Os Goonies

Os Goonies Steven Spielberg
Chris Columbus

Resenhas - Os goonies

Luan Simões 18/10/2014

O melhor da minha infância
Sem mais delongas, o livro é ótimo. Sou super fã do filme e via todas as vezes que passava na Sessão da Tarde.

O bom é que o livro explica algumas coisas melhor, dá mais detalhes (até "sapequinhas") e expõe algumas coisas que só ficam subentendidas no filme. De resto, é igual; até lia ouvindo as vozes dos dubladores.

Para fãs de Os Goonies, leiam.

Marcel Elias 26/09/2014

Os Goonies Especial Edition
Autor James Kahn

Editora Darkside Books

240 Páginas

Sabe aquela amizade que você deseja manter pelo resto da vida? Vem aprender como com esses carinhas...

E depois de um ~hiatus~ por causa dos meus afazeres faculdade/trabalho, volto com a resenha que já deveria ter feito a muuuito tempo xD

Os Goonies é aquele estilo de história bem linear e simples, mas que, além de passar uma mensagem muito bonita, nos fascina de uma maneira incrível e nos faz refletir sobre o verdadeiro valor de uma amizade.

- A História

A história gira em torno de Mikey Walsh, ele mora na cidade de Autoria, nas Docas Goon (Olha a origem do nome), que seria a parte pobre da cidade, próxima do mar, com seus pais e seu irmão mais velho, Brand. Mikey e seus amigos formam um grupo que se denominam Os Goonies, que são uma espécie de grupinho, composto pelo próprio Mikey, Bocão, Dado e Gordo.

A história tem início quando Mikey retrata que o lado rico da cidade, o Country Club Hillside, compra todas as hipotecas dos moradores das Docas Goon, com o objetivo de desapropriá-los pra construírem seu novo e mais amplo campo de golfe. Sem dinheiro para pagar a hipoteca, os moradores se veem obrigados a se mudar, sendo o dia em questão o último dia em que todos estarão juntos.

O pai de Mikey é assistente do Curador no museu local e, em sua casa, guardado no sótão, há peças de uma exposição de antiguidades locais. Aproveitando-se da chance de ser a última vez que podem remexer nos itens alocados, os garotos partem para o sótão, onde Mikey encontra acidentalmente um mapa de um pirata local, o Willy Caolho, que, como todo bom mapa pirata, aponta para um tesouro.

Mikey, munido de seu mapa e de seu espírito aventureiro, engata numa tentativa de fazer com que todos os outros se animem com a ideia de uma busca por um tesouro a anos escondido, pois, mesmo não encontrando nada, essa aventura ficaria marcada para sempre como A Última Aventura dos Goonies.

Não foi muito simples fazer todos concordarem, mas quando acontece, eles partem numa aventura ímpar, correndo riscos mortais não apenas no rumo ao tesouro, mas contra a mafiosa família Fratelli, munidos apenas de astúcia, inteligência e esperteza.

O desfecho não é nada muito novo, ou inédito, mas a história te é contada de tal maneira que faz o leitor ficar cada vez mais ávido por mais.

- Análise-

Não vou dar uma de entendido e falar que já conhecia os Goonies e era fã de carteiria, por que não era bem assim.

Na época em que eu ainda estava explorando os títulos da Darkside (Leia-se: Mês passado), vi esse título e fiquei intrigado. Fui atrás de resenhas e acabei indo de encontro ao vídeo da Vitória Scritori, do vlog A ViViu, e ela soube vender o peixe, por que eu logo fui atrás xD

Um dos motivos de minha dúvida era o porquê da Darkside, uma editora que estava voltada para livros com temática densas (como Terror,Suspense) publicaria um livro que, ao meu ver, era uma aventura infanto juvenil.

(OBS: ABSOLUTAMENTE NADA CONTRA OS INFANTO JUVENIS! Adoro esse tipo de leitura e tenho DIVERSOS títulos desse tema, mas ache destoante com o que a editora estava se propondo)

Bom, ao ler esse livro, pude constar o porquê. A trama, como falado anteriormente, é bastante linear e sem muito análise pelas entrelinhas, tornando a leitura rápida e fluída. Mas, ao mesmo tempo, ele traz algo de denso e sinistro. Você vê os protagonistas de frente a perigos e situações em que há uma real possibilidade de fatalidade, diferente de muitos do gênero que, apesar do perigo, você tem ciência que ele está lá apenas para eletrizar a leitura e que o protagonista, de fato, não corre tanto perigo.

Outro ponto a ser ressaltado é esse vínculo que o Mikey crê ter com o Willy Caolho, um elo forte que o faz raciocinar como o pirata e que os conecta, situação que NUNCA vi em um livro desse gênero, bem como o desenvolvimento do e amadurecimento dos personagens ao longo do livro.

Claro que o livro traz bastantes cenas cômicas, quebrando e aliviando esse clima denso que achei no livro.

O ar vintage que esse livro traz (Livro dos anos 80, gente) também é uma coisa muito interessante, pois enquanto hoje somos providos de uma telefonia móvel e tecnologia de troca de informações e contato cada vez mais avançada, na época eles não detinham de tamanha evolução, o que se torna fator primordial para o Mikey, já que, separando-se, os Goonies poderiam nunca mais voltar a se ver, ou a ter contato.

Outro ponto interessante, que faz a obra ser mais que um Infanto Juvenil, é a caracterização dos personagens. Temos o Bocão, que a priori parece ser apenas um falastrão chato, mas que no fundo tem uma mente linguística incrível, o Brand, que é o típico irmão mais velho que é bravio e ama zoar o menor, mas sofre de uma claustrofobia intensa e nãopermite que mais ninguém caçoe sue irmão, a Andy, que é a típica mocinha, mas que sabe usar de suas armas para conseguir aquilo que quer e o próprio Mikey, que, apesar do status de herói da história, é, em certos momentos da mesma, invejoso, aproveitador e mentiroso. Isso faz com que o livro não tenha aquela visão monocromática de Heróis são bonzinhos e Vilões, malvadinhos presentes em grande parte deste tipo de literatura, tornando os personagens mais humanos.

- Considerações Finais

Os Goonies é aquele tipo de livro rápido e simples de ler e compreender, que te faz viajar numa aventura e te faz refletir nos valores da amizade, e no quanto ela vale para você, bem como te pergunta: O quão longe você iria para manter esse laço?

Leitura recomendada para todos, tanto aqueles que gostam de aventuras, livros simples e aqueles que têm uma verdadeira amizade!

site: http://otakufanboy.tumblr.com/post/98464256961/resenha-11-os-goonies

Camila 28/08/2014

Os Goonies
Os Goonies nada mais é do que uma família e amigos, que estão sempre unidos, não importa o que aconteça. Se você ai, que quer se tornar um Goonie, precisa falar o juramento com a mão erguida. O livro já começa com uma fuga de Jake Fratelli, ele faz parte da família os "Fratelli" bem conhecidos por fraldes, falsificações, assassinatos e maus tratos com um irmão menor.
A história é bem focada na família e amigos de Mikey Walsh, em mais ou menos 2 dias Os Goonies seriam despejados, não só eles como todos os outros vizinhos, um homem rico irá comprar as terras Goonie pra fazer um campo de golf, como a família do Mikey não tem dinheiro suficiente para pagar o valor da casa, terão que sair em apenas 2 dias. Mikey sempre quis achar um tesouro para que tudo se resolvesse e assim seu pai poderia pagar pela casa, até que seus amigos Bocão e Gordo chega em sua casa, e eles começam com a bagunça, em procura de algo com valor, eles vão até o sótão e vasculham entre muito objetos antigos de seu pai, pois ele trabalhava em um museu de antiguidades. Mikey acha um mapa, que em um lugar esta um grande X apontando o lugar do tesouro, e é aqui que eles vão em busca do grande tesouro do Grande Willy Caolho!

Uma história cheia de suspenses, e terror, sempre unidos eles procuram o tal tesouro, acabam se esbarrando com pessoas que tentam mata-los e até fazer picadinhos deles, são crianças com 13 anos, aos poucos vai aumentando a quantidade do grupo, com no máximo 7 crianças. Um livro engraçado, apaixonante, com suspense e terror. Então não deixe de ler as "aventuras do Mikey e seus amigos!"

site: http://our-owncollection.blogspot.com.br/

Sarah 04/05/2014

Resenha no blog Sincerando.com, escrita por Sarah Sindorf
"Aqui embaixo era um mundo diferente. Era a vida e a morte, e maravilhas e romance, e poços sem fundo e riquezas fabulosas. Aqui você precisava pisar leve e ser rápido no gatilho."

Quem lembra deles? Fiquei chocada ao perguntar à alguns amigos se se lembravam, e vários disseram que não. Felizmente, ao mostrar uma foto do filme ou dizer a sinopse, alguns se lembraram. Os Goonies embalaram minha infância, primeiro com o jogo com o qual eu ficava horas no Phantom System (alguém se lembra dele também?) e depois com o filme. Sonhava com uma amizade e uma aventura empolgantes como à da história.

Ano passado eu vi a capa do filme circulando e fiquei animada, achando que era um remake do filme, e aí vi que era um livro baseado no filme, e fiquei um pouco desanimada, para falar a verdade. Semana passada eu vi uma promoção do Bluray + filme na Submarino e resolvi arriscar. E gente, como me arrepiei e ri de novo!

O livro consegue trazer sentimentos que o filme não traz, me senti num ambiente ainda mais eletrizante e sombrio. Revendo o filme hoje até entendo porque. Apesar de amar o filme, os atores são um tanto cômicos, e isso quebra o clima de perto da morte que o livro traz. Algumas modificações que o livro traz também acrescentam essa sensação.

A base da história é a mesma. Quatro amigos que moram em uma região pobre estão prestes a perder suas casas para o Clube local, que está executando uma hipoteca que ninguém tem condição de pagar para transformar o terreno em um gigante campo de golfe. Um dia antes da expulsão de todos, eles resolvem invadir o sótão da casa, onde várias coisas do museu de História local, onde o pai de um deles trabalha, estão guardadas. No meio de coisas velhas e quebradas eles encontram um mapa do tesouro e resolvem tentar achá-lo. Ao procurar pelo tesouro eles acabam se deparando com perigosos criminosos, uma criatura medonha e várias armadilhas montadas por Willy Caolho, o pirata dono do tesouro, em 1600 e pouco.

O livro não fala só de uma busca gananciosa por um tesouro, mas também de amigos querendo mais que tudo poder morar juntos, crescer juntos, e manter suas casas, e do espírito de aventura e fé que uma criança pode ter em conseguir algo. Ele acrescentou alguns detalhes deliciosos ao filme, e traz uns extras sobre o final.

Adorei o livro e continuo gostando muito do filme. Inclusive ao assistir hoje, me surpreendi rindo novamente e vibrando junto com eles nessa aventura. Foi bom relembrar todos esses sentimentos de criança que eu não deveria ter esquecido. Espero que quem tenha assistido possa reviver também, e que quem não conheça possa se maravilhar :)

site: http://www.sincerando.com/2013/06/os-goonies.html

Marcelo 26/04/2014

Resenha: Os Goonies
A história dos Goonies, em verdade, surgiu em 1985 através do filme de mesmo nome produzido pelo famoso cineastra Steven Spielberg. Esse filme, foi bem marcante na minha infância, pois eu cresci o vendo várias vezes e ele vêm repercutindo por aí desde a década de 80.

O livro, então recentemente publicado (2012), foi escrito por James Kahn e conta a mesma história do filme, com algumas pequenas mudanças e com detalhes que não existem na história cinematográfica, o que é bem interessante, pois explorando outros pontos, criam-se novas perspectivas.

O livro Se passa na Cidade de Austoria, mais especificamente nas docas Goon (De onde surgiu o termo Gonnies). O grupo é composto por cinco garotos, chamados: Mickey, Brand, Bocão, Dado e Gordo. Cada personagem tem sua característica própria, como por exemplo, Bocão, como próprio nome já diz, fala vários idiomas e o mais falastrão da turma, sempre fazendo piadas e rimas em todas conversas, independentemente do assunto. Gordo por sua vez, só pensa em comida e fica nervoso ou triste quando não tem algo para mastigar.Existem outros personagens coadjuvantes na história, como Andy, uma líder de torcida pela qual Brand tem uma queda está apaixonado. Stef, que não tem uma participação tão importante na história que é amiga de Andy. Slot, que é um homem especial que acaba virando um grande amigo dos Goonies. E os Fratelli que são criminosos que perseguem os garotos durante a aventura trazida na história.

Tudo começa quando os garotos acidentalmente encontram um mapa do antigo tesouro do pirata Willy, o caolho. Totalmente desesperados por estarem a véspera de perderem suas casas por conta de uma decisão judicial que deferiu a tomada de suas propriedades, embarcam na caça ao tesouro, na esperança de o acharem e ajudarem seus pais a não perderem seus tetos.

Eu havia comprado o livro há algum tempo atrás e acabei não lendo porque já conhecia a história de ponta a cabeça. Um ano depois, em média, foi publicada a edição comemorativa de 30 anos do filme, com essa capa maravilhosa que vocês podem perceber, então acabei a comprando por um preço astronômico (R$ 60 - com desconto saraiva - R$ 45), foi quando então peguei o livro para ler. Todavia, fiquei muito feliz com a minha aquisição e não penso em me desfazer da versão antiga. Ficarei com as duas.

Os Goonies é uma história sobre amizade, cumplicidade, carinho, amor e diversão, que promete causar boas risadas aos telespectadores e agora leitores. Sem dúvida, um dos meus livros preferidos, assim como o filme.

A versão nova vem como uma "réplica" do mesmo mapa encontrado por Mickey e os outros Goonies no sótão do pai dele, o que me deixou ainda mais empolgado, realizando um sonho de criança, que era ter este mapa. Esperam que tenham gostado da resenha.

site: http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/2014/04/resenha-os-goonies.html#.U1xUKFVdWuI

Yonara 05/04/2014

Never Say Die
Quando eu vi que a história tinha sido criada por Steven Spielberg logo fiquei louca para ler o livro, ainda mais quando descobri que ele tinha sido baseado no filme, fiquei com mais vontade de ler ainda.
Tenho que confessar que não lembrava muito sobre a história do filme e tudo, mas depois que li o livro e vi o filme, alguns lapsos de memória começaram a saltitar na minha mente, algo como eu bem pequena assistindo sessão da tarde hahaahah.
Mas apesar desses lapsos, em momento algum lembrei da história, então foi tudo uma grande surpresa.
Gostei muito tanto do livro quanto do filme. O livro escrito em primeira pessoa sobre a visão de Mikey faz com que eu entendesse toda a complexidade do personagem apesar de ter apenas 13 anos(eu acho, kk) e também sobre a claustrofobia do Brand que não consegui notar muito no filme.
Apesar disso, foi uma leitura tranquila, sem grandes emoções já que acredito que ela seja mais destinada ao publico infato-juvenil, apesar de gostar muito desse gênero(e por ter gostado desse livro em questão) acho que não me envolvi tanto na história como um adolescente de 13 anos se envolveria, ou alguém que a infância tenha sido marcada pelo filme, como não é -em nenhum dos dois- o meu caso.
Mas apesar disso, uma leitura super válida, rápida e simples. Além de tudo que a darkside arrebentou na edição, está fantástica, realmente muito linda!

Tania Regina 24/03/2014

Sessão da tarde
Um livro que parece filme de sessão da tarde. Infanto-juvenil. Uma turma que faz uma aventura começando na casa do Mickey e viajando por cavernas, navios piratas. Também acontece de uma família de foras-da-lei terem seu final merecido devido a esse grupo de amigos que se denominam Goonies.

Marcos Pinto 10/03/2014

Uma aventura incrível
Os Goonies são um grupo de amigos que moram no bairro de Docas Goon, em Astoria. Incomuns e rejeitados, Mikey, o narrador do livro, Bocão, Gordo e Dado formam uma trupe que arruma uma confusão atrás da outra.

O livro começa com Mikey narrando um grande problema: ele e seus amigos estão prestes a serem despejados de suas casas, por não poderem comprar a hipoteca. Todo o conjunto habitacional de Docas Goon pertence a um Clube de golfe. O dono do tal clube quer destruir as casas para a construção de um novo e moderno campo para a prática do esporte.

Em uma reunião na casa de Mikey, mais parecida com uma despedida, os Goonies resolvem explorar o sótão onde o pai do menino, que é funcionário de um museu, guarda algumas relíquias. Porém, além de coisas velhas, eles encontram o inimaginável: o mapa do tesouro do temível pirata Willy Caolho.

“Olhei novamente para o mapa. Ele parecia terminar exatamente onde estávamos, mas era difícil dizer, porque havia esse vinco percorrendo uma parte que tinha ficado dobrada sobre si mesma por um longo tempo, antes de o mapa ter sido enquadrado.” (pag. 61)

Os amigos se juntam e saem numa incrível missão: achar o tesouro e evitar que suas casas sejam hipotecadas. Com trapalhada atrás de trapalhada, os Goonies enfrentam seus medos e anseios para defender a amizade que os une. Acima de tudo, o livro é uma grande lição. Uma bem humorada lição, digamos assim.

Os personagens são engraçados e encantadores, tornando o livro ainda mais delicioso. Mikey é um jovem franzino e que fica doente constantemente. Porém, apesar de ter uma saúde frágil, seu coração é forte. É ele quem incentiva e lidera o grupo, deixando-os mais corajosos e destemidos.

“Eles estavam começando a se acovardar, e eu era medroso demais para fazer aquilo sozinho, logo eu tinha que convencê-los. “Olha, o lugar obviamente está aberto para a freguesia. Podemos fingir que estamos chegando para comer alguma coisa e depois geral damos uma no lugar.” Ou talvez eu quisesse investigar o caso.” (pag. 67)

Bocão é o falastrão do grupo e está sempre com uma resposta na ponta da língua. Não importa a situação, ele sempre tem uma gozação a fazer. Além disso, ele é um dos guias do grupo por saber falar várias línguas.

“Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,
Juntos ficaremos até o mundo acabar,
No céu e no inferno e na guerra nuclear,
Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,
No campo ou na cidade, na floresta, onde for,
Eu me declaro um companheiro Goony
Para sempre, sem temor.” (p. 115)

O Gordo é um garoto extremamente guloso e que sofre de obesidade. Ele é, sem dúvidas, um dos mais engraçados. Com seu jeito estressado e desajeitado, sempre se mete em boas confusões e irrita seus companheiros. Já o Dado é o mais inteligente do grupo. Inventor de diversas geringonças, que normalmente não funcionam, tenta salvar os Goonies de todas as formas.

Sem dúvida alguma, esse livro é uma excelente pedida tanto para crianças quanto para adultos que não têm vergonha de sorrir. A Dark Side acertou muito bem na escolha para a publicação. Leia-o, certamente você não vai se arrepender.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/03/resenha-os-goonies.html

Danny 26/02/2014

Total nostalgia
Na década de 80 surgiu nas telas um filme excepcional (pelo menos para mim - e muitos outros - que tinha a idade próxima aos dos protagonistas): "Os Goonies".
O filme mostrava, finalmente, a visão de alguns garotos, sobre amizade, companheirismo, lealdade.
E (vejam só!) o filme virou livro!!!!
O livro, diferente do filme, é em primeira pessoa. Mikey conta, através de seus olhos e do que ouviu dos amigos, como iniciou-se a aventura dele, de seus três amigos inseparáveis (absurdamente diferentes e complementares) Bocão, Dado e Gordo, de seu irmão Brand e por fim das garotas Andy e Stef, para salvar as Docas Goon, o lar de todos eles (entenderam agora porque goonies?)
Os garotos encontram no sótão da casa de Mikey e Brand, a chave para salvar as Docas da destruição (para dar lugar a um campo de golfe): o mapa do tesouro do famoso pirata Willy Caolho.
Há passagens, que nos são apresentadas por Mikey e seus amigos, que não estão filme, temos também notícias que os jornais publicaram após a aventura, e para aqueles que tem a "Limited Edition" da Dark Side, além de lindas fotos, tem o mapa da aventura, sim, o mapa do Willy Caolho!
Sou suspeita, pois tenho memória afetiva, mas vou dizer assim mesmo... DEMAIS!!!
Aventura e diversão, agora em suas mãos!
PS. "Choocooolaaaate!"

Bruna 23/02/2014

Nostálgico
Os Goonies é um livro escrito por James Kahn baseado no filme homônimo criado por Steven Spielberg, que foi exibido pela primeira vez na década de 80 e fez a infância de muita gente. Publicado no Brasil pela editora Darkside em 2012, ganhou uma versal normal e uma limitada com tiragem de apenas 1000 exemplares (que não é a minha, infelizmente).

Goonies é uma turma de garotos que se autodenomina dessa maneira por morarem em um bairro chamado Docas Goon - que está prestes a tornar-se um grande loteamento. A única maneira deles permanecerem no lugar é se cada família tiver dinheiro para comprar a sua propriedade, o que não é o caso, portanto eles terão que se mudar e se separar.

Nosso protagonista chama-se Mikey, o único dos garotos que parece ter a cabeça um pouco mais no lugar, e a história começa no que seria o última dia da turma juntos.

Mikey e seus amigos acabam encontrando um velho mapa que supostamente teria pertencido a Willy Caolho, um pirata que, diz as lendas, teria escondido seu tesouro ali pela região, até hoje nunca encontrado. Animados com a possibilidade de conseguir o dinheiro para comprar suas casas ou simplesmente viver aquela que seria a última aventura dos Goonies, eles partem em busca desse tesouro e acabam esbarrando em muita confusão.

A maior de todas chama-se Fratelli - uma família de criminosos que está fugindo da polícia e não exitam, se for necessário, tirar a vida de alguém. Como se não bastasse terem que enfrentar as armadilhas deixadas pelo próprio Willy, terão que lidar com essa família se quiserem salvar seus pescoços e chegar ao tesouro.

Por tratar-se de um livro baseado no filme eu esperava algo mais superficial, como já encontrei em outras obras do tipo que eram muito mais descrições das cenas do filme, do que histórias que envolvessem o leitor. Surpreendi-me ao constatar que Os Goonies é uma obra envolvente, completa por ela mesma e independente da obra cinematográfica.

Cada um dos personagens, como a maioria das obras infanto-juvenis, é estereotipado, possuindo uma característica que o define. E afinal, não é assim que todas as turmas são? Sempre tem aquele que adora contar uma lorota, o piadista, o ligado nas tecnologias... Características que, neste caso, os tornam muito mais palpáveis e perto de nós.

A narrativa em primeira pessoa, feita pelo próprio Mikey, contribui para essa imersão dentro da mente do personagem. Acompanhar tudo pelo ponto de vista dele é extremamente divertido. Não tem como não gargalhar com as confusões que eles se metem e com o jeito de ser de cada um dos membros da turma.

Acima de tudo, Os Goonies traz lições de lutar por um ideal, de união e amizade, algo já não mais tão comum em histórias hoje em dia. Traz consigo aquele cheirinho de nostalgia, de um tempo onde as crianças brincavam pelas ruas e viviam unidas mais de corpo presente do que através de um tela de computador.

O trabalho da Darkside, como em todas as suas publicações, tanto na qualidade, quanto na estética é impecável. A guarda do livro é composta pelo mapa do Willy Caolho. O início de cada capítulo tem o desenho de uma caveira e à sua esquerda há uma folha preta que faz a divisão dos capítulos. Nesta folha sempre há escrito o que vai acontecer no capítulo que se inicia. Sim, são um spoilerzinhos, mas nada que tire a graça da leitura.

É o tipo de livro que recomendo para todas as idades, principalmente para crianças e pré-adolescentes que estão começando a entrar no universo da literatura. A narrativa é fluída, o livro é curto e a história é muito boa, fazendo de Os Goonies ideal para incentivar alguém dessa faixa etária a ler (a para adultos, com alma de criança como eu, terem um piripaque de emoção).

site: http://www.papodeestante.com/2013/12/os-goonies-james-kahn.html

Bel 11/02/2014

Gostinho de nostalgia.
Eu faço parte do grupo de pessoas que assistiu o filme antes de ler o livro, até porque é um filme muito antigo e eu via sempre com meus irmãos. E nunca tive medo, pelo contrário: adorava a história e queria ser amiga deles. Ao contrário do que pensei, o livro não exige que o leitor tenha assistido ao filme para melhor compreensão - ainda que o fato de já ter assistido tenha me ajudado um pouco a elaborar as cenas na minha cabeça. No que difere do filme, o livro é narrado em primeira pessoa - o que facilita o entendimento e devo agradecer ao autor por isso. Minha única reclamação é: as cenas que Mikey não estava acabam sendo descartadas do livro, como a cena clássica do Gordo.
O livro conta a história de um grupo de amigos ameaçados pelos tão temidos e poderosos corretores de imóveis, que pretende transformar o bairro de Goon Docks num campo de golfe. E é aí que Mikey encontra um velho mapa do pirata Willy Caolho, que o leva a um tesouro, sua última esperança para salvar seu bairro. Em meio a esqueletos, armadilhas, encruzilhadas, passagens secretas e uma gangue de falsários, Mikey e seus amigos, os Goonies, enchem os olhos do leitor com uma aventura extraordinária. A nostalgia durante a leitura é inevitável, visto que a cada página eu lembrei da primeira vez que assisti ao filme e o mistério e ansiedade para a próxima cena predominavam.

Não espere que o livro seja tão inocente quanto o filme, primeiramente porque livros tendem a ser mais intensos. Tem até piada de cunho sexual! Mas nada que derrube a imagem de cada Goonie inocente e ingênuo. Devo lembrar que o Sloth é muito mais carismático no livro e que os Fratellis são 10x mais chatos!

O livro me ganhou quando eu senti aquele gostinho da minha infância. Mesmo que eu não tenha vivenciado os anos 80, meus irmãos vivenciaram e fizeram questão de me mostrar o filme quando eu era criança. O livro resgatou todo aquele sentimento vivido ao assistir, e sou eternamente grata ao autor! E não posso esquecer de parabenizar a editora por uma diagramação, edição e espaçamento perfeitos. Ilustrações que trabalham a mente, páginas amarelas e muito amor vieram junto com o livro.

“Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon; juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar; no céu e no inferno e na guerra nuclear, grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar; no campo ou na cidade, na floresta, onde for; eu me declaro um companheiro Goony, para sempre, sem temor.” (Juramento Goony)

site: http://www.alguminfinito.com.br/

Marcola. 28/01/2014

Uma viagem em busca da criança perdida dentro de você
Um dos clássicos da Sessão da Tarde da minha infância que revi inúmeras vezes, e se você já não é mais criança e teve um televisão sabe muito bem do que estou falando.Quando descobri a versão em livro não pensei duas vezes para resgatar na minha memória as aventuras dessa turma.

O livro é ótimo e segue bem a risca o filme, tendo até a parte do polvo gigante que foi cortada na última hora. Claro que o livro não é nada rebuscado, filosófico, crítico. Apenas um passatempo muito gostoso. Dei várias risadas, principalmente com o Gordo e o Bocão. Toda a evolução do protagonista e narrador Mikey até o momento que ele joga fora sua bombinha de asma são show.

É impossível não sentir uma nostalgia gostosa lembrando do tempo que você podia passar a tarde toda na frente da TV, ou lembrar das várias vezes que você ria com seus amigos dizendo "Sloth quer chocolate".

@otiobacca 08/01/2014

Uma viagem à infância numa ótima edição
Os Goonies é um livro tão fantástico quanto o filme que me fez passar tantas “Sessões da Tarde” em frente a TV, assim como Sloth.
É um livro que não exige que o leitor tenha assistido ao filme anteriormente, embora a superficialidade de detalhes em alguns trechos faça com que o leitor assista a cena em questão para se basear. Nem de longe o livro deixa o leitor na mão, só senti a necessidade de recorrer ao filme para lembra e dar base a imaginação. Se bem me lembro, isso só aconteceu duas vezes.
Cada um dos personagens vai sendo apresentando ao leitor de forma simples e natural enquanto a história se desenrola.
A edição do livro pela editora DarkSide® tem um trabalho impecável. Páginas amareladas, ilustrações entre capítulos, bom espaçamento entre linhas, excelente diagramação e, o diferencial, duas edições, uma em capa-dura (edição limitada) e outra em brochura.
Quem já assistiu sabe que a história envolve bastante e que nos faz querer uma aventura ao estilo dos amigos das Docas Goon. Os Goonies é um livro de aventura e amizade que encantou e continua encantando a todos que o conhecem, uma verdadeira aventura que nos lança ao inesperado, ao misterioso e ao antigo tesouro de Willy Caolho.

site: http://www.twitter.com/cristoferbruno

Fabiano 02/01/2014

"NEVER SAY DIE"
Sensacional essa seria a palavra certa para esse livro , não pela historia ou personagens , mas sim pela sensação gostosa de estar voltando no tempo e lembrando como vi esse filme , uma professora na 3° ou 4° serie levou para sala de aula para assistirmos e pronto isso foi comentário durante muito tempo que tive contato com aquelas pessoinhas na infância. Voltando ao livro, cada linha , cada acontecimento tudo parece rodar na sua cabeça não tem como ler e não lembrar, é instantâneo, ponto positivo do livro tem muitas passagens que não entraram no filme isso deixa a leitura levar pela imaginação, já que conhecemos a turma a toda, excelente livro para lembramos como era bom ser criança .....""""chocolateeeeeee"""""

Descontrolados 20/11/2013

Goonies Never Say Die!
Os Goonies nunca morrem! Impossível esquecer essa célebre frase de Mickey, dita à Andy, no clássico oitentista, dirigido por Steven Spielberg. Das telas para as páginas, chega pela editora Darkside, das mãos do escritor James Kahn, a adptação de Os Goonies, um filme que marcou toda uma geração, carente de uma aventura que falasse sua língua.

Adquiri esse livro na edição carioca de 2012 do YouPix. A editora havia montado um sombrio e belo stand no evento, uma recriação da Sala Vermelha, de Twin Peaks, clássica série de suspense dos anos 90.

Haviam duas edições disponíveis, a edição comum e uma limitada, de capa dura, ambas acompanhadas de um atrativo kit, contendo 4 bottons e uma camiseta, tudo dentro de uma estilosa bolsa feita de estopa. O preço foi salgado, mas garanto: valeu a pena. Sou fã de Os Goonies!

Você deve estar agora questionando: por que devo comprar um livro que é nada mais e nada menos que uma transcrição de um filme que eu conheço de cabo a rabo? Bom, isso é o que eu vou tentar demonstrar para você, nos próximos parágrafos

Para inicio de conversa, o design gráfico, realizado pela Retina 78, aplicado na capa da minha edição, já é de encher os olhos! A capa é feita em um papel especial, de alta gramatura, com a caveira e o nome impressos com detalhes brilhantes. Logo ao abrir o livro, você encontra impresso em todo o verso da capa o mapa do tesouro de Willy Caolho. Sensacional!

Hey, acalme-se, não precisa esbravejar. A Darkside não está oferecendo apenas um livro bonitinho e bem acabado (alias, que fique claro, minha edição é a comum e não a mega cabulosa edição em capa dura, com tiragem de apenas 1.000 exemplares numerados, já esgotada no mercado. Infelizmente meu bolso não comportava uma extravagância maior do que a que eu já tinha cometido!)

Louvável é a revisão textual do livro. Normalmente, o que esperamos de obras lançadas por editoras pequenas e pouco conhecidas é um trabalho apenas aceitável, com alguns problemas textuais, especialmente de concordância, uma troca de letras aqui e ali, um errinho de diagramação do texto na página… coisinhas do tipo. Mas, para minha surpresa, o trabalho apresentado pela Darkside é digno de uma grande editora. Eu, pessoalmente, não identifiquei nenhum desses erros clássicos. Parabéns para Retina Conteúdo, responsável por esta revisão!

Vou parar de babar pela arte e passar para o que interessa: o conteúdo!

Para os que não conhecem, Os Goonies conta a história de um grupo de amigos, da pequena cidade costeira de Astoria. Poderosos corretores de imóveis ameaçam ocupar o bairro de Goon Docks para transformá-lo num grande loteamento. É quando Mikey encontra um velho mapa de piratas e, junto com seus amigos, saem à procura do tesouro que poderá salvar suas casas. Só que não esperavam encontrar esqueletos armados de espada, uma passagem subterrânea cheia de armailhas e uma perigosa quadrilha de falsários, ansiosos por eliminar os Goonies. Mas o grupo fez um juramento de continuar unido, houvesse o que houvesse… E foi a sorte deles, porque ia começar o periodo mais incrível de suas vidas!

O livro, diferentemente do filme, é narrado na primeira pessoa, tendo como interlocutor o personagem Mikey Walsh. Por conta disso, o autor usou um artifício que funcionou muito bem para a trama: narrá-la no passado

“Portanto, esta é a história do que aconteceu naquele último longo dia do outono passado, o dia antes do nosso despejo. E eu sei que uma boa parte dessa história vai parecer difícil de engolir, mas juro por Deus que cada palavra é verdadeira” – Os Goonies, pág. 17.

Nessa passagem descobrimos que a trama se passa no passado. Com esse artifício, o autor garantiu a presença no livro das cenas mais importantes do filme em que Mikey não estava presente, como por exemplo a clássica cena em que Gordo é interrogado pela família Fratelli. “Mais tarde soube” e “Depois ele me contou” são as portas de entrada para esses memoráveis momentos!

Por ser uma adaptação, houveram acréscimos à história original de Spielberg. Algumas situações novas foram criadas, garantindo mais ação para determinados momentos da trama, que funcionam de forma genial, pois enquanto você está viajando na nostalgia e se depara com um elemento novo, um grande interesse é despertado, nos levando a querer saber saber qual o objetivo deste acréscimo, tornando a leitura mais emocionante. E são excelentes acréscimos, garanto!

Se você já viu o filme, certamente viajará nas 237 página do livro, relembrando as cenas enquanto lê. Se nunca viu o filme, certamente irá querer assisti-lo assim que que chegar à última página.

Para os saudosistas, o grande mérito deste livro é garantir a sensação da primeira vez em que você viu o filme. A nostalgia toma conta do leitor de uma forma arrebatadora. Precisei rever o filme imediatamente após a leitura e, bem, preciso encerrar essa resenha agora, pois só pelo fato de escrever sobre esse incrível livro, sinto que preciso assistir novamente Os Goonies!

Embarque nessa aventura também, mas não esqueça de fazer seu juramento:

“Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,
Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,
No céu e no inferno e na guerra nuclear
Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,
No campo ou na cidade, na floresta, onde for,