura (e esses livros infantis são tão especiais. Um sorrisinho a cada carta).

Santiago 31/12/2022

O Papai Noel mandar cartas para você todo natal? Só mesmo o Tolkien para fazer isso com os filhos dele; o que esse compilado nos mostra.

O conteúdo das cartas é muito simples, mas ainda assim muito reconfortante de se ler. A parte mais interessante, para fãs de Senhor dos Anéis como eu, é poder ver a influência do universo criado para o anel nas cartas, seja pela língua dos elfos ou pela escrita das runas usadas pelo Urso Polar.

Um livro bobinho que revela muita da personalidade do próprio Tolkien e que eu recomendo para os fãs dos seus trabalhos.

Louise Rodrigues 19/10/2022

Amor em forma de livro
Um livro pra ler no Natal e sempre que desejar sentir um pouco de magia na vida.
Paginas que transbordam carinho e doçura!
Um must!

Celso Filho 08/12/2022

Para fãs
O livro torna-se interessante quando analisamos tanto pelo contexto do seu escritor, Tolkien, quanto quando temos como base o pano de fundo histórico que é a segunda guerra mundial. Contudo, é o tipo de material que acredito só valer a pena para fãs. Não imagino como a maneira que ele foi escrito, especificamente para um grupo de pessoas (os filhos do autor) seja interessante para outrem. Talvez sob a forma de um romance epistolar? Ainda assim, para uma criança sem ligação nenhuma, não acredito que chamaria tanto atenção.

Duda1613 10/12/2022

Cartas do Papai Noel
Este livro é em formato de cartas que o Papai Noel escreve para as crianças.

Uma das crianças que mais ganhou cartas foi a Priscilla, talvez porque ela é a mais nova e que aparece mais pro final.

Achei muto legal porque ele é grande e nem todas as folhas do livro são tão extensas. Se pudesse daria 10 estrelas.

?????

Dernhelm 18/12/2022

Cartas do Papai Noel
É impressionante a criatividade que Tolkien tinha. Cada carta é uma aventura diferente, com direito aos melhores comentários do Urso Polar do Norte e, às vezes, do Ilbereth.

Loh Valente 30/12/2022

Muito divertido
Gostei muito desse livro, achei ele bem divertido, as cartas são bem engraçadinhas e divertidas, ótimo livro pra ler quando se quer relaxar.