Os Goonies

Chris Columbus

Resenhas - Os goonies

Vanessa 20/11/2013

Uma aventura nostálgica!
OS Goonies é um dos meus filmes preferidos desde quando criança e passava na sessão da tarde :) Spielberg é meu ídolo desde então.

Eu falo com detalhes bem legais sobre o filme e livro no meu blog e fiz inclusive um vídeo, com muito amor :) Deem uma olhadinha.

site: http://blogmoraldahistoria.wordpress.com/2013/11/19/escrevendo-sobre-os-goonies/

Lindonor 04/11/2013

"É verão na pequena cidade costeira de Astoria e os Goonies estão preocupados. Poderosos corretores de imóveis ameaçam ocupar o bairro de Goon Docks para transformá-lo num grande loteamento. É quando Mikey encontra um velho mapa de piratas e os garotos saem à procura do tesouro que poderá salvar suas caras. Só que não esperavam encontrar esqueletos armados de espada, uma passagem subterrânea cheia de armadilhas e uma perigosa quadrilha de falsários, ansiosos por eliminar os Goonies. Mas o grupo fez um juramento de continuar unido, houvesse o que houvesse... E foi a sorte deles, porque ia começar o periodo mais incrível de suas vidas... FAÇA O JURAMENTO. JUNTEM-SE À AVENTURA."

Este livro foi uma volta aos velhos tempos. Tempo em que não tinha preocupação nenhuma na cabeça. O filme é bem igualzinho ao livro. Muito divertido e com uma leveza na escrita que fica muito fácil acabar com a leitura em poucos dias. A capa está linda e a arte interna também é muito legal! Adorava ver o filme e amei ler o livro...muito bom!

João 07/09/2013

Coragem, amizade e Amor. Um livro inspirador.
Não vivi na década de 80, mas sou inteiramente apaixonado pela cultura desta época. Já tinha ouvido falar dos GOONIES, mas nunca tinha visto ou lido nada a respeito até pegar esta edição da DarkSide Books, pela qual me apaixonei perdidamente. Uma história inspiradora de amor, coragem, amizade e superação; Edição perfeita... vale a pena conferir...Mais no vlog:

And 10/08/2013

Ótimo
Todos que devem ter em mãos este livro é porque o filme deve ter marcado muito sua infância. O livro não vai lhe decepcionar, muito pelo contrário, viverá cada momento como um Goony, sentirá todas as emoções na pele, e como um fã, comerá o livro srsrsrs
Relata extraordinariamente bem o filme, além de informações adicionais que deixam a história mais completa doque já é.

Heitordealmeida 08/07/2013

Os Goonies - A caça ao tesouro da minha infãncia
Se você está lendo isso, saiba que eu vou tentar ser justo, mas dificilmente conseguirei ser imparcial e o motivo, claro, é o filme na qual esse livro é baseado.

- "Foi então que soprou aquele estranho vento de Outubro pela janela do sótão e compreendi subitamente que alguma coisa ia acontecer. Não deu outra."

Os Goonies é um filme de 1985, produzido por Steven Spielberg, escrito por ele e Chris Columbus, e dirigido por Richard Donner. É um dos chamados "Clássicos da Sessão da Tarde" tendo passado inúmeras vezes e eu tendo assistido tantas quanto pude.

O livro tenta retratar o máximo possível a história do filme chegando a ser divertido em muitas partes. Eu constantemente relembrava as cenas do filme e sentia aquela mesma emoção divertida de quando via o filme nas minhas tardes na infância (e na adolescência, e também na vida adulta!)

O livro segue a narrativa de Mikey Walsh (Sean Austin, antes de virar Samwiise Gamgee, um certo Hobbit jardineiro numa certa Trilogia de um certo Um Anel de Poder) que conta a história de como ele e Uma turminha do barulho arrumaram muita confusão na sua telin... Ops...

Você provavelmente já conhece a história mas vamos relembrar.

- "Os Goonies" conta a história de um grupo de garotos que moram num lugar chamado "Goon Docks", um bairro de operários em Astoria. O lugar onde eles moram está prestes a ser demolido para a construção de um campo de golfe para "os ricaços do Hillside Country Clube". A história se passa um dia antes do prazo legal de desapropriação das casas, com os Goonies em sua ultima aventura.

Enquanto vasculhavam o sótão dos Walsh tentando encontrar algo legal para levar, os garotos encontram um Mapa do tesouro que supostamente marcaria onde estaria enterrado o tesouro do famoso pirata Willy Caolho.

Seguindo as indicações do mapa, os garotos chegam até um velho restaurante abandonado que era onde o tesouro estaria. Lá eles encontram a famosa família de criminosos Fratelli que, depois de uma fuga ousada da cadeia, estavam escondidos da policia.

No caminho para o tesouro há muitas armadilhas e perigos que eles tem que superar enquanto são perseguidos pelos Fratelli.

O livro é rápido e bem divertido. Devido ao fato de ser narrado, ele não apresenta uma escrita muito pesada podendo ser lido facilmente. Ele também é pequeno, contendo só 178 páginas. Confesso que o li mais por causa do filme, mas mesmo assim me diverti bastante.

O maior mérito do livro pra mim, não é exatamente a forma de escrita ou a os detalhes ou qualquer coisa do tipo. Foi o fato de ter resgatado aquele sentimento que eu tinha quando via os filmes que eu tão prontamente associei a infância. Eu lia sorrindo e sentia um prazer imenso em relembrar a história mesmo sabendo-a de cor. E foi esse tipo de sentimento, que fez toda a diferença.

"Nunca trairei meus amigos de Goon Dock;
Ficaremos juntos até o fim do mundo;
Pelo céu e o inferno e a guerra nuclear;
Bons amigos como nós grudam como piche;
Na cidade ou no campo, na floresta ou no deserto;
Eu me declaro com orgulho um Goony!"
- Juramento dos Goonies
LPFaustini 07/08/2013minha estante
Só uma curiosidade: Goon Dock é Doca dos Valentões. Goon é uma gíria que se refere a casca-grossa, valentão, geralmente pejorativo. Quando se coloca um y, vira diminutivo. Portanto, goony é valentezinho. Numa época em que nomes de filmes eram sempre traduzidos , mesmo que isso gerasse bizarrices nos títulos em português, muito me surpreende que "The Goonies" não tenha virado "Os valentezinhos".

Heitordealmeida 07/08/2013minha estante
Agradeço o comentário e o acréscimo!

Rodrigo 20/06/2013

Infancia
Na realidade, me lembrava muito do filme e tudo mais pois me recordo de ter assistido muitas vezes quando criança. E recentemente foi publicado e acabei pegando.
Me recordei de muitas coisas, foi muito divertida e leitura e rápida e super fácil. Se vc esta afim de ler algo fora do que costuma ler, este é bom !!
Vale a pena, eu gostei muito. E é emocionante sim, vc ver que quando se é criança a imaginação supera qualquer obstaculo.

Leticia 29/05/2013

Maravilhoso
Para quem já assistiu o filme "Os Goonies" na década de 80, vai amar o livro. E para quem nunca assistiu, acredite... depois que ler vai querer assistir o filme.
Eu li o livro em apenas um dia,leitura rápida e emocionante te prende do começo ao fim, bem fiel ao filme com uma pitada a mais de emoção.
Vale a pena ler