A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Arctos 08/12/2015

Surpreendente
O livro não gastou toda a sua criatividade no anterior, poupando ainda folego para este segundo livro. O foco passeia por outros locais, outros personagens, não de forma a distrair e sim enriquecer os acontecimentos.

Su 28/01/2016

Esse é o segundo livro da trilogia do mago negro. Tinha altas expectativas com relação a esse livro, principalmente depois do final de O clã dos magos.
O livro começa no dia da Cerimônia de Aceitação da Sonea. Ela sabia que alguns dos aprendizes poderiam ignorá-la devido as suas origens. Mas, também acreditava que alguns deles estariam dispostos a passar por cima disso. Durante a Cerimônia, Rothen assume a guarda dela, como já era de se esperar.
Dannyl foi nomeado Segundo Embaixador do Clã em Elyne. A viagem até lá foi feita a barco e tudo transcorreu bem. Apenas um acontecimento o surpreendeu, receber uma carta do Administrador Lorlen lhe pedindo que seguisse o trajeto feito pelo Lorde Supremo, Akkarin, durante suas viagens pelas Terras Aliadas a procura de indícios de Magia Antiga.
O primeiro dia de Sonea na Universidade foi tranquilo. Com relação aos estudos, ela estava muito adiantada, e as interações sociais, ela conseguiu até mesmo começar uma conversa com uma de suas colegas de classe. O que ela não poderia imaginar é que isso não duraria muito.
A aprendiz traz algumas revelações com relação ao Lorde Supremo e deixa outras tantas dúvidas. Gostei do livro, apesar de sentir que algumas situações foram repetidas vezes sem conta e de alguns personagens que eu acredito serem desnecessários. Espero que o terceiro esclareça todas essas questões e incômodos.
“— Vá lá. Volte para seus estudos. Vou tentar aparecer logo.
— Eu vou lhe cobrar isso.
Ela começou a seguir para os Alojamentos dos Aprendizes com relutância. Lorde Ahrind a observou, os braços cruzados.
— E diga àquele garoto que vou quebrar as pernas dele se ele não te deixar em paz — Cery gritou, alto o suficiente para apenas ela ouvir. Ela se voltou para sorrir para ele.
— Vou fazer isso eu mesma se ele me provocar o suficiente. Por engano, é claro.
Ele fez um movimento de aprovação com a cabeça, e então acenou com as mãos para que ela fosse embora. Ao chegar aos Alojamentos dos Aprendizes, ela olhou de volta. Ele ainda estava parado perto do banco. Quando ela acenou, ele fez para ela um rápido sinal na linguagem de sinais de rua. Ela sorriu e então deixou Lorde Ahrind conduzi-la para dentro.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Pedro.Henrique 13/02/2016

Inicio dos Eventos Importantes
Muito bom esse livro , nos transmite todo o sentimento de Sonea ao aprender magia , insere muitos personagens legais e cria novas aventuras para eles ( como Danyl ) . Além de expor o preconceito entre as classes de Imardin .

Swellen 20/02/2016

- "Habilidade pode superar força" - Sonea citou.

A Aprendiz - A Trilogia do Mago Negro II - Trudi Canavan - Editora Novo Conceito
Nesse segundo livro, acompanhamos a jornada de Sonea como aprendiz no Clã, frequentando as aulas na Universidade e passando por um verdadeiro desafio: o bullying. Os outros aprendizes regidos por Regin não aceitam o fato de o Clã aceitar uma favelada como maga, ferindo assim o orgulho dos membros das grandes casas de Kyralia. Então, transformam a vida de Sonea num verdadeiro inferno. E para ajudar a piorar, o Mago Supremo reivindica a guarda de Sonea, pois ela sabe de coisas a seu respeito que se outros souberem, causará grandes problemas.
Resumindo: Ela se vê afastada dos poucos amigos que conquistou, é atormentada por Regin e seus seguidores e tem muito à aprender sobre magia e seus poderes.
Um livro que assim como o primeiro, não está me segurando muito. O enredo é legal, os personagens alguns fofos e outros nem tanto, porém não me senti conectada com ele.
Agora é partir para o terceiro e último livro.

Santarosa 09/05/2016

Resenha - A Aprendiz
Como ficou claro já na sinopse do primeiro livro, Sonea não conseguiu atingir o mago por acaso, ela usou magia. Até então ela desconhecia que tinha poderes, e mesmo agora parecia impossível que fosse verdade, pois somente os membros das Casas tinham poderes e eram treinados pelo Clã para se tornarem magos. Era impossível então que uma favelada, a quem o clã chamava de selvagem, tivesse poderes. Mas, não importava como, o fato é que ela tinha poderes e com o passar do tempo, após aquele dia na praça quando usou magia pela primeira vez e de forma acidental, esse poder estava crescendo e ela não sabia controlá-lo. Foi quando ela percebeu que um mago selvagem, sem nenhum treinamento, pode colocar os outros em risco e, portanto, decidiu aceitar a ajuda do clã. Ela passa então a ter aulas na universidade dos magos, mas sendo uma favelada entre membros das Casas, não é bem recebida por seus colegas nem por alguns professores, sofre as mais bárbaras discriminações e preconceitos, sendo alvo de muitas maldades, tudo para tornar sua permanência na escola a mais desagradável possível. Felizmente, e com a ajuda de seu tutor, Rothen, ela que nem sabia ler direito se tornou ótima aluna, tendo demonstrando aprendizado superior aos colegas e um poder raro para alguém de sua idade. Mas a aprendiz das favelas guarda um segredo. Algo que ela viu, ainda no primeiro livro, sobre o Lorde Supremo, o líder de todos os magos do clã. Então, a única coisa que ela deseja agora é aprender o máximo possível, para lutar por Imardin quando chegar a hora.
Felizmente esse livro corre mais rápido e dinâmico que o primeiro, tornando a leitura mais fácil e prazerosa. Abordando temas atuais como bullying, discriminação e homofobia, vai te prender do início ao fim numa aventura onde é impossível não torcer por seus personagens em algum momento.

Letícia 29/05/2016

O Livro A Aprendiz é o segundo livro da Trilogia do Mago Negro. Você pode conferir a resenha do primeiro livro clicando aqui. Escrito por Trudi Canavan e publicado no Brasil pela editora Novo Conceito, continua a contar a história de Sonea, uma garota de 17 anos, moradora da favela de Imardin e que descobre, num momento bastante controverso, que é uma maga.

No primeiro livro conta-se toda a busca por Sonea para que ela possa ser treinada pelos magos do Clã. Há muito tempo que nenhum mago desenvolve seus poderes sozinho, e isso indica que Sonea é muito poderosa. Todo esse poder começa a ser melhor descrito no livro dois em várias partes e de maneiras muito interessantes. Além de já ser muito forte no começo da história, os poderes de Sonea se desenvolvem conforme ela começa a praticar.

O segundo livro começa com alguns problemas trazidos do primeiro, como o fato de Akkarin - o Lorde Supremo - realizar algumas atividades ilícitas e outros que aparecem logo no começo, como o aprendiz Regin.

Se no primeiro livro Fergun já se encarregou de deixar claro que alguns magos não queriam que Sonea fosse treinada, neste livro Regin encarrega-se de deixar isso mais claro ainda. Ele e seu grupo perseguem Sonea durante a maior parte da história, enfrentando-a sempre que podem. Uma vantagem, que é inclusive apontada por Akkarin , é que esses confrontos estão deixando a garota mais forte. O que é bom para nós que estamos lendo, porque torna as coisas mais interessantes.

Alguns personagens voltam a aparecer com papeis mais importantes nesta segunda etapa da trilogia, como Dannyl, amigo de Rothen que ajuda nas buscas por Sonea no primeiro livro. Dannyl torna-se embaixador do clã em Elyne, um país das Terras Aliadas e, além disso, recebe uma missão secreta e bastante importante do Administrador Lorlen que vão além de suas obrigações em seu novo cargo. Nessa missão Dannyl torna-se amigo de Tayend, o ajudante do bibliotecário da Grande Biblioteca, que torna-se o objeto de fofocas (novamente, já que algo parecido é narrado no primeiro livro), na vida de Dannyl.

Dois personagens importantes também marcam presença neste livro: Dorren e Yikmo. O primeiro, filho de Rothen e curador em uma vila distante, em uma visita ao pai acaba ajudando Sonea a lidar com Regin e seus amigos e, graças a ele, temos um combate bastante interessante mais adiante na história. O segundo é um professor de Artes Guerreiras, disciplina na qual Sonea não vai muito bem apesar de ser bem forte, que tem métodos não muito ortodoxos para ensinar aprendizes que precisam de algo diferente para aprender.

Uma coisa bem interessante sobre este livro é que a autora aborda quatro temas de uma forma bem interessante e que são muito bem inseridos na história: a discriminação social, o bullying, o homossexualismo e a homofobia. Novamente neste livro Sonea é discriminada por vários aprendizes, magos e pessoas das famílias do Clã por ser uma moradora da favela. Apesar de sentir-se mal por isso Sonea lida com esse fato de uma maneira muito forte, que mostra que ela não é apenas forte no que se refere aos seus poderes. Da discriminação social vem o bullying, que Regin e seus amigos praticam. Sonea novamente lida com isso de uma maneira bem interessante e sem acusar o garoto (já que ela não podia submeter-se a uma leitura da verdade por causa de outros segredinhos aí). Através de Dannyl e Tayend os temas de homossexualismo e homofobia são abordados: nos seus tempos de aprendiz Dannyl sofreu com boatos de ser homossexual e agora, por ser novidade na corte de Elyne, esses comentários voltam a cercar a vida do mago. Eles tornam-se mais intensos ainda quando Dannyl torna-se amigo de Tayend , que é um conhecido "moço" na corte. Para completar sua missão e sua função de embaixador, Dannyl e Tayend viajam para vários lugares e é abordado então várias posições sobre o tema: desde aqueles que são totalmente contra, até aqueles que são a favor, através da cultura dos países.

​O segundo livro é bem melhor que o primeiro. Se você não gostou de O Clã dos Magos, ainda assim recomendo que dê uma chance ao segundo livro da trilogia. Ele tem muito mais ação que o anterior, descreve muito melhor os personagens, os confrontos e diversas situações, e a história fica bem mais empolgante, já que é adicionada a ela o segredinho de Akkarin, descoberto no primeiro livro. Além disso , os poderes de Sonea aumentarem cada vez mais também foi um ingrediente e tanto na trama, que rendeu bons frutos. Vale bastante a pena ler e descobrir como Sonea se desenvolve agora que é uma maga e a história é bem envolvente, deixando um gostinho de quero mais pronto para o terceiro livro.

site: http://madminds.weebly.com/blog/resenha-a-aprendiz

Hsc_Aju 05/08/2016

...maravilho...
No mundo de Imardin temos magia, classes, amizades, inimizades, bullying, protecionismo, conspiração, segredos e uma carga de suspense que faz você grudar no livro. Ai pergunto... ainda não leu?! Tá perdendo uma excelente trilogia fantástica.

Restante da resenha no link

site: http://www.papeletas.com.br/2016/08/resenha-aprendiz-trudi-canavan-trilogia.html

marcosm 25/08/2016

Razoável apesar de problemas
Datado ou ultrapassado são duas palavras que me ocorrem para classificar A aprendiz. Não acho que seja ruim, mas a narrativa linear, os estereótipos e a reviravoltas que o leitor consegue antecipar a léguas de distância são problemas difíceis de ignorar. Ainda assim, a história tem um certo apelo e envolve minimamente o leitor.

Rafaela Dione 26/08/2016

O caminho pelo poder
O segundo livro da trilogia do Clã do Mago Negro nos mostra o caminho percorrido por Sonea, uma jovem aprendiz que se destaca dos demais alunos.
A narrativa é dinâmica e mostra uma Sonea atormentada pelos seus colegas de classe, que fazem de tudo para atrapalhar a garota.
A história prende do início ao fim , e dá até mesmo uma certa agonia quando ela não se defende ou quanto acontece justamento o contrario. Um misto de emoções, a leitura é mais do que recomendada!

Mari 05/10/2016

O melhor da trilogia
Eu considero A Aprendiz o melhor entre os três livros, pois ele trata de um assunto importante: o bullying.
É possível perceber a grande evolução da protagonista, que no primeiro volume era muito assustada ( com justificativas, é claro) mas nesse revelou-se confiante em si mesma e para solucionar seus problemas de cabeça erguida. Gostei muito do livro e recomendo para todos. E para quem não gostou do primeiro, garanto que esse é muito mas prazeroso de se ler, não vão se arrepender.

Thay 22/02/2017

O inicio desse livro me deu muito trabalho. Já não aguentava mais ler um ato de bullying atrás do outro, resultado: abandonei o livro em meados de 2015. Só voltei agora em 2017 e finalmente a leitura fluiu, os casos de bullying continuaram acontecendo mas deixaram de ser o foco do livro e consegui apreciar a história, que por acaso é muito boa. O ultimo livro já está por aqui pedindo para ser lido haha. Espero que o final dessa aventura seja tão bom quanto esse segundo livro foi (depois da página 100 haha).

Fernanda 11/03/2017

A Aprendiz
Pessoal, se eu gostei do primeiro livro, gostei mais ainda desse. Depois da caçada a Sonea no primeiro livro, ela finalmente se rende aos magos mesmo com medo de ser assassinada por eles, já que, todos falam que eles são maus.

Mas o que Sonea não esperava é que eles querem que ela estude para aprender a controlar a magia que ela tem e nem ela sabia que tinha. Pessoas comuns com magia podem ser perigosas para as outras pessoas e principalmente para elas mesmas. Além disso, ela aceita a estudar na universidade dos magos não somente por isso mas devido a um mistério que ronda um certo mago e que se é perigoso para ela ficar perto dele seria mais perigoso ainda se ela não aceitasse ficar com eles e ir para a favela. Ambos os caminhos faz dela uma pessoa que corre perigo e que deve estar sempre alerta a todo ao redor.

Mas no Clã dos Magos ela faz amigos, um deles seu mago protetor que realmente quer o bem dela, mas Sonea por mais que queira se tornar invisível lá dentro, acaba sendo sempre destacada nas brincadeiras cruéis dos outros alunos, afinal ela é da favela e todos eles vem de famílias tradicionais. Sonea acaba sendo obrigada a aguentar muito preconceito, crueldades e ainda mais, guardar segredos perigosos.

Sonea porém não está sozinha guardando um certo segredo, existe mais 2 magos que sabem e mais um que desconfia e mesmo não sabendo ao certo o que é ajuda a desvendar mais esse segredo fazendo pesquisas "por baixo dos panos".

No final do livro, muitos que achavam que estavam escondendo bem o que sabiam, se veem numa situação complicada e é lançada a dúvida: será que o pensam ser algo ruim é ruim mesmo? Será que os vilões são vilões ou os magos estão fazendo "tempestade em copo d'água"?

O livro apesar de grande é de leitura rápida pois a história nos envolve de tal forma que não sentimos as páginas passarem. No final do livro eu só queria desesperadamente o terceiro e último livro da trilogia: O Lorde Supremo.

Quem gosta de aventura: sim leia sim, leia muito estes livros, eles são ótimos!! Mais um para minha lista de favoritos.

site: http://trilhas-culturais.blogspot.com.br/2016/03/resenha-aprendiz.html

Kath 13/03/2017

A Transição
Sonea está pronta para fazer seu juramento como aprendiz dos magos, o dia da cerimônia guarda grande expectativa e, ainda que ela diga que não está nervosa, Rothen pode ver que está. Ela não gostou muito de precisar usar um vestido elaborado, mas seu mentor garantiu que era necessário para a cerimônia, o que ela não esperava era encontrar a hostilidade dos pais dos novos alunos e de alguns novos aprendizes. Apesar de fazer o possível para manter sua postura tranquila, por dentro, Sonea estava uma pilha de nervos sempre com medo de fazer algo errado.O fato de um dos aprendizes lhe lançar olhares de desprezo não ajudava muito.
Sua primeira semana de aula foi igualmente péssima. Regin, o aprendiz que lhe provocara na cerimônia, estava virando todos os outros aprendizes contra ela e tornando sua vida um inferno. Nenhum dos alunos queria falar com Sonea ou se tornar seu amigo, todos só queriam intimidá-la e mesmo que ela fizesse o possível para ignorá-los, a insistência deles em lhe pôr para baixo a afetava de alguma forma. Não se importava em ser ignorada, apenas queria ser deixada em paz. Como estava muito avançada em relação a eles, tinha tarefas especiais na sala, ainda assim seus professores também estavam desconfortáveis com sua presença.
As investidas de Regin tornam os dias de Sonea impossíveis e ela pede ajuda de Rothen para se mudar para a turma avançada na esperança de escapar do aprendiz cretino. Com muito estudo, ela consegue avançar e ter um pouco de paz uma vez que a turma avançada estava ocupada demais para agir de modo infantil com ela, a vida de Sonea entra em uma espécie de rara calma, que é abalada quando um boato se espalha de que ela e Rothen estão envolvidos de alguma forma forçando Sonea a se mudar para o alojamento dos aprendizes e, assim, a mercê de Regin. As coisas aliviam quando Dorren, filho de Rothen, aparece para uma curta visita e com ele Sonea descobre a magia do primeiro amor.
Enquanto isso, Dannyl está em uma jornada secreta para refazer os passos de Akkarin - o Lorde Supremo - quando ele ainda era um aprendiz, pouco antes de voltar ao clã. Nessa empreitada ele conhece Tayend, um bibliotecário de inteligência superior que é designado para ser seu assistente. Tayend é um "moço", que na gíria do livro é um equivalente a homossexual. Aceito na sua terra, Elyne, ainda que não bem visto e totalmente rejeitado em Kyralia, terra de Dannyl que inclusive já sofreu por causa de boatos como esse em sua época de aprendiz. Porém, ao contrário da maioria em sua terra, Dannyl é bem mais aberto no que diz respeito a sexualidade das pessoas, não julgando portanto seu companheiro por tal escolha.
Akkarin acaba descobrindo sobre as pesquisas de Dannyl instruídas por Lorlen, o administrador do Clã, sentindo-se traído, ele decide encurralar o melhor amigo e tomar a guarda de Sonea, o que gera o desespero de Rothen. A partir daquele dia a paz de Sonea foi para os ares, enquanto seus professores passaram a tratá-la com mais esmero, os aprendizes começaram a se juntar a Regin em seu ódio inflamados pela ideia da garota da favela ter sido eleita pelo mago supremo. Segredos se desenrolam, o caminho de Sonea se torna cada vez mais atado ao de Akkarin, a vida de todos à sua volta entra em perigo e tudo que ela consegue ter em mente é se tornar mais e mais forte para um dia derrotar Akkarin.
Eu demorei um pouco mais para terminar esse livro, além do tempo louco e de um monte de trabalho que apareceu para fazer, tal qual o primeiro livro da série, A Aprendiz segue um ritmo meio lento que tem horas que dá raiva. Todos na universidade estão cientes da intimidação que Sonea sofre, mas eles tratam o problema como comum, isso irrita, porque não é certo permitir esse tipo de intimidação. O mistério em torno de Akkarin vai se fechando, na minha opinião eu não acho que ele é o mago negro que a autora quer nos fazer acreditar que é, nesse livro ela dá pistas disso, há uma terceira pessoa por trás e se o livro fosse inteiramente narrado no ponto de vista de Sonea em primeira pessoa nós acreditaríamos piamente que Akkarin estava por trás de tudo, por essa razão também, creio eu, o ponto de vista dele nunca é apresentado, para deixar essa sensação de dúvida no fim. A dinâmica da narração é bem melhor que no primeiro livro, embora ainda haja algumas partes meio maçantes, principalmente no que diz respeito à personalidade das personagens, elas são mais do tipo passivas - excetuando Regin, claro - e isso irrita às vezes. Mas não precisamos esperar oito capítulos para gostar da história como aconteceu com o primeiro volume. A questão da homossexualidade é mostrada de maneira até sutil, dá pra fazer meio que um paralelo com a nossa própria realidade embora eu ache que essa questão atualmente anda um pouco "banalizada", mas é opinião minha.