Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Babi 07/06/2020

Todo mês de dezembro, as crianças da casa Tolkien, recebiam cartas com envelopes e selos do Polo Norte. Dentro delas, tinham cartas escritas á mão, numa caligrafia levemente trêmula e com ilustrações bem coloridas, contando as aventuras que Papai noel viveu durante aquele ano no Polo Norte até o período do natal.
Nesse livro temos a reunião das cartas que Tolkien escrevia para seus filhos na época de natal durante 23 anos. Começando pelo seu primogênito, até a infância de sua caçula.
Além das histórias encantadoras narradas por Papai noel em suas cartas, temos o prazer de ver as ilustrações feitas pelo autor e cada uma é mais bela que a outra.
Outro fator que me fez gostar do livro, além do trabalho do Tolkien em si, é ver como ele foi um pai muito amoroso, o quanto ele foi criativo para animar e mimar seus filhos com historias natalinas, mesmo em períodos difíceis como a segunda guerra mundial.
Enfim, é um livro bem curtinho, que dá para ler em uma única tarde mas para época das festas de fim de ano, ele tem todo o espírito natalino e deixa o leitor com o coração aquecido de tanta fofura.

site: https://www.instagram.com/p/B6ZHE-MD4cm/

Everton.Paulo 31/12/2021

Perfeição em forma de livro
Tolkien deve ter sido um ótimo pai. Afinal, ele teve a ideia de responder as cartas de seus filhos endereçadas ao Papai Noel. Com isso, além do velhinho conhecemos seus ajudantes que escrevem comentários e desenham nas cartas. O Urso Polar é muito engraçado quando escreve.
Durante maia de duas décadas, as crianças, em diferentes fases de crescimento, recebem respostas do pessoal do Polo Norte, contando suas aventuras, como os preparativos para as festas, a montagem dos presentes, guerras contras os góbelins e visitas de outros seres mágicos.
As cartas são repletas de muita doçura e uma certa melancolia. Quando as crianças crescem e param de escrever as cartas, o Papai Noel percebe e mostra-se triste. O fim das cartas ocorre na década de 40, com textos mais curtos e tristes, por causa da Segunda Guerra.
Enfim, brilhante e lindo!!

Aly 31/12/2021

Definir em uma palavra? Mágico! Eu adoro livros com pegadas infantis, são extremamente criativos e fofos. Esse livro é a definição disso, eu amei muito.

Lilly 01/10/2020

Livro lindo
Esse livro são cartas que Tolkien envia para os seus filhos como se fosse o Papai Noel. Tudo começa quando seus filhos ainda acreditava no Papai Noel escreve uma carta ao velho Noel e para surpresa dos filhos, essa carta tem resposta. Esse livro vai além de ter as cartas mais criativa do Velho Noel, ainda tem ilustração feira pelo próprio Tolkien, o que torna o livro mais lindo e poético. Esse livro é perfeito para ler na época do Natal, ele nos transmite toda a magia do natal.

Luana 24/12/2021

É um livro lindo. Não só pelas belas ilustrações, mas principalmente pelo amor que foi empregado ao fazer as cartas.

Meu personagem favorito, com certeza é Urso Polar. Ele é a alma dessas cartas.

Fiquei triste quando um por um, os meninos foram deixando de escrever as cartas para o Papai Noel. Sei lá. Parece que a infância vai morrendo. Outro momento triste é quando chega o período da Segunda Guerra Mundial. As cartas ficam mais tristes também.

Jhosi 22/12/2021

Muito envolvente
De leitura fácil e muito fluida, este livro só veio pra me mostrar como o mestre Tolkien é simplesmente brilhante!

Seja em fantasia voltada para o público adulto, ou, em livros escritos para os pequenos, ele era simplesmente incrível.

Cartas do Papai Noel é um livro epistolar divertidíssimo, onde durante mais de duas décadas o "bom velhinho" se corresponde com os filhos de Tolkien e cada carta traz um pouco de sua rotina durante o ano, as estripulias de seus ajudantes e muito mais.

Apesar do tom brincalhão das cartas, há várias menções à fatos históricos importantes dos anos em que foram escritas, como guerras e tensões da humanidade.

Uma leitura muito enriquecedora, que traz boas gargalhadas e nos inspira a sempre nutrir nas crianças (e em nós mesmos) a paixão pelo Natal ?

pitypooralfie 23/12/2023

Adorável
Uma série de cartinhas muito adoráveis. É imensamente bonito ver o capricho que o Tolkien empregou para criar um mini universo mágico e dinâmico. O Urso Polar é um dos personagens mais fantásticos e engraçados, e eu amei suas "intromissões" nos recados do Papai Noel.

Os desenhos são pequenas obras de arte. Consegue-se sentir a magia do natal emanando de cada cartinha, mesmo quando a guerra avançava e o dia a dia mostrava-se complicado. Só posso imaginar o quão mágico deve ter sido receber presentes tão lindos quanto essas cartas.

Caroline.Grossl 14/12/2022

Cartas do Papai Noel, de J. R. R. Tolkien
Olá meus queridos leitores!
Aproveitando esse clima natalino lindo que amo, hoje trouxe pra vocês uma resenha com um tema tudo a ver ^.^

O livro "Cartas do Papai Noel" se trata de um compilado de cartas escritas por J. R. R. Tolkien, onde o mesmo enviou para seus filhos durante a infância deles fingindo ser o Papai Noel. Publicado pela editora Martins Fontes no ano de 2012, esta obra contém 168 páginas.

As cartas são do período de 1920 a 1943, todas escritas á mão, numa caligrafia levemente trêmula e acompanhadas de belas ilustrações bem coloridas, onde Papai Noel narrava histórias incríveis sobre o que havia ocorrido durante o ano no Polo Norte até a véspera do natal.

Nelas, Papai Noel contava sobre como era sua casa, o processo de empacotamento e entrega dos presentes, as diversas aventuras e acidentes divertidos que o Urso Polar está sempre causando, e também narrava as batalhas travadas com os trasgos que viviam nas cavernas embaixo de sua casa.

Além do Papai Noel, do Urso-Polar e dos trasgos, Tolkien recheia o mundo do Polo Norte com diversos personagens mágicos como o secretário Elfo Ilbereth, os sobrinhos do Urso-Polar, Gnomos Vermelhos, o Urso das Cavernas, o Homem de Neve e os Bebês das Neves, vovô Yule, o irmão verde do papai Noel, entre tantos outros que habitam a região. E, apesar de nem todas as cartas possuírem desenhos, não é difícil imaginar as peripécias que os personagens aprontam.

Um livro bem curtinho, com leitura leve, extremamente fluída e bem gostoso de se ler. Além das histórias encantadoras narradas por Papai Noel em suas cartas, o legal é perceber que desde aquela época Tolkien já possuía ideias para escrever o que viria a ser futuramente a Terra Média - principalmente na invenção de nomes, criaturas e línguas, que nesse caso temos o Ártiko que inclusive se parece um pouco com a língua élfica, que também foi inventada pelo autor - além de termos o prazer de ver as ilustrações feitas pelo próprio Tolkien e constatar que cada uma é mais bela que a outra.

Outra coisa importante de se notar é a presença da Segunda Guerra Mundial, nas últimas cartas, até o Papai Noel sente o mal que aquela guerra trouxe ao mundo. O momento da despedida, tanto nas cartas, quanto ao final do livro, chega a dar uma dorzinha no coração, pois não temos vontade de terminar a leitura, mas ao mesmo tempo ficamos felizes de ter tido a oportunidade de conhecer esse mundo inventado por Tolkien.

Espero que tenham gostado da resenha e que assim como eu, se apaixonado por essa história! ❤

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

Cesar Loyola 29/11/2021

Sensacional!
Um livro que reúne as cartas escritas por J. R. R. Tolkien ao seus filhos. Tolkien é um autor que despensa elogios, e esse livro, sem dúvida nenhuma, mostra ainda mais a habilidade em escrever, a sensibilidade de lembrar as particularidades de cada um de seus filhos e colocá-las nas cartar como se o próprio Papai Noel as conhecessem. A criação das personagens, demostrar as suas características e personalidade ao escrever com caligrafia diferente para cada um deles. Realmente sou mais fã agora do que nunca. Realmente sensacional! Valeu muita a pena a leitura. Obs.: Leiam em doses homeopáticas, degustem essa obra prima!

Flexa2 15/09/2021

Uma fofura
Como todos seus contos infantis, Tolkien tem uma fofura imensa pra contar. E com esse livro não seria diferente! Sou apaixonado!

Felipe Lapa 25/12/2023

Cartas do Papai Noel
Eu adorei demais essa leitura! Foi muito bonito acompanhar, indiretamente, o crescimento dos filhos do Tolkien e como ele, o Papai Noel, não deixou de trazer o amor e as felicidades do Natal para todos. A história evoluiu com o tempo e as cartas mostram que o Polo Norte possui seus conflitos com outros povos da região e que o Papai Noel não é somente um velhinho, ele é um guardião.

Beatriz 12/12/2022

Eu amo cada vez mais o Tolkien!!!! Esse livro é feito de cartas que ele escreveu durante 20 anos, todo Natal, para seus filhos, como se fosse o Papai Noel ou seu fiel ajudante Urso Polar? contando suas aventuras durante o ano (até guerra com os goblins rolou!). Que carinho ele tinha para com os filhos, todas as histórias inventadas nas cartas, os desenhos, tudo para deixar o natal das crianças ainda mais mágico!

fabianodebel 14/02/2022

Li um livro muito legal. O nome do livro é "Cartas do Papai Noel", esse livro é escrito pelo J. R. R. Tolkien, nunca tinha ouvido falar sobre ele, que vergonha, esse é o escritor do "Senhor dos Anéis" .

É um livro muito lindo e muito delicado. Se trata de uma coletânea de cartas do Papai Noel, do período de 1920 a 1943.

O Tolkien pegava as cartas dos filhos dele e as respondia, se passando pelo Papai Noel, o livro não mostra as cartas das crianças, mas lendo as do Papai Noel, você acaba deduzindo o que elas deviam ter escrito.

Algumas das cartas são muitas divertidas, o Urso Polar, ajudante do Papai Noel, é muito atrapalhado e sempre está se envolvendo em aventuras.

Interessante é como o Tolkien embarca no universo infantil, muitas das vezes eu ficava imaginando as aventuras do Papai Noel. Ele fala sobre a rotina do Papai Noel, sua casa e suas amizades.

Legal também é que não é só o Papai Noel que escreve as cartas, além do Papai Noel, o Urso Polar e um elfo também as escrevem, e o autor tem a preocupação de fazer caligrafias diferentes para cada personagem, além disso ele ilustra as cartas, e faz desenhos muito bonitos. O Tolkien é muito criativo.

As cartas finais são mais tristes, por que são escritas no período da Segunda Guerra Mundial, e ele fala sobre a escassez de alimento, que também afetaram o abastecimento no Polo Norte e a diminuição do número de brinquedos para as crianças, para que pudessem ser enviados também para crianças que estavam em meio a guerra.

Eu li o livro muito rápido, estava com muita vontade de ler as cartas,  eu terminava de ler uma carta e já queria ler a outra, e também estou de férias ?, isso ajudou muito.

Foi um livro maravilhoso de ler, principalmente por que eu li no período natalino, creio que ler esse livro na infância deve ser muito legal.

Depois que li esse livro do autor, conversei com um amigo que já leu outros livros do Tolkien, e me deixou mais interessado ainda no autor e suas demais obras, estou planejando ler livros escrito pelo autor, o que acha de lermos juntos?

Mey 11/01/2022

Imagina ter Tolkien escrevendo cartas como se fosse o Papai Noel, essa é a premissa de Cartas do Papai Noel, livro com as coletâneas de cartas do Papai Noel que ele escrevia para seus filhos.

As cartas começam curtas, apenas na época do Natal, mas com o passar dos anos elas ficam mais extensas e novos personagens entram na história, como o Urso Polar e os Goblins.

Além dos textos, Tolkien ainda fazia desenhos para ilustrar as histórias do Papai Noel. Isso deixa o livro ainda mais lúdico.

Esse livro é uma explosão de doçura e amor! É muito lindo a forma como Tolkien criou um universo mágico para seus filhos e manteve por tanto tempo essa história, se dedicando em manter a pureza e a beleza da crença no Papai Noel.

Terminei esse livro com um quentinho no coração e com a vontade de escrever cartas aos meus filhos também, claro que nunca chegarei aos pés do rei da Terra Média, mas vale a pena tentar.

site: https://www.instagram.com/p/CX6aejirpmW/
Lucila 24/01/2022minha estante
Tô quase terminando o livro e assim como em você também me deu vontade de escrever cartas para meus filhos. Sei desenhar e escrever cartas, só não tenho os filhos kkkkkkkkkk

Lucila 24/01/2022minha estante
Esse livro é a coisa mais fofa ???

Mey 25/01/2022minha estante
Muito, né?! Eu só sei escrever mesmo, desenhar passou longe. kkkk

Fco EC Arruda 29/12/2020

Singelo
Uma leitura para toda família e uma excelente ideias para se seguir....