Depois dos Quinze Bruna Vieira

Resenhas - Depois dos Quinze

sam 23/07/2023

Timing errado.
Acredito que como muitos que adquiriram esse livro na época, a empolgação era pela Bruna Vieira, pelo blog DDQ, pelo canal dela no YT e tal. É um livro muito bem construído esteticamente (a capa é o layout que o blog tinha naquela época) e quem acompanhava os conteúdos postados pela Bruna tenho certeza que não se surpreenderam com o que ela trouxe na obra.

Relacionamentos, amores, desilusões, problemas adolescentes, etc., são os principais temas abordados aqui.

O meu problema com esse título é que, na verdade, quando eu o comprei, eu tinha apenas 13 anos e não tinha vivido nem 1% das experiências que a Bruna relata aqui. A escrita é muito boa, sempre gostei de acompanhar a Bruna, só que apenas não era pra minha idade.

Hoje com 22 anos, e fazendo jus ao título do livro, pode ser que consiga me identificar mais com os temas que ela traz, mas nem sei se tenho vontade de reler, apesar da estética e apego emocional com aquela época.

O problema não é você Bruna, foi o meu timing pra comprar esse livro. 😅🫶🏼

caroollinaxx_ 24/05/2023

Livro incrível, continuação de volta aos quinze, bem estruturado e cheio de momentos e questões das meninas após os 15

Barbara.Valcanover 13/07/2017

Depois dos quinze
Esse livro me surpreendeu positivamente, eu não esperava que fosse ser tão bom. Ele consegue ser leve e rápido pra ler mesmo quando fala sobre assuntos não tão leves.
Além disso, ele me prendeu demais, já que a autora consegue explicar coisas complicadas de uma forma muito clara que faz todo o sentido pra quem está lendo.

Yatemoteo 06/10/2023

Ah sei la
Eu não gostei. Mas a leitura foi fluida e rápida. Porém não curti. Mas é bacaninha. Acho que a minha decepção com o livro anterior se carregou com esse...

@eukapitubooks 27/04/2024

Para quem precisar de um acalento.
Esse livro me surpreendeu em muitas coisas, mas a principal foi a forma como a autora diz muito sobre como realmente é a vida adulta, o coração partido e como conseguir lidar com tudo isso. Perfeito! Se eu fosse psicóloga com certeza eu indicaria para meus pacientes.

Clara Maciel 15/03/2024

Depois dos quinze
"Por favor, senhorita expectativa, não espere que as pessoas sejam como nos filmes ou nas novelas. A vida real não tem roteiro. Não somos divididos por mocinhos, vilões e figurantes. Existem vários personagens dentro de nós. A gente é que, ao acordar e olhar o reflexo no espelho, escolhe qual vai ser"

Vanessa 03/10/2023

Depois dos Quinze
Eu fiquei apaixonada nesse livro! Depois dos Quinze se trata de um livro de crônicas e contos cuja temática principal é o amor que nasce e cresce das mais inesperadas formas e depois vai embora em muitas e típicas situações do cotidiano. O livro inteiro nos faz refletir sobre o amor, a família, as mudanças da vida entre outras coisas. Nos faz perceber que não importa o que façamos ou como tentamos mudar algumas situações as coisas são exatamente como tem que ser.

Leticia 18/03/2013

Depois dos Quinze
Bem conheci um livro por uma amiga, ela ja tinha lido e falou que o livro e incrivel, que nao e nada do que nós estavamos acostumadas a ler. Depois dos quinze nao e um livro que contem uma unica história, é um livro de contos e crônicas, e que por sinal foram escritas muito bem, nao pensava que fosse me interessar por um livro de contos mas na realidade ele foi me conquistando, as palavras escritas ajudam qualquer garota a encontrar seu amor, estou a espera do segundo luvro e espero que a bruna vieira nao demore e publique outro livro tão incrivel quanto o primeiro.

Mila F. @delivroemlivro_ 01/06/2013

Lindo, Fofo, Encantador!
Tudo começou com o blog Depois dos Quinze em que Bruna Vieira fazia seus desabafos de desilusões amorosas em forma de texto, porque a autora sabia lidar bem com essas desilusões por meio das palavras. Depois dos Quinze: quando tudo começou a mudar, é o primeiro livro de Bruna Vieira, nascida em Leopoldina, interior de Minas Gerais que além de blogueira e escritora é colunista da revista Capricho.
Bruna Vieira escreve de uma forma encantadora que nos prende desde a primeira letra – seja artigo ou vogal – até o ponto final de seus textos. A leitura acontece de forma frenética, embora eu acredite que seria muito interessante ler um texto por dia para assimilar as lições com mais profundidade, mas como disse quando comecei a ler não consegui mais soltar o livro.
Logo no principio da leitura me agradei bastante e apesar da sensação de estar lendo uma espécie de “autoajuda” pela quantidade de ensinamentos e reflexões dos textos, no final da leitura consegui ver Depois dos Quinze, não como autoajuda, mas como um livro que não quer ser apenas lido, mas sentido e carregado na alma, porque a autora escreve com paixão, com poesia e encantos que nos tocam e emocionam, principalmente por ela escrever sobre aquilo que conhece que viveu.
Creio que tenha me identificado bastante com este livro, porque além de escrever textos parecidos [que falam de sentimentos, amores, desilusões e saudade] no meu blog Devaneios Fugazes é impossível não se identificar com muitas das situações narradas nos textos de Bruna Vieira, afinal: atire a primeira pedra quem nesta vida ainda não sofreu ou não sofrerá por amor.
Outro ponto bem legal no livro é a diagramação que está perfeita, as letras nos títulos dos textos são bem bonitas e divertidas, no meio do livro tem uma sessão com fotos e pensamentos da Bruna e isso enriquece a obra, enche os olhos de todo leitor.
Pra finalizar, Depois dos Quinze, de Bruna Vieira, vai encantar todo leitor principalmente quem é blogueiro e quem escreve sobre sentimentos e adolescentes apaixonadas, pra falar a verdade nem só adolescentes apaixonadas, mas para os nãos apaixonados também. Ah, vou parar com isso: se joguem nessa leitura, vocês vão amar!

Brena 12/03/2014

Depois dos quinze (bem depois)
O livro , montado em forma de contos e cronicas, contém como gênero literário textos românticos e um tanto clichês. A escritora, Bruna Vieira , nos reflete a histórias que ela vivenciou e conta do que aprendeu com elas, outras porém, fluíram da imaginação da autora, onde ela idealiza cenas perfeitas e com um toque de filme romântico americano.
Os textos , bem estruturados e com frases que servem de indiretas e "minha vida resumida", dão um charme ainda mais adolescente.

site: http://verdadesebaboseiras.tumblr.com/

Fabiana 20/04/2014

Surpreendente
Uma reunião de crônicas e experiências extremamente bem elaboradas e muito interessantes, agradara desde as adolescentes até as mulheres mais maduras, pois falta direto ao coração e tudo o que está nas entrelinhas descreve algo que se você ainda viveu, viverá.
Bruna Vieira foi muito feliz ao escrevê-lo.
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante do curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!

Isa 27/04/2014

Depois dos Quinze - Quando tudo começou a mudar é o primeiro livro escrito pela blogueira Bruna Vieira, dona do blog de mesmo nome.
O livro é um copilado de todos os contos e crônicas já publicados no blog. Porém, algumas dessas histórias que, quando publicados no blog tiveram seu fim deixado no ar, ao irem para o papel, ganharam um! Então, há surpresas tanto para quem não acessa o blog Depois dos Quinze, quanto para quem é leitor assíduo das palavras da Bruna. ;)

Achei o livro uma espécie de blog de papel, porque além de todos os textos, há várias fotos lindas da Bruna tiradas por amigos e familiares, além de uma lista de músicas incríveis indicadas pela Bruna para ouvirmos enquanto lemos cada pensamento dela.

p.s.: continuo na torcida para o conto "Vértices de um Amor" virar livro!

"Não deixe que o que acontece aqui fora estrague o que reluz aí dentro. As pessoas não precisam te entender. Você precisa." (trecho do texto "A Alice que existe dentro de você")

site: http://ficcionalmentereal.blogspot.com.br/2013/09/resenha-depois-dos-quinze.html

Dreeh Leal | @dreehleal 09/05/2014

Depois dos Quinze - Bruna Vieira
Praticamente toda a blogosfera conhece a Bruna Vieira e um pouco da sua história, mas para quem não conhece eu explico direitinho. Colunista da Revista Capricho e autora do blog/livro Depois dos Quinze, Bruna Vieira hoje é uma das blogueiras de moda mais influentes da internet, com milhares de seguidores em diferentes redes sociais. Acontece que a 5 anos atrás ela não era nada mais do que uma menina que morava no interior de Minas Gerais e que – como qualquer outra nesta idade – havia sofrido uma desilusão amorosa. Foi assim que seu blog começou. Ele é o responsável por ela ter deixado de ser aquela menina tímida e por ir morar na capital de São Paulo – que era um grande sonho seu.
Este livro de crônicas e contos intitulado Depois dos Quinze – Quando tudo começou a mudar foi sua estreia no mundo editorial e reuni textos escritos por ela com base nas suas próprias experiências.

O amor não é exatamente como contam as músicas que tocam no rádio. Sabe como a gente descobre isso? Amando. (pág. 130)

Quando comprei o livro, pesquisei um pouco sobre ele e encontrei muitas criticas de fãs que detestaram o livro. Essa é a palavra que elas usam. Mas eu não creio que o problema esteja no livro e sim na expectativa errada que elas possam ter depositado nessas 200 páginas. Vou explicar melhor. Muitas de suas leitoras foram ler com a visão da Bruna de hoje, mas a Bruna que escreveu é uma de 5, 6, 7 anos atrás. As decepções e pensamentos de uma adolescente de 14 anos podem sim ser chatas para uma garota de 18 anos. Então a não ser que você: 1. se identifique com as situações e pensamentos; 2. esteja nessa idade ou 3. seja extremamente romântica e ainda acredite em um amor puro, você dificilmente irá se divertir com essa leitura. Tudo entendido? Então vamos ao livro.

Escrever com o coração vai muito além de colocar ordem nas palavras. É preciso coragem. Coragem para fechar os olhos e sentir o que acontece ou aconteceu por dentro. Enfrentar, organizar e entender. (pág. 61)

Com uma leitura agradável, esse é um daqueles livro que você termina de ler sem perceber e faz várias marcações! Todos os textos são bem curtinhos, o que só ajuda na velocidade da leitura. Assuntos como família, amigos, romances e sonhos estão presentes aqui. A cada página eu me perguntava o quanto daquilo era verdade e o quanto era apenas um conto. Tudo reflete a autora. Inclusive existem alguns textos sobre a vinda dela para São Paulo e como foi essa adaptação. A aflição de estar sozinha em uma cidade grande e a felicidade de estar realizando um sonho. Eu me identifiquei com algumas coisas, com outras nem tanto... não tive uma adolescência tão repleta de amores e desilusões. Mesmo assim, foi muito gostoso ler esse livro.

O que me dói é saber que a vida hoje em dia é assim. Que uma hora ou outra cada um vai seguir seu rumo, e, em alguns anos, talvez nem lembremos mais o nome um do outro quando nossos filhos perguntarem quem é aquele da foto. Uma pena, pela família, pela amizade, pelo amor. Dizem por ai que a gente cresce e fica mais esperto. Será mesmo? (pág. 121)

Sobre a Capa e diagramação são só elogios. A ilustração da capa é linda e super combina com o conteúdo. No meio do livro existem algumas fotos da Bruna com pequenos textos e no final do livro a própria Bruna deixou uma playlist com musicas para acompanhar a leitura do livro.

Como no livro fala de muitas coisas, sem uma história fixa que eu possa contar, espero que todos esses quotes tenham ajudado vocês a entender um pouco melhor os pontos que eu levantei sobre o livro. E só para garantir, aqui vai uma lista com mais alguns trechos que eu curti durante a leitura.

(...) Leia a resenha completa no blog.

site: http://www.maisquelivros.com/2014/02/resenha-depois-dos-quinze-bruna-vieira.html

mimiconta_ 03/11/2017

"...I'll spread my wings and I'll learn how to fly I'll do what it takes till I touch the sky And I'll make a wish, take a chance, make a change And break away..."
Mudar... As coisas mudam o tempo todo. Nós mudamos. As circunstâncias também. Pra seguir em frente, precisamos respirar e parar de olhar pra trás e pra frente e olhar pra dentro. Para cada lágrima, sorriso e decepção que nos trouxeram até aqui.

@injoyce_ 19/07/2018

Depois dos 15
Bruna Vieira narra os textos que fizeram maior sucesso em seu blog.
Além de divertidos e cheios de conselhos, é o tipo de textos que super nos identificamos na vida.
E no final, tem um conto muito, mais muito dramático e fofo. Sobre confiar, que adoraria que tivesse mais páginas.
Depois dos 15, foi a primeira obra de Bruna que li, espero um dia ler todos seus romances.