Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Gustavo Kamenach 04/08/2021

Fantasia natalina emotiva
Li no Natal do ano passado (2020). É um livro encantador, despertou um sentimento nostálgico de quando a gente esperava com grande ansiedade a manhã do dia 25 de dezembro, checar a árvore de Natal e ver o que ganhamos. O caráter lúdico da história, que foi concebida para os filhos de Tolkien, torna uma grande opção para ler com filhos, sobrinhos etc. Há momentos emocionantes que nos remetem inclusive a perda da inocência, quando os filhos de Tolkien vão crescendo e fica claro que não creem mais no Papai Noel.

Cintia Lais 27/12/2012

Divertido e Encantador
O livro é encantador. Todos os anos desde a infância de seu filho mais velho, John, até a adolescência de sua caçula, Priscila, Tolkien endereçava cartas às suas crianças fingindo ser o Papai Noel. Com lindas ilustrações e com um estilo de escrita bastante divertido, o bom velhinho relata as diversas aventuras que os moradores de sua casa no Pólo Norte vivem a cada ano. É interessante perceber a habilidade de Tolkien ao manipular elementos fantásticos e fazer com que o leitor acredite por alguns momentos no que está lendo. O Urso Polar do Norte, ajudante do Papai Noel, é uma figura apaixonante. Os trasgos, que adoram destruir tudo, são incluídos na narrativa de uma forma tão natural que não há tempo para lembrar que esses seres não existem no mundo real. Algo que admiro profundamente nas obras de Tolkien é o forte trabalho de ambientação através de referências a documentos, idiomas, canções, profecias, e lendas, que conferem mais autoridade à história. Neste livro, cuja primeira carta data do ano de 1920, é possível encontrar essa característica, apesar de uma linguagem bem mais simples, e então sentir que a rede de histórias contadas faz tanto sentido que poderia mesmo ser real.
Acredito que ele agradará muito aos fãs de Tolkien, e que é um ótimo livro para ser lido em qualquer idade.

Paula 03/01/2021

Sou suspeita para falar do autor, pois acho ele incrível, aqui nesse livro ele criou um alfabeto também como nos livros de fantasia adulta que ele já escreveu, e acho incrível como ele dá vida aos personagens e como suas histórias são tão ricas.
Nesse, ele escreve durante 23 anos cartas aos filhos se passando pelo Papai Noel e por alguns personagens da mitologia do papai noel, e não só isso, ele vai interagindo com os filhos através dos personagens.
As ilustrações tornam o livro ainda mais especial.
É um livro também muito engraçadinho.
Mesmo que sejas direcionado às crianças, indico a leitura para todas as idades, o livro é leve, e traz toda a magia que o Natal tem, vale a pena!

MilocaCS 25/12/2020

Impossível não se emocionar
É notório o amor e carinho de Tolkien por seus filhos nessas cartas. As peripécias vividas pelo papai Noel e o Urso Polar são de uma criatividade sem tamanho.
Amei cada uma das cartas em especial a última que é impossível lê-la sem se emocionar.
Recomendo demais a leitura desse livro independente da idade que o leitor tenha.

Luciano 31/12/2023

Leituras natalinas são sempre um encanto e nos ajudam a entrar naquele clima mágico de fim de ano. Mas esse livro tem um toque especial por ter um envolvimento familiar. Saber que são cartas de um pai amável para seus filhos nos comove, pois é um forte ato de carinho, de cuidado e de amor.
O livro nos traz toda o encanto necessário para criarmos um mundo mágico em nossa mente.

Medica Leitora 31/12/2022

Um universo de neve e amor
Tolkien como sempre.. mestre!!!!
Ele criou um universo único pra poder enviar todos os anos cartas do papai Noel aos seus filhos???????? aaah e do Urso Polar do Norte tbmm???????

Uma delícia de livro!!!!
Dê esse livro aos seus filhos?? eu com certeza guardarei pros meus???????

Leitora 19/04/2021

Perfeitoo
Esse livro é absolutamente perfeito, não tem o que reclamar, Tolkien um gênio da literatura.
É perfeito pra todas as idades, não importa quantas anos vc tem ou se vc já leu um livro dele, esse livro é perfeito de qualquer jeito.
(Não precisa ler os outros livros dele para entender esse)

Henrique Amaral 31/12/2020

Quentinho
Finalizando o ano com uma leitura que aquece muuuuito o coraçãozinho. Muito fofo e divertido, e trouxe muita felicidade!

Elaine cris 20/12/2021

Ho ho ho
Livro muito fofo, já tinha ele faz um tempo e esperei para ler próximo ao Natal.
Ótimo para ler sozinho, para família e para as crianças.

Isabela Polezel 27/12/2020

Eu ameiii, uma leitura fluída que quando vi, ja tinha acabado. As ilustrações são perfeitas, as trapalhadas do Urso Polar me fez querer ser amiga dele kkkk e como o Tolkien encarnou realmente os personagens nas cartas, as cores de tintas, o formato das letras, recomendo para todo mundo!! E também conta como vivenciaram a 2 guerra mundial e a dificuldade da família e das crianças de não ganharem tudo oq pediram..

luke 12/12/2020

É um livrinho bem bonitinho,com historinhas bem infantis. Lamento muito nao ter lido essa livro quando criança. Recomendo a tudo mundo que tenha uma criança em casal,ou seja(como eu)um grande fâ de Tolkien.

Heidi Gisele Borges 19/12/2020

Um encanto!
É um livro emocionante. Mostra-nos o carinho que Tolkien tinha por seus filhos. E como ele permitiu que seus filhos acreditassem na figura fantástica do Papai Noel e assim ele escrevia todo ano pelo menos uma carta.

Às vezes com intromissão do Urso Polar.

E percebemos com a falta de resposta dos filhos quando eles cresciam e já deixavam de acreditar e colocar sua meia para esperar o presente.

Essa edição da Harper Collins é lindíssima! Enorme, capa dura com soft touch, interior todo colorido, com diversos desenhos do Papai Noel. Na ficha catalográfica percebemos que há três revisores, mas vários pequenos erros foram deixados. Uma pena.

De todo modo, é um baita livro e recomendo demais! Favoritado!