Depois dos Quinze

Resenha de Depois dos Quinze
Autor: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Número de páginas: 198

O livro Depois dos Quinze é um livro de crônicas da blogueira Bruna Vieira, que também é colunista para CH. Crônicas sobre amor, desilusões, experiências, arrependimentos, conselhos, vivências, sentimentos, pensamentos, reflexões. Tudo o que uma garota no auge da sua adolescência gostaria de ler e se sentir entendida.
"Através da escrita, eu me livro e me lembro do que já não me serve. Do que ficou, do que não foi e do que ainda pode ser"

Através de outros personagens, (em algumas crônicas), a autora expõe os seus mais profundos sentimentos e experiências, principalmente amorosas.
"O amor é importante, mas sem sonhos e confiança nossa existência perde totalmente o sentido. Não vou negar para vocês, eu queria - e ainda quero - conhecer um príncipe encantado, mas, mais do que isso, queria ter meu próprio reino antes disso acontecer [...]"

"Desisti de me tentar misturar na multidão de cada dia e cada noite. Aprendi a valorizar minhas diferenças (aquelas que ninguém consegue enxergar). Aprendi a valorizá-las e fazer com que elas nunca se tornem minhas limitações"

site: http://www.thingsandbooks.blogspot.com.br/2013/09/resenha-depois-dos-quinze.html

isa 07/09/2013

Confesso que o livro é bastante bonito, além de a capa ser um amor (cheio de andorinhas e desenhos fofos) e dentro ter umas fotos da autora com frases que eu até diria "legais", admito que o livro decepcionou as minhas expectativas. Na verdade, acho que o comprei para conhecer a forma de escrever da Bruna Vieira. Para quem terminou um namoro, tem frustações com as escolhas da vida, está começando um novo caminho, o livro é maravilhoso. Me identifiquei com o que uma garota falou em uma dessas resenhas "o livro já não faz a minha idade", há uns dois anos atrás se tivesse lido, teria amado e feito do meu livro favorito. Mas como as coisas mudam e ler um texto sobre "o cara perfeito" já não é tão legal assim, diria que o livro é no máximo legal.

Isabella 25/08/2013

Depois dos Quinze - Quando tudo começou a mudar foi escrito pela blogueira Bruna Vieira e publicado pela editora Gutenberg. No skoob 1010 pessoas leram e 2003 pessoas lerão. Recebi um exemplar de cortesia da editora e devorei rapidamente!

Eu, vira e mexe, estou lendo algum texto dela lá no blog então já sabia o que esperar. O livro conta com 59 contos e crônicas - a maioria deles já foram postados no Depois dos Quinze, e uma lista de músicas para serem ouvidas enquanto lê. De todos, eu gostei bastante de sete: o "Um texto para você", "Resumindo", "Deixa disso, menina", "Amar sem amor", "Tudo aquilo que aprendi antes dos 18", "Eu te amo e enter" e "Diário de uma filha solitária".

"É estranho, mas não consigo mais me lembrar de como eu era antes de você. E me assusta saber que essa eu que já nem conheço mais está prestes a voltar. Percebe o quanto isso é assustador pra mim? Por isso minhas crises, minhas neuras e minhas lágrimas."

Eu gostei do livro porém acho que não faço mais parte do público alvo para o qual ele foi escrito. Se tivesse lido uns três ou quatro anos atrás provavelmente teria achado o melhor livro do mundo. A Bruna escreve sobre coisas que todas as adolescentes passam - desilusões amorosas, problemas com os pais e amigos - ou que sonham em passar, como sua mudança de uma cidade pequena no interior de Minas Gerais para São Paulo.

"Mas, antes, desliga logo esse celular. Não precisa mais esperar aquela ligação para sempre. Promete? Às vezes, ele simplesmente não se importa ou por saber que você estará sempre do outro lado da linha, demora tanto. Por acaso adianta passar por cima de tudo o que sente por um final feliz que só dura uma ou duas noites?"

Me senti lendo o diário de uma garota e acredito que seja por isso que nos identificamos tanto com o que está escrito. Marquei vários quotes legais. São coisas que todas já passaram, estão passando ou passarão em algum momento da adolescência. Mas é isso: um livro para pré adolescentes ou adolescentes, um bom presente para uma menina de 13 ou 14 anos. Ela tem um potencial bem grande e luta para conquistar as coisas que deseja, tenho certeza que com o passar do tempo evoluirá muito!

Achei incrível a ideia, uma blogueira sair do virtual e conseguir concretizar, ter em mãos, o seu sonho. A capa é uma fofura! Amei a ilustração - uma caricatura bem fofa da Bruna - e as andorinhas. Tem algumas fotos bem conhecidas dela no livro. O cuidado com a diagramação foi, no todo, ótimo!

"Admito, ele é o tipo de pessoa que eu jamais gostaria de me apaixonar ou conhecer por aí. Principalmente me apaixonar. Gente egoísta não sabe amar de verdade. Dizer adeus não é um problema. Mas os piores caras ainda são aqueles que dizem adeus e ficam para sempre."

Dou três estrelas para o livro de estréia da Br.

site: http://www.entreparagrafos.com/2013/08/depois-dos-quinze-bruna-vieira.html

Pietra 10/08/2013

Resenha:livro depois dos quinze

O livro é para adolescentes. O que encontrei nas páginas do livro de Bruna Vieira foram textos ricos, extremamente maduros, sensíveis e tocantes. A autora fala com simplicidade e sinceridade, de todo o coração, das coisas que todos, todos mesmo, vivemos e sentimentos em algum momento de nossas vidas. Impossível abrir essas páginas e não se identificar com os sentimentos que extravasam nos textos de Bruna.
A autora nos remete à infância, à adolescência e à juventude de maneira sensível. Ela consegue penetrar no nosso coração, nas nossas lembranças e, contando suas experiências e o que sentiu ao vivê-las nos faz lembrar do que somos, do que vivemos (ou do que viveremos).
Isso é exatamente o que acontece. As palavras de Bruna saltam do livro e se transformam nas nossas palavras. Algumas vezes você se pergunta se ela sabe o que de fato já aconteceu conosco e então percebe que a vida é assim mesmo: todos têm seus problemas, todos passam por certas coisas, ninguém é sempre feliz ou infeliz.
Quem nunca associou uma música a alguém? Quem nunca desejou ser a pessoa da música favorita daquele amor? Quem nunca sentiu crescer a distância numa amizade, quem nunca quis dizer a uma querida amiga “Deixa disso, ele não te merece”, mas ela continuou lá, sofrendo… E quantas vezes ouvimos isso também? Quem nunca imaginou cenas que jamais existiriam, sofreu por lembranças que só ocorreram na nossa imaginação?

A edição é caprichosa: a capa é uma doçura e, dentro do livro, há algumas páginas com fotos da autora cheias de belos efeitos e frases de destaque dela. O papel é amarelado e grosso na medida certa, perfeito para leitura, e todas as histórias começam com o título em uma fonte estilizada que combina com o texto. Na orelha do livro tem um gatinho ,ele lembra o gatinho da própria autora. E a capa, bem, vocês já perceberam que a imagem é uma caricatura muito fofa da Bruna. Achei criativo.

Bruna fala sobre amor, amizade, insegurança, crescimento, amadurecimento, sobre sentimentos… Tudo de uma maneira simples, sensível, arrebatada. É como se ela estivesse usando a escrita para arrancar todas as tristezas do peito – e é exatamente isso que a escrita faz. Mas não se preocupe: lendo esse livro você só vai se lembrar das coisas, mas não mais as carregará consigo em forma de mágoas. Porque isso é uma das belas lições do livro. Não é seguir em frente, mas sim lidar com tudo que aconteceu e usar isso como uma alavanca para sermos melhores. Tudo o que passamos não precisa (aliás, é impossível) ser esquecido: as nossas lembranças formam o que somos. O segredo é lidar com elas.
“Através da escrita, eu me livro e me lembro do que já não me serve. Do que ficou, do que não foi e do ainda pode ser”. (Bruna Vieira)

Livro: Depois dos Quinze: quando tudo começou a mudar
Autor: Bruna Vieira
Páginas: 200
Editora: Gutenberg

Sinopse: Bruna Viera tem 18 anos, é colunista da revista Capricho e dona do blog Depois dos Quinze. Começou a escrever porque descobriu que o amor da sua vida era, na verdade, apenas o amor de uma das centenas de fases que ela já viveu. Desde então, com a ordem das palavras escritas e compartilhadas nas redes sociais, Bruna superou a timidez, viajou para a Europa, fez duas tatuagens, mudou de vez para São Paulo e tornou-se uma das adolescentes brasileiras mais influentes da internet, com milhares de fãs-leitoras-amigas-seguidoras. Neste livro você encontra uma mistura de histórias, desabafos e segredos de uma garota que nasceu no interior, ama os animais, usa boinas coloridas e ainda acredita no amor simples e verdadeiro.

site: http://retalhos-metalicos.blogspot.com.br/search/label/leitura

Rose 08/08/2013

Bruna Vieira, é blogueira e colunista da revista Capricho. Este livro veio por conta de seu blog (Depois dos Quinze) em que desabafa seus amores e desilusões para seus seguidores. A recepção foi taõ boa e tomou forma que então, nasceu este livro.
Desde sua capa até suas páginas, tudo foi feito de uma forma muito bonita e encantadora.
Os textos (crônicas e contos) são bem escritos e retratam basicamente do amor. De seu nascimento, da transformação, das formas de amar e não amar. Da vida em geral, da família, das vitórias e derrotas, tudo que cerca a vida de uma pessoa está sendo retratado em páginas recheadas de uma escrita adulta, mas nem por isso chata. Delicadeza e sensibilidade, foram as formas que a autora encontrou de colocar para fora textos que nos façam refletir.
Ainda somos brindados com músicas ao longo da leitura, de fotos e pensamentos que ajudam a contar o que esta jovem autora viu nesta vida que sempre se transforma.

Catharina.Mattavel 28/07/2013

Depois dos Quinze
Sem palavras!
Muito bom. É um livro que tem bastante textos sentimentais e sobre o amor, foi isso que me fez grudar tanto no livro. De alguma forma, você se identifica com os textos e os personagens que vão surgindo ao longo de algumas crônicas. Impossível não se identificar e pensar "Já passei por isso" ou "Já me senti desse jeito".
O livro foi escrito muito bem e de uma forma bem leve, muito gostoso de se ler a cada página.
No final do livro, tem a historinha mais longa, faz com que o livro fique ainda melhor do que é. Muito legal e diferente.
Eu sou suspeita por ter gostado tanto, pois eu amo textos do tipo sentimentais, que falam sobre o amor, sentimentos, amizade e o dia a dia, como nos sentimos.
Recomendo. Todos irão gostar e se identificar.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2013/07/resenha-depois-dos-quinze-bruna-vieira.html

Rejane 17/07/2013

Livro depois dos quinze da Bruna Vieira:
Pra mim esse livro seria totalmente dispensável.
Porque?
É um livro bom, mas pra uma pessoa como eu com 34 anos nas costas não é totalmente indicado, na minha opinião ele é mais voltado ao público feminino de 15 a uns 23 anos.
Pois pra mim já vivemos vários amores e já passamos por várias situações que acabamos aprendendo por bem ou por mal. E esse livro "ajuda" de certa forma as meninas que estão passando ou acabaram de passar por isso.
O livro é uma mistura de histórias, desabafos e segredos dela.
O legal do livor além dele ser "fofinho" é que a Bruna coloca uma lista de músicas para ouvir enquanto lê o livro. Isso eu achei 10.
Volto a dizer o livro não é ruim, muito pelo contrário, é super agradável, mas não é um livro que eu teria necessidade de ter..rs..não saber se expressar é uma droga, mas acho que vocês vão me entender...rs

Yasmin Ribeiro 13/07/2013

Gostei, mas não amei
Eu sempre amei o blog "Depois dos quinze", e eu me apaixonei pela capa, pelas páginas. Enfim, por tudo no livro. Eu criei uma grande expectativa, mas o livro não é como eu desejava. Ficou legal pra quem tem blog e tal, mas o conteúdo não é tão bom quando eu esperava.
Mas, o capítulo que me surpreendeu, e todos que leram também gostaram foi "Vértices de um amor" é muitoo bom, e a minha amiga gostou do capítulo da roda gigante

Helena 06/07/2013

Pior Livro que Já Li
Bruna Vieira, blogueira de Depois dos quinze e colunista da revista capricho, Bruna encheu seu blog de propagandas sobre o livro e como seu público é grande, vendeu bastante e não posso afirmar com precissão, mas acredito que será o primeiro e último, quando terminei de ler o livro tudo que pensei foi "Se ela conseguiu publicar esse lixo, até eu viro escritora também", o livro é muito fraco, parece um livro de auto ajuda(do pior estilo), clichê até o fim. E a realidade para mim? Não conheço a leitora, mas para mim é uma narcizista que quer ficar famosa a qualquer custo e ganhar dinheiro nas costas de suas leitoras pré-adolescentes.

CONTINUE LENDO AQUI: http://www.cupcaketaste.com/2013/07/resenha-depois-dos-quinze.html

site: http://www.cupcaketaste.com/2013/07/resenha-depois-dos-quinze.html
Camylla 09/10/2013minha estante
Ela consegue publicar por causa da fama do blog. Sinceramente nao li o livro mas perdi a vontade pq me parece ser pra quem tem 12 anos (tenho 22) sabe e nunca curti os textos do blog. Uma pena pq achei q poderia ser interessante

Jeannie 27/09/2014minha estante
Eu pensei a mesma coisa...realmente, foi a fama do blog que fez esse livro ser publicado!

Darinha 16/12/2017minha estante
Camylla... sei que desanima. Isso é totalmente normal mas deixa eu te dar um Conselho... Assim, de leitora para leitora. Uma coisa que aprendi a muito tempo e que hoje concordo plenamente. Não julgue um livro pelo que as pessoas falam dele. Tenha sua própria opinião. Uns podem gostar de um carro livro, outros não. Isso é um fato! Leia o livro, seja qual for, ruim ou bom, independente da opinião dos outros e aí sim tenha um ponto de vista sobre o livro.
Beijinhos ?.

Mila F. @delivroemlivro_ 01/06/2013

Lindo, Fofo, Encantador!
Tudo começou com o blog Depois dos Quinze em que Bruna Vieira fazia seus desabafos de desilusões amorosas em forma de texto, porque a autora sabia lidar bem com essas desilusões por meio das palavras. Depois dos Quinze: quando tudo começou a mudar, é o primeiro livro de Bruna Vieira, nascida em Leopoldina, interior de Minas Gerais que além de blogueira e escritora é colunista da revista Capricho.
Depois dos Quinze se trata de um livro de crônicas e contos cuja temática principal é o amor que nasce e cresce das mais inesperadas formas e depois vai embora em muitas e típicas situações do cotidiano. O livro inteiro nos faz refletir sobre o amor, a família, as mudanças da vida entre outras coisas. Nos faz perceber que não importa o que façamos ou como tentamos mudar algumas situações as coisas são exatamente como tem que ser.
Bruna Vieira escreve de uma forma encantadora que nos prende desde a primeira letra – seja artigo ou vogal – até o ponto final de seus textos. A leitura acontece de forma frenética, embora eu acredite que seria muito interessante ler um texto por dia para assimilar as lições com mais profundidade, mas como disse quando comecei a ler não consegui mais soltar o livro.
Logo no principio da leitura me agradei bastante e apesar da sensação de estar lendo uma espécie de “autoajuda” pela quantidade de ensinamentos e reflexões dos textos, no final da leitura consegui ver Depois dos Quinze, não como autoajuda, mas como um livro que não quer ser apenas lido, mas sentido e carregado na alma, porque a autora escreve com paixão, com poesia e encantos que nos tocam e emocionam, principalmente por ela escrever sobre aquilo que conhece que viveu.
Creio que tenha me identificado bastante com este livro, porque além de escrever textos parecidos [que falam de sentimentos, amores, desilusões e saudade] no meu blog Devaneios Fugazes é impossível não se identificar com muitas das situações narradas nos textos de Bruna Vieira, afinal: atire a primeira pedra quem nesta vida ainda não sofreu ou não sofrerá por amor.
Outro ponto bem legal no livro é a diagramação que está perfeita, as letras nos títulos dos textos são bem bonitas e divertidas, no meio do livro tem uma sessão com fotos e pensamentos da Bruna e isso enriquece a obra, enche os olhos de todo leitor.
Pra finalizar, Depois dos Quinze, de Bruna Vieira, vai encantar todo leitor principalmente quem é blogueiro e quem escreve sobre sentimentos e adolescentes apaixonadas, pra falar a verdade nem só adolescentes apaixonadas, mas para os nãos apaixonados também. Ah, vou parar com isso: se joguem nessa leitura, vocês vão amar!

PorEssasPáginas 31/05/2013

A Cuca Recomenda: Depois dos Quinze - Por Essas Páginas
Resenha original no blog Por Essas Páginas: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-depois-dos-quinze-quando-tudo-comecou-a-mudar

Conheci o livro Depois dos Quinze e o blog com o mesmo nome, da Bruna Vieira, através da ação em conjunto que realizamos com a Editora Gutenberg. Logo que fomos convidadas para realizar a ação, fui pesquisar mais sobre a autora. Visitei o blog e achei incrível, peguei dicas ótimas lá, inclusive de uma lojinha japonesa que abriu em São Paulo (e fui visitar). Ou seja, já tinha um bom pressentimento quando recebi o livro para ler e resenhar.

Porém, como é um livro para adolescentes, entrei no clima, esperando textos de alguém nessa faixa etária e para essa faixa. E me surpreendi demais – para melhor!

O que encontrei nas páginas do livro de Bruna Vieira foram textos ricos, extremamente maduros, sensíveis e tocantes. A autora falacom simplicidade e sinceridade, de todo o coração, das coisas que todos, todos mesmo, vivemos e sentimentos em algum momento de nossas vidas. Impossível abrir essas páginas e não se identificar com os sentimentos que extravasam nos textos de Bruna.

“Então, se quer saber de mim, liga. Escreve. (…) Mas vê se não espera o destino te colocar de novo na minha frente. Talvez, quando isso acontecer, alguém já esteja do meu lado. E isso será um final feliz. O meu.”

A autora nos remete à infância, à adolescência e à juventude de maneira genial e sensível. Ela consegue penetrar no nosso coração, nas nossas lembranças e, contando suas experiências e o que sentiu ao vivê-las nos faz lembrar do que somos, do que vivemos e de como nos sentimos. Ler esse livro é também uma jornada de auto-conhecimento, assim como visivelmente foi para a autora no momento da escrita.

“Através da escrita, eu me livro do que já não me serve, me lembro do que ficou, do que não foi e penso no que ainda pode ser. Aquelas e estas palavras tão minhas, tão nossas, agora voam livres sem destino certo por aí.”

O único motivo pelo qual não dei a nota máxima para esse livro é porque ele termina com um conto que realmente não me tocou, apesar de ter uma mensagem legal no fundo. Não me identifiquei com a personagem, achei tudo rápido demais, várias coisas acontecendo muito depressa para que pudesse associar e sentir. Por isso prefiro muito mais as crônicas do livro. São fantásticas.

A edição é caprichosa: a capa é uma doçura e, dentro do livro, há algumas páginas com fotos da autora cheias de belos efeitos e frases de destaque dela. O papel é amarelado e grosso na medida certa, perfeito para leitura, e todas as histórias começam com o título em uma fonte estilizada que combina com o texto. Na orelha do livro tem um gatinho! Ah, adoro gatinhos! Ele lembra o gatinho da própria autora. E a capa, bem, vocês já perceberam que a imagem é uma caricatura muito fofa da Bruna. Achei super criativo.

“Acredito que nós somos tudo aquilo que vivemos ou sentimos. Deixar alguma coisa para trás não nos faz fortes ou maduros. Aprender a lidar com ela, sim.”

Ananda 27/05/2013

Todas as estrelas do céu - ✫✫✫✫✫
Não tem bem o que dizer sobre... Eu conheci a Bruna quando na época em que ela meio que anunciou o livro, e eu confesso que não conhecia -quase- nenhuma crônica. Na livraria, no dia do lançamento, ouvi comentários como "Nossa, mas todas as crônicas já tem no blog!". Isso acabou com a expectativa de muitas garotas que já acompanhavam a Bruna antes. Mas eu conheci a maioria ali, naquela leitura, na leitura do livro que em poucas linhas se tornou um dos meus favoritos. Por que?
Por que ele fala sobre mim, sobre o que eu já fui e sobre o que eu sei que um dia serei. Ele fala sobre os sentimentos que eu não sei descrever, sobre tudo que eu sinto, e me ensina a lidar com isso. Tá, não é um livro de auto-ajuda, mas sinceramente, um dia eu aprendi no colégio que crônicas servem pra "alertar" o leitor, provocar reações, e eu a Bruna soube fazer isso muito bem.
Aliás, o autógrafo -lindo- que tem nele o torna mais especial ainda, como não lembrar do cheirinho do abraço da Bruna ao abri-lo?