Cair das Trevas

Cair das Trevas Cate Tiernan

Resenhas - Cair das Trevas

Carla.Cristine 29/12/2022

A saga da Nastasya continua!
O quanto de merdas vocês são capazes de fazer e acumular em 460 anos? Nas com certeza consegue mais. Não acredita? Leia a história dela. Hahahahah

Mariana 26/05/2022

O começo do livro deu vontade de desistir, a autora fez um resumo do que tinha acontecido no primeiro livro e fez tudo parecer bem superficial. Mas quando o livro começou os acontecimentos dele mesmo foi ficando muito bom, como era o primeiro livro, e o final foi ótimo.

Gui.Marques 28/03/2022

Gostei mais desse segundo volume do que do primeiro. Teve mais ação e exploraram mais essa questão de conflito interno da Nasty, o que tornou a leitura muito mais empolgante. Espero que o terceiro seja ainda melhor

isbcx 04/02/2024

Sinceramente? eu acho essa mona um porreeee!!! algumas coisas até são compreensíveis mas essa continuação só aumentou minha vontade de entrar na história e socar a cara dessa protagonista.

Mayhara 28/10/2017

Mais do mesmo...
Eu realmente gostei do primeiro livro, embora eu tenha apontado algumas falhas, como a falta de clímax. E esse livro, me pareceu que não era separado do primeiro. Tive a impressão de que a autora tinha escrito um único livro, e pediram pra ela dividir.

Acontece que o segundo acabou sendo muito enrolado, boa parte do livro parece que você já leu no primeiro...até que acontece uma reviravolta.

Não é ruim, mas, deixa um pouco a desejar. O bom, é que o tão esperado clímax faz valer a pena, juntamento com o final.

Eu queria mais do Reyn nesse livro, e infelizmente o deus nórdico ficou de lado de novo!!!

Embora, eu não tenho gostado tanto desse segundo livro, estou louca pra ler o desfecho dessa série.

Yves2zzz 11/01/2024

Juro que tem seus momentos!
Como eu vou explicar os problemas desse segundo livro sem invalidar a leitura e a nota que dei a ele?

O começo dele é beeem penoso, do tipo arrastado sem qualquer profundidade. Não acrescentou em nada, simplesmente encheu linguiça para três livros. O que é um problema corriqueiro em trilogias: o segundo é geralmente uma perda de tempo.
A leitura é fácil, divertida e dinâmica, o problema mesmo é a falta de conteúdo… aposto que o terceiro livro, que fecha a saga, vai ser incrível de ler, igual com o primeiro, automaticamente deixando claro como esse era só uma forma de somar dinheiro com contrato e venda.

Reforço, não é um livro ruim, você realmente se pega viciada na curiosidade dos “mistérios” apresentados. Mas vou apontar aqui que tinha um potencial IMENSO, porém mal utilizado. Gostei da construção do momento em que a trama engatou, infeliz mesmo foi o desfecho!
Tenho outro probleminha a salientar: tem personagens demais, não conseguiria listá-los sem auxílio do livro. E acredite, isso não seria um problema (para mim não é, visto que minha saga favorita é TOG e quem leu sabe), a questão é que quase nenhum deles tem relevância. Não consegui ter apego por nenhum deles, tirando os do núcleo principal. Como pode ter tantos personagens e NENHUM chamar atenção? Se vai ser um livro de enrolação extra, que pelo menos desenvolva relacionamentos e personalidades, poxa!

Vamos falar um pouquinho do núcleo principal, já que eu trouxe o gancho. Resolvi que vou DEPENAR esse livro nessa resenha!
Nastasya perdeu quase que completamente sua evolução do primeiro livro. E recebeu tudo de volta nos últimos capítulos, como se isso não fosse incomodar. Gostei do senso de moral que ela desenvolveu, claro, até mesmo do distanciamento que ela gradualmente teve de sua depressão. Mas até esse momento falta, viu?! A bichinha é uma bomba relógio, mas que eu felizmente não desenvolvi nenhum rancor. Ainda estranhamente gosto dela, mesmo que agora separe um pouco da comparação com a minha crush literária (Aelin).
É uma personagem carismática, cheia de traumas e consciência, se destruindo e sendo destruída. Foi importante para mim não perder o interesse nela igual aconteceu com a Louise de Pássaro e Serpente no segundo livro. Aquilo sim foi trágico e traumático!
Concordo com ela? Obviamente que não, mas também não peguei ranço ou fiquei com um pé atrás… coisa que, indescritivelmente, aconteceu com Reyn.

Vamos falar dele então:
Ainda tem algo nele que me estressa. Quando ele e a protagonista finalmente estão se pegando, eu sinto a química e quase esqueço que ele é uma porta forçada. Mas ele é!
Não tem uma personalidade de fato. Entendo o personagens ser recluso e durão, mas ele NÃO FAZ NADA! Por vezes esqueço da existência dele, se não fosse pela Nasty praticamente latindo no cio a cada duas páginas por esse homem. É só para isso que ele está lá, para ser motivo de desconforto e desejo para a personagem, simplesmente não faria falta uma mente pensante nele. Ele teve seu momento no primeiro livro, mas nesse é um completo inútil!
E MEU DEUS, parece que ele está sendo obrigado, com uma arma na cabeça, a se sentir atraído pela Nastasya. Isso me incomodava o tempo inteirinho!! Até o último capítulo esse homem não conseguiu dizer UMA coisa boa para justificar querer TANTO essa mulher, sem ser no quesito carnal. E parecia que estava sofrendo, mesmo por esse motivo.
Entendo o destino deles estarem interligados e blá blá blá, mas justifique sua resposta se quiser que eu acredite nesse relacionamento sentimental!

Enfim, pula para os próximos:
River é a única personagem desse livro inteiro que vale a pena mencionar, tirando o casalzinho. Por mais que ela não tenha tanta relevância na trama desse livro, ela é muito importante para o crescimento pessoal da personagem. Eu verdadeiramente compro a bondade da personagem, o afeto dela pela protagonista e a relação das duas. Acho que, de maneira discreta, é um ponto muito positivo do livro.
Percebi agora que parece que só estou falando mal, de novo, como sempre faço quando o livro tem emoções demais para serem absorvidas, porém quero deixar claro que o livro tem seus méritos… só não cheguei lá ainda kk é mais fácil apontar defeito, faz meu peito vibrar de emoção junto com as teclas!

O único outro personagem que valeria a pena mencionar é Innocencio (o nomezinho sofrido!). Aqui terá alguns spoilers discretos, mas nada que não fosse prático adivinhar ou estrague a experiência da história.
Eu estava ansiosa para o momento em que ele retornaria, e fiquei verdadeiramente feliz com o decorrer das cenas com ele até o estopim do livro. A construção desse personagem PLENAMENTE duvidoso, que você desconfia a cada página e SABE que tem algo errado, foi muito bem feita aqui. Eu estava vidrada em como a história teve uma “quebra” de expectativa quando ele voltou super bonzinho e, pasmem pelo nome, inocente. Fiquei surpresa e cativada. Até, é claro, a grande revelação e a batalha final. Daí em diante só ladeira abaixo.
Acredito em personagens puramente loucos, com sede de poder e maldade infinita, e estava comprando essa persona de Incy até o momento que ele e Nasty tiveram seu embate final. Simplesmente não gostei do rumo que as coisas tomaram, pois do mesmo jeito que a trama toda girou em cima desse momento, ela foi descartada como se não fosse nada. Ele era só um peãozinho de um jogo de xadrez cheio de peças grandes… tipo, esperei o primeiro livro inteiro para terminar assim? Não teve um perigo real, só mais um empecilho para a personagem aprender uma lição e passar por cima. Eu realmente gostava do personagem dele.
Foi ruim? Não. Mas também não foi bom. Só tinha taaanto potencial!!

Enfim, o restante dos personagens, como disse, não são pontos altos da história. Tem seus pequenos e raros momentos, um ou outro, mas tem uns que tu só lembra do nome e olhe lá. Pelo o que River disse no final do livro, jogado de qualquer jeito, vou aprender mais sobre os demais integrantes e suas vidas passadas no próximo livro… como se já não tivesse coisa demais ainda para desenvolver. Conclusão, se tirasse pelo menos uns três ou quatro personagens do livro, não faria falta alguma. Se dissessem que eles foram embora plantar batatas no solo do Rio de Janeiro, ainda não faria diferença.

Quero reclamar mais um pouco do Reyn, mas acho que não é uma boa ideia kkkkk
Já disse que tem algo nele que me estressa? Sim? Ah, então reforço e admito que isso é cisma minha. Macho de fantasia precisa ser perfeito para ser memorável, porque a história nem sempre é sobre eles, então precisam fazer valer a atenção, roubar os nossos suspiros. Não sei se minha imaginação morreu para construção de macho literário, mas acredito que a falta de presença dele seja a causadora dessa amargura toda. Melhore no último livro, Reyn! Me faça latir igual Nasty e quase todas as mulheres do livro latem por você.

Ah, Deus! Não sei mais o que falar!! Cadê a parte que eu falo bem?? Desse jeito vão achar que eu não gostei kkkk
Adoro resenhas longas, como podem ver, mas definitivamente sou suspeita para esse tipo de coisa. A parte boa eu absorvo e me sinto dramática e melosa quando tenho que transparecer, mas a parte “ruim” ou duvidosa extravasa de mim igual veneno de cobra huehue
Enfim, e agora esse enfim é sério!, deixo todas as emoções malucas e questionáveis para análises futuras. Ainda estou ansiosa para saber que fim terá essa trilogia, o que já é mais do que suficiente para mim. Que venha Inimigo Sombrio e me devore! Ou eu devore ele!
Yves2zzz 11/01/2024minha estante
Ah, droga! Eu deveria ter reclamado um pouco da batalha brox.4nte........

Yves2zzz 11/01/2024minha estante
Ou de não ter avançado quase nada na trama, apenas retornado para onde tinha parado no primeiro livro......

Dai 18/05/2020

Uma eternidade depois (entendeu a referência?)
Finalmente consegui finalizar a leitura. Em comparação ao primeiro volume, esse está com uma narração bem melhor, a escrita da autora mais fluida, é nítida a evolução. Demorei para acabar mais pelo fato de livros em sequência estarem me cansando (dando preguiça mesmo) do que pelo fato de ser "ruim". Claro que o enredo é bem adolescente/juvenil, mas o contexto do livro foi bom, a história anda, sem muita enrolação.

No volume 2 de amada imortal, Nastasya segue em Edge River's, se adaptando aos poucos com sua nova vida, seus novos amigos, e sua vontade por ser uma pessoa melhor.
Mas você não pode fugir do passado pra sempre. E o passado de Nasty volta fazer ela encarar de vez aquilo que é, e o que está disposta a ser.

Beatryz26 30/05/2020

Bom para passar o tempo
O livro segue a mesma narrativa do primeiro livro, porém senti uma maior evolução da personagem principal. Aqui, Nas continua sua vida mais calma no "retiro espiritual e magckico" da River.
Ao longo da história, percebemos que ela está tentando buscar o melhor pra si e tentando afastar as trevas que ela achava que a perseguia por séculos. Porém, se seguem várias coisas ruins acontecendo e a envolvendo, o que a faz imaginar que as suas trevas estão finalmente a consumindo.
O plot da história, pra mim, foi bem previsível, mas a autora conseguiu desenhar e escrever de uma forma bem gostosa de ler. Não foi uma leitura cansativa, mas não incrível.
Acho que a pior coisa foi a forma como a autora tenta, a todo custo, deixar a personagem mais fútil e chata.

Daiane.Bertin 22/06/2020

Eu reli depois de muito tempo e como disse na resenha de ?amada imortal? eu sou apaixonada pela trilogia, tem uma boa escrita, uma boa história pra ser desenvolvida.
Fiquei com ódio da Nas em muuuuuitos momentos, e me apaixonei mais ainda pelo Reyn.
Só que eu esperava muito mais química do casal, sabe?? Eles tem um passado e tudo... talvez eu seja muito viciada em cliche, e o desenvolvimento não foi o suficiente pra mim kkkk mesmo esse NÃO sendo o foco da história

Rafaela Regis 03/07/2017

Cair das Trevas - Cate Tiernan
Cair das Trevas é o segundo volume da série Amada Imortal, onde mais uma vez voltamos a encontrar Nastasya, a imortal moderninha e cheia de problemas.

Cair das Trevas continua exatamente onde o Amada Imortal terminou, claro com a bomba deixada pelo antecessor, ele já começa cheio de acontecimentos perturbadores, como a descoberta dos sentimentos de Reyn por Natasya, o que ela considera absurdo por causa de seu passado.

E com tantas pressões ao seu redor Natasya mais uma vez atira no próprio pé e tenta resolver seus problemas de forma mais fácil, o que acaba sendo o contrário, pois ela acaba caindo de cabeça na toca do lobo.

Nesse segundo volume descobrimos mais detalhes sobre o passado da Natasya e como sua história está relacionada com a de Reyn, e é claro acabamos sabendo detalhes dos outros personagens que eu confesso no primeiro havia me intrigado bastante.

Uma grande diferença nesse livro é que a personagem começa a deixar de fazer o papel de vitima e realmente enfrentar os problemas, que não são poucos e nem fáceis de se resolver, mas isso não quer dizer que eles são tão complicados assim.

O livro é cheio de revelações e é claro muitas descobertas também, e para melhorar romance começa a florescer, o que eu dei Graças, pois não aguentava mais esse chove e não molha, mas enfim começou e foi muito fofo, mesmo com os percalços que já aconteceram com o casal.

Cair das Trevas cumpre o que promete e arrasa no desenrolar da história, nos deixando ainda mais ansiosos para o desfecho da série e descobrir quem está por trás de tantos problemas na vida de Natasya e companhia. Recomendo!

site: http://dlivros.blogspot.com.br/2016/05/cair-das-trevas-cate-tiernan.html

Edilene.Faria 09/05/2019

Ainda sem romance...
Sim, sou uma romântica incurável. O livro é lindo, cheio de evoluções pessoais, descobertas, aprendizados, enfim, mas eu queria beijo! Queria mais envolvimento. Não que não haja... mas é secundário e eu queria tanto que esse amor ficasse evidente!
Em todo caso, recomendo a leitura - e faça analogias com sua vida particular, vale a pena.

Beatriz B. 26/12/2013

Não é denso, não é superficial. Perfeito para se divertir ao mesmo tempo pensar.
Se você ficou se perguntando qual propósito o livro anterior tem, vou tentar explicar melhor aqui. Isso mesmo, t-e-n-t-a-r. Enfim, os imortais criados por Cate não são meramente humanos que duram muito tempo. Além de possuir mais resistência a doenças e etc, eles possuem uma "magia interior" conhecido como Magick. E não, eu não escrevi errado. Isso lhe dá o poder de controlar tudo ao redor, inclusive eles mesmos. Eles também fazem rituais de meditação, aprendem palavras de comando, "poções" e blás. Mas antes que isso fique com cara de macumba com um toque de HP, já aviso que é bem diferente. Das duas coisas, inclusive. Whatever, Nasty continua com seu treinamento em River's Edge, mas isso não quer dizer que ficou mais fácil. Agora ela sabe que é a única descendente de uma das mais antigas casas de imortais, como um legado, e isso a faz incrivelmente poderosa. O problema é que ela mal sabe usar esse poder para pegar o controle remoto quando está longe. Mas seu "amigo", Innocencio, sempre soube desse potencial em Nasty, mesmo nem ela própria percebendo, e nos pesadelos constantes que tinha, Incy (sim, esse é o apelido) sempre aparecia com olhos de alguém em abstinência e com todos os outros amigos mortos. Afinal, ela estava fugindo dele. (POR QUE, NASTY? POR QUE NÃO DEU OUVIDOS? Okay, no spoiler).

Mas eis que todo o pouco que estava conseguindo construir na sua nova vida de rehab começa a desmoronar, já que ela se sente uma fonte de trevas e destruição e a causa de todas as coisas ruins que vêm acontecendo. Um tipo de puberdade mais sombria e acontece com pessoas acima dos 400 anos. Isso, juntando com o fato de seu "relacionamento" com Reyn que já era historicamente falando bizarro, fazem Nasty surtar de vez.

Pausa aqui para comentar mais sobre Reyn, não tem como explicar nem como vocês entenderem até ler. Imaginem um cara à la deus viking/THOR, que primeiramente parece um estereótipo afinal, "Uma nova vida, um novo amor", mas com o tempo você vai percebendo que "OMG, personagens de YA podem ter camadas de personalidade :OO Pasmem!" É por ai.

Right, e é bem nesse momento de surto que Incy aparece normal como sempre e oferece a chance de Nasty sair de lá e voltar a sua vida agitada. A partir dai, toda vontade de querer que Nasty se dedicasse, toda minha preocupação com ela simplesmente se foi, afinal, ELA ESTAVA PEDINDO UMAS PALMADAS! Mas eu sei no fundo eu sei, mas não vou admitir hã-hã, que isso foi necessário para dar emoção ao livro, e cumpriu seu papel... Depois de me irritar MUITO. Enfim, Nasty cai na sua antiga vida, lê-se recaída, mas ela sente que as coisas são diferentes agora. Ela já não é a obtusa se antes, que realmente não sabia nada de nada. Agora era só é uma meio-obstusa teimosa. Ela percebe Incy fazendo coisas erradas e começa a analisar todas as histórias que passaram juntos, a ver com olhos mais atentos seu comportamento ao longo das décadas. O final do livro é totalmente carregado de ação e suspense. Você pode até saber que "É claro que ela vai sobreviver", mas é só. Incy revela que há pessoas por atrás da parte "negra" da Magick e isso faz com que eu não soubesse se ele iria morrer, se os amigos iriam sobreviver, se a ajuda da fazendo iria chegar... Imaginem uma pessoa lendo de madrugada na cama, com a luz da tela do celular (porque a pilha da lanterna acabou), tentando não fazer nenhum barulho, mas por dentro está explodindo de vários sentimentos misturados de várias maneiras? Dica: era eu.

Sei que essa segunda parte ficou maior, pois 1°: eu que escrevi and 2°: eu terminei o livro faz um dia e meio e as emoções ainda estão à flor da pele! A escrita é muito dinâmica. A sensação de ter um amigo contando as loucuras que passou para você, de forma leve e descontraída ao mesmo tempo em que relata até os pensamentos mais sombrios não te deixa nunca. Sim, tudo para dizer que a autora/Nasty realmente interage com você. E é gostoso de ler. Aquele livro que te captura, faz você se sentir abduzido e só retorna a Terra NEM quando fecha a última páginas, pois eu ainda estou vivendo aquilo.

site: http://soleitoressabem.blogspot.com.br/2013/12/livros-entre-linhas-dobrado-amada-imortal-cair-trevas.html

Quatro Amigas 19/09/2013

Cair das Trevas - Amada Imortal - Volume 2 - Cate Tiernan
Um “romance quente” com uma boa pitada de magia e suspense. Essas podem ser as palavras que melhor expresse o enredo do livro “Cair das Trevas” (Darkness Falls no inglês), o segundo volume da trilogia Amada Imortal (do inglês Immortal Beloved), escrito pela autora americana Cate Tiernan (Gabrielle Charbonnet). Que narra à história de uma raça de seres imortal – usuários de magia – que co-existem nesse mundo junto com a humanidade. (Leia a resenha do primeiro livro da trilogia aqui)

O cenário onde se desenrola o enredo da obra é uma pequena cidade da atual Massachusetts onde encontramos a personagem principal, Nastasya, ainda vivendo em River's Edge (uma espécie de clinica de reabilitação para imortais “problemáticos”). E se passaram cerca de dez dias após os estranhos acontecimentos que ocorreram Amada Imortal. Ela achou que depois desse tempo poderia finalmente viver em paz, e isso incluía: fugir de Incy (seu melhor amigo usuário de magia negra), desempenhar seus afazeres na fazenda, trabalhar em um pequeno armazém na cidade e tentar compreender o que realmente sente por Reyn (Um guerreiro nórdico, alto, loiro e musculoso, que está profundamente ligado ao seu passado).
No entanto, as coisas repetidamente mudam quando tudo em sua vida começaram dá errado, inclusive seus próprios poderes. Com medo de que os poderes sombrios latentes que possui estejam saindo controle, ameaçando todos aqueles que se encontram a sua volta, Nasty foge e acaba caindo nas mãos de um “inimigo” até então desconhecido que almejam se apropriar dos seus dons.

-------------------------- CITAÇÃO --------------------------
(...) Inspirei lentamente, em silêncio, então olhei os quatro cantos do meu quarto. O mesmo quarto de sempre na casa de River. Vazio exceto por mim. Com a janela fechada. A porta fechada e trancada por feitiço? Não conseguia lembrar. Inspirei de novo e só senti o
cheiro da alfazema que colocávamos na água de lavar roupas e um leve toque do vinagre branco que usávamos nos espelhos e janelas. Nada de sangue. Nada de fumaça preta sufocante.
O chão estava frio. Sentei e acendi o abajur, então caí de novo, me encostando na cama. Meu rosto e costas estavam grudando de suor. Tirei o cabelo do rosto com a mão trêmula.
O que havia de errado comigo?
-------------------------- -------------------------- --------------------------

“Cair das Trevas” é – sem duvida – uma leitura simplesmente fantástica. A autora consegue simplesmente prender o leitor desde primeira pagina a última. Muitas vezes o leitor acha que ela estar apresentando tanta informação e que não vai dá para solucionar a situação nesse livro. Ao longo da leitura, Cate Tiernan nos surpreende terminando o livro de uma forma realmente boa e deixando alguns pontos que podem ser explorados na sua sequência. A obra (assim como a anterior) é toda narrado em primeira pessoa. Ou seja, só conseguimos observar a história a partir da perspectiva da Nasty, o que não chega ser ruim. Já que considero a personagem muito interessante, principalmente do que diz respeito ao seu passado tempestuoso.

Na obra também acabamos por descobrir um pouco mais da vida e do passado de Nasty e entender um pouco dos seus intensos sentimentos por Reyn. Assim como compreender um pouco mais sobre as habilidades sombrias – herdada dos seus pais – que reside dentro dela. Vemos que a personagem amadureceu um pouco, em comparação com o livro anterior, encontrando-se menos egoísta e um pouco mais “humanizada” e preocupada com o bem estar (proteção) dos outros a sua volta.

A única coisa que realmente não mudou muito foi à narrativa da Cate Tiernan. A autora tem uma escrita realmente densa, muita vezes você pode achar ela meio lenta, e ao mesmo tempo muito gostosa. Creio que a forma lenta como a escritora escreve seja uma espécie. Ela escreve tão bem, e sabe entreter o leitor durante a leitura e colocar certos pontos de suspense na estória que consegue nos prender do começo ao fim.

Relativo à estrutura do livro, a editora responsável pela publicação da obra em terras brasileiras, a Galera Record ( a mesma editora responsável por Os Instrumentos Mortais, Gone, Hex Hall e o Diários do Vampiro). Optou por preservar a capa original, assim como ocorreu no primeiro livro. Que conviemos que ambas são lindas. A tradução e a revisão estão simplesmente ótimas, não tem do que reclamar.

Logo, levando em conta toda a trama apresentado na história e a escrita de Cate Tiernan, atribui uma nota e cinco estrela a obra, nada mais justo. E indico a trilogia para amante de romances sobrenaturais recheado de mistério, magia e suspense. Vale lembrar que nos EUA o terceiro e último volume da trilogia denominado Eternally Yours (algo como "Seu Eternamente" na tradução livre) já foi publicado. E por enquanto aqui no Brasil ainda não possui previsão de lançamento. E eu aqui sofrendo, querendo mais de Nasty e Reyn... Comofas?

site: http://quatroamigaseumlivroviajante.blogspot.com.br/2013/09/resenha-cair-das-trevas-cate-tiernan.html