Depois dos Quinze

Depois dos Quinze Bruna Vieira

Resenhas - Depois dos Quinze

Sâmella Raissa 24/02/2014

Resenha original para o blog SammySacional

Se tem uma coisa que eu gosto quando estou lendo, é me identificar com as palavras do autor, da personagem, e mesmo me ver refletida em determinada situação, pensamento. Torna a leitura ainda mais íntima de nós, leitores, e é, definitivamente, assim que as crônicas cativam tantos leitores. Se com um romance você já tem a identificação, imagina só com as crônicas, onde o autor é ele mesmo e expressa, sem receio ou hesitação, o que ele passa, sente, pensa, vê?

“[...] o amor não é uma gaiola. Muito pelo contrário, ele liberta. Nos permite ser tudo aquilo que queremos ser. Sair finalmente da nossa triste solidão interior e mostrar pra alguém o que poucos, na verdade, pouquíssimos, sabem. Não estranhe estas palavras escritas de mau jeito em um pedaço de papel qualquer. Só queria te fazer entender que não existem motivos pra você gastar um segundo amando quem não ama quem você é.”
- Página 48 -

Em seu livro de estreia, que leva o nome do seu próprio blog, Bruna Vieira fala sobre a vida. Mais do que isso, ela fala sobre o amor presente em sua vida, e consequentemente em nossas vidas também, de formas diferentes e inusitadas, ora questionadas, ora acreditadas, mas principalmente, ela fala um pouco sobre algumas situações passadas por este sentimento em sua vida, boas ou felizes, duradouras ou temporárias, e o leitor tem a chance de conhecer uma Bruna Vieira mais simples, romântica, sentimental e, não importando as circunstâncias, que continua a acreditar fortemente no amor. Entre crônicas e contos sobre amores e desilusões, Bruna apresenta os pontos positivos e negativos do sentimento, ao passo que nos mostra que aceitar e praticar tal sentimento é um ato de coragem para poucos.

“Nem sempre o amor tem o mesmo ritmo. Nem sempre quem amamos é quem nos faz feliz.”
- Página 80 -

Eu não sou bem da época em que a Bruna Vieira já era querida no universo adolescente; na verdade, eu só fui ser mais presente na internet por volta de 2012, graças ao blog e as redes sociais que então parei para criar e dar mais atenção, e mesmo assim só vim conhecer realmente o Depois dos Quinze na metade do ano de 2012. De qualquer forma, desde então, dou uma passada lá vez ou outra, e desde então gostava de me deparar com posts românticos, alguns dentre os quais eu me identificava um pouco com a opinião da blogueira, e, bem, eu curtia bastante. Mas, quando soube do livro propriamente dito e seu lançamento, fiquei um tanto quanto ansiosa para conferi-lo; não que, até aquele momento, eu fosse muito chegada em crônicas, mas eu já amava contos e pensei: por que não?

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2014/02/resenha-depois-dos-quinze-de-bruna.html

Kakau 15/02/2014

Sensível e simples
Senti como se eu tivesse voltado à minha adolescência, aqueles sentimentos da época, descobertas, decepções e reflexões da vida. E de como os sentimentos passados para o papel eram mais fáceis de se lidar. Escrito de uma maneira simples e sensível, Bruna nos leva a uma leitura leve e agradável. É um livro de fácil leitura e os contos basicamente se repetem no tema amor. Às vezes dava a impressão de repetição, mas no geral é um livro gostoso de ler, que te faz pensar sobre os momentos e fases da vida.

site: http://www.kakaucomlimao.com.br/2014/02/resenha-depois-dos-quinze-e-de-volta.html

Blog NR 21/01/2014

Eu garanto a vocês que quem ler este livro irá se apaixonar pelo jeito como a Bruna escreve, ela tem uma forma de escrever, que me impressionou a cada página.

No Livro a Bruna conta histórias, segredos é desabafos, o livro conta contos curtinhos e algumas crônicas refletindo não só a respeito de diversos romances, mas também sobre algumas situações da nossa vida que nos impedem muitas vezes de fazer o que desejamos. Através dessas histórias podemos refletir e tirar conclusões de coisas que acontecem em nossas vidas.

O Livro é um daqueles livros, que você pega para ler e não quer mais largar até chegar na última página, os textos da Bruna são maduros, mas ao mesmo tempo são de uma delicadeza, são aqueles tipos de textos que lemos, é ficamos refletindo por horas, ela descreve cada detalhe de sua vida em maravilhosos textos, eu li o livro em dois dias, mas sempre que parava ficava aquele gostinho de quero mais, ou o que iria acontecer na próxima página.

Eu acompanho o blog da Bruna, e a sua carreira na Capricho a um tempo já, é confesso que quando fiquei sabendo do lançamento do livro, corri pra saraiva para garantir o meu livro, todo o livro é narrado com os sentimentos da Bruna, é possível sentir como a autora se senti, cada sentimento, que ela colocou no livro, ao decorrer das páginas nos vamos sentindo tudo novamente.

Desilusões amorosas, amizades, tudo é narrado pela própria autora, ela consegue enxergar o mundo de uma forma diferente, não pelos olhos é sim com o coração, o jeito que a Bruna brinca com as palavras transformado-as em poesias, crônicas e contos maravilhosos, é um jeito único de escrever e ao mesmo tempo sentir.

Me apaixonei pelo jeito que ela escreve, e garanto a vocês leitores, que quem ler este livro vai se apaixonar pelo jeito da Bruna assim como eu.

site: http://notinhasderodape.blogspot.com.br/2014/01/resenha-do-livro-depois-dos-quinze.html

Eliza 08/01/2014

Depois dos quinze...
Eu sou suspeita para falar porque a Bruna é uma das minhas escritoras favoritas!O livro é sobre cronicas e contos do blog e histórias inéditas.Amo o jeito que a Bruna escreve

May 02/01/2014

Encantador *-*
No livro Depois Dos Quinze, Bruna conta histórias, segredos e desabafos (é tipo um: O que vi da vida, sabe?). O livro tem 200 paginas e 60 capítulos (para muitas pessoas pode parecer muito, mas faça 200/60, dá em média 3 páginas por capitulo!) O livro é daqueles que você começa a ler e não consegue parar, sabe? Eu por exemplo li ele em dois dias e se não fosse por causa do meu trabalho com certeza teria lido ele em menos apenas um... Os textos são maduros, e ao mesmo tempo tem um toque de... delicadeza, é aquele tipo de texto que nos faz refletir. Bruna escreve muito bem com um jeito sensível e observador a todos os detalhes da vida, ela consegue transformar qualquer assunto em um maravilhoso texto. Na metade do livro tem várias fotos dela com mensagens, na última página do livro tem 18 músicas que podemos escutar enquanto lemos o livro (nessas partes eu me apaixonei ainda mais!).

Livia 28/12/2013

Gostei mas não gostei
Não posso dizer que o livro é ruim ao todo, são textos muito bem estruturados e legais, com aquelas frases ótimas pra colocar no status do facebook, mas preciso dizer que depois de dois, tres textos acabei ficando cansado do livro, e tive que literalmente me forcar a termina-lo. Sabe quando você ta no tumblr, e lê um textinho, acha legal, passa umas 20 fotos, lê outro textinho, e por ai vai, agora quando esses textos estao todos juntos e misturados no mesmo, meio que vai dando um pelo de um "saco cheio" de ler toda essa massa tumblriana junta sobre o mesmo tema.

Ana Flavia 26/12/2013

Resenha: Depois dos Quinze
Olá, hoje a resenha é sobre o livro que li durante a primeira semana das minhas férias. Estava ansiosa por elas não apenas para descansar mas também para poder colocar em dia todas minhas leituras. Quem diria, já estamos em dezembro chegando no Natal :D :D

Bom, eu vi pela primeira vez os dois livros da Bruna na Livraria Cultura aqui em Curitiba, fiquei interessada e pesquisei um pouquinho sobre o livro. Então li a resenha de um blog e decidi colocar na minha lista de compras no submarino. No Black Friday pude comprar não apenas Depois dos Quinze como também De volta aos Quinze pagando um baixo preço pelos dois livros.

O livro trata-se de vários contos curtinhos e algumas crônicas refletindo não só a respeito de diversos romances mas também sobre algumas situações da nossa vida que nos impedem muitas vezes de fazer o que desejamos. Através dele podemos refletir e tirar conclusões até mesmo sobre coisas simples do dia a dia.
Podemos também desfrutar de uma breve história romântica e muito fofinha *-*
Através dos contos, podemos juntar diversas situações e conhecer um pouquinho das experiências da vida da jovem escritora, Bruna.

site: www.sagasetrilogias.blogspot.com

Carlinha 18/12/2013

Um fofo para refleti
O livro basicamente conta em alguns contos,crônicas, poesias e desilusões amorosas, amizades tudo narrado pela própria autora (algumas história vividas por ela, outras que ela inventou ou observou por ai). Mas diferente de outros textos de amor, e de relacionamentos que vimos por ai, ela não só consegue transmitir em detalhes fatos de uma adolescente apaixonada como também ensina muitos adultos a guiar seus sentimentos dando um novo sentido a eles, que nem sempre é o que as pessoas nos dizem ser.

Além da delicadeza em suas palavras e verdade em seus sentimentos, é possível sentir como a autora sente ao transmitir aquela mensagem ou ao contar uma história, ela tem o dom de nos envolver tanto com sua escrita única. Única porque ela tem a facilidade de enxergar o mundo e as pessoas além do que as aparências podem ver, ela descreve emoções que os olhos não veem, mas que o coração sente, e às vezes por impulso se deixa se envolver com as pessoas erradas. A Bruna tem a facilidade de nos emocionar com suas sabias e doces palavras, nos fazendo refletir.

O amor - ao ver da Bruna - é algo que não se deve criar muita expectativa ou esperar de mais do outro, mas devemos sim se relacionar, mas antes que isso vire motivo de lagrimas e devaneios devemos cuidar do nosso coração reorganizar os sentimentos – para não misturar as coisas – se permitir conhecer pessoas sem tentar ficar imaginando um futuro ao lado dela, deixar o tempo te mostrar não sofra por antecipação. É uma questão de sobrevivência. Fica fácil gostar do estilo “Bruna Vieira de ser” já que ela carrega consigo um coração de menina com a alma de uma grande mulher.

Um dos textos que mais gostei foi A Alice que existe dentro de você.

site: depoisqueeumudei.com

Sarah 14/12/2013

Um livro para pensar, sonhar e refletir.
Eu, julguei mal esse livro. O ganhei de aniversário do meu irmão mais novo, que iludido achou que eu iria amar. Bom,completamente errado ele não estava. Eu gostei realmente do livro, li em um pouco mais de vinte e quatro horas e digo que, como diz na capa, são contos, crônicas, não têm uma história fixa, com personagens fixos. Sim, a Bruna fala dela, mas tem as cronicas em que ficamos pensando se ela passou por aquilo ou inventou.
O fato é, é que tudo é muito divertido, te faz pensar muito mesmo, no seu relacionamento atual (Se tiver) e nos passados. Lógico, muitas opiniões são contraditórias com a da autora. Ainda a acho muito menininha, com pensamentos em músculos e essas coisas e que o homem tem que sempre se virar, como se para eles, só de ter nossa presença, já é uma dádiva. Ela fala certas verdades: que às vezes, algumas de nós pegamos demais no pé de nossos companheiros, mas eu adoto a política da igualdade no meu relacionamento: Se você faz, eu também posso. Então não ache ruim depois. Tudo que você fizer de certo ou errado, estará me dando o direito de fazer o mesmo e por aí vai.
Os textos foram escritos em diferentes fazes da vida da autora, umas quando ela tava super apaixonada, outras completamente descrentes do amor.
Mas ela chegou a uma conclusão que eu concordo plenamente: O amor é um sentimento louco que não faz o menor sentido.

Ana 10/12/2013

Ótimo, porém...
Sinceramente, achei o livro bom. Sempre visitei o blog da Bruna, mas nada de fã alucinada, sabe? Quando vi que ela lançou o livro fiquei super curiosa. Algum tempo depois fui à livraria comprar um livro para minha melhor amiga, até que dou de cara com o livro da Bruna! Uau, que capa linda! Me apaixonei naquele instante. Comprei. Fiquei toda faceira e levei pra escola pra mostrar pra minha amiga. Mas, depois que eu li umas 100 páginas do livro, não tinha mais vontade de ler, aquilo parecia tão cansativo, tão repetitivo. Essa é a palavra certa, repetitivo. Eu amo os textos da Bruna, mas infelizmente não me identifiquei tanto assim. Esperava um pouquinho mais. Agora vou terminar de ler as últimas páginas e depois ler sobre o novo livro da Bruna, e talvez, planejar comprá-lo. Até mais.

Anderson749 17/11/2013

Aquele livro que não pode faltar na estante
Depois dos Quinze é um daqueles livros que você mesmo quando ler, tem que ter um exemplar para você. Seja para guardar na estante ou revirar as páginas à procura de um texto que combine com o seu atual sentimento.

No livro podemos observar que a autora, Bruna, deixou a incerteza de os leitores saberem se o que está escrito é realidade ou ficção, ou até os dois mesclados. Isso é um aspecto bom, para não dizer maravilhoso, pois o leitor quer descobrir o que acontece nos próximos textos, e a Bruna não precisa se preocupar se forem usar algo contra ela – imagino que não.

Os textos trazem uma particularidade que é possível encontrar em qualquer adolescente. Há quem diga que o livro foi feito para mulheres – como aconteceu comigo, lá no colégio. Mas em geral, o livro é para adolescentes mesmos. Quando você começa a ler os textos, algo faz parecer que a autora está conversando com você. Isso é muito interessante. (por isso que gosto, na verdade passei a gostar, de contos e crônicas)

O último conto é o Vértices de Um Amor, e confesso que este me deixou perplexo, a Bruna poderia escrever logo um romance, uma trilogia, série, ou sei lá. Ela escreveu isso muito bem, de uma forma que me prendeu realmente.

A ilustração de capa ficou, digamos que, perfeita. Parece realmente com a Bruna aquela garota, e ainda tem o cachorrinho dela.

Depois dos Quinze é o melhor livro de contos e crônicas que já li, conta com um trabalho muito sério e gostoso de se ler – no caso. Parabéns a todos que compuseram o projeto, e principalmente a Bruna, por ter escrito este livro de uma forma que parece estar conversando com o público leitor.

site: http://www.bondiler.com/2013/11/resenha-depois-dos-quinze-de-bruna-vieira/

Laura Bernardes 15/10/2013

Depois dos Quinze - Bruna Vieira (Editora Gutenberg)
Já sabia o que esperar do livro, já que acompanho o blog Depois dos Quinze, e muitos textos foram tirados do blog. Gostei bastante. Bruna escreve de um jeitinho bem envolvente especialmente pros jovens. Não chegou a me surpreender muito, nada que fizesse com que sei lá, fosse meu livro favorito ou algo assim. Mas o que posso dizer? Crônicas e contos são sempre bem-vindos e Bruna tem uma delicadeza bonita ao escrever.
Agora minha maior decepção foi com a Gutenberg. Todos os livros que li deles eram sempre impecáveis. Depois dos Quinze tem uma capa linda, fotos maravilhosas no meio do livro, letras boas de ler... mas várias páginas foram impressas tortas! Não sei se isso ocorreu somente no meu exemplar, e pode até ser frescura, mas querendo ou não atrapalha a leitura e o livro perdeu bastante credibilidade comigo por causa disso.

Ana 11/10/2013

Amei o livro!
O livro depois dos quinze tem várias crônicas e contos maravilhosos onde a maioria falam de amor, desilusões amorosas e tal...
A Bruna Vieira autora do livro colocou em todo o livro desde a capa até nos textos momentos de sua vida como sua mudança para São Paulo, tanto que em um dos textos ela conta como fui sua experiência.
Então cada texto ela escreveu expressando seus sentimentos e fez com que eu me envolvesse nas histórias e muitas vezes acabar me identificando com elas!
O livro é muito bom, super indico!!

Mari Martelote 25/09/2013

Ao blog Depois dos Quinze
É esquisito a sensação que o livro nos faz sentir. As vezes, quando estou triste, pego o livro e me vejo lendo sem pensar alguns contos ou cronicas da Bruna. Neste momento me sinto de um jeito, como se me aliviasse por completo daquela dor. Outras vezes me vejo lendo as mesmas palavras quando estou feliz, e eles também me aliviam, me deixam ainda mais feliz.

Como um livro pode nos fazer sentir diversas emoções em tempos diferentes porém, com palavras iguais? Bom, não é mais estranho para mim. Na verdade, é fabuloso.

O livro te induz a sentir aquilo que você quer, porque cada crônica, cada conto te faz lembrar você mesma. E, independente do seu humor, ele te leva para um lugar que é só seu. Que só o seu intimo compreende.

Espero que tenha entendido. Caso não tenha, tente ler o livro. Talvez sentindo você passe a compreender melhor.

"Ao blog Depois dos Quinze e a Bruna Vieira."

site: http://maravilhosasdescobertas.blogspot.com/

C. Aguiar 21/09/2013

O livro. Esse pretendia ser "O livro".
Eu vou começar falando do marketing que foi feito em cima desse livro: foi bom viu!!
Todo mundo sabe ou já ouvi falar por ai em algum lugar da Bruna Vieira, uma famosa blogueira (dona do blog Depois dos Quinze) que é bem conhecida no mundo da moda/adolescentes/capricho/textos.
Esse livro é um apanhado de vários pequenos textos que a autora foi escrevendo ao longo da sua adolescência. E não se engane se você for pegar o livro para ler achando que é algo mirabolante/ magnifico.
Não, você está errado. Melhor parar por ai mesmo!
Esse livro é simples, pequeno e delicado. Fala de amor, de perdas, de histórias dramáticas bem estilo mexicano aonde tudo é uma tempestade em um simples copo de água, os hormônios estão a flor da pele e o drama "corre solto". Mas quem aqui nunca passou ou está passando pela fase difícil do amor adolescente? Aonde tudo parece ser multiplicado por mil e você acha que a qualquer momento tudo pode acabar para sempre, então que atire a primeira pedra e fuja desse livro.
Porque ele é bem dramático,e foi por isso que gostei dele.
Vi muitos leitores criticando sobre ser tudo um pouco do mesmo (referente ao blog), mas minha gente, pensem comigo: além de ser o primeiro livro, é um apanhado de textos soltos sobre as várias fases de amores sofridos que a autora teve em sua adolescência, vocês queriam o que??
A autora acabou criando o blog Depois dos quinze por causa de um termino de relacionamento e lá colocava seus pensamentos através de palavras.
Eu gostei do livro e me julguem por isso!
Eu achei os textos bem interessantes, me lembrei de todos os meus problemas amorosos, de todo o drama mexicano que era minha vida , concordei com muita coisa, entendi muita coisa e sorri em diversos momentos.
O livro foi comparado com auto ajuda por alguns leitores, discordo dessa ideia. Achei que o livro pareceu um pequeno diário com reflexões de alguém que quebrou muito a cara e tem a mente cheia de pensamentos sobre sua vida amorosa, pequenos conselhos para garotas que sofrem de paixões avassaladoras momentâneas que parecem ser eternas.
Adorei a diagramação do livro, tudo nele é muito fofo e dentro possui algumas páginas coloridas com fotos e textos.
Acho que o fato de ter sido feito todo um "alvoroço" por esse livro fez com que muita gente "quebra-se a cara" (só vejo reclamação no skoob), mas se for um livro para ler sem expectativa, só com o coração aberto para uma leitura leve, sim ele é uma ótima pedida.
Gostei do momento em que comecei a ler ele, veio em boa hora e deixo aqui minha opinião.
Sim eu amei o livro e leria de novo porque é muito fofo, apesar de gostar mais de alguns textos do que de outros.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/