O pacifista

O pacifista John Boyne

Resenhas - O Pacifista

Nagisa 09/04/2023

É um livro pra emocionar
Você praticamente já sabe o final do livro desde os primeiros capítulos, então não tem muito mistério, a coisa desse livro é a delicadeza de cada momento da jornada do Tristan. É engraçado pq ao mesmo tempo em que eu me apaixonei pela relação entre Tristan e Will, eu também peguei raiva dela, e gostaria de entender o que se passava na mente do Will, porque ele era tão destemido ao ponto de morrer defendendo suas opiniões mas não os seus sentimentos? Ou será que ele realmente não amava Tristan? Eu realmente queria saber
Marian(irmã do Will) é muito chatinha e esquisita, ela é literalmente:
Homem: Quer um copo de Água?
Marian: Pq? Pq eu sou mulher? Você acha que só pq eu sou mulher eu tenho que aceitar o seu convite???
Tipo?????? Kkkkkkkkkkkkk mas é até engraçado. Ela realmente ama o irmão e dá pra ver, seria legal ver como era a dinâmica deles dois e se eles se davam bem mesmo(um pouco difícil, ela é um purgante e ele mais ainda kkkkkkkkk).
Eu com certeza pagaria milhões, bilhões, TRILHÕES por essa história contada na perspectiva do William, sério, não tem nada que me assombre mais do que essa sensação de "pq ele fez isso?????".
Eu tenho esse lugarzinho especial no meu coração pra protagonistas que parecem uma planta no começo mas acabam se mostrando uma pessoa incrível, sensível e amorosa (volta patroclo) então esse livro com certeza me ganhou, derramei umas boas lágrimas aqui e ali (o Tris NÃO merecia o que aconteceu com a família dele, ele era só uma criança:( ) e o final me deixou ??(emoji cabisbaixo e emoji de dislike)
Recomendo muito.
EduardoHelmer 02/03/2024minha estante
Também gostaria de saber mais da perspectiva do Will, mas com muito medo da confirmação de que ele seria aquilo tudo que se mostrou nas últimas paginas.

Orli 19/02/2023

Pacifista, mas não com o leitor
Achei que nunca mais fosse ler algo desse autor. Já li "O menino do pijama listrado" e um mais juvenil, "A casa assombrada". Depois desse último desanimei um pouco de procurar por livros dele por achar infantil demais, mas fui surpreendido com a indicação de "O Pacifista" pelo Pedro Pacífico, após a leitura de "Irmão de Alma", que também tem como cenário a Primeira Guerra Mundial. Comecei a leitura simplesmente por querer continuar na temática da guerra e fui pego de surpresa com o enredo.

O livro aborda temporalmente a vida do personagem Tristan, um jovem inglês de 17 anos que voluntariamente se alistou para lutar na grande guerra. O autor vai sugerindo que há motivos para ele ter tomado essa decisão e vai dando pistas sobre o passado de Tristan, o que adiciona uma camada de curiosidade com a continuidade da leitura. No acampamento de treinamento, Tristan conhece e se apaixona por outro jovem antes de irem lutar na trincheiras francesas. Desse modo, o livro é um romance de guerra e, obviamente, vai te destroçando de pouco em pouco. John Boyne não tem pena nenhuma de destrocar seu coração nos últimos 10%.

Achei a escrita muito fluida e a história bem contada. Confesso que os capítulos no futuro que intercalam com a história da guerra me deram um pouco de preguiça. Mas, no geral, é um livro muito bom e o enredo é muito tocante. Me fez pensar muito em como a história foi cruel com várias pessoas e de múltiplas formas.
Gustavo 05/03/2023minha estante
Leia "As Furias Invisíveis do Coração", é desse mesmo autor e é perfeito. Muito triste, mas muito bom. Recomendo!

Wederson.Pires 07/05/2023minha estante
Terminei de ler "As fúrias invisíveis do coração" e é um livro perfeito, porém triste.
Arrisco a dizer, como já li O Pacifista também, que acabei gostando mais de As Fúrias, mas por puro gosto pessoal, não tenho argumentos para isso.
Vale muito a pena.

Laura 12/02/2023

Vou ficar triste por muito tempo
Cara, quando eu realmente entendi a proposta de formato para o livro, que a gente descobre literalmente na última página, eu só sabia chorar, e vai ser assim por um tempo toda vez que eu lembrar do livro.

John87 03/02/2023

O pacifista de Boyne que só queria guerrear
Quando terminei ?O Pacifista?, minha primeira reação foi me criticar por ter lido apenas ?O Menino do Pijama Listrado? do Boyne. Eu estava fascinado, minha cabeça rodava um filme da segunda guerra, com imagens que provavelmente vi em filmes sobre a segunda guerra, sem parar. Aqui eu encontrei um Boyne que soube, mais uma vez, explorar as sensações mais aguçadas da humanidade em um período tão doloroso.

Vindo do Boyne não é de se estranhar que seja um livro triste, o formato de flashbacks traz a ansiedade para o desenrolar dos fatos e a escrita se aproxima bastante do que podemos ver como
cinema. Eu mesmo adoraria ver ?O Pacifista? em uma adaptação, mas enquanto livro ele cumpriu bem seu papel.

olivromefisgou 21/01/2023

Eu gostei muito do primeiro livro que li de John Boyne(Uma escada para o céu), pode ser que para esse agora eu tenha ido com uma expectativa muito alta. Apesar de partir de uma premissa bem interessante, achei o livro muito desequilibrado, chegando a me dar vontade de abandonar em alguns momentos. É um livro que vc lê, lê e não decola. O final - sobre o qual eu não posso comentar muito, pq seria um MEGA SPOILER - é o ponto alto do livro. Acabei dando três estrelas ?

Thauanni 07/11/2022

Pq eu ainda espero ser feliz com esse cara escrevendo?
Eu me iludi pra 🤬 #$%!& com isso aqui. Eu esperava sofrimento, mas não achei que ia ser nesse nível!!!!! Só desgraça atrás de desgraça, ninguém tem um segundo de felicidade nessa bagaça.

Mais uma vez fiquei impactada com o quão bem John Boyne escreve, sério, é surreal de lindo. Super emocionante, os cenários são maravilhosos. Tirando os momentos em que o protagonista estava nas trincheiras, pq aí era feio pra cacete. A narrativa é fantástica, um personagem melhor do que o outro, todos eles são uns fudidos que fazem merda, mas também são uns nenéns que só precisavam ser protegidos, especificamente Tristan e Will.

Gostei muito como o autor mostrou os momentos do Tristan no meio do campo de batalha, como todos os soldados foram se deteriorando fisicamente e mentalmente, nem se abalando mais com o tanto de mortos. Como eles eram apenas garotos ignorantes sobre a guerra e como foram corrompidos por isso.

Me apeguei muito ao Tristan; mesmo querendo matar ele em alguns momentos, eu sempre entendia seus motivos. E que família hein, um baita de um pai desgraçado, pqp. O Will é outro que me deu muita vontade de esganar, mas...simplesmente não dá pra só criticar. Tantos fatores estavam atrapalhando a história deles. Eu realmente estava achando que eles iam se apaixonar e tentar viver juntos no meio da guerra e escondido de todos, não esperava o que recebi. Mas eu estava romantizando demais, o autor só trouxe a verdade nua e crua.

Chorei e chorei e chorei. Em nenhum 🤬 #$%!& de momento eu sorri. Não, pera, esqueci da página 103, mas foi por segundos. Recomendo, amei demais!!! E só para deixar claro... As Fúrias Invisíveis do Coração ainda é meu favorito????

? Eu posso não estar sepultado num campo francês, mas eu continuo lá. Pelo menos o meu espírito continua lá. Acho que apenas respiro, nada mais. E há uma grande diferença entre respirar e estar vivo. ?
EduardoHelmer 02/03/2024minha estante
Tive o mesmo sentimento, já imaginava que Will morreria mas não da forma que tudo se desencadiou e o que mais me abalou foram suas ultimas palavras pra Tristan.

Ricardo 14/10/2022

Acachapante. Um daqueles poucos livros que alteraram a temperatura dentro e fora de mim enquanto lia e depois, enquanto procurava me recuperar do baque, da comoção extrema, da companhia e das reflexões que vieram tão avassaladoras. Desse amor reprimido, rejeitado, dos princípios que alguns têm a coragem de assumir e, ao mesmo tempo, o peso do preconceito a que submergem com igual fervor. Da demência da guerra e dos abusos a que os jovens são submetidos, da falta de saída, da escassez de meios, dos recuos, da covardia. Um livro que faz pensar no que eu faria se estivesse no lugar de Tristan ou de Will, no que deixei de fazer quando mais jovem em situações parecidas, nos valores éticos em momentos extremos, nas recusas que sustentei, nas ênfases que deveriam ter sido mais evidentes. ‘O pacifista’, de John Boyne, é muito mais que um romance de guerra, ou de amor em meio à guerra, ou de rejeições, convicções, absurdos. É uma consciência. Com a delicadeza e a violência dos sentimentos em uma história que emociona e não para de significar.

Maria Eduarda Martins 28/09/2022

O Pacifista
"O Pacifista" se desdobra sob duas perspectivas: o presente e o passado. Sendo que este último refere-se a passagens da Primeira Guerra Mundial.

Não há como negar que é um livro emocionante. Mesmo tendo consciência sobre o final, o leitor não deixa de se surpreender. A trama é palpável, verossímil e de fácil leitura.

Ainda estou um pouco "passada" com o que aconteceu, bem como com a criatividade do autor em relatar a realidade do protagonista em um momento tão ímpar.

Achei lindo e cruel. Humano e inumano. É bizarro o que uma guerra pode fazer a uma pessoa. O amor pode ser nossa salvação ou perdição. Os conceitos de covardia e honra merecem ser repensados. ?

Diogo 03/09/2022

Serviu dor e desespero.
Que saudades que eu estava de sofrer por um livro. Fui ler esperando um romance (apesar de já imaginar que não teria um final feliz) ainda assim eu esperava que fosse ser algo mais não sei, Romeu e Julieta? Pois bem, não poderia estar mais enganado e apesar disso eu amei essa leitura.

Eduardo Ogalves 11/08/2022

O pacifista...
Vai levar um tempo até diferir toda a história e principalmente os "dois finais".
Cativante do início ao fim, porém triste, melancólica, realista e inimaginável. John Boyne se tornou um dos meus escritores favoritos não foi atoa. Essa capacidade que ele tem de tonar os personagens mais humanos do que já são é impressionante. Romances podem até ter finais felizes, mas aqueles que tentam em um contexto histórico retratar a vida, os finais não são felizes e sim, realistas.

Augusto Queiroz 20/07/2022

Amizades em uma guerra... duram para sempre. Já os amores...
Comprado em 2012 e lido em 2013, este é um livro sensível e claro, com a maestria de John Boyne, que sempre surpreende em seus romances curtos. Neste caso, uma história gay, inacreditavelmente narrada dentro do contexto das trincheiras da II Guerra. Uma história, que apesar de não ser muito gráfica, caso estejam esperando por isso (John Boyne não costuma perder páginas divagando, geralmente seus livros são de narrativa bem rápida e de ação-contínua), ilustra com perfeição o sufoco do contexto e prende a nossa curiosidade por páginas e mais páginas.

Mais um romance do autor de “O Menino do Pijama Listrado”, desta vez, sediado na Inglaterra. Tristan, um veterano da II guerra, recém acabada, retorna das trincheiras e pega um trem para Norwich para encontrar com Marian, a irmã de seu ex-companheiro de batalha, William, morto nas trincheiras. Levando cartas para as entregar a ela, a pedido do morto, ele começa a narrar para ela o que aconteceu dentro daquelas trincheiras. A narrativa segue com um capítulo narrado no presente e o próximo narrado no passado, (a exemplo de outros romances do autor como “O Palácio de Inverno”), que vai nos conectando com a mente do protagonista que pode perfeitamente ver os dois lados. O que era uma simples amizade no começo, vai se tornando ao longo dos dias um tórrido romance em meio a granadas, canhoneiras e fuzis. Com a escrita já conhecida do autor, quem gostou de “O Menino do Pijama Listrado” precisa conhecer mais esta obra.

Nele também há uma cena que se conecta com “Fique Onde Está e Então, Corra!”, em que os personagens de ambos vivem a mesma cena nos dois livros.

site: https://www.instagram.com/ideiasemharmonia/

Thais.Carvalho 13/07/2022

Aos poucos vamos desvendando a história de Tristan Sadler. Um livro comovente que envolve amor, preconceito, vergonha, honra. Muito delicado e bonito.

João Vinicius 29/06/2022

Um dos meus favoritos.
Sou suspeito para falar pois um bom romance e guerra mexem comigo. Nesse caso, ambos estão alinhados, o que me deixa totalmente às mercê - digamos assim - de toda a história.
Típico deste autor, a história é intensa e os acontecimentos já fazem a gente meio que se angustiar desde o início.
Mas com certeza é um livro que eu indicaria!
Perfeito! Entrou pra minha lista de Favoritos!

Maria 27/06/2022

Perfeito.
Esse é o segundo livro do John Boyne que eu leio esse ano e assim, eu não tenho outra palavra para descrever além de: perfeito. Tem umas partes bem pesadas, eu não vou negar, então se forem ler dêem uma pesquisada antes.
A história é contada de uma maneira tão sensacional que parece ter sido real, e afinal, quem pode nos dizer que não foi? Sobre os personagens, Tristan sofreu MTO, de vdd nem a Juliette sofreu tanto ? (pf, é meme). Já o Will me deixou com opiniões conflitantes, o que eu acho que era o objetivo do autor mesmo, principalmente por que ele é extremamente real e humano!!
Enfim... leiam! Eu não posso falar mto pq qualquer coisa que eu disser vai ser spoiler, mas LEIAM. É um dos melhores livros que eu já li na vida.

Ps: escutem Astronomy do Conan Gray depois de lerem e chorem bastante!

xilitos 13/06/2022

sou gay e tenho depressao
nao mas esta [*****], esta [*****] me fez chorar igual a uma condenada, e sinceramente. eu amei

VAI TOMA [*****] ja tava meio previsivel o que iria acontecer (livro de guerra, todo mundo morre e esses negocios) mas [*****] isso aqui, meu amg me pegou de um jeito q eu tive vontade de pular na br la perto d casa e desistir da vida

o melhor de tudo eh q a narrativa eh simples, nada d empirquitamento e vai ao ponto, o engraçado eh q o protagonista transforma presente em passado e passado em presente (n sei s deu pra entender se nao fodase ngm liga) e td parece estar caminhando em passos lentos ao abate da desgraça que vai ser o final e quando os pais la do cara recebem a noticia MENINOOOO a torta d climao q fica eh de degolar...

a relaçao deles parece ser xoxa as vzs mas enfim ngm liga, o importante eh que teve drama e desgraça e eh disso que o povo gosta

passei a madrugada chorando

foi mt bom.