Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Maria 29/11/2023

Uma ideia simplesmente genial, escrever cartas do ponto de vista do Papai Noel para entrar no espírito natalino, eu amei. Nem percebi o tempo passando, quando percebi, o livro já tinha acabado, me trouxe uma sensação muito aconchegante.

Mila F. @delivroemlivro_ 14/12/2023

Cartas para o Papai Noel foi uma leitura bastante mágica e facilmente o leria todos em todos os Natais
Sempre tive vontade de ler algo do extremamente famoso e escritor de clássicos britânico J. R. R. Tolkien, famoso pela trilogia O Senhor dos Anéis, mas até então ainda não tinha me debruçado em sua obra até estar procurando uma leitura de Natal e me deparar com Cartas do Papai Noel, comprar o ebook e o ler.

Que grata e mágica surpresa! Cartas do Papai Noel pode ser considerado um presente de Tolkien com uma coleção de cartas ilustradas que escreveu para seus próprios filhos na época do Natal entre os anos de 1920 até 1943, fingindo ser o Papai Noel. Percebam a grande criatividade e engenhosidade do autor.... Como os filhos dele devem ter fantasiado tudo o que ele contou nessas cartas, principalmente quando eram mais novos e, talvez, quando mais velhos, ficaram com essas memórias nostálgicas e mágicas da infância.

As cartas encontradas em Cartas do Papai Noel são repletas de histórias fantásticas sobre a vida no Polo Norte, os ajudantes do Papai Noel e as travessuras dos ursos polares. Tolkien, através de sua narrativa lúdica e vívida, cria um mundo mágico e cativante que atrai tanto crianças quanto adultos.

Além da magia das histórias, as cartas transmitem valores como amor, bondade e alegria, tornando este livro não apenas uma leitura deliciosa, mas também um testemunho do afeto familiar e da imaginação extraordinária de um dos maiores escritores do século XX. Chamou-me a atenção também a forma cuidadosa como o autor mencionou a Segunda Guerra Mundial.

Cartas do Papai Noel é uma obra que aquece os corações e transporta os leitores para um universo de encanto e magia, ideal para ser apreciada não apenas durante a época natalina, mas em qualquer momento do ano.

Outro ponto que preciso mencionar é sobre as ilustrações presentes no decorrer de todo o livro e que mesmo eu tendo lido na edição digital gostei bastante, são primorosas.

Cartas para o Papai Noel foi uma leitura bastante mágica e eu facilmente o leria todos os Natais de tão empolgante, criativo, singelo e afetuoso que ele é, para completar a leitura é extremamente fluida e cativante.

site: www.delivroemlivro.com.br

Renata_ Pandora 02/12/2023

Que coisa mais fofa, as crianças foram crescendo, nasceram mais filhos..
Os desenhos do Tolkien que eu amo ver, muito carinho e amor nessas cartinhas.

YhasCipri 14/02/2016

Sobre as Cartas
Como eu queria que meus pais tivessem sido atenciosos assim :D
Com certeza farei algo parecido com meus filhos ou sobrinhos, o que vier primeiro (kkkkk). História fácil de ler, acaba te prendendo e quando você vê, já acabou o livro. Desenhos que lindos e instigantes. Cada vez mais me apaixono pela forma de escrever de Tolkien (

mah-nachtengel 23/10/2016

Lindo demais.
O livro é lindo, as cartas que ele escrevia para os filhos são incríveis. Queria eu um pai assim. E o que falar das ilustrações? Tão lindas, detalhadas e singelas. ?

Pollyana Camilo 21/12/2017

Melhor pai do mundo.
Ao ler esse pequeno grande livro, voltei a ser criança e me encantei com cada carta, o livro é recheado de ilustrações (dos postais e cartas trocadas entre Tolkien e seus filhos).
Mas não é só de diversão que as cartas são compostas, em algumas delas percebemos a
maneira sutil com a qual Tolkien lida com os acontecimentos do mundo, é importante destacar o quão cuidadoso foi o autor.

Através da voz do Papai Noel, seus filhos são encorajados a partilhar seus presentes (“Espero que compartilhem sempre as peças da estrada de ferro, da fazenda e os animais, e não pensem que cada coisa é só para o dono da meia em que foi colocada.” – p. 40).

A pensar nas famílias em necessidade (“… se acharam que não chegaram muitas das coisas que pediram, e talvez nem na mesma quantidade em que chegavam outras vezes, lembrem-se de que neste Natal há em todo o mundo um número imenso de pessoas pobres e famintas.” p. 62).

Além de deixar implícitas as dificuldades resultantes da 2ª Guerra Mundial (“Essa guerra horrível está reduzindo todos os nossos estoques, e há muitos países em que as crianças estão morando longe das suas casas.” p.140).

É um presente incrível pra pessoas de qualquer idade e, com o Natal logo aí, nada mais propício.

Soninha 02/01/2018

Um livro lindo, tocante , que emociona, pois o carinho de Tolkien com os filhos e a necessidade de manter a fantasia das crianças, mesmo durante o período de guerra, deixa qualquer um que ler o livro sensibilizado. Amei o conteúdo. Todos deviam ler, independente de ter filhos ou não.

Estelia 30/03/2024

Cartas mais que criativas
Sim, sou Tolkiana, e por isto decidi que Cartas do Papai Noel deveria fazer parte da minha biblioteca. E sinceramente não esperava que o livro fosse tão bom. Uma coleção de cartas que o Papai Noel envia para as crianças Tolkiens. E é incrível poder observar a criatividade de Tolkien nestas cartas. Ter a expertise de pegar as cartinhas das crianças e pensar em respostas. E ir além, de simples respostas, mas criar uma vida do Papai Noel, criaturas mágicas que moram com ele, o Urso Polar, seu assistente, e mais um idioma (não bastasse o élfico, Sindarin e Quenya). Um livro considerado infantil, mas que vai além da infância!

Nay 27/01/2020

Emocionante
Sabe aquela leitura que faz com que você lembre, sinta a magia do Natal? Esse livro é assim! No decorrer dos anos cada um dos filhos do Tolkien, John, Michael, Christopher e Priscilla, vão mandando cartinhas para o Papai Noel e ele, vai respondendo, mas com os anos cada um vai crescendo e parando de comunicar com o Noel. É muito lindo ver a inocência de uma criança, do fato delas acreditarem no Papai Noel, mas é um pouco doloroso vê-las crescendo e "desacreditando" dessa magia. Queria poder acreditar que exista mesmo um Papai Noel!

Fernanda.Lima 20/12/2020

Do amável Tolkien
E pensar que esse autor magistral respondia as cartas que os filhos enviavam ao Papai Noel.
E sendo quem é, não poderia fazer isso por menos. Criou todo um mundo ártico com personagens e diversas passagens.
Claro que ainda contextualizava com o período vivenciado como a crise do econômica da década de 30 e a 2ª Guerra Mundial.
Cartas tocantes, amáveis, criativas.
Aquele quentinho no coração

Naraline Cesconetto 20/01/2021

Leitura divertida e leve para o Natal! @narainwonderland
Todo ano, no mês de Dezembro, Tolkien e seus filhos tinham a tradição de abrir as cartas que chegavam do Polo Norte enviadas pelo Papai Noel com letras trêmulas e estranhas, repletas de desenhos coloridos narrando as incríveis histórias sobre a vida no Polo Norte.

Além do Papai Noel, as cartinhas contam com o atrapalhado Urso Polar (melhor personagem), o ranzinza elfo secretário Ilbereth, o Homem de Neve e muitos outros recheando de emoção e diversão essas histórias.

J. R. R. Tolkien escreveu essas cartas durante 23 anos, de 1920 a 1943 e o mais interessante foi descobrir que mesmo em meio a 2ª Guerra Mundial, Tolkien continuou usando a imaginação e alegrando o Natal de seus filhos. Amei demais acompanhar essas cartas e me diverti lendo!

Lari 27/06/2022

Lindo!
Aqui estão as cartas do papai noel que Tolkien escreveu para seus filhos, se passando pelo PN! Um gesto amoroso de um pai que tinha muita imaginação! Vemos nas últimas cartas as consequências da segunda guerra mundial, pois as cartas são de 1920 até 1943. Me emocionou no final. Tolkien é o maior escrito de fantasia do mundo.

Jorge243 02/01/2023

Fofo
O cuidado de Tolkien com seus filhos, o carinho, dedicação e criatividade em cada carta é algo lindo. Me fez pensar que, se um dia for pai, gostaria de ter um pouco dessa relação gostosa.

Laisa.Ruiz 22/01/2023

??????????: 2012
???????: Martins Fontes

????????????= 4 - MUITO BOM
??Muito fofo.
?? Gostei de observar a trajetória dos filhos do Tolkien e até mesmo dele, pois em suas cartas é possível perceber seu desenvolvimento com suas descobertas poéticas, narrativas, linguísticas, caligráficas e ilustrativas.
?? As aventuras narradas por Papai Noel e sua trupe são divertidas e a escrita (trabalhosa) de Tolkien deixa tudo extremamente mágico. São cartas que, apesar de direcionadas aos seus próprios descendentes, podem ser usufruídas por todas as famílias que amam e apreciam a magia do Natal. Não imposta a idade é um livro que te faz voltar ao momento em que tudo era real e possível e que no dia de Natal a magia estava a solta e queimando com um doce calor em nossos inocentes corações.

+ Resumo:
Já imaginou escrever cartas para o Papai Noel e receber respostas do próprio?
Os filhos do famoso autor J.R.R. Tolkien fizeram isso e desde 1920
receberam respostas do bom velhinho (que sabemos serem escritas pelo próprio pai).
As cartas narram aventuras vividas, por Papai Noel e seus amigos, o Urso Polar, os elfos, os bonecos de neve, no Polo Norte, onde se preparavam para a noite em que viajariam o mundo, o Natal. Por mais de uma década, podemos ver o crescimento dos filhos de Tolkien, John, Michel, Christopher e Priscilla através das cartas.
Além de escritos havia também desenhos que narravam juntos com as palavras ou divertidos, ou trágicos, acontecimentos do Norte. Tudo o que ocorria na casa de Papai Noel era espelhado nos anos da sociedade britânica e universal, como a Greve Geral e a Segunda Guerra Mundial, o que tornava as coisas reais e palpáveis.
Eles receberam até o Natal em que pararam de acreditar e deixaram de colocar suas meias na espera de um presente pela manhã.