Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Nay 27/01/2020

Emocionante
Sabe aquela leitura que faz com que você lembre, sinta a magia do Natal? Esse livro é assim! No decorrer dos anos cada um dos filhos do Tolkien, John, Michael, Christopher e Priscilla, vão mandando cartinhas para o Papai Noel e ele, vai respondendo, mas com os anos cada um vai crescendo e parando de comunicar com o Noel. É muito lindo ver a inocência de uma criança, do fato delas acreditarem no Papai Noel, mas é um pouco doloroso vê-las crescendo e "desacreditando" dessa magia. Queria poder acreditar que exista mesmo um Papai Noel!

Fernanda.Lima 20/12/2020

Do amável Tolkien
E pensar que esse autor magistral respondia as cartas que os filhos enviavam ao Papai Noel.
E sendo quem é, não poderia fazer isso por menos. Criou todo um mundo ártico com personagens e diversas passagens.
Claro que ainda contextualizava com o período vivenciado como a crise do econômica da década de 30 e a 2ª Guerra Mundial.
Cartas tocantes, amáveis, criativas.
Aquele quentinho no coração

Camila1856 25/12/2020

Que lindeza!
Achei muito fofo. Aventuras muito divertidas do papai Noel. Deve ter sido incrível para os filhos dele. Com certeza fez do meu Natal um pouquinho mais mágico. E a edição está linda!

Jan Cortez 31/12/2020

Eu não sei como descrever algo que Tolkien fez que não seja maravilhoso.
O livro é lindo de todas as formas, seja na escrita, na história, nas imagens e tudo real.
Como era genial e humano esse Tolkien.

Naraline Cesconetto 20/01/2021

Leitura divertida e leve para o Natal! @narainwonderland
Todo ano, no mês de Dezembro, Tolkien e seus filhos tinham a tradição de abrir as cartas que chegavam do Polo Norte enviadas pelo Papai Noel com letras trêmulas e estranhas, repletas de desenhos coloridos narrando as incríveis histórias sobre a vida no Polo Norte.

Além do Papai Noel, as cartinhas contam com o atrapalhado Urso Polar (melhor personagem), o ranzinza elfo secretário Ilbereth, o Homem de Neve e muitos outros recheando de emoção e diversão essas histórias.

J. R. R. Tolkien escreveu essas cartas durante 23 anos, de 1920 a 1943 e o mais interessante foi descobrir que mesmo em meio a 2ª Guerra Mundial, Tolkien continuou usando a imaginação e alegrando o Natal de seus filhos. Amei demais acompanhar essas cartas e me diverti lendo!

Leitora 19/04/2021

Perfeitoo
Esse livro é absolutamente perfeito, não tem o que reclamar, Tolkien um gênio da literatura.
É perfeito pra todas as idades, não importa quantas anos vc tem ou se vc já leu um livro dele, esse livro é perfeito de qualquer jeito.
(Não precisa ler os outros livros dele para entender esse)

Lari 27/06/2022

Lindo!
Aqui estão as cartas do papai noel que Tolkien escreveu para seus filhos, se passando pelo PN! Um gesto amoroso de um pai que tinha muita imaginação! Vemos nas últimas cartas as consequências da segunda guerra mundial, pois as cartas são de 1920 até 1943. Me emocionou no final. Tolkien é o maior escrito de fantasia do mundo.

Jorge243 02/01/2023

Fofo
O cuidado de Tolkien com seus filhos, o carinho, dedicação e criatividade em cada carta é algo lindo. Me fez pensar que, se um dia for pai, gostaria de ter um pouco dessa relação gostosa.

Laisa.Ruiz 22/01/2023

??????????: 2012
???????: Martins Fontes

????????????= 4 - MUITO BOM
??Muito fofo.
?? Gostei de observar a trajetória dos filhos do Tolkien e até mesmo dele, pois em suas cartas é possível perceber seu desenvolvimento com suas descobertas poéticas, narrativas, linguísticas, caligráficas e ilustrativas.
?? As aventuras narradas por Papai Noel e sua trupe são divertidas e a escrita (trabalhosa) de Tolkien deixa tudo extremamente mágico. São cartas que, apesar de direcionadas aos seus próprios descendentes, podem ser usufruídas por todas as famílias que amam e apreciam a magia do Natal. Não imposta a idade é um livro que te faz voltar ao momento em que tudo era real e possível e que no dia de Natal a magia estava a solta e queimando com um doce calor em nossos inocentes corações.

+ Resumo:
Já imaginou escrever cartas para o Papai Noel e receber respostas do próprio?
Os filhos do famoso autor J.R.R. Tolkien fizeram isso e desde 1920
receberam respostas do bom velhinho (que sabemos serem escritas pelo próprio pai).
As cartas narram aventuras vividas, por Papai Noel e seus amigos, o Urso Polar, os elfos, os bonecos de neve, no Polo Norte, onde se preparavam para a noite em que viajariam o mundo, o Natal. Por mais de uma década, podemos ver o crescimento dos filhos de Tolkien, John, Michel, Christopher e Priscilla através das cartas.
Além de escritos havia também desenhos que narravam juntos com as palavras ou divertidos, ou trágicos, acontecimentos do Norte. Tudo o que ocorria na casa de Papai Noel era espelhado nos anos da sociedade britânica e universal, como a Greve Geral e a Segunda Guerra Mundial, o que tornava as coisas reais e palpáveis.
Eles receberam até o Natal em que pararam de acreditar e deixaram de colocar suas meias na espera de um presente pela manhã.

Ju Andrade 06/02/2023

O sonho de toda criança
Quem nunca sonhou em receber uma resposta a uma cartinha enviada ao Papai Noel? Foi exatamente isso que Tolkien proporcionou aos seus filhos.Isso por si só já é admirável mas, quando levamos em conta o período em que algumas dessas cartas foram escritas, torna essa atitude ainda mais louvável.

Eitalizandra 30/11/2023

Inspirador
Ver o carinho que o Tolkien teve com seus filhos durante todos os anos em que cada um deles acreditou e enviou cartas ao papai noel é lindo.
Realmente inspirador ver todas as respostas e histórias que ele inventou pra incrementar ao longos dos anos.
Já vou copiar a ideia e responder todas as carrinhas que meu filho escrever pro Papai noel!

Lily Mercury 16/12/2023

O livro mais querido que eu li
Meu coração ficou quentinho do início ao fim. Fiquei pensando o quão mágicas devem ser essas cartas para uma criança e é uma ideia tão genial. É muito querido ver o capricho das cartinhas, os desenhos, também é um pouco emotivo ver como as cartas vão mudando com o passar dos anos quando as crianças vão parando de acreditar. Adorei! Espero que pessoas leiam esse livro e se inspirem pra transformar o natal em uma época mágica pros seus filhos.

Ruty 23/12/2023

Tolkien
A como eu amo os livros desse escritor, as ilustrações desse livro são maravilhosas também, uma leitura muito fácil e muito gostosa de ler nesse Natal.

Maria Erenita 29/12/2023

Um retorno a inocência infantil!
Papai Noel escreve cartas contando suas aventuras durante o ano, para as crianças Tolkien (filhos de J.R.R Tolkien - esse mesmo!).
Entre os anos de 1920 e 1943, todos os Natais, as crianças receberam relatos das aventuras do Urso Polar, Elfos e Gnomos. Cada palavra escrita com muito amor e carinho.
Um livro apaixonante!

Gabi 01/01/2024

Um livro pra quem ama natal ou então Tolkien
Eu queria ter terminado antes do natal, infelizmente não consegui, porém,em nenhum momento diminui o prazer da leitura,a sensação gostosa do livro. Me arrancou risadas sinceras, principalmente o urso polar.