Os Goonies Steven Spielberg
Chris Columbus

Resenhas - Os goonies

Moya2 08/07/2021

Pura nostalgia
Ler esse livro é relembrar praticamente todas as cenas do icônico filme, lançado em 1985.
Algumas partes do livro não existem no filme, mas são supérfluas e não distorcem a história.

Leitura rápida e cativante.

Ale Giannini 29/06/2021

Os Goonies
Escrito por James Kahn durante a filmagem do clássico de Steven Spielberg, Os Goonies é um passeio pelo tempo, uma mensagem sobre a inocência, a amizade, o valor das habilidades individuais formando o coletivo, e finalmente sobre a diversidade.

Uma obra tão memorável quanto ET.

Foi muito interessante voltar às docas Goon e resgatar um pouco da minha infância.

Rafa 14/06/2021

Vamos procurar o tesouro. ?
Falar de Goonies e lembrar da minha infância vendo esse filmes fantástico que passava sempre nas seções da tarde. História incrível com personagens carismaticos. Essa edição vem com um mapa poster muito legal.

Gab 07/06/2021

Uma volta no tempo
Ler pela primeira vez o livro Goonies foi uma volta à infância, para aqueles como eu que nasceram no começo da década de 80 com certeza assistiu diversas vezes esse filme na sessão da tarde.
Foi muito gostoso e nostálgico agora, com quase 40 anos, ler o livro e reviver aquela emoção da tela de tv.
Um ótimo livro para quem quer uma leitura leve e cheia de emoções.
Com certeza recomendo a leitura!!!

Paulo 05/06/2021

Mikey. Brand. Dado. Gordo. Bocão. Stef. Andy. Jovens que moram nas Docas Goon e inspiraram gerações de adolescentes nas décadas de 80 e 90. Que não tinham medo do chamado da aventura e partiam com tudo rumo ao desconhecido. Os Goonies é, sem dúvida, alguma um fenômeno daqueles que não vamos conseguir explicar. Como vários outros desse período que surgiram a partir de uma ideia na cabeça. Quem imaginaria que uma história sobre sete adolescentes indo atrás de um tesouro de piratas e perseguidos por bandidos saídos de algum filme trash se tornaria uma das histórias mais cults da chamada "Década Perdida". A verdade é que o filme conseguiu incorporar os desejos de muitos de nós e colocou de uma forma honesta e verdadeira na tela.

O que temos nas mãos é um livro baseado em um filme. É o caminho oposto do que estamos acostumados a ver. Por essa razão o livro vai parecer corretinho demais. Ele segue o roteiro criado para o cinema e James Kahn tenta fazer alguma modificação estética aqui ou ali. Mas, em sua essência, é o filme transposto para o papel. A narrativa é feita em primeira pessoa por Mikey Walsh, salvo um capítulo em que vemos a partir da perspectiva do Gordo. Esse é um romance em primeira pessoa na sua mais pura ideia. O narrador se comunica com o leitor, como se estivesse nos contando a sua história. Não chega a ser um narrador não-confiável, mas é a perspectiva do Mikey sobre o que acontece na trama. Fora essa brincadeira de escrita criativa, achei o todo bem tranquilo de se ler, com algumas passagens que dão certa personalidade aos personagens. É como se nós os estivéssemos escutando de verdade. Embora a narrativa em si segue o padrão cinematográfico de três atos, com o início onde somos apresentados às motivações dos personagens, o desenvolvimento onde a aventura se desenrola e o clímax onde tudo se resolve. James Kahn não está inventando nada em cima do que já foi criado; é uma transposição.

As Docas Goon são o lar de Mikey, Dado, Gordo e Bocão e lá eles vivem mil aventuras. Mas, a especulação imobiliária chegou até lá e suas famílias vão precisar vender o local para a construção de um campo de golfe. O pai de Mikey trabalha em um museu ajudando a montar exposições. O dinheiro acaba não dando para impedir que empresários tomem o lugar. Às vésperas de sair de lá, Mikey e seus amigos estão ajudando a tirar algumas sobras de exposição que ficam guardadas no sótão de sua casa. Entre milhares de tranqueiras, Mikey encontra um mapa de tesouro de um pirata chamado Willie Caolho, uma espécie de lenda local. Muitas pessoas já tentaram encontrar o seu ouro que se supõe ficar em algum canto da cidade, mas ninguém conseguiu. Só que Mikey acaba conseguindo decifrar o local onde Willie supostamente teria enterrado suas riquezas. E os amigos partem em uma última aventura antes de todos serem separados. Mal sabem eles que no lugar onde eles pretendem ir, a gangue dos Fratelli decidiu se esconder após fugirem da polícia. A última aventura dos goonies pode estar repleta de emoções, perigos e recompensas.

Essa é uma narrativa sobre amadurecimento. Para todos os personagens. A busca pelo tesouro funciona quase como um ritual de passagem onde cada um deles vai precisar enfrentar seus medos e inseguranças. Mikey vai ter sua coragem e determinação testadas. E sua capacidade para inspirar outras pessoas. Já seu irmão terá seus medos confrontados e precisará agira para proteger aqueles que ama. Andy, por outro lado, precisa decidir quem ela é na verdade. Até mesmo o Gordo vai ter um momento para brilhar onde ele precisará deixar de lado suas mentiras para abraçar um lado que ele não imaginava existir dentro de si. A narrativa é repleta desses pequenos momentos reveladores como quando Mikey acaba beijando Andy e tem o seu primeiro contato verdadeiro com alguém do sexo oposto. E descobre dentro de si sentimentos contraditórios, não mais os de uma criança. Ao mesmo tempo ele precisa lidar com a situação de que Andy é a namorada de seu irmão. Estou citando mais os momentos de Mikey porque, afinal, ele é que nos conta sua história. Portanto estamos vendo tudo a partir do seu ponto de vista.

É muito divertido ler uma narrativa onde os vilões são simplesmente isso: vilões. Sei que hoje os leitores preferem mais antagonistas que tenham motivações ou desculpas apropriadas para fazer o que fazem, mas aprecio demais autores que são capazes de simplesmente criar vilões detestáveis. Como os bandidos que tentam assaltar a casa de Macauley Culkin em Esqueceram de Mim. Bandidos malvados que a gente acha nojento ou simplesmente dá boas gargalhadas. Isso é o que a Gangue Fratelli é. Cenas como o famoso cozido de peixe dado ao Gordo ou a luta de espadas mais para o final divertem. Podemos ter vilões que são só malvados; nem tudo precisa de uma explicação complexa para acontecer. Tem uma máxima em filosofia que diz que muitas vezes a solução mais simples é a correta. Hoje eu sinto que autores sentem receio de criar esse tipo de vilão. O cara que fala de seus planos malignos para todos escutarem; que tropeça numa casca de banana; que fala "maldiiiiiiiiiitos". E os Fratelli se encaixam perfeitamente na história dos meninos.

Os Goonies continua a ser uma história muito divertida. Acredito que o filme consegue passar melhor essa sensação para os espectadores, mas James Kahn consegue entregar um trabalho competente. Algo que nem sempre é possível se o autor não tiver uma boa sensibilidade a respeito do material original. Até porque o processo de adaptar um material audiovisual para o papel é bem mais complexo do que o contrário. Porque o autor precisa compreender que determinadas coisas ele não vai conseguir transportar como sons, música, tomadas de câmera. Sua imaginação precisa estar afiada para poder realizar essa transposição de uma maneira fiel.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Bruno 05/06/2021

Amei
Como disse durante a leitura, é muito bom ler esse livro e ver o filme passando pela sua cabeça a cada linha. Pra quem gosta do filme e quer ver um extra, vale demais a leitura.

Thalyta 27/04/2021

"Os goonies nunca desistem "
Uma incrível adaptação de um filme clássico. Com vários ensinamentos, principalmente sobre a amizade.

Alana226 16/04/2021

Divertido
O livro é todo narrado em primeira pessoa pelo protagonista Mikey que nos apresenta uma ótima aventura de caça ao tesouro, juntamente com uma série de descobertas que ocorrem na transição da infância para adolescência. A história é bem escrita, de fácil compreensão e bem divertida, tira boas risadas do leitor.

Duda 05/04/2021

Gostei
Eu já tinha visto o filme então não estava esperando grandes surpresas mas eu me impressionei,gostei muito achei um livro bem interessante e leve.Eu estava a um bom tempo sem conseguir me concentrar na leitura e sinto que esse livro me ajudou de alguma forma

Roberta Costa 27/03/2021

Nostálgico!
O livro é bem leve! Pra quem assistiu Os Goonies quando criança, sabe que trata-se de uma aventura repleta de humor, tesouros e aprendizados.

Heitor_cf 04/03/2021

Opinião
Brilhante dramatização do já icônico filme.

É eficiente em trazer toda a leveza, emoção e diversão do que é visto nas telonas. Uma excelente peça para se ter como fã e revisitar recorrentemente.

Karol com kah 18/02/2021

Nostalgia pura
De leitura rápida e fácil é um dos únicos livros que foi escrito baseado no filme. Nele o autor nos carrega de volta aos anos 80. Com diversas referências que não são citadas no filme, o livro conduz a jornada da trupe Goony com maestria. Com mais detalhes da vida dos personagens, descobrimos de onde surgiu a claustrofobia do Brady por exemplo, consegui imaginar os atores fazendo as cenas "extras".
Mesmo que você não tenha crescido nos anos 80, a melhor década por sinal, vale muito embarcar nessa jornada e se tornar um Goony após fazer o juramento, é claro.

aally_souza 05/02/2021

"Meu coração estava batendo mais rápido.
'O que é isto?' Ouvi alguém lá embaixo perguntar. 'Quem está aí em cima?'
Tesouro.
Um incontável tesouro pirata.
E sentados ao redor da mesa, dois de cada lado e um cada extremidade, havia piratas."
Quando o Country Club Hillside decide "executar a hipoteca" nas Docas Goon e destruir todas as casas do lugar para construir um campo de golfe, a gangue/clube/turma os Goonies - formada por Mikey, Bocão, Gordo e Dado - parte em busca do tesouro do pirata Willy Caolho, na esperança de conseguirem dinheiro suficiente para comprarem as hipotecas das casas. Durante a aventura, os Goonies, Brad, Stef e Andy enfrentam a quadrilha Fratelli e as diversas armadilhas de Willy Caolho para chegar ao tão estimado tesouro.
O livro é bom, cheio de aventuras e com notas no rodapé para explicar alguns detalhes citados, porém, só achei a leitura mais interessante depois que o grupo encontra o caminho para o navio pirata.

Radja 23/01/2021

Os Goonies
Um clássico é um clássico!
Não tive a oportunidade de assistir o filme, nem tive contato com pessoas que assistiram. Então, minha experiência com os Goonies foi apenas através desse livro.
Estava esperando uma aventura com mais elementos de terror, e diversas vezes eu não conseguia imaginar com clareza o que o autor descreveu na cena, tudo apareceu meio rápido demais.

Em geral é uma leitura bem rápida e fácil de acabar, sem palavras difíceis ou com dramas arrastados. Pra quem gosta de crianças e uma aventura levemente irreal, Os Goonies será uma experiência divertida.

C.F. 31/12/2020

Lembro de criança assistir ele na sessão da tarde e tive curiosidade de comprar a obra, o livro é interessante, mas acho que fui com muita sede ao pote e não me encantei.
JJr. 31/12/2020minha estante
Estou esperando o meu chegar. Provavelmente chegue amanhã de presente. Tem sabor de nostalgia.